domingo, 23 de janeiro de 2011

NOVO ARCEBISPO PARA SALVADOR



Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, scj, será o novo arcebispo da Arquidiocese de Salvador. O papa Bento XVI publicou hoje (12), em Roma, a nomeação de Dom Murilo. Já na Arquidiocese de Salvador o pronunciamento foi feito pelo Cardeal Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Geraldo Majella Agnelo em entrevista coletiva, na Catedral Basílica de Salvador, no Pelourinho.
Dom Mauro atualmente é o arcebispo de Florianópolis, função que ocupa desde fevereiro de 2002. A posse como Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil deve acontecer no dia 25 de março, na Catedral Basílica, no Terreiro de Jesus, em Salvador. O horário ainda não foi definido.
Já Dom Geraldo permanece a frente da Arquidiocese de Salvador até a posse de Dom Murilo e a partir de então torna-se bispo emérito de Salvador. Com a aposentadoria, Dom Geraldo mantém as funções de cardeal, mas deixa de administrar uma diocese. Desde 2008, era aguardada a nomeação de um novo arcebispo para Salvador, pois seguindo o direito canônico, ao completar 75 anos, em outubro daquele ano, Dom Geraldo solicitou ao papa a aposentadoria. A Arquidiocese de Salvador é a primeira diocese do Brasil e a partir dela todo o trabalho da Igreja no país foi sendo organizado. Atualmente, 15 municípios integram o território da Arquidiocese e juntos contam com uma população de mais de 3,5 milhões de pessoas de acordo com dados de 2009 do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Além da capital do estado da Bahia, integram o território da Arquidiocese o Recôncavo baiano, as ilhas e parte do Litoral Norte. O trabalho pastoral está distribuído em 112 paróquias e 4 capelanias militares.
Para animar a vida pastoral na Arquidiocese o novo arcebispo contará com a ajuda do bispo auxiliar dom Gregório Paixão, osb, cerca de 250 padres (entre diocesanos e religiosos), além de religiosas e milhares de leigos envolvidos com os movimentos eclesiais, pastorais e ações sociais.

Biografia de Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, scj

Catarinense de Brusque, onde nasceu a 19 de setembro de 1943, Dom Murilo teve a vocação sacerdotal despertada ainda quando criança. Sexto filho de nove irmãos, de tradicional família brusquense (seus pais: Oscar e Olga), realizou os estudos de primeiro e segundo graus no Seminário de Corupá, SC, na Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus. Em 1964 ingressou nessa Congregação e iniciou o curso de filosofia em sua cidade natal. Os estudos de teologia foram na cidade de Taubaté, SP (1966-1969). Dom Afonso Niehues foi quem presidiu sua ordenação presbiteral em sete de dezembro de 1969, em Brusque.
O início de seu ministério pastoral foi em Taubaté, onde trabalhou na Paróquia Sagrado Coração de Jesus (1970) e fundou o Movimento Shalom, para jovens. De 1974 a 1979 foi Reitor do Instituto Teológico S.C.J., de Taubaté. Nomeado Superior Provincial de sua Congregação, exerceu essa função de 1981 até 1985, quando foi nomeado Bispo Auxiliar de Florianópolis, pelo Papa João Paulo II, no dia 16 de fevereiro.
Sua ordenação episcopal aconteceu em Brusque, no dia 28 de abril de 1985, presidida por Dom Afonso Niehues, o mesmo que o ordenara padre 15 anos antes. Escolheu como lema episcopal: “Deus caritas est” (1Jo 4,16). Trabalhou com Dom Afonso até março de 1991 e com Dom Eusébio Oscar Scheid de março a junho de 1991. Nesse ano, no dia 22 de julho, assumiu a Diocese de Ponta Grossa, PR .
Seis anos depois, no dia 11 de julho de 1997, assumiu a Arquidiocese de Maringá, PR. Dia 20 de fevereiro de 2002 foi nomeado Arcebispo de Florianópolis, assumindo essa Arquidiocese dia 27 de abril de 2002.
É autor de vários livros, escreve em revistas e jornais e tem programas na televisão, sempre com o intuito de evangelizar. Dentre as obras publicadas, destacam-se: Shalom: A Paz ao Alcance da Juventude (Loyola); O Primeiro, o Último, o Único Natal (Loyola); Com Maria, a Mãe de Jesus (Paulinas); Um mês com Maria (Paulinas); Anunciai a Boa Nova (Canção Nova).

http://www.fecatolica.com.br/noticia.php?id=286