terça-feira, 31 de janeiro de 2012

ALAGOINHAS - ESTAÇÃO FERROVIÁRIA SÃO FRANCISCO RECEBERÁ RECURSOS PARA OBRAS DE RESTAURAÇÃO

Foto : Amilton André - ASCOM
A convite do Gerente de Relações Institucionais da Ferrovia Centro Atlântica - FCA, Paulo Viola, o prefeito Paulo Cezar, acompanhado do presidente da Fundação Iraci Gama- FIGAM, José Francisco dos Reis, da Coordenadora do Centro de Documentação e Memória do Município, Iraci Gama e da Secretária de Infraestrutura, Sônia Fontes, esteve reunido na tarde de 30/01/2012, na sede do Instituto de Preservação Artística e Cultural da Bahia- IPAC, com o Diretor de Patrimônio, Paulo Canuto, e com representantes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano- SEDUR e do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes – DNIT, para discutir a aplicação de recursos referentes a uma indenização que a empresa terá de pagar ao Governo Federal por ter realizado a devolução do prédio da Estação Ferroviária São Francisco de forma indevida.
Pelo documento de arrendamento da Estação, assinado em 1996, pela FCA, a empresa teria que devolver o patrimônio somente após 30 anos da cessão de uso e nas mesmas condições em que foi recebido. Mas em razão da devolução do imóvel, ocorrida em novembro de 2004, a FCA , em cobrança pela Agência Nacional de Transportes Terrestres-ANTT, será obrigada a pagar uma indenização que, segundo proposta da Ferrovia, irá contribuir com a as obras de recuperação e requalificação do patrimônio.
De acordo com Iraci Gama, a aplicação da verba indenizatória, ainda não calculada, será por meio da adequação do projeto executivo de restauração elaborado pela FIGAM, em parceria com a Prefeitura Municipal, quando foi lançado pelo IPAC,em 2009, edital de Apoio à Elaboração de Projetos de Preservação de Bens Móveis Tombados no Estado da Bahia.
“Na reunião ficou decidido que para execução do projeto, será firmado um convênio entre FCA e FIGAM, e a fiscalização do uso dos recursos ficará a cargo do IPAC e DNIT, que é hoje o órgão responsável pela Estação São Francisco”, informou.
Fonte: ASCOM - Assessoria de Comunicação

Veja também:
1. ALAGOINHAS - 3ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente – SEDEA por meio da Coordenação de Meio Ambiente vai realizar no dia 27 de fevereiro, às 8h, a Etapa Municipal da 3ª Conferência Estadual de Meio Ambiente. O evento será realizado no Auditório do Colégio Modelo, Luis Eduardo Magalhães e vai reunir poder público e sociedade civil organizada através de associações de bairros, escolas, universidades, sindicatos, ONGs, entre outros.
A Conferência tem como objetivo contribuir para a integração das políticas públicas de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, possibilitando a discussão de ações efetivas para a melhoria da qualidade do meio ambiente de Alagoinhas. Segundo a coordenadora de Meio Ambiente, Carol Lima Costa, o encontro municipal é parte integrante da 3ª Conferência Estadual de Meio Ambiente do Estado da Bahia, que acontecerá no mês de junho deste ano em Salvador e terá como tema: “Integração das Políticas de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. “A Etapa Municipal tem como proposta eleger os delegados e discutir os eixos temáticos”, afirmou a coordenadora.
Os eixos temáticos são os seguintes: preservação, conservação e uso dos recursos naturais; melhoria da gestão e do acesso aos recursos hídricos; ampliação da oferta de serviços de saneamento básico; prevenção e enfrentamento às causas e efeitos das mudanças climáticas, desertificação, seca, riscos e desastres ambientais; fortalecimento da educação ambiental e do exercício da cidadania como; elevar a capacidade institucional e estabelecer sistemas interativos de gestão e controle; incentivos a estudos e pesquisas voltadas às práticas de uso sustentável dos recursos naturais; discussões e perspectivas da Conferência Rio + 20, além do controle e sustentabilidade ambiental rural.
Fonte:
alagoinhas.ba.gov.br
2. ENCONTRO PEDAGÓGICO 2012

A Secretaria de Educação de Alagoinhas, SEDUC, dará inicio nesta quarta-feira, 01, às 8h, às atividades do Encontro Pedagógico 2012. Destinado aos educadores da Rede Municipal de Ensino, gestores e professores, a abertura do evento será realizada no Áster Hotel, e vai contar com as participações do Prefeito Paulo Cezar e do Secretário de Educação Caio Castro, além de apresentação cultural dos usuários da Associação de Pais de Alunos Especiais - APAE.
Com o objetivo de planejar o ano letivo 2012 e discutir a inserção do tema “Educação e Identidade: Caminhos para a Diversidade” na Rede Municipal de Ensino, o Encontro será realizado até o dia 03 de fevereiro, das 8h às 17h. No primeiro dia serão realizadas uma série de conferências ministradas pelos educadores Me. Marcio Augusto Santos Dórea, Me.Tereza Cristina Merhy Leal e Me. Claudia Pinto Santos, que discutirão os temas: “Educação e Identidade: Caminhos para a Diversidade”, “Eu, escola e Comunidade re-significando nossos valores” e “A Diversidade como instrumento de valorização da vida e promoção da paz”... Veja matéria na íntegra,
clicando aqui).

POLÍCIA MILITAR DO PT DEIXA MAIS UMA PESSOA CEGA DE UM OLHO

Do capítulo “aulas de bom e de mau jornalismos” - Polícia Militar do PT deixa mais uma pessoa cega de um olho, agora uma cozinheira da Bahia (Vejam esta foto acima).
Essa mulher estava num show do Olodum, no Pelourinho, em Salvador, no dia 22. Houve lá uma confusão, a Polícia Militar interveio, ela foi agredida por policiais e ficou cega do olho esquerdo. A Bahia é governada pelo figurão petista Jaques Wagner.
Agora vejam lá o meu título. É claro que estou forçando a barra. Estou imitando o mau jornalismo que os petistas fariam se isso tivesse acontecido em São Paulo.
Até agora, Maria do Rosário não falou nada!
Até agora, Gilberto Carvalho não falou nada!
Até agora, Dilma Rousseff não falou nada.
O tal Paulo Maldos e seu anel de tucum também vão ficar fora dessa história.
Em menos de um mês, é a segunda vez que a Polícia Militar sob o comando de progressistas deixa uma pessoa cega. A outra vítima é o estudante Hudson Silva, da Universidade Federal do Piauí, num protesto contra a elevação da tarifa dos ônibus em Teresina. O estado é governado pelo PSB e pelo PT.
Também no caso de Hudson, Maria do Rosário havia se calado.
Também no caso de Hudson, Gilberto Carvalho havia se calado.
Também no caso de Hudson, Dilma Rousseff havia se calado.
Não conheço as circunstâncias de uma ocorrência e de outra. Lamento as conseqüências. Mas é preciso responsabilidade.
O que eu sei?
Fosse em São Paulo, as duas ocorrências seriam destaque em todos os telejornais. Como se deram em estados governados por companheiros, não se diz uma vírgula.
Fosse em São Paulo, Fábio Konder Comparato, Márcio Sotello Felippe e Sérgio Salomão Shecaira já teriam redigido uma denúncia à Comissão Interamericana de Direitos Humanos.
Não é a defesa dos direitos humanos que torna toda essa gente asquerosa, mas a defesa seletiva. Vai ver que os cegados pelas polícias dos “companheiros” o foram por bons motivos.
Imaginem uma ocorrência como essa no Pinheirinho… Graças a Deus, não aconteceu!
Reinaldo Azevedo
Fonte: veja.abril.com.br

MINISTROS DE DILMA GASTAM MAIS DO QUE OS DE LULA COM JATINHOS

Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
Os ministros da presidente Dilma Rousseff gastaram 19% a mais do que os de Lula com viagens em jatinhos da FAB (Forças Aérea Brasileira) nos dez primeiros meses do ano passado. A comparação foi feita com o período de janeiro a outubro de 2007 (primeiro ano do segundo mandato de Lula).Os titulares da Esplanada dos Ministérios de Dilma usaram R$ 15,3 milhões em recursos públicos no ano passado, enquanto os auxiliares de Lula fizeram despesas de R$ 12,9 milhões em 2007. Informações são da Folha.
Fonte:
politicahoje.com.br

JUÍZA LANÇA LIVRO QUE COMPROMETE JAQUES WAGNER


Nas asas do tráfico


Wagner e o traficante



Com 22 anos de magistratura nas comarcas criminais da Bahia (e muitas passagens polêmicas), a juíza Olga Regina Guimarães lançará hoje um livro que promete trazer muita dor de cabeça para Jaques Wagner.
Batizado de O preço amargo da calúnia, o livro relata episódio ocorrido em 2002, quando Wagner, então candidato ao governo baiano, voou no avião do narcotraficante colombiano, Gustavo Duran Bautista, preso no Uruguai em 2007 com meia tonelada de cocaína.
Apesar de levantar a polêmica, o livro alivia a barra de Wagner quando Olga diz acreditar que o petista voou no jato sem saber que o dono era traficante. Gustavo se passava por um promissor fazendeiro no estado. Os adversários de Wagner estão vibrando com o livro.
Fonte: veja.abril.com.br

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

POLÍCIA RODOVIÁRIA APREENDE 800 KG DE CARNE NA BAHIA

“Carne seria vendida nas festas de rua em Salvado”

Policiais rodoviários federais apreenderam na manhã desta segunda-feira, 30, 800 quilos de carne sem documentação e sem o acondicionamento adequado na BR-324, na cidade de Amélia Rodrigues, na Bahia.
A apreensão ocorreu por volta das 11h50 horas durante fiscalização de rotina na altura do km 556. A carne foi encontrada cortada em forma de espetinho, coberta por uma lona de plástico. Questionado sobre a mercadoria, o condutor do veículo informou que transportaria a carga para ser vendida nas festas de rua em Salvador. O veículo também foi apreendido.
Fonte:
estadao

ADVOGADA SOFRE TENTATIVA DE HOMICÍDIO EM ALAGOINHAS

Foto: Silvestre Santos/Aragão Notícias
Ela recebeu ameaças de morte por telefone e teve o carro alvejado com vários tiros

A advogada Helen Fabíola prestou queixa na delegacia de Alagoinhas, a 110 km de Salvador, contando que sofreu uma tentativa de homicídio. Ela teria recebido uma ameaça de morte por telefone. Resolveu ir até a Urbis III para contratar um segurança. Na saída do conjunto, surgiram quatro homens em duas motos teriam disparado contra o carro dela. O veículo apresentava marcas de tiro no pára-brisa dianteiro, no assento traseiro e nos vidros da porta do carona e do motorista. Além da Advogada, outras duas mulheres estavam no veículo. Ninguém ficou ferido. As informações são do site Aragão Notícias.

O PORCO FALANDO DO MAL LAVADO!

A presidente Dilma Rousseff teria feito duras críticas à ação da Polícia Militar na reintegração de posse da área conhecida como Pinheirinho, em São José dos Campos, no interior de São Paulo.


Em reunião fechada com movimentos sociais em Porto Alegre, onde participou do Fórum Social Temático, a presidente teria classificado a operação como ‘barbárie’, de acordo com reportagem da Folha de S.Paulo desta sexta-feira, 27 (para assinantes)
Estamos vivendo no Brasil uma situação de guerra civil. Os morros do Rio de Janeiro tiveram que ser ocupados militarmente até com o uso de blindados das forças armadas porque nossos governantes demagogos, incompetentes e irresponsáveis deixaram a situação chegar ao ponto em que chegou.
Quantos seres humanos perderam suas vidas na ocupação dos morros do Rio de Janeiro? Não estou falando só de bandidos, estou falando de pessoas inocentes vítimas das balas perdidas.
O governo não se fez presente naquelas comunidades, como também não agiu no tempo certo na comunidade de Pinheirinho.
Barbárie é a quantidade de mortos vítimas de desabamentos e das chuvas durante tantos anos por incompetência e ausência do governo. No caso do morro do Bumba em Niterói, onde o governo permitiu a construção de um bairro em cima de uma aterro de lixo.
Barbárie é o caso de Nova Friburgo, depois de um ano nada foi feito para prevenir novas desgraças.
Barbárie é o que os integrantes deste governo corrupto cometem todos os dias ao desviar para seus próprios bolsos recursos que deveriam estar sendo canalizados para a saúde.
Barbárie é um ser humano ficar 20 hora deitado na calçada em frente a um hospital público sem atendimento médico.
Barbárie foram os assassinatos cometidos por Cesare Battisti contra inocentes e receber asilo no Brasil.
Barbárie foram os assassinatos cometidos por Dilma e seus companheiros de armas durante o regime militar contra civis inocentes.
Esta declaração de Dilma é um caso clássico em que um porco fala do mal lavado.
Fonte:
brasillivreedemocrata.blogspot.com
Veja também:


1. Para a turma do PT direitos humanos não é assunto importante
O chanceler brasileiro Antônio Patriota afirmou ontem em Davos, na Suiça, que a situação dos direitos humanos em Cuba "não é emergencial". Por isso, a presidente Dilma Rousseff não vai falar sobre o tema em visita à ilha na próxima semana. Fonte: Folha.com
Esta turma do governo lulo petista já demonstrou que nem no Brasil direitos humanos são importantes ou emergenciais, que dirá em Cuba, onde mandam os irmãos Castros, mentores políticos de Dilma Rousseff e de toda a organização criminosa PT.
Um governo que não se preocupa com a sua população que morre sem atendimento nas filas do SUS, que não se preocupa com a qualidade do ensino público, que não move uma palha sequer para melhorar o transporte público, que não respeita os aposentados.
Um governo que não tem políticas sociais dignas e as que tem são meramente eleitoreiras, paternalistas, uma forma de manter o povo eternamente dependente da "bondade" dos governantes para que possam se manter no poder.
Um governo destes que apoia regimes ditatoriais como os de Cuba, do Irã, da Coréia do Norte e tantos outros, nunca vai achar que direitos humanos seja um assunto prioritário em sua agenda.
Ou o Brasil acaba com o PT ou o PT acaba com o Brasil!
Fonte:
brasillivreedemocrata.blogspot.com

domingo, 29 de janeiro de 2012

ONDE ACOMODAR O GABRIELLI?

Na foto: Manoel Vitório, Zezéu Ribeiro, Moema Gramacho e José Sérgio Gabrielli
Reforma: Gabrielli no Planejamento, Zezéu na Sedes, Moema na Administração, Vitório na Fazenda?
As mais novas especulações sobre a reforma administrativa do governo Jaques Wagner (PT), que serviriam também para acomodar o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli na Bahia, dão conta de mudanças até na estrutura atual da gestão de Lauro de Freitas. Entre os secretários que mudariam, está Carlos Brasileiro, da secretaria estadual de Desenvolvimento Social (Sedes). Ele deve deixar o posto para concorrer mais uma vez à Prefeitura de Senhor do Bonfim.
O lugar de Brasileiro seria ocupado por Zezéu Ribeiro, atual titular da secretaria estadual de Planejamento, que seria entregue a Gabrielli. E onde entra a prefeita Moema Gramacho, de Lauro de Freitas? Ela renunciaria ao cargo no município numa ousada operação para viabilizar a difícil eleição do seu candidato à sucessão municipal, João Oliveira (PT), que é vice-prefeito e, desta forma, participaria do pleito de outubro aboletado no cargo de prefeito. Um empurrãozinho em João!

Fonte: politicalivre.com.br

NO PAÍS DA IMPUNIDADE, AS PRÓPRIAS AUTORIDADES NÃO CUMPREM A LEI

Imagem: renanmaldonado.com
Escrito por Carlos Newton
O Brasil é um país verdadeiramente formidável. Seus quatro poderes estão inteiramente apodrecidos – Executivo, Legislativo, Judiciário e Imprensa disputam para ver qual é o mais corrupto, o mais leniente, o mais incompetente. E o quinto poder (as Forças Armadas) está completamente desmobilizado e sucateado. Mesmo assim, anarquicamente o país segue crescendo e mostra sua pujança, quando os políticos não atrapalham.
Em meio a esse quadro, é desalentador constatar que o governo da presidente Dilma Rousseff mantém a tendência da gestão de Lula de priorizar gastos públicos feitos sem licitação, usando brechas na lei, apesar das restrições colocadas pelos órgãos de controle interno, porque essa prática limita a competição entre fornecedores.
A assinatura de contratos com empresas escolhidas sem concorrência nos dez primeiros meses de gestão de Dilma atingiu 47,84% do total, quase metade do orçamento dessas despesas, a maior fatia desde 2006. No último ano de mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (2010), as compras sem licitação corresponderam a 45,25% do total.
Portanto, segundo os dados mais recentes do Ministério do Planejamento, as compras e contratações de serviços com dispensa ou inexigibilidade de licitação cresceram 8% em 2011, atingindo R$ 13,7 bilhões na administração federal, autarquias e fundações.
É uma verdadeira festa, que joga no lixo da famosa Lei de Licitações. Desde o início do segundo mandato de Lula, a dispensa e inexigibilidade de licitação vêm crescendo mais do que outras modalidades de gastos. Para se ter uma idéia,
no primeiro ano do governo Dilma, os gastos feitos sem procedimento licitatório foram 94% maiores do que em 2007...
Também há dispensa de licitação em contratações emergenciais, quando não há tempo de realizar todo o processo de concorrência pública, como obras de reparação após desastres naturais, como consertos de pontes e rodovias, por exemplo. É a modalidade preferida para beneficiar empreiteiras.
A prática de dispensa de licitação também contamina a Esplanada dos Ministérios no governo Dilma. Dados do Ministério do Planejamento mostram que o Ministério da Cultura (Ana de Holanda) aumentou em 83% a dispensa e inexigibilidade de licitação no ano passado. Também apresentaram forte aumento desta modalidade as pastas de Minas e Energia (Edson Lobão, com 63%, Trabalho (Carlos Lupi) 58%, e Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Fernando Pimentel) 45%... O governo faz o que bem entende... (Leia matéria na íntegra,
clicando aqui).

sábado, 28 de janeiro de 2012

PERFIL DO CORRUPTO

Por que há tanta corrupção no Brasil? Temos leis, sistema judiciário, polícias e mídia atenta.

Prevalece, entretanto, a impunidade - a mãe dos corruptos. Você conhece um notório corrupto brasileiro? Foi processado e está na cadeia?
O corrupto não se admite como tal. Esperto, age movido pela ambição de dinheiro.
Não é propriamente um ladrão. Antes, trata-se de um requintado chantagista, desses de conversa frouxa, sorriso amável, salamaleques gentis. Anzol sem isca peixe não belisca. O corrupto não se expõe; extorque.
Considera a comissão um direito; a porcentagem, pagamento por serviços; o desvio, forma de apropriar-se do que lhe pertence; o caixa dois, investimento eleitoral.
Bobos aqueles que fazem tráfico de influência sem tirar proveito.
Há vários tipos de corruptos:

O corrupto oficial se vale da função pública para extrair vantagens a si, à família e aos amigos. Troca a placa do carro, embarca a mulher com passagem custeada pelo erário, usa cartão de crédito debitável no orçamento do Estado, faz gastos e obriga o contribuinte a pagar. Considera natural o superfaturamento, a ausência de licitação, a concorrência com cartas marcadas. Sua lógica é corrupta: "Se não aproveito, outro sai no lucro em meu lugar".
Seu único temor é ser apanhado em flagrante. Não se envergonha de se olhar no espelho, apenas teme ver o nome estampado nos jornais e a cara na TV.
O corrupto não tem escrúpulo em dar ou receber caixas de uísque no Natal, presentes caros de fornecedores ou patrocinar férias de juízes. Afrouxam-no com agrados e, assim, ele relaxa a burocracia que retém as verbas públicas.
Há o corrupto privado. Jamais menciona quantias, tão somente insinua. É o rei da metáfora. Nunca é direto. Fala em circunlóquios, seguro de que o interlocutor sabe ler nas entrelinhas. O corrupto "franciscano" pratica o toma lá, dá cá. Seu lema: "quem não chora não mama". Não ostenta riquezas, não viaja ao exterior, faz-se de pobretão para melhor encobrir a maracutaia. É o primeiro a indignar-se quando o assunto é a corrupção.
O corrupto exibido gasta o que não ganha, constrói mansões, enche o pasto de bois, convencido de que puxa-saquismo é amizade e sorriso cúmplice, cegueira.
O corrupto cúmplice assiste ao vídeo da deputada embolsando propina escusa e ainda finge não acreditar no que vê. E a absolve para, mais tarde, ser também absolvido.
O corrupto previdente fica de olho na Copa do Mundo, em 2014, e nas Olimpíadas do Rio, em 2016. Sabe que os jogos Panamericanos no Rio, em 2007, orçados em R$ 800 milhões, consumiram R$ 4 bilhões.
O corrupto não sorri, agrada; não cumprimenta, estende a mão; não elogia,incensa; não possui valores, apenas saldo bancário. De tal modo se corrompe que nem mais percebe que é um corrupto. Julga-se um negocista bem-sucedido. Melífluo, o corrupto é cheio de dedos, encosta-se nos honestos para se lhe aproveitar a sombra, trata os subalternos com uma dureza que o faz parecer o mais íntegro dos seres humanos.
Enquanto os corruptos brasileiros não vão para a cadeia, ao menos nós, eleitores, ano que vem podemos impedi-los de serem eleitos para funções públicas.
Frei Betto
Fonte:
dignow.org

HUMOR POLÍTICO

Por Pelicano para o Bom Dia (SP)

Imagem: humorpolitico.com.br

NEGROMONTE DEVE SAIR NA PRÓXIMA SEMANA

O ministro Mário Negromonte (Cidades) (foto) deve entregar o cargo na semana que vem. O líder do PP na Câmara, Aguinaldo Ribeiro (PB), é o favorito para a vaga. A presidente Dilma Rousseff informou ao comando do PP que baterá o martelo sobre o novo titular quando voltar da viagem à Cuba no final da semana. Negromonte sofre um processo de desgaste no Executivo que culminou, na semana passada, com a revelação da Folha de que o ministro participou de reunião com o lobista de uma empresa de informática interessada em contratos da pasta. Ele nega favorecimento. O PP é palco de uma disputa entre dois grupos. E o de Negromonte hoje é minoria. Além das suspeitas, o ministro perdeu apoio partidário. Apontado como preferido para o cargo, Ribeiro está em campo oposto ao de Negromonte. Sua nomeação representaria uma tentativa de pacificar a bancada do PP, mas a divisão deve continuar. Ribeiro foi chamado ontem a Brasília pelo Planalto. Na véspera, Dilma fez chegar ao PP o desejo de que o ministro peça demissão. Emissária da presidente, a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais), sugeriu que o partido tomasse a frente da substituição. (Fonte: Folha)

Veja também:
1. "Mais que perder que cargos, o PMDB está perdendo grana", diz Gabeira
O ex-deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) ... aposta que os movimentos da presidenta Dilma Rousseff em relação ao PMDB têm como alvo o caixa do partido: “Mais do que diminuir de tamanho, perdendo cargos, o PMDB está é perdendo grana, fontes de arrecadação, com estas demissões promovidas pela Dilma”.
Segundo ele, o movimento mais importante é na Petrobras. “Ao que parece, a Dilma tirou o presidente (José Sérgio) Gabrielli, um quadro político do PT, para usar isso como argumento a fim de fazer a limpa nos quadros do PMDB por lá. Daí o presidente da Transpetro, Sérgio Machado, que é do PMDB, estar tão ameaçado”, afirmou... (Veja matéria na íntegra,
clicando aqui).
2. Chefe da Sudene é o novo alvo do governo
Responsável pela aprovação de financiamentos de aproximadamente R$ 1,5 bilhão por ano, a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) é o próximo alvo da troca de comando em autarquias do governo. Ontem, o ministro Jorge Hage, da Controladoria-Geral da União (CGU), disse que a Sudene tem um “histórico de problemas”, apesar do esvaziamento político a que foi submetida desde a década passada. O mais recente relatório de auditoria da CGU aponta problemas no desempenho da autarquia.... (Veja matéria na íntegra,
clicando aqui).
3. Juízes culpam mensalão por crise do Judiciário
Reunidos em Teresina, presidentes de tribunais discutem desgaste do Poder e afirmam que objetivo é 'emparedar' STF no ano do julgamento do mensalão
Com os nervos à flor da pele, resultado da crise de credibilidade após revelações de movimentações financeiras atípicas de magistrados, a elite da toga, reunida em Teresina, apontou ontem interesses de “emparedar” o Supremo Tribunal Federal exatamente no ano em que será julgado o maior escândalo da Era Lula. O mensalão pode ser o pano de fundo da turbulência que atravessa a magistratura, desconfiam líderes da classe, doutos desembargadores e desembargadoras que presidem os 27 Tribunais de Justiça do País e que estão reunidos desde quinta-feira para debater o “aprimoramento das atividades” do Poder que julga. Sem citar explicitamente os nomes dos inimigos – por cautela, até que se prove o contrário, como manda o rito processual, adotam o silêncio quando instados a identificar quem os aflige –, magistrados acreditam que “alguns réus” do processo criminal que desafia o STF ou pessoas ligadas a eles estão à sombra de uma trama bem urdida para desestabilizar o Judiciário. Entre os 38 réus do mensalão, pontuam os magistrados, vários ainda têm força política aqui e ali. (Leia mais no Estadão)



sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

PREFEITURA APURA DENÚNCIAS DE VENDA IRREGULAR DO MINHA CASA, MINHA VIDA

Secretaria diz que imóveis em Alagoinhas foram vendidos ou alugados.
Segundo a Caixa, beneficiários não têm permissão para comercializar.

A Caixa Econômica Federal e a prefeitura de Alagoinhas, cidade a 110 km de Salvador, apuram irregularidades em um conjunto residencial do programa Minha Casa, Minha Vida. As denúncias são de que alguns imóveis teriam sido vendidos ou alugados de forma ilegal.
De acordo com a Caixa Econômica, nenhum beneficiário pode vender ou alugar os imóveis por um prazo de dez anos ou até quitar completamente o benefício.
Há 540 apartamentos no residencial Nulce Pereira, que faz parte do programa Minha Casa, Minha Vida no município. No dia 20 de dezembro do ano passado, a Secretaria Municipal de Habitação começou uma vistoria para verificar quantos imóveis estão desocupados.
“Foram diagnosticadas essas unidades e estamos, junto com a Caixa Econômica, sinalizando para que sejam tomadas as devidas providências para esses imóveis serem desocupados e assim dar oportunidade às pessoas que estão fazendo parte do déficit habitacional”, afirma a secretária de Assistência Social Tatiana Andrade.
“Teve gente que vendeu por não sei quanto, a preço de banana. Então, a pessoa não precisa porque, se precisasse, não tinha feito isso”, diz a dona de casa Maiane Oliveira.
“Eu acho errado porque está empatando quem precisa vir, que esteja necessitando vir morar”, afirma a pensionista Maria de Lourdes Santos.
A gerente da Caixa Econômica Federal em Alagoinhas foi procurada pela equipe de reportagem, mas informou que estava em reunião e não poderia prestar esclarecimentos sobre as investigações.
Do G1 BA, com informações da TV Subaé.

CORRUPTOS DA RAÇA PETISTA FICAM, DAS OUTRAS TRIBOS CAEM

Imagem: google
Dilma e a faxina étnica: corruptos da raça petista ficam, das outras tribos caem.
O governo decidiu demitir ontem o diretor-geral do Dnocs (órgão federal de combate à seca), Elias Fernandes, após receber ameaças do PMDB, que tentava mantê-lo no cargo. A ação também "atropelou" Fernando Bezerra Coelho (Integração Nacional), que comanda ministério ao qual o órgão é subordinado.A demissão foi uma reação às declarações do líder do PMDB na Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (RN), padrinho político do diretor do Dnocs. Em entrevista à Folha ele disse duvidar que o governo brigaria com "metade da República" e "com o maior partido do Brasil".
O governo começou a cogitar tirar Fernandes do cargo depois que veio a público um relatório da CGU (Controladoria-Geral da União) mostrando desvios de R$ 192 milhões na estatal. No início da semana, o ministro Fernando Bezerra, pressionado pelo governo, confirmou que haveria mudanças no órgão, o que levou Eduardo Alves a sair em defesa do afilhado. Mas, em dezembro de 2011, segundo documento obtido pela Folha, o ministro trabalhou para segurar o peemedebista no Dnocs. Na época, ele encaminhou um ofício para a ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil) dizendo que, após analisar relatório da CGU, não havia necessidade de fazer uma "intervenção ministerial" por considerar a medida "demasiadamente drástica".
No documento, ele diz que os problemas se resolveriam apenas com a exoneração do diretor administrativo, o único que não tinha mais padrinho político. A demissão de Fernandes foi determinada ontem pela presidente Dilma Rousseff. Coube à ministra da Casa Civil informar o vice-presidente, Michel Temer (SP), e Bezerra da decisão. Temer vinha trabalhando para segurar o diretor do Dnocs no cargo ou buscar uma saída honrosa. Atropelado, o vice-presidente reclamou com aliados.
No governo já há quem avalie que Eduardo Alves perdeu a condição de indicar o próximo dirigente do Dnocs após subir o tom. Ele, porém, escreveu ontem no microblog Twitter que indicará o "novo nome".No PMDB, a reação à demissão foi em tom de retaliação. Parlamentares disseram que não ajudarão mais ministros envolvidos em irregularidades. "Vamos avaliar nossa postura a partir de agora", disse o deputado Danilo Forte (PMDB-CE), que também perdeu uma vaga no Dnocs. (Da Folha de São Paulo).


DILMA SE LIVRA DE MAIS UMA “INDICAÇÃO” DE LULA

Dilma com Graça Foster: a nova presidente da Petrobras é técnica de confiança e amiga da presidente. O antecessor, Gabrielli, era "indicação" de Lula (Foto: VEJA)

Com nova presidente da Petrobras, Dilma se livra de mais uma “indicação” de Lula
Sai José Sérgio Gabrielli da Petrobras, entra em seu lugar a ex-diretora de Gás e Energia da estatal, Graça Foster.
Além de tudo o mais que possa estar implicado na troca, a presidente Dilma Rousseff, responsável pessoalmente por ela, livra-se de mais uma herança – maldita? – de Lula. Graça Foster (foto com Dilma), além de técnica da absoluta confiança da presidente, é sua amiga.
Dilma estava insatisfeita com vários aspectos da gestão de Gabrielli na maior empresa do país... Veja matéria na íntegra, clicando aqui).

REPRESENTANTES DA SECOPA FARÃO VISTORIA NO ESTÁDIO CARNEIRÃO

No dia 31 de janeiro, a partir das 15h30, representantes da Secretaria Estadual da Copa do Mundo 2014- SECOPA estarão em Alagoinhas para realizar vistoria no Estádio Antonio Figueredo Carneiro, o “Carneirão”, candidato a campo oficial de treinamento para o evento mundial.
A visita técnica, que terá como objetivo sinalizar as condições da praça esportiva e da infraestrutura da cidade, é resultado das articulações do prefeito Paulo Cezar, que tão logo foram abertas as inscrições para o Programa “Interiorização da Copa na Bahia”, oficializou, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer- SECEL, a candidatura de Alagoinhas para hospedar seleções no período de “concentração”.
Um grande reforço para a decisão da SECOPA são as obras de requalificação que vem sendo executadas pela Prefeitura Municipal no Estádio Carneirão. A recuperação estrutural do estádio, considerado como maior patrimônio esportivo da região do Agreste da Bahia, vai devolver à população a capacidade total do estádio - em torno de 30 mil pessoas - e que hoje se encontra limitada a 12 mil devido à interdição de uma parte da arquibancada...(Veja matéria na íntegra,
clicando aqui).

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

HUMOR POLÍTICO

FALSA GRAVIDEZ

Por Sponholz

Veja mais gravidez, clicando aqui.

PINHEIRO NEGA COMPRA DO HILLUX NO VALOR DE R$ 170 MIL

Após a divulgação, em vários meios de comunicação, de que o senador Walter Pinheiro (PT) havia adquirido uma Hillux SW4, no valor de R$ 170 mil, fez o político, em entrevista ao site Bahia Notícias, ironizar o caso. Pinheiro confirmou que esteve na concessionária, localiza na Avenida Paralela, mas negou a compra do carro. Disse não recusar o veículo, caso alguém queira presenteá-lo. O automóvel atual do parlamentar é um Fiat Palio Weekend Adventure. Por fim, ele brincou: “Um dia eu até quero comprar uma. Eu não costumo dar presente e não gosto de ganhar presente de ninguém. Prefiro comprar com o meu dinheiro. Mas, nesse caso específico, estou abrindo uma exceção. Se alguém quiser me dar uma Toyota dessas de presente, estou recebendo sem problema nenhum”.
Fonte: policiaepolitica.com.br



A INFLUÊNCIA DE JOSÉ DIRCEU NO PLANALTO

Encontro com Dirceu selou a queda de Gabrielli

Apesar de sua demissão ter sido anunciada agora, Sérgio Gabrielli (foto) perdeu a confiança da presidenta Dilma ainda no ano passado, após a visita dele ao cafofo do ex-ministro José Dirceu em Brasília. O encontro ocorreu depois de o presidente da Petrobras participar de reunião de Dilma com o venezuelano Hugo Chávez, para tratar de temas bilaterais em energia e construção, áreas onde Dirceu presta consultoria. Além de haver perdido a confiança no auxiliar, Dilma considera os resultados da administração de Gabrielli muito aquém das expectativas. No embalo do troca-troca na Petrobras, foi para o paredão o presidente da Transpetro, Sergio Machado, indicado pelo PMDB do Senado. Apadrinhado do ex-ministro José Dirceu, o diretor de Serviços da Petrobras, Renato Duque, por enquanto deve permanecer no cargo. Ajudaram muito na decisão de demitir Sérgio Gabrielli as informações prévias, para lá de cabeludas, sobre a varredura do Tribunal de Contas da União nos contratos da Petrobrás. (Blog do Claudio Humberto)

Veja também:

1. R$ 2,4 milhões do Ministério do Esporte desaparecem de conta de ONG ligada ao PC do B

José Cruz e Vinícius Segalla
A Polícia Federal está investigando o sumiço de R$ 2,4 milhões de verbas do programa Pintando a Cidadania, do Ministério do Esporte, repassados à ONG “Instituto Cidade”, de Juiz de Fora (MG), para a produção de materiais esportivos, como bolas, camisas e redes de vôlei. A ONG mineira terceirizou os serviços contratando uma cooperativa local para produzir os materiais. Mais de um ano após o início do contrato, em 3 de dezembro de 2010, porém, a ONG, que recebeu 100% da verba (R$ 2,409.522,44 milhões), produziu apenas 10% do material, e encerrou a produção depois disso. O próprio Ministério do Esporte, de acordo com documentos internos a que o UOL teve acesso – já encaminhados à Polícia Federal –, reconhece os indícios de desvio de recursos públicos e favorecimento a pessoas ligadas ao PC do B (Partido Comunista do Brasil) no uso das verbas cedidas à ONG... . (Veja matéria na íntegra,
clicando aqui).


2. Reunião com lobista agrava situação de ministro das Cidades
A revelação de reuniões reservadas entre membros do PP com um empresário e um lobista para discutir projeto de informatização do Ministério das Cidades acelerou o movimento para a saída de Mário Negromonte na reforma ministerial em curso. Interlocutores do Palácio do Planalto classificaram o episódio divulgado ontem pela Folha como “terrível”, uma espécie de “extrema-unção” de Negromonte, já que sua situação era considerada delicada antes disso até por colegas de partido. A reportagem mostrou que integrantes da cúpula do PP negociaram com uma empresa de informática sua participação num projeto milionário do Ministério das Cidades antes que fosse aberta licitação pública para sua contratação... (Veja matéria na íntegra, clicando aqui).

3. Assessor de Sarney é alvejado por queixa-crime

Otto Maria Carpeaux (1900-1978), austríaco que se radicou no Brasil, tornou-se personagem involuntário de uma encrenca nascida no Senado. Mais uma. Envolve um clássico do escritor: ‘História da Literatura Ocidental’, obra de quatro volumes. Aportou na Procuradoria da República do Distrito Federal uma queixa-crime contra o vice-presidente do Conselho Editorial do Senado. Chama-se Joaquim Campelo. Ocupa o cargo por indicação do tetrapresidente do Senado, José Sarney (PMDB-DF). Na peça, Campelo é acusado de cometer o crime de peculato... (Veja matéria na íntegra, clicando aqui).

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

DILMA QUER AFASTAR O JOGO POLÍTICO DA PETROBRAS

Com Maria das Graças Foster, Dilma quer afastar o jogo político da empresa (Divulgação/Presidência)
Com as mudanças na cúpula da Petrobras, a presidente Dilma Rousseff pretende retomar para o controle do governo um filão da administração federal – de orçamento bilionário e de papel estratégico no campo dos investimentos – comandado por interesses partidários, sobretudo de PT e PMDB. Presidente da Petrobras desde 2005, José Sergio Gabrielli é um petista da estrita confiança do ex-presidente Lula e do ex-ministro José Dirceu. Segundo assessores da presidente, sempre privilegiou o jogo dos padrinhos petistas, a ponto de, se necessário fosse, dificultar a implantação de decisões tomadas pelo Palácio do Planalto. Ao substitui-lo por Maria das Graças Foster, Dilma espera deixar claro que os projetos do governo, e não das legendas governistas, são prioridade, além de reforçar o caráter técnico da gestão. Maria das Graças Foster é funcionária de carreira e trabalha há mais de 30 anos na Petrobras...
Próximas demissões – O PT perderá espaço não apenas com a saída de Gabrielli. É dada como certa a demissão de Almir Barbassa, ainda em fevereiro, e até o fim do ano de Renato Duque, outro homem de confiança do mensaleiro José Dirceu. O PT também divide com o PMDB o apadrinhamento de Paulo Roberto Costa, diretor de Exploração. A demissão de Costa é considerada favas contadas... (Veja matéria na íntegra, clicando aqui).


VIDA DE BARÃO: É ISTO QUE PETISTA GOSTA, É ISTO QUE ELE QUER



O toyotão de Walter Pinheiro está dando o que falar
Foto:
politicalivre.com.br


Hilux zero de R$ 170 mil de Walter Pinheiro gera a “maooor” inveja

Deu no Correio da Bahia: “Depois do topete que ganhou como resultado de um implante capilar, o senador Walter Pinheiro (PT) anda todo sorridente com outro mimo, comprado recentemente por cerca de R$ 170 mil: um utilitário esportivo Hilux SW4, modelo top de linha da japonesa Toyota e que possui, entre outros luxos, sete lugares revestidos de couro, sistema de vídeo e som com tela sensível à marcha ré e motorzão 3.0 a diesel. Para adquirir logo o carro, que estava esgotado nas concessionárias, conseguiu furar a fila de espera da montadora para clientes de Salvador.”
Fonte:
politicalivre.com.br


É URGENTE UMA MAIOR FICALIZAÇÃO NO GOVERNO DILMA

Aumento de popularidade de Dilma impõe maior fiscalização do governo, diz Jutahy
Ao comentar hoje com o Política Livre o aumento da popularidade da presidente Dilma Rousseff (PT), o deputado federal Jutahy Jr. (PSDB) (foto)disse que o quadro impõe à oposição mais rigor na fiscalização do governo. “A oposição não pode se intimidar com o aumento da popularidade da presidente por um motivo simples: é preciso ficar atento à defesa dos interesses do país e de suas instituições”, declarou, observando que ampliam-se com a popularidade o risco autoritário, facilitado pela cultura brasileira do adesismo, e a frouxidão moral do governo.
Fonte:
politicalivre.com.br

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011 E AMBIENTALISTAS TIRAM A PREFEITURA DA LETARGIA

Foto: Amilton André - ASCOM
A Prefeitura de Alagoinhas reinicia ciclo de limpeza de rios e canais
A Prefeitura de Alagoinhas através da Secretaria de Infraestrutura – SECIN continua realizando os trabalhos de limpeza dos canais da cidade, de modo a evitar alagamentos, sobretudo nas localidades próximas aos leitos dos rios e lagoas da região nos períodos de chuva. Esta semana a limpeza está sendo realizada no Rio Catu, próximo a Igreja Matriz, região central.
De acordo com a Secretária de infraestrutura, Sônia Fontes os trabalhos tem sido feito com freqüência no município visando preparar a cidade para os períodos chuvosos e garantindo segurança da população...

Fonte: ASCOM - Assessoria de Comunicação


Veja também:


A indústria americana de latinhas Latapack-Ball já está em fase de pré- operação em Alagoinhas
Atrair investimentos de grandes indústrias e dar suporte às empresas dos setores de varejo e serviços. Essa é a estratégia da atual gestão para manter o ritmo de crescimento que faz do município de Alagoinhas um dos mais promissores pólos econômicos do estado. Contando com uma planejada estrutura, a cidade aposta na vocação industrial como forma de melhorar o padrão de vida da população, angariando resultados excelentes: Somente nos três últimos anos, o setor atraiu cerca de R$ 1 bilhão em investimentos com previsão de mais R$ 500 milhões somente para este ano, empreendimentos que somados, garantirão pelo menos cinco mil novas oportunidades de emprego.
Atraído pela água de boa qualidade, o segmento de bebidas tem se destacado. A Schincariol dobrou sua capacidade de produção com a ampliação realizada em 2010, no mês de abril, a peruana São Miguel já estará em pleno funcionamento e o município prevê, para ainda este ano, a implantação de mais uma indústria no mesmo ramo, a Brasil Tropical.
Pegando carona na forte demanda gerada pela instalação das indústrias de bebidas - tendência verificada em todo o estado - em Alagoinhas, a partir do mês de março será iniciada a produção da indústria americana de latinhas Latapack-Ball, empresa orçada em mais de R$ 200 milhões e que deverá gerar já na primeira fase, cerca de 120 empregos diretos.
Localizada na BR 101, próximo ao terreno onde está sendo construída a indústria São Miguel e edificada numa área de 200 mil metros quadrados, a Latapack possui mais três fábricas instaladas no país e a de Alagoinhas, de acordo com o Gerente de Engenharia e Tecnologia da empresa, Luiz Machado Neto, terá arquitetura semelhante à de Três Rios, no Rio de Janeiro.
A fábrica foi construída para três linhas de produção, sendo que a primeira linha terá uma capacidade total de um bilhão de latas por ano. Na segunda etapa, havendo necessidade de mercado, serão construídas a segunda e a terceira linhas. “Com isso naturalmente aumenta a necessidade de mão de obra”, explicou o diretor.
Fonte:
ASCOM - Assessoria de Comunicação

OS FALSÁRIOS



A Santa Seita

Maria Lucia Victor Barbosa
Num cacoete stalinista para manter a fachada de esquerda, os petistas se tornaram falsários praticantes. Em dossiês visando acabar com a reputação de adversários, a intriga e a mentira se tornaram suas armas prediletas, em que pese não terem dado nenhum resultado. Os responsáveis pelos falsos documentos são figuras importantes da República Sindicalista, amigos íntimos do ex-presidente, Lula da Silva, ou da atual presidente, Dilma Rousseff. Nada lhes aconteceu e continuam tranquilamente desfrutando as delícias do poder em altos cargos, uma vez que o PT paira acima da lei.
O primeiro ano de Dilma Rousseff, na verdade uma continuidade do governo Lula da Silva, foi um vazio de promessas de campanha não cumpridas e de novas promessas que dificilmente se concretizarão. Em 2011, a única coisa que aconteceu por obra de parte da imprensa foi a queda de sete ministros, sendo que seis foram acusados de corrupção. De fato, deveriam cair não sete, mas doze ministros, pois sobre mais cinco foram levantados pela imprensa fortes indícios de corrupção. Entretanto, os cinco devem ser mais companheiros que os outros, pois permaneceram firmes e fortes em seus cargos. Que farsa!...
Apesar do aumento da inflação e da inadimplência, recente pesquisa Datafolha mostra que 59% dos brasileiros consideram a gestão Rousseff ótima ou boa, um recorde com relação aos presidentes anteriores e ao próprio Lula. Nosso povo está cada vez mais otimista no tocante ao futuro e enquanto der para comprar a felicidade em suaves e longas prestações em lojas de departamentos, aumentarem as bolsas esmola e os lucros dos companheiros do andar de cima, a aprovação da presidente tende a aumentar. Afinal, a farsa que induz à crença na ilusão é necessária ao psiquismo coletivo.
Na esteira de farsas e fraudes começam a despontar os candidatos às prefeituras nesse ano eleitoral. Lula da Silva, certamente entusiasmado com o êxito de sua afilhada política e desejando dominar politicamente São Paulo, impôs ao seu partido a candidatura do ministro da Educação, Fernando Haddad, à prefeitura. Como ministro da Educação Haddad foi reprovado no Enem, pois não acertou nenhum. Adotou um livro que ensina crianças a falarem errado, porque “pobres falam e escrevem errado”. Ninguém objetou que falar e escrever errado em concursos para obter melhores empregos prejudica tanto pobres quanto ricos, ou seja, Haddad instalou no Brasil a democracia do atraso onde todos são iguais na ignorância. Outro livro adotado no seu ministério ensinou que 10-7= 4. Algo inédito no mundo inteiro. O Brasil é o máximo, mudou até a matemática. Outra façanha do candidato de Lula da Silva, mas que acabou não se realizando por conta da interferência de deputados evangélicos foi o chamado “kit Gay”, que em nome de acabar com o preconceito contra homossexuais influenciava a opção sexual de crianças desde a mais tenra idade numa clara e abusiva interferência estatal sobre a liberdade individual.
Com relação aos direitos humanos somos campões da farsa, pois o governo petista defende e abriga assassinos e terroristas do quilate de Cesare Battisti e de membros das Farc, sem falar nos apaniguados de Mahmoud Ahmadinejad que vivem sem problemas entre nós, como já foi ventilado pela imprensa.
Ahmadinejad esteve recentemente em países latino-americanos em busca de apoio político e econômico diante das sanções norte-americanas e europeias. Na Venezuela o boquirroto e megalômano Hugo Chávez mencionou bombas e mísseis, contra os Estados Unidos, naturalmente. Ahmadinejad retrucou que “o combustível dessas bombas é o amor”. Piada tão ridícula quanto a teoria conspiratória de Chávez que atribuiu aos norte-americanos seu câncer e o de outros companheiros. Não mencionou que os imperialistas falharam miseravelmente no caso de Cristina Kirchner.
Ahmadinejad desta vez não veio ao Brasil abraçar o querido companheiro, Lula da Silva, mas nosso embaixador em Terã, Antonio Salgado, defendeu o iraniano dizendo que aquela sua famosa e abjeta frase, “varrer Israel do mapa”, tantas vezes pronunciada, foi mal compreendida. Entretanto, a intenção de tal varredura pode não ser retórica, visto que material produzido em bunker no Irã pode se tornar material físsil para ogivas.
Em 23 de fevereiro de 2010, um Lula eufórico e sorridente caiu nos braços dos irmãos Castro, enquanto esfriava no caixão o corpo de Orlando Zapata Tamayo. Este morreu depois de ter sido torturado nas masmorras cubanas e enfrentado uma greve de fome. Tamayo pedia condições mais humanas para os demais encarcerados e liberdade para seu país.
Dilma Rousseff irá à Cuba no próximo dia 31. Dia 19 morreu Wilman Villar, que protestava com greve de fome contra a violação dos direitos humanos em Cuba. Não era um bandido, como se referiu Lula com relação aos presos políticos cubanos que fazem greve de fome, mas outro mártir e herói que deu a vida pela liberdade.
Rousseff, a exemplo de seu mestre em política, em breve estará em Cuba para abraçar e beijar o sanguinário déspota, Fidel Castro. Decididamente, direitos humanos à moda petista não passam de uma grande farsa.
Maria Lucia Victor Barbosa é socióloga.
mlucia@sercomtel.com.br
Juntos Somos Fortes!
Fonte:
celprpaul.blogspot.com


Veja também:


1. Líder do PTB é acusado de pedir R$ 4 milhões para indicar a cargos públicos
O líder do PTB na Câmara, Jovair Arantes, foi acusado por ex-aliado de cobrar propina para chancelar suas indicações a cargos no governo. Segundo informações da Revista Veja, quem acusa é Osmar Pires Martins Júnior, ex-secretário de Meio Ambiente de Goiânia e presidente da Agência Goiana de Meio Ambiente até 2006. Num documento de 24 páginas assinado e entregue formalmente ao Ministério Público em dezembro de 2011, Pires conta que Jovair lhe pediu R$ 4 milhões para apoiar sua recondução ao comando da agência. Ex-filiado ao PT e rompido com o grupo de Jovair, Osmar Pires diz que o portador da proposta milionária foi justamente Evangevaldo Moreira, indicado por Jovair há um ano para a presidência da Conab. Conforme revelou esta coluna em dezembro de 2011, o ministro Mendes Ribeiro (Agricultura) ameaçou demitir Evangevaldo caso não obtivesse explicações convincentes sobre denúncias de envolvimento em fraude no exame da OAB.
Do Portal do
Claudio Humberto


2. Catadores bajulados caíram no ‘conto’do Lula
Houve festa, com direito a bonés de movimentos sociais e até presente de Natal dos catadores de recicláveis para Lula, entregue por Dilma. Mas a presidenta vetou na íntegra o projeto regulamentando a profissão de catador de materiais recicláveis e de reciclador de papel – um dos oba-obas do antecessor, com muitas fotos e promessas, agora no lixo. O autor do projeto foi o senador petista Paulo Paim (RS).
ESQUEÇAM O QUE EU DISSE
Dilma considerou o projeto “inconstitucional” e que não traria a inclusão social e econômica, que ela mesma e Lula alardearam no passado.
PARA TODOS
No final de dezembro, Dilma se comprometeu publicamente com a luta dos catadores pela reciclagem, por ser “presidente dos pobres”.
Do Portal do
Claudio Humberto

3. Berzoini, o exterminador de velhinhos, o chefe dos aloprados, o homem da Bancoop, vai ser o Presidente da CCJ da Câmara.
Vejam a que ponto chegou o Brasil. O atual presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal é o deputado federal petista João Paulo Cunha, o mensaleiro cuja esposa sacou R$ 50 mil em dinheiro vivo no Banco Rural para pagar a TV a cabo. Ele será substituído pelo sinistro ex-ministro da Previdência Ricardo Berzoini, também federal do PT, aquele que obrigou os velhinhos de mais de 90 anos a se apresentarem para recadastramento, que fundou a Bancoop caloteira e que comandou o Dossiê dos Aloprados.
Fonte:
coturnonoturno.blogspot.com

4. Saída precipitada de Gabrielli da Petrobras confirma que os próximos dois anos serão "negros" para a companhia.
Por que José Sérgio Gabrielli deixaria a vitrina da Petrobras há dois anos das eleições para ir ser um reles secretário de estado na Bahia, onde pretende se candidatar ao governo do estado pelo PT? A explicação só pode ser uma: os próximos dois anos mostrarão um péssimo desempenho da Petrobras e Dilma quer blindar o companheiro, colocando em seu lugar Maria Caveirão, que não tem pretensões políticas, para arrumar a casa, o que implica, inclusive, em aumento significativo do preço da gasolina.
Gabrielli é o maior responsável pela bilionária capitalização de 2010, para investir na exploração do pré-sal, na qual o governo ampliou significativamente sua participação na companhia, diluindo a dos minoritários, gerando prejuízos incalculáveis para uma grande parcela de pequenos poupadores que acreditaram nas promessas do governo.
Em 2011, a estatal teve a segunda maior perda de valor de mercado do mundo, num tombo de US$72,39 bilhões, segundo levantamento com mais de cinco mil empresas da base de dados da Bloomberg News. E caiu, assim, duas posições no ranking das maiores petroleiras do planeta, para a quinta posição.
Fonte:
coturnonoturno.blogspot.com

domingo, 22 de janeiro de 2012

A CARA DE PAU DO CORRUPTO DE ESQUERDA

Imagem: google.com/imgres

Poderia, mas hoje só queria dizer uma coisa, doa a quem doer: o pior corrupto é o que se jacta de esquerda. É essa súcia desonesta que morre de medo de uma investigação e, para proteger-se, chega ao cúmulo de convencer os mais ingênuos de que a apuração de maracutaias em empresas públicas, como a Petrobras, é apenas uma manobra privatizante.
O corrupto de “esquerda” é cínico e arrogante. Pela facilidade de meter a mão no dinheiro público sob proteção do manto escarlate e pelo deslumbramento com os podres poderes, é capaz de delitos muitos mais danosos porque, ao contrário dos corruptos tradicionais, age em bandos, interagindo em verdadeiras teias em que faz o meio de campo com lideranças corporativas, doma a mídia e banha de um invólucro “social” e até “patriótico” suas pernadas no erário.
Esse corrupto, diferente do tradicional, serve à sua patota, mas cria expectativas para que terceiros se beneficiem no futuro de outros butins. Tem um discurso bem articulado e sabe como imobilizar, pela cooptação, com algumas prebendas e favorecimentos a granel, aqueles que poderiam atrapalhar seus passos. Esse corrupto, por coincidência, é aquele que, estando do outro lado do balcão, amanhecia o dia pensando em quem ia apresentar como ladrão à distinta platéia.
É o corrupto que faz as mesmas armações, crente de que ganhará o a anuência da opinião pública, devidamente convencida de que pior do que sua turma é a “direita privatizante”. Esse corrupto de “esquerda” é um típico cara de pau, que se socorre de parceiros manjados, tipos Collor, Sarney, Romero Jucá e Renan Calheiros, como se a cocaína farta no país tivesse explodido nossa memória.
Tão cara de pau que está entregando o pré-sal a trustes estrangeiros através dos leilões das jazidas, perdoou dívidas de empresas privatizadas, como as da norte-americana AES (da Eletropaulo) está trabalhando a privatização dos aeroportos, numa jogada da pesada, e fala mal da privataria passada, sem nada ter feito para desfazê-la, sabe Deus porque... (Veja matéria na íntegra, clicando aqui).

BAHIA VAI GANHAR TRÊS FÁBRICAS DE BEBIDAS

Foto: atarde.com.br - Trabalhador em fábrica da Schincariol
Margarida Neide /AG. A TARDE
A indústria de bebidas deve anunciar até o fim deste mês acordos para três novas fábricas na Bahia. Somados, os investimentos ultrapassam os R$ 500 milhões, de acordo com a Secretaria da Indústria e Comércio (SICM). Caso a expectativa do governo se confirme, a Bahia vai superar, este mês, os R$ 427 milhões investidos pelo segmento no Estado em 2011.
Os nomes das três empresas são mantidos sob sigilo, mas pelo menos uma delas prevê uma fábrica na região entre Dias D'Avila e Alagoinhas para aproveitar um dos grandes trunfos que a Bahia tem para a atração de empresas do ramo: o lençol freático de São Sebastião. A água de boa qualidade que brota do subsolo da região foi um dos principais atrativos para a instalação da fábrica da Schincariol em Alagoinhas, em 1997. Em 2010, a empresa anunciou uma ampliação de R$ 400 milhões, que praticamente dobrou a capacidade de produção na planta... (Veja matéria na íntegra,
clicando aqui).


Veja também:


1. Aleluia critica descaso do governo Wagner com a segurança pública
O Mapa da Violência 2012, divulgado nesta semana pelo Instituto Sangari, entidade criada para fomentar a pesquisa científica, revela que a cidade de São Paulo saiu de um constrangedor quarto lugar (com 64,8 homicídios por cem mil habitantes) para o 27 (com 13 casos) entre 2000 e 2010, a melhor posição do país.

Na contramão, em Salvador, no ano 2000, foram registrados 315 homicídios. Dez anos depois, esse número pulou para 1.484, um aumento de 371%.

“A comparação entre São Paulo e Salvador expõe a competência do governo de São Paulo no combate à violência e o despreparo do governo da Bahia para tratar com a criminalidade no Estado”, afirma o presidente do Democratas na Bahia, José Carlos Aleluia.

Ele diz que desde o primeiro mandato do governador Jaques Wagner vem advertindo para o abandono da segurança pública no estado. “Quando criticamos o governo Jaques Wagner, não o fazemos apenas para reforçar a nossa postura oposicionista. Levamos em consideração os fatos. A degradação da Bahia nos últimos anos passa pela inconsequência do governo do PT”, critica.
Fonte:
deputadoaleluia.com.br


2. Transparência zero no governo da Bahia

UMA VIA TORTUOSA precisa ser trilhada por quem quer informações do 'site de transparência' do governo da Bahia.


Tudo bonito, mas só no papel e no discurso, porque a realidade é pura lenda. Linguagem e métodos complicados impedem o cidadão comum e os próprios políticos de saber o que o governo estadual anda fazendo.
A Lei de Responsabilidade Fiscal, promulgada no ano 2000, obriga secretarias de Fazenda de municípios e estados brasileiros a divulgarem as contas públicas de modo amplo e acessível. Por aqui, o Estado se vangloria de uma 'transparência' que não existe. Não se sabe de onde vem a ordem, nem mesmo se ela existiu, mas salta aos olhos o esforço para que pesquisa passe pelos caminhos mais confusos. Quando se chega lá, os dados são apresentados de maneira ora muito vaga, ora muito técnica.
O presidente da organização Transparência Brasil, Cláudio Abramo, que acompanha questões de transparência pública e corrupção no país, confirma os problemas no Transparência Bahia. É fácil comprovar a ineficácia da ferramenta buscando os gastos estaduais com publicidade. Só se sabe quanto as agências recebem do erário, mas nunca para que serviço, nem a quais órgãos e empresas as verbas são repassadas. "Quem esconde informação motivo tem", dispara Abramo... (Veja matéria na íntegra, clicando aqui).

sábado, 21 de janeiro de 2012

GOVERNO DILMA: "CAMINHO INVERSO DA TRANSPARÊNCIA"

A presidente Dilma Rousseff: a rainha da despesa sem licitação
Foto: Reuters
Governo Dilma comprou 13 bilhões sem licitação
Toinho de Passira
Fontes:
Estadão, Veja
O Tribunal de Contas da União demonstra preocupação com o crescimento das contas sem licitação, transformada em prática comum neste primeiro ano do governo Dilma Rousseff. O que era para ser rara exceção transformou-se em rotineiro. Valor chegou a 13,7 bilhões de reais em 2011. E é uma porta escancarada para a corrupção.
O primeiro ano de governo da presidente Dilma Rousseff acumula uma marca preocupante: o salto de 8% nos gastos públicos sem licitação. De acordo com levantamento do jornal O Estado de S. Paulo, as compras e contratações de serviços em que houve dispensa ou inexigibilidade de licitação atingiram 13,7 bilhões de reais em 2011 – uma marca que impressionaria até o antecessor de Dilma, em cujo governo teve início a tendência de priorizar os gastos sem concorrência.
Para se ter uma ideia, os contratos firmados pelo governo sem concorrência nos primeiros 10 meses de governo Dilma correspondem a 47,84% do total – ante 45,25% registrados no último ano de governo Lula. O levantamento foi feito com base em informações do Ministério do Planejamento e denota uma alta de 94% nos gastos sem licitação entre 2007 e 2011. Enquanto aumenta o uso de contratos sem licitação, o Planalto reduz o uso de outros gastos previstas na Lei de Licitações, como a tomada de preços e a concorrência...
De tão gritante a notícia fez o senador tucano Aécio Neves, sempre tão delicado, não se conter e fazer comentários críticos afirmando que nesse aspecto, o governo federal toma "caminho inverso ao da transparência" pública e considerou a pratica de dispensa de licitação do governo Dilma, como "extremamente abusiva".
Por fim acrescentou que é "impressionante" a informação de que os gastos feitos sem procedimento licitatório, no primeiro ano do governo da presidente Dilma Rousseff, tenham sido 94% maiores do que em 2007. "É o caminho inverso da administração moderna, é o caminho inverso da transparência"... (Veja matéria na íntegra,
clicando aqui).

ALAGOINHAS: REINAUGURAÇÃO DA PRAÇA DIONÍSIO E EVILÁSIO

Mais uma pracinha melhorada está sendo entregue à população de Alagoinhas, assim como algumas outras o foram ultimamente.Desta vez, é a Praça Dionísio e Evilásio.

O que nos deixa intrigados é que, depois de inauguradas com festas e muita propaganda, as ruas e praças são deixadas ao abandono. Vêm o lixo acumulado, o mato crescido e o vandalismo e estraga tudo.
Nas gestões anteriores, essa história se repetiu. Ruas e praças ficaram abandonadas. A gestão seguinte, com o pretexto de “requalificação” (palavra em moda no atual governo municipal), ao invés de reconstruir a praça abandonada, destrói toda e, no final, não se vê tanto melhoramento assim. Basta ver a Praça da Bandeira e outras. Muito dinheiro gasto. Gasto por necessidade verdadeira ou por necessidade criada para usar o dinheiro público, beneficiando empreiteiras de amigos?
Elegemos os vereadores para fiscalizarem o Poder Executivo municipal. Será que estão cumprindo sua missão ou estão entrando na jogada política do gestor, aprovando todos os seus caprichos? E pior, quanto estão recebendo para aprovar os projetos de interesses particulares ou do grupo, que não da comunidade? E nós, munícipes, que estamos fazendo para impedir que o dinheiro público seja gasto sem critérios pertinentes e justos? Sem levar em conta as prioridades do bairro, da cidade, do município?
Quantas obras têm sido realizadas sem levar em conta as prioridades mais urgentes da população. Quantas obras se tornam inúteis por falta de planejamento adequado. Por exemplo, para que serve aquela passarela construída entre a Feira do Pau e o início do Teresópolis? Por que não resolvem aquele problema do trânsito em torno da Catedral? Ou o problema do estacionamento de veículo sobre os passeios, obrigando o pedestre a andar no meio da rua, correndo o risco de ser atropelado?
Está sendo noticiado que solenidade de inauguração da Praça Dionísio e Evilásio, localizada nas proximidades da Praça Kennedy, que acontecerá na quarta-feira, 25, às 18h30, “além do Prefeito Paulo Cezar, o evento vai contar com a participação de autoridades políticas, empresários, moradores da localidade, servidores municipais entre outros”. Será que é necessário o comparecimento de tantas autoridades políticas, empresários e outros (sem falar no foguetório) para entregar uma pracinha à população? Será que vai haver trio-elétricos e bandas como em outras inaugurações do gênero? Será que isso não envolve gastos de dinheiro público? Será que não já é inicio de campanha política?
Seja o que for, o que não poderá acontecer é que se gaste à toa o dinheiro público e que a Praça Dionísio e Evilásio fique, depois da reinauguração, relegada ao abandono, como tantas outras o ficaram.

SAÚDE NA BAHIA

Samu tem menos da metade da frota mínima em operação
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Salvador tinha até ontem apenas 21 ambulâncias em operação, 51,2% do mínimo de 41 unidades que devem circular na capital, segundo exigência do Ministério da Saúde. As outras 20 estão paradas à espera de manutenção no pátio do Pau Miúdo ou em reparação na oficina, localizada na Ladeira da Fonte, ao lado do Complexo Policial dos Barris. Devido à deficiência, o tempo médio de atendimento passou de 15 minutos para até duas horas, informou a médica Socorro Mendonça de Campos, no serviço desde sua inauguração em 2005. As ambulâncias quebradas apresentam problemas no motor, no câmbio de marcha, pneus carecas, chaparias danificadas, a maioria deles resultante do desgaste.

Fonte: A Tarde

Veja também:
1. Bandidos fazem toque de recolher no bairro da Engomadeira
Clima de medo e silêncio. Assim pode ser definido o bairro de Engomadeira na tarde de ontem. Comércio fechado, ruas e praças vazias e ônibus impedidos de trafegar eram sinais de que os traficantes do bairro, mais uma vez, impuseram medo aos moradores. O toque de recolher, seguido de ameaças, foi iniciado desde a última quinta- feira, quando um jovem foi baleado e morreu, após suposta troca de tiros com uma guarnição das Rondas Especiais (Rondesp). Em contrapartida, a Polícia Militar (PM) garantiu que a situação no bairro está normalizada e que os rodoviários não entram no local por medo. Logo no início do bairro, na Rua da Engomadeira, a diferença é percebida. As calçadas, que diariamente são tomadas por vendedores ambulantes, ontem, estavam vazias e com poucos pedestres. O comércio agitado, de um bairro apontado como independente, ontem fechou as portas, logo no início da tarde. No final de linha, nenhum ônibus foi encontrado e os moradores afirmaram que eles estavam concentrados em uma localidade conhecida como ACM.

Fonte: tribunadabahia.com.br
2. Dilma afaga Jaques Wagner para compensar saída de Negromonte
Desgastado com seu partido, o PP, o ministro das Cidades, Mario Negromonte, conseguiu se sustentar até agora no cargo na cota da Bahia, ou melhor do governador petista Jaques Wagner. A vista da presidenta Dilma Rousseff a Salvador antes da viagem a Cuba, no dia 31, é uma deferência especial ao governador às vésperas da reforma ministerial em que está praticamente certa a saída de Negromonte. (Poder On-line/Ig)
Fonte:
politicalivre.com.br