quinta-feira, 26 de maio de 2011

QUAM REM PUBLICAM HABEMUS? - QUE GOVERNO NÓS TEMOS?

Esta foto diz tudo


Dilma e a corrupção
Os petistas costumam culpar gestores centrais por qualquer falha de qualquer estrutura que lhes seja subordinada. Um guardinha da GCM pisou na bola? É culpa do prefeito (se for adversário). Um delegado deu mancada? É culpa do governador (de partido rival, claro). Quando o governo é deles, tudo é diferente. Leia mais .

By tribuna on quinta-feira, 26th maio 2011.

Lula relata a Palocci insatisfação de aliados
Para ele, ou ministro atende parlamentares ou até base pode apoiar CPI no Senado.
BRASÍLIA – Preocupado com as insatisfações e ameaças da base governista no Congresso, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu nesta quarta-feira, 25, a senha da operação destinada a abafar a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o patrimônio do ministro da Casa Civil, Antonio Palocci....Leia mais.


By tribuna on quinta-feira, 26th maio 2011.

Lula e o esgoto do PT

O escândalo de corrupção na prefeitura de Campinas não tem nada de escandaloso. Tudo nesse caso é absolutamente normal. Há uma ordem de prisão contra o vice-prefeito, do PT, que está foragido. Segundo o Ministério Público, ele é uma das cabeças de um propinoduto montado no serviço de águas e esgotos.Qual é a novidade? Nenhuma. É mera repetição do padrão consagrado, que tem no caso Celso Daniel seu emblema máximo: PT, lixo, esgoto, propina. Em meio a essa mesmice, mais uma revelação trivial:....Leia mais

Dando nome aos bois


Por que Antônio Palocci, o magnata do PT, não mostra o que foi vazado na Prefeitura de São Paulo? Chama a imprensa e mostra as notas fiscais. Até agora os petistas continuam fazendo as famosas ilações, ao afirmar que foi o Serra, o Kassab, o secretário do Kassab. A verdade é que, se tivesse havido vazamento, o vazador teria dado nome aos bois. O boi Gol, o boi Azul, o boi WTorre, o boi Odebrecht, o boi Unibanco, o boi Tim, a boiada inteira de empresas que fizeram uma vaquinha para pagar por tão valiosa consultoria...Leia mais


“Há necessidade de investigação desses fatos que trazem indícios de irregularidades. Vários empresários precisam de pelo menos um ano para ser restituídos. Conversei com várias pessoas do mercado financeiro que dizem que é um tempo recorde”, disse ao blog Francischini......Leia mais
By tribuna on quarta-feira, 25th maio 2011.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

DILMA, UM GOVERNO QUE AINDA NÃO COMEÇOU


By tribuna on Sunday, 23rd May, 2011.


"Vamos construir e melhorar os portos, aeroportos, rodovias, ferrovias e hidrovias. (…) Quero ser a presidente da consolidação da infraestrutura brasileira, completando o grande trabalho do presidente Lula.”

“Para o Brasil seguir mudando, e a vida de seu povo ficar cada vez melhor, é preciso investir em segurança pública. Isso exige uma ação planejada e concentrada de segurança nas áreas urbanas, a exemplo do que vem acontecendo com o Pronasci, e maior capacitação federal nas áreas de fronteira e de inteligência.”

“É preciso lutar contra o crime organizado. Contra o roubo de cargas. Contra o tráfico de armas e de drogas. Contra a praga destruidora do crack.”

(Presidente Dilma Rousseff, no lançamento da candidatura dela, na convenção do PT, 13/06/10.)

“Não permitiremos, sob nenhuma hipótese, que esta praga volte a corroer nosso tecido econômico e a castigar as famílias mais pobres.” (Presidente Dilma Rousseff, no discurso de posse, 01/01/2011.)

“São recursos destinados à modernização e construção de aeroportos, portos, melhorias no transporte urbano, na segurança e na saúde” (Presidente Rousseff, prometendo investimentos de R$ 33 bilhões para a Copa de 2014, na coluna semanal Conversa com a Presidente, 15/03/2011.)

A VERDADE

A uma semana de Rousseff completar cinco meses de governo, o que se vê é um Brasil afundado em incertezas, inflação em alta, infraestrutura em frangalhos, obras e promessas que não saem do chão.

A fama de gerentona eficiente de Rousseff desapareceu junto com o apagar dos holofotes da campanha eleitoral. E, para completar o quadro caótico, mais uma vez a Casa Civil, o ministério mais importante da República, tem à frente um companheiro, Antonio Palocci, envolto num emaranhado de dúvidas.

A falta de visão estratégica e de planejamento do ex começa a aparecer da forma mais cruel na vida do brasileiro.

A inflação, domada a duras penas pelo governo do PSDB, volta a dar as caras. Sem saber lidar com a herança maldita do ex, Rousseff não consegue frear a carestia, e o índice acumulou 6,51% em 12 meses. O sacrifício sobrou para os trabalhadores e contribuintes brasileiros. Os juros não param de subir. Alíquotas de impostos subiram e outros tributos foram criados.

A prometida infraestrutura para preparar o país para a Copa do Mundo ainda não saiu do papel. As rodovias continuam em péssimo estado. E os portos atingiram o limite da capacidade de movimentação de cargas no país já no ano passado. As regras para a concessão dos aeroportos, só sairão em 2012, o que impossibilita obras prontas em 2014. Para o Ipea, o caos é ainda pior: as obras não ficarão prontas sequer para a Olimpíada de 2016

A segurança pública vai de mal a pior. Rousseff cortou um terço das verbas previstas para o setor neste ano. Só o Pronasci perdeu mais de R$ 1 bilhão. A Polícia Federal, sem dinheiro, diminuiu o policiamento das fronteiras, por onde entram as drogas e as armas ilegais. O Vant não decolou por falta de combustível.

No governo do ex, o crack chegou a 90% dos municípios brasileiros. No descaso petista para lidar a situação, a tragédia anunciada agora é o oxi, uma espécie de crack mais barato e devastador, que se espalha pelo país e mata 30% dos usuários no primeiro ano de uso.

O trem-bala, projeto-megalomaníaco-ideia-fixa de Rousseff está fora dos trilhos. O leilão já foi adiado duas vezes e a origem do financiamento da obra é mais do que duvidosa.

A outra birra da presidente petista, a usina de Belo Monte, também está empacada. Os problemas de ordem socioambientais são tamanhos que já espantam não só Brasil, mas o planeta.

O programa Minha Casa, Minha Vida está parado. Mesmo assim, Rousseff prometeu mais dois milhões de unidades. Só que não se sabe quando o programa será retomado.

Como não existe fórmula mágica para governar, e o populista ex não tem mais voz suficiente para ludibriar o povo, a expectativa é uma só: quando Rousseff vai começar a governar?


Fonte: Tribuna do Sisal

EDUCAÇÃO: ANGÚSTIA DE UMA PROFESSORA



DEPOIMENTO DA PROFESSORA AMANDA GURGEL.


Professora Amanda Gurgel (foto) vai à Câmara dos Deputados do Rio Grande do Norte e cala a boca dos deputados em 10/05/2011.
O que a Profª. Amanda Gurgel falou vale para a Bahia e para também para todo Brasila. Ela constrange todos os políticos sobre a Educação no Brasil .



Veja atambém:


1. Professora Amanda Gurgel Constrange Políticos Sobre Educação no Brasil

2. EDUCAÇÃO: JORNAL @ NOSSA VOZ - BARROCAS - BAHIA

3. Veja o teto do depoimento abaixo:

"Como são tantas as angústias de quem está em sala de aula, eu queria aqui sintetizar minimamente estas angústias. Como as pessoas colocam muitos números e os números são irrefutáveis, eu queria também apresentar um número composto apenas por três algarismos apenas, que é o numero de meu salário: nove, três e zero – 930 reais. Eu queria fazer aqui uma pergunta a quem tem nível superior: se vocês conseguiriam sobreviver ou manter o padrão de vida que vocês mantém com este salário. Ele não seria necessário nem para manter a indumentária que vocês usam para poderem frequentar esta casa aqui" - desabafou a professora.


"A minha fala não poderia partir de um ponto diferente deste, porque só que em sala de aula e pegando três ônibus por dia para chegar a seu local de trabalho, ônibus precário, por sinal, é quem pode falar com propriedade sobre isso. Qualquer colocação, qualquer consideração que seja feita aqui, é uma colocação feita somente para mascarar uma verdade visível a todos, que é o fato de que em nenhum governo, em nenhum momento que nós tivemos em nosso estado, em nosso país, a Educação foi uma prioridade, em nenhum momento.
Preocupa-me muito a fala de muitos aqui, inclusive a fala da Secretária de educação que diz: “Não vamos falar da situação precária porque todo mundo já sabe”. Como assim? Como não vamos falar da situação precária? Gente, nós estamos banalizando isso daí! Estamos aceitando a situação da educação como uma fatalidade? Estão me colocando dentro de uma sala de aula com um quadro e um giz na não para salvar o Brasil! É isso? Salas de aula superlotadas, alunos entrando a cada momento com uma carteira na cabeça porque não tem carteiras nas salas. Sou eu a redentora do país? Não sou, não posso. Muito menos com o salário que recebo" - afirmou Gurgel.
"A secretária disse ainda que não devemos ser imediatistas, ver apenas a condição imediata; devemos pensar em longo prazo...Mas, minha necessidade de alimentação é imediata; a minha necessidade de transporte é imediata. A minha necessidade de ter uma educação adequada é imediata".


"Eu queria pedir aos senhores que se libertem dessa concepção errônea, extremamente equivocada. Isso eu digo com propriedade porque eu estou lá ...Parem de associar educação com professor dentro de sala de aula. Você não pode ter qualidade de educação com professores três horários dentro de sala de aula. É assim que o professor multiplica os 930 reais: 930 pela manhã, 930 pela tarde e 930 pela noite, para poder sobreviver".


"Não pé para ter bolsa de marca ou usar perfume francês; é para a alimentação de seus filhos; é para poder pagar a prestação de um carro que eles compram para poder se locomover mais rápido entre uma escola e outra eles têm que escolher os dias em que devem se locomover porque eles não têm condições de comprar o combustível".


"A realidade e o cenário da educação no estado hoje é esta. Eu não tenho constrangimento nenhum em apresentar meu contracheque aos alunos nem aos professores ou aos senhores, porque o constrangimento deve vir de vocês. Sinto muito, lamento, mas todos deveriam estar constrangidos. Entra governo e sai governo, eu sempre falo isso e não tem novidade em sua fala, Secretária. Sempre solicita da gente é paciência, é tolerância. Eu tenho colegas que estão aguardando pacientemente há 15 anos, há 20 anos por uma promoção horizontal. Professores que morrem e não recebem uma promoção".

Eu quero, então, pedir á secretária, em primeiro lugar, paciência também porque nós não agüentamos mais este discurso. O que nós queremos é objetividade. Queremos sair desse impasse? Queremos, mas como? Sem nenhuma proposta? De mãos abanando? Ficando mais uma vez desmoralizados, voltando para a sala de aula e os alunos dizerem: “Professora, passamos esse tempo sem aula e só isso? Vocês só receberam 20, 30 reais”? Dão risadas".

Pedimos, ainda, Secretária, respeito, para depois, a senhora não ir mais à mídia e dizer assim: “Nós pedimos flexibilidade...”, como se nós fôssemos responsáveis por este caos que está aí, que, na verdade, só se apresenta para a sociedade quando estamos em greve. Mas, está lá, todos os dias, dentro da sala de aula e em todos os lugares. Então, respeito! Não se refira á nossa categoria dessa forma. Nem se refira como se fosse somente a direção do sindicato estivesse querendo fazer esta greve. Não é não. É 90% da categoria. No estado inteiro, no interior, aqui na capital. Pedimos aos senhores deputados mais apoio. Estejam mais presentes, vão ás nossas assembléias, procurem ouvir os trabalhadores. Pedir à Procuradoria que esteja com a fiscalização efetiva ao Ministério Público. Não seja para dizer que professor não pode comer desse cuscuz, porque é um cuscuz alegado o cuscuz da merenda, porque a Promotoria está ali pra dizer que o cuscuz é do aluno, não é do professor. É assim que funciona. Diga-se de passagem, nós não temos recursos para estarmos nos alimentando diariamente fora de casa".


"São muitas questões muito mais complexas que eu gostaria de colocar aqui, mas o tempo é curto. Então, gostaria de solicitar isso em nome de meus colegas que comem o cuscuz alegado, em nome de meus colegas que pegam três ônibus para chegar a seu local de trabalho em nome dos alunos que estão sem aula neste momento, mas que ficam sem aula por muitos outros motivos por falta de professor, por falta de merenda. . É isso eu que tinha a dizer" - finalizou.


domingo, 22 de maio de 2011

PRESIDENTE DILMA, E AGORA ?

(By tribuna on Sunday, 22nd May 2011).




Ponha-se no seu lugar, Presidente Dilma Rousseff.




De repente, em pleno domingo de maio, o Brasil abre os jornais e lá está que o suposto Palocci fora-da-lei é vítima de um Brasil fora-da-lei. Isto é um absurdo. Existem leis de sobra para condenar Palocci a anos de cadeia, se ele for considerado culpado de enriquecimento ilícito, advocacia administrativa ou tráfico de influência. E, acima das leis, ainda existe a autoridade da Presidente da República, que não pode se transformar em cúmplice e tem que ser a primeira a exigir que o seu principal ministro dê todas as explicações ao país, custe o que custar para o seu governo... Clique aqui e veja matéria completa


Leia mais sobre o assunto "Palocci":


1. Consultoria a jato Palocci: ministro é só uma Erenice Guerra piorada

2. Palocci: fica vermelha, cara sem vergonha!

3. Consultoria a jato Palocci: com Dilma já eleita, ele faturou R$ 10 milhões em dois meses

4. Consultoria a jato Palocci: o que o ministro oferecia?

sábado, 21 de maio de 2011

PAPA DEFINE DESTINO DOS CLÉRIGOS SUSPEITOS DE PEDOFILIA



Vaticano exige que suspeitos de pedofilia sejam entregues à justiça civil.

O Vaticano exigiu nesta segunda-feira, em uma carta a todos os bispos, que os membros do clero suspeitos de pedofilia sejam entregues às autoridades civis competentes.

Em uma carta circular, o prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, o cardeal americano William Levada, destaca a necessidade de "julgamentos claros e coordenados" contra "os abusos sexuais de menores" e pede aos bispos que adaptem as normas para isto até 2012.

O documento considera indispensável que os países coordenem diretrizes para levar em consideração as recomendações do Vaticano.

A carta resume as experiências adotadas pelos países que registraram escândalos graves de pedofilia de padres: Estados Unidos, Irlanda, Alemanha, Bélgica e Áustria.

A onda de escândalos por abusos de menores começou no fim de 2009 na Irlanda e chegou a Alemanha, Áustria, Itália, Holanda, Bélgica, além de Estados Unidos e vários países da América Latina.

O escândalo, que abalou o prestígio da instituição milenar, gerou reações dentro da hierarquia da Igreja.

Da AFP
Na Cidade do Vaticano

domingo, 15 de maio de 2011

NOVA PRESIDÊNCIA DA CNBB (2011 - 2015)

A CNBB elegeu sua nova Presidência para dirigir a entidade no próximo quadriênio (2011-2015). Esta será a 15ª Presidência da CNBB que, no próximo ano, comemorará 60 anos.

O novo presidente, cardeal Raymundo Damasceno Assis (no centro da foto), foi eleito no segundo escrutínio com 196 votos. Atual arcebispo de Aparecida, que acolhe pela terceira vez a Assembleia da CNBB, dom Damasceno acumula a experiência de dois mandatos como secretário geral. Até julho, ele é também o presidente do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam).

O vice-presidente, dom José Belisário da Silva (à direita da foto), também se elegeu no segundo escrutínio com 215 votos. Dom Belisário é arcebispo de São Luís, no Maranhão, e presidiu, nesta Assembleia dos Bispos, a Comissão das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, aprovadas pouco antes de iniciar o processo das eleições.

O secretário geral, dom Leonardo Ulrich Steiner (à esquerda da foto), bispo da prelazia de São Felix (MT) foi o único, até agora, a ser eleito no primeiro escrutínio. Ele teve 202 votos. Integrou, no ano passado, a Comissão das Diretrizes para a formação presbiteral e, neste ano, foi membro das Comissões das Diretrizes para a Evangelização.

A missa da sexta-feira, 13/05, última da Assembleia, foi presidida pelo novo presidente da CNBB, ladeado pelo vice-presidente e pelo secretário, além dos novos presidentes das 12 Comissões Pastorais da CNBB, também eleitos na Assembleia.

A posse da nova Presidência ocorreu na sexta-feira, 13/05, pela manhã, na sessão de encerramento da 49ª Assembleia da CNBB, no Centro de EventosPadre Vitor Coelho, no pátio do Santuário Nacional de Aparecida. Após a posse, a Presidência deu sua primeira coletiva de imprensa.


FONTE: CNBB

sábado, 14 de maio de 2011

VATICANO ELOGIA LEI BRASILEIRA CONTRA POLÍTICOS CORRUPTOS

Segundo Dom Mario Toso (foto), secretário do Conselho Pontifício "Justiça e Paz", durante a coletiva de imprensa realizada para apresentar o Congresso Internacional sobre
"Justiça e globalização: da Mater et Magistra à Caritas in veritate", disse que a lei brasileira "Ficha Limpa" é "um ponto de referência válido" e "deveria ser considerado viável em outros lugares".

A "Ficha Limpa" é apresentada pela Igreja no Brasil como "algo bom que pode ser útil para combater os fenômenos de ilegalidade, violência, injustiça, e de eleição de uma classe política", porque "a classe política nos diversos países deveria subir um pouco no nível moral e de exemplaridade" - acrescentou.
Veja matéria completa em http://www.zenit.org/article-27959?l=portuguese

CNBB: UNIÃO DE HOMOSEXUAIS

CNBB emite nota sobre decisão do Supremo Tribunal Federal quanto à união de pessoas do mesmo sexo.


Chegando ao fim de sua 49ª. Assembléia Geral os bispos da CNBB se pronunciaram sobre a decisão dos ministros do Supremo Tribunal Federal que aprovaram por unanimidade a união de pessoas do mesmo sexo como uniões estáveis com direito inclusive à adoção de crianças.


Nota dos bispos brasileiros:

"Nós, Bispos do Brasil em Assembleia Geral, nos dias 4 a 13 de maio, reunidos na casa da nossa Mãe, Nossa Senhora Aparecida, dirigimo-nos a todos os fiéis e pessoas de boa vontade para reafirmar o princípio da instituição familiar e esclarecer a respeito da união estável entre pessoas do mesmo sexo. Saudamos todas as famílias do nosso País e as encorajamos a viver fiel e alegremente a sua missão. Tão grande é a importância da família, que toda a sociedade tem nela a sua base vital. Por isso é possível fazer do mundo uma grande família.

A diferença sexual é originária e não mero produto de uma opção cultural. O matrimônio natural entre o homem e a mulher bem como a família monogâmica constituem um princípio fundamental do Direito Natural. As Sagradas Escrituras, por sua vez, revelam que Deus criou o homem e a mulher à sua imagem e semelhança e os destinou a ser uma só carne (cf. Gn 1,27; 2,24). Assim, a família é o âmbito adequado para a plena realização humana, o desenvolvimento das diversas gerações e constitui o maior bem das pessoas.

As pessoas que sentem atração sexual exclusiva ou predominante pelo mesmo sexo são merecedoras de respeito e consideração. Repudiamos todo tipo de discriminação e violência que fere sua dignidade de pessoa humana (cf. Catecismo da Igreja Católica, nn. 2357-2358) .

As uniões estáveis entre pessoas do mesmo sexo recebem agora em nosso País reconhecimento do Estado. Tais uniões não podem ser equiparadas à família, que se fundamenta no consentimento matrimonial, na complementaridade e na reciprocidade entre um homem e uma mulher, abertos à procriação e educação dos filhos. Equiparar as uniões entre pessoas do mesmo sexo à famíliadescaracteriza a sua identidade e ameaça a estabilidade da mesma. É um fato real que a família é um recurso humano e social incomparável, além
de ser também uma grande benfeitora da humanidade. Ela favorece a integração de todas as gerações, dá amparo aos doentes e idosos, socorre os desempregados e pessoas portadoras de deficiência. Portanto têm o direito de ser valorizada e protegida pelo Estado.

É atribuição do Congresso Nacional propor e votar leis, cabendo ao governo garanti-las. Preocupa-nos ver os poderes constituídos ultrapassarem os limites de sua competência, como aconteceu com a recente decisão do Supremo Tribunal Federal. Não é a primeira vez que no Brasil acontecem conflitos dessa natureza que comprometem a ética na política.

A instituição familiar corresponde ao desígnio de Deus e é tão fundamental para a pessoa que o Senhor elevou o Matrimônio à dignidade de Sacramento. Assim, motivados pelo Documento de Aparecida, propomo-nos a renovar o nosso empenho por uma Pastoral Familiar intensa e vigorosa.

Jesus Cristo Ressuscitado, fonte de Vida e Senhor da história, que nasceu, cresceu e viveu na Sagrada Família de Nazaré, pela intercessão da Virgem Maria e de São José, seu esposo, ilumine o povo brasileiro e seus governantes no compromisso pela promoção e defesa da família.

Aparecida (SP), 11 de maio de 2011.

Dom Geraldo Lyrio Rocha
Presidente da CNBB
Arcebispo de Mariana - MG

Dom Luiz Soares Vieira
Vice Presidente da CNBB
Arcebispo de Manaus - AM

Dom Dimas Lara Barbosa
Secretário Geral da CNBB,
Arcebispo nomeado para Campo Grande - MS.

FONTE: ACI





sábado, 7 de maio de 2011

RENOVAR AS PARÓQUIAS

Capela de Riacho da Guia - Alagoinhas - Bahia

“Ser uma Igreja onde nossas paróquias sejam uma rede de comunidades”.


As mudanças sociais deixaram marcas, também, sobre a paróquia, tornando-a mais difícil de um atendimento pastoral adequado. Os centros das grandes cidades tornaram-se mais desertos em final de semana. As comunidades de periferia cresceram rapidamente e diversificam-se os locais de vida, de trabalho,de lazer, de estudo...

NÃO SE PÕE em discussão a validade e continuidade da paróquia. É necessário, porém,um aprofundamento pastoral mais conforme à realidade. A Pastoral Urbana tornou-se uma exigência eclesial. Hoje, mais de 80% da população vive em cidades. É um novo desafio que convoca ao um estudo profundo todos os evangelizadores.

O QUE SE DESEJA é uma corajosa ação renovadora das paróquias, afim de que sejam de verdade espaços de iniciação cristã, da educação e celebração da fé, abertas à diversidade de ministérios, organizadas de modo comunitário e responsável, integradoras de pastorais e movimentos,atentas à diversidade cultural de seus habitantes. As paróquias são células vivas da Igreja. São chamadas a ser casas e escolas de comunhão.

É MUITO importante considerar a afirmação do saudoso papa João Paulo II: “A paróquia é a comunidade das comunidades”. E o Documento de Aparecida faz o seguinte apelo: “A renovação da paróquia exige a reformulação de suas estruturas, para que seja uma rede de comunidades, capazes de se articular conseguindo que seus membros se sintam realmente discípulos missionários de Jesus Cristo”. (DA 172). Criar novas comunidades, portanto, faz parte do processo gerencial da pastoral paroquial.

A SUSTENTAÇÃO da paróquia se dá pela consciência do dízimo, que não é só uma coleta de valores monetários, mas, acima de tudo, maturidade eclesial de pertença e de
comprometimento com o todo. Nesse sentido podemos falar de Pastoral do Dízimo, por se tratar de uma formação para a partilha e comunhão.


Dom Itamar Vian - Arcebispo Metropolitano de Feira de Santana.



Fonte:
Jornal Comunicando Vida
- Arquidiocese de Feira de Santana.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

A INTERNET E A EVANGELIZAÇÃO


1.INTERNET E OS PAPAS
2.DADOS DA INTERNET NO BRASIL - 2010
3.INTERNET NO BRAIL
4.INDIFERENT - INSTRUMENTO DE EVANGELIZAÇÃO POTENTE E GRÁTIS.






1.INTERNET E OS PAPAS


João Paulo II, ao receber em audiência um grupo de bispos franceses que concluíam a
"Visita ad Limina apostolorum", pediu que a Internet fosse usada para evangelização
dos jovens, como instrumento particularmente adequado para a sua evangelização.
Bento XVI, em sete de fevereiro de 2011, ao discursar para os participantes da Plenária
da Congregação para a Educação Católica, afirmou que "a Internet, pela sua capacidade
de superar as distâncias e colocar as pessoas em contato recíproco, apresenta grandes
possibilidades também para a Igreja e para a sua missão".


2. DADOS DA INTERNET NO BRASIL - 2010


Segundo o F/Nasca, entre os brasileiros com mais de 12 anos, 57% costumam usar a
Internet (81,3 milhões de pessoas).
O principal lugar de acesso é a lan house (31%), seguindo a própria casa (27%).
E da casa de parentes e amigos, com (25%) - abril/2010.
O Brasil é o 5º pais no mundo com acesso à Internet.


3.INTERNET NO BRAIL



Segundo o Instituto Ibope Nielsen Online, de outubro de 2009 a outubro de 2010,
o número de usuários ativos (que acessam a Internet regularmente) cresceu 13,2%,
atingindo 41,7% de pessoas.
Somando às pessoas que possuem acesso no trabalho, o número salta para 51,8 milhões.
38% das pessoas acessam diariamente a Web.
10% de quatro a seis vezes por semana.
21% de duas a três vezes por semana.
18% uma vez por semana.
Somando, 87% dos brasileiros entram na Internet semanalmente.



4.INDIFERENT - INSTRUMENTO DE EVANGELIZAÇÃO POTENTE E GRÁTIS.


Considerando, de um lado, o apelo dos últimos papas sobre o uso da Internet e,
do outro, a realidade do número de pessoas que usam a Web, os agentes de pastoral
(bispos, padres, religiosos, leigos engajados) não podem ficar indiferente.
Não é difícil a diocese, paróquias, pastorais e movimentos, terem sua página na
Internet. Os blogs são meios fáceis para abrir uma página na Web sem nenhum custo
financeiro. Basta ter um computador ligado à Internet e alguém devidamente capacitado,
disponível e com boa vontade para alimentá-lo.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

O BEM-AVENTURADO JOÃO PAULO II



Roma celebra a beatificação de João Paulo II

Mais de um milhão de pessoas invadiram Roma para assistir neste domingo, na Praça São Pedro, à cerimônia de beatificação de João Paulo II, que morreu há seis anos. A capital italiana se transformou para a ocasião, com centenas de cartazes em ônibus, ruas, praças e edifícios públicos com a inscrição "Beatus!" acompanhada da foto do pontífice polonês. Até os bilhetes de metrô e ônibus trazem o rosto do ex-papa. VBR.
Mais de um milhão de pessoas invadiram Roma para assistir neste domingo, na Praça São Pedro, à cerimônia de beatificação de João Paulo II, que morreu há seis anos. A capital italiana se transformou para a ocasião, com centenas de cartazes em ônibus, ruas, praças e edifícios públicos com a inscrição "Beatus!" acompanhada da foto do pontífice polonês. Até os bilhetes de metrô e ônibus trazem o rosto do ex-papa.

Por questões de segurança, apenas 100.000 pessoas estiveram na Praça São Pedro, onde ocorreu a cerimônia. Dividido em nove áreas, o local estava pronto para a beatificação desde quarta-feira. Muitos aplausos e gritos de "santo subito" ("santo já"), como no dia do funeral de João Paulo II, foram ouvidos.

Ao pronunciar a frase em latim que elevou o antecessor, com o qual colaborou durante 23 anos, à glória dos altares, Bento XVI usava a casula e a mitra de João Paulo II: "Concedemos que o venerado Servo de Deus João Paulo II, Papa, seja de agora em diante chamado beato", proclamou ele. Bento XVI também usou o cálice que João Paulo II utilizou nos últimos anos.


João Paulo II - A beatificação do papa polonês, que faleceu no dia 2 de abril de 2005, aos 84 anos, é o passo anterior à canonização e é realizada em tempo recorde, inferior aos cinco anos normalmente necessários para iniciar o processo. O novo beato, que está entre os papas que mais tempo ocuparam o trono de Pedro, transformou a face da Igreja em quase 27 anos de pontificado.


Em sua homilia, Bento XVI - primeiro pontífice em vários séculos a proclamar beato seu antecessor - afirmou que João Paulo II "abriu a Cristo a sociedade, a cultura, os sistemas políticos e econômicos, invertendo com a força de um gigante, força que vinha de Deus, uma tendência que podia parecer irreversível", afirmou o Papa. "Ele ajudou os cristãos de todo o mundo a não ter medo de serem chamados de cristãos, de pertencer à Igreja, de falar do Evangelho."


Bento XVI também recordou que o papa polonês confrontou o marxismo de um ponto de vista cristão e foi uma voz importante na resistência ao comunismo. "Aquela carga de esperança que de certa maneira se deu ao marxismo e à ideologia do progresso, ele a reivindicou legitimamente para o cristianismo, restituindo a fisionomia autêntica da esperança", disse.


Cerimônia - As autoridades de Roma adotaram um esquema especial de segurança para o evento, do qual participaram dezesseis chefes de Estado, além de representantes de 86 delegações estrangeiras. Na lista de personalidades estão vários príncipes e reis, como os monarcas da Bélgica, Alberto e Paola, e os príncipes da Espanha, Letizia e Felipe.


O caixão de João Paulo II foi levado na última sexta-feira de sua sepultura nas grutas do Vaticano para a tumba de São Pedro, a poucos metros, para passar o domingo na nave principal da basílica vaticana, exposto durante a beatificação e para veneração dos fiéis. Segundo a Santa Sé, as portas da basílica ficarão abertas "até o último fiel". Na segunda-feira à noite, o caixão será colocado definitivamente na capela de São Sebastião, ao lado da onde está localizada a célebre estátua Pietà de Michelangelo, na ala direita da Basílica de São Pedro.


O culto litúrgico do novo beato será celebrado no dia 22 de outubro de cada ano, no aniversário do começo do pontificado de João Paulo II, em 1978. Para chegar à beatificação, foi suficiente provar que intercedeu na cura inexplicável para a ciência humana da freira francesa Marie Simon-Pierre, que sofria do Mal de Parkinson, o mesmo que devastou sua saúde. A freira, de 50 anos, enfermeira de profissão, assistirá à cerimônia.


Para que João Paulo II seja canonizado, será preciso provar que, segundo as regras da Igreja, ele intercedeu em um novo milagre. Milhares de pessoas enviaram a um site do Vaticano testemunhos de milagres alcançados por meio de orações, pedidos e invocações ao papa polonês. No total, 270 casos foram selecionados para serem estudados.



(Com agência France-Presse).