sábado, 9 de outubro de 2010

FREI LEÃO RICCI

Um nome que Alagoinhas não esquece
Frei Leão Ricci
No dia 24 de outubro de 2010 faz 23 anos que nosso querido Frei Leão Ricci (Frei Leão de Marotta) faleceu deixando-nos cheios de saudades.
Grande parte de sua vida foi dedicada ao povo de Alagoinhas e da região. Italiano de nascimento, tornou-se um brasileiro de coração, baiano e cidadão alagoinhense.

Nasceu na cidade de Marotta, província de Pêsaro – Itália, diocese de Fano, aos dois de julho de 1914. Recebeu no batismo o nome de Sinibaldo Ricci. Seus pais: Giuseppe Ricci e Anunziata Gheti. Adolescente, entrou para o seminário dos Frades Menores Capuchinhos de Pêsaro – Itália;





Convento capuchinho de Camerino (MC) - Itália,
onde Frei leão fez o noviciado, tornando-se religioso capuchinho


fez o noviciado em Camerino (Itália) no ano de 1929, recebendo o nome religioso de Fra Leone da Marotta (conforme costume da época); cursou Filosofia no Seminário Capuchinho em Ancona e Teologia no Studio Teologico di Loreto (AN) – Itália. Ordenou-se sacerdote em Loreto, aos 11 de julho de 1937. Em novembro de 1939, Frei Leão veio para o Brasil como missionário.

Igreja de Nossa Senhora da Piedade - Salvador - Bahia (Primeira residência de Frei Leão ao chegar ao Brail)

Chegando ao Brasil, ficou no Convento da Piedade em Salvador – Bahia, onde foi professor de Teologia Moral e Direito Canônico dos estudantes capuchinhos de Teologia (1940 – 1942); foi assistente da Custódia Provincial e depois, Custódio Provincial (1952 – 1956); pároco em Alagoinhas; vigário e diretor da Escola Agrícola de Esplanada; Superior do convento em Alagoinhas; novamente Pároco da Paróquia de Santo Antônio em Alagoinhas (1986 – 1987); lançou a primeira pedra e inaugurou a igreja Matriz de Santo Antônio – hoje, Catedral. (Com a vinda dos padres alemães para essa paróquia, a igreja sofreu algumas modificações).

Igreja de São Francisco de Assis - Alagoinhas - Bahia

Frei Leão passou 26 anos em Alagoinhas. Além das atividades citadas, ele realizou muitas outras: Criou as escolas paroquiais, fundou o “Rosário da Caridade – entidade social que deu origem à Promoção Humana de Alagoinhas (Atual Cáritas Diocesana de Alagoinhas);


Igreja Catedral de Alagoinhas - Bahia


construiu chafarizes e centro comunitário no bairro Favela (hoje Bairro Santo Antônio); fundou o Lar Franciscano para abrigar idosas em situação de abandono; o centro comunitário de Alagoinhas Velha; reformou a igreja desse bairro; criou escolas de corte, costura e artesanatos; fundou a creche de Alagoinhas Velha para crianças pobres, filhas de pais e mães de baixa renda. Quis o destino ou a Providência que, justamente no dia da inauguração dessa creche, ele fosse acidentado e viesse a falecer dias depois – 24/10/1987.

Cidadão honorário de Alagoinhas. Título dado pela Câmara Municipal em reconhecimento pelo compromisso do venerável Frei Leão para com o povo desata cidade. Italiano que se fez missionário e, como tal, se fez brasileiro, baiano, irmão dos baianos, Pai espiritual do povo de Alagoinhas, ‘Patriarca desta cidade’, Pai da fé das famílias de Alagoinhas”.



Igreja de Santo Antônio de Alagoinhas Velha - Frei Leão está sepultado no interior dessa igreja

Seus restos mortais repousam no interior da igreja de Santo Antônio no bairro de Alagoinhas Velha – nesta cidade. Local mais apropriado não poderia existir, devido o grande amor que ele sempre demonstrou a seus habitantes.

LAR FRANCISCANO



Lar Franciscano Emma Barbetti - Alagoinhas - Bahia


O Lar Franciscano Emma Barbetti, em Alagoinhas – Bahia, é uma sociedade civil, de direito privado, sem fins lucrativos, de caráter beneficente e assistência social e de inspiração cristã. Sua finalidade é a promoção de ações assistenciais as Idosas em situação de carência e desamparo familiar e, de modo especial, a velhice pobre e desamparada do município de Alagoinhas – conforme consta em seu Estatuto.

Essa instituição foi fundada pelo sacerdote capuchinho Frei Leão Ricci (Frei Leão de Marotta), em 20 de setembro de 1971. Ele deu toda a assistência material, moral e espiritual até a morte. Daí para cá, o pároco, o superior do convento, ou outro padre da comunidade capuchinha, continuam dando apoio moral e assistência religiosa.

Frei Leão Ricci (*02/07/1914 - Marotta (Itália) + 24/10/1987 - Alagoinhas -Bahia - Brasil) - fundador do Lar Franciscano Emma Barbetti em Alagoinhas - Bahia


Tendo em vista a sua origem, o Lar Franciscano mantém uma estreita ligação com a Ordem Franciscana Secular (OFS), sendo que, conforme seu Estatuto, 50% dos membros da diretoria devem ser de membros da OFS da Fraternidade São Francisco de Assis de Alagoinhas.





Grupo de internas do Lar - no pátio.


Critérios para admissão de uma idosa ao Lar Franciscano: Primeiramente, que seja carente e/ou abandonada, preferencialmente do município de Alagoinhas. Mas cada caso deve ser avaliado individualmente, tendo-se presente a indigência e o abandono dos familiares. O internamento é comunicado ao Ministério Público e ao Conselho Municipal do Idoso. A entidade segue rigorosa e cuidadosamente as normas e exigências dos órgãos públicos que regulamentam essa matéria.

A casa tem capacidade para abrigar 34 internas, mas está-se fazendo uma ampliação que permitirá abrigar até 48 idosas.
O Lar Franciscano Emma Barbetti é administrado por uma Diretoria e pelo Conselho Fiscal, composta e eleita pela Assembléia Geral. Os membros da Diretoria e do Conselho Fiscal não são remunerados.



Idosas do Lar em recreação

O Lar não é uma instituição de caridade gratuita. É mantido pela contribuição das próprias internas (dentro das possibilidades de cada uma); pela modesta mensalidade de seus sócios; por doações de voluntários e de convênios com a Ação Social do Município.



Endereço: Lar Franciscano Emma Barbetti
Rua Lauro de Freitas, 48
48.005-195 – Alagoinhas – Bahia.
Tel.: (75) 3422-1444. E-mail: larfran@oi.com.br.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

FREI FIDÉLIS , HOMEM EMPREENDEDOR.

Frei Fidélis de Itabaiana (Itabaiana - SE, 23/04/1918 - Salvador, 18/09/2010).


No dia 18 de setembro de 2010, Frei Fidélis de Itabaiana (Pedro Alves de Oliveira), da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, faleceu em Salvador e no dia 19, foi celebrada a missa de corpo presente na Igreja de são Francisco de Assis em Alagoinhas – Bahia. Seu corpo foi sepultado no Cemitério da Calu, nessa cidade.
Frei Fidélis faleceu aos 92 anos de idade e 68 de ministério sacerdotal. Maior parte de sua vida foi dedicada a Alagoinhas. Muito conhecido e querido na cidade e região. Sergipano de nascimento, natural de Itabaiana – SE, e cidadão alagoinhense pela gratidão de seu povo.
Ordenado em 1942, desde a juventude, Frei Fidélis atuou como pároco, distinguindo-se pelo seu espírito inovador. Na pastoral, dedicou-se, com ardoroso empenho, na formação religiosa da juventude através da Cruzada Eucarística e da Pia União das Filhas de Maria, além de outras de educar.
Com alegria, ele viu em sua idade madura e na velhice os frutos de seu trabalho, principalmente em Alagoinhas, com tantas pessoas engajadas na paróquia, nas pastorais, nos movimentos, as quais receberam, na infância e juventude, sólida formação religiosa.
Frei Fidélis sabia congregar na Cruzada eucarística e na Pia União das filhas de Maria crianças e jovens oriundas das famílias de mais destaque na sociedade, como as de origem mais humildes e dos bairros mais pobres. A organização, a disciplina e o bom gosto chamavam a atenção de todos. Seu zelo apostólico foi sempre sem par.
Muitas crianças e adolescentes da Cruzada Eucarística, mais tarde, ingressaram na Política e se tornaram vereadores, prefeito, vice-prefeito, deputado estadual. Outros conseguiram lugar de destaque no mundo empresarial ou como profissionais liberais bem sucedidos.
Também, Frei Fidélis se destacou na preocupação pela formação profissional de seus paroquianos, fundando a União das Voluntárias de Alagoinhas, com sede própria e oferecendo diversos cursos profissionalizantes. Muitas jovens e tantos jovens ingressaram no mercado de trabalho ou se mantiveram como autônomos, graças ao que aprenderam nos cursos ministrados na “escola de Frei Fidélis” - como chamavam. Nosso querido frei foi o pioneiro da Promoção Humana de Alagoinhas ou da Cáritas Diocesana de Alagoinhas.
Muitos foram “os desafios vencidos com fé”, na sua missão. A esse religioso faz jus o seu nome: Fidélis (fidelis – do latim = fiel). Obrigado Frei! Requiescat in pace – Amen.
Tiago de Assis Batista

sábado, 2 de outubro de 2010

FREI VILARES

Frei Vilares paramentado e com a farda do Exército


No dia 30 de setembro de 2010, faleceu em Salvador - Bahia Frei Lourival Pereira Vilares ( Frei Jorge de Altamira). Com a presença dos confrades capuchinhos, religiosas, familiares, amigos e representantes do Exército Brasileiro - ao qual ele serviu como capelão - foi celebrada a missa de corpo presente, na Igreja Nossa senhora da Piedade, em Salvador, às 14h do dia primeiro de outubro. Após a missa, seu corpo foi conduzido ao Cemitério do Campo Santo, onde foi sepultado.


Frei Vilares nasceu no distrito de Altamira, município de Conde - Bahia, no dia 27 de outubro de 1923, adolescente, entrou para o Seminário Seráfico em Esplanada - Ba., ingressou no noviciado capuchinho aos 14 de fevereiro de 1942; preferiu os votos simples aos 15 de fevereiro de 1943; fez os votos solenes aos 17 de agosto de 1946; foi ordenado sacerdote pela imposição das mão de Dom Augusto Álvaro Cardeal da Silva aos 11 de junho de 1949.


Iniciou suas atividades como professor no Seminário Seráfico de Esplanada, depois, no Seminário Seráfico Santo Antônio em Feira de Santana - Ba. Exerceu o múnus sacerdotal em várias paróquias de estado da Bahia: Esplanada, Conde, Rio Real; Acajutiba, aporá, Alagoinhas, Feira de Santana, Jaguaquara, Ituruçu e em tantas outras.


Foi capelão militar do Éxército Brasileiro, atuando em Recife por 30 anos. Indo para reserva, ainda serviu á provincia nas comunidades de Feira de Santana, Salvador e Alagoinhas. sua partida deixa grande saudade em todos aqueles que tiveram o privilégio de conviver com ele ou dele se aproximarem. que repouse em paz e a Luz Perpétua o ilumine.