sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Planalto pressiona e Polícia Federal retira do inquérito os telefonemas entre Lula e Rosemary


Vergonha zero – O governo federal agiu com rapidez no escândalo revelado pela Operação Porto Seguro e conseguiu excluir do inquérito os 122 telefonemas entre Luiz Inácio da Silva e sua mais que íntima assessora Rosemary Nóvoa de Noronha.

Por ordem superior, a Polícia Federal decidiu colocar o material de lado, o que irritou sobremaneira os policiais que participaram da operação. De acordo com o que informou o ministro da Justiça, José Eduardo Martins Cardozo, à presidente Dilma Rousseff, o sigilo telefônico de Rosemary não foi violado.

Cardozo e Dilma por certo acreditam que o Brasil é um enorme picadeiro e apostam na teoria de que os brasileiros que pensam engolirão mais uma manobra criminosa do governo mais corrupto de toda a história nacional...Continuar lendo

Fonte: ucho.info

Motociclista e carona ficam feridos após colisão com Pic up na praça Kennedy


Por volta das 16h20 desta sexta-feira (30),  o veículo Pic up Strada 15, Branca placa OKM 4254, licença de Alagoinhas-BA, fez uma manobra de retorno na Rua Paulo Afonso, praça Kennedy em frente ao bar Q-Batida e colidiu com a moto Honda 150cc, placa policial OKN 8476, licença Alagoinhas.

Segundo populares, a Pic up Strada, branca, ao tentar fazer o retorno, irregularmente, assustou o casal que vinha na moto; o motociclista, ao frear, perdeu a direção e o casal identificado como Josemar Freire Melo ( motociclista) e Valdeci ( a carona ) caíram no asfalto, ficando com várias escoriações. Duas equipes da SAMU estiveram no local e fizeram o serviço de pronto atendimento.

O motorista da Picape Strada de identidade ignorada não quis falar com a nossa equipe de reportagem alegando que imprensa não era polícia e era um direito seu preservar seu nome.

A SMTT esteve no local e lavrou a ocorrência conduzindo o motorista a prestar esclarecimentos na delegacia da cidade.

Reportagem e Fotos: Léo Carioca - Portal Alta Pressão

Alagoinhas: Corpo mumificado é encontrado na região de Buracica


Na manhã desta sexta (30), a Polícia Civil foi avisada da existência de um corpo em um matagal na região de Buracica em Alagoinhas. O corpo foi encontrado com as mãos amarradas para trás, uma cinta plástica juntamente com um saco plástico em volta do pescoço. 

O criminoso também jogou óleo queimado em todo o cadáver, fazendo com que conservasse por muitos dias dando um efeito de mumificação. O corpo é de um homem aparentando 40 anos de idade, vestindo bermuda e camisa de listras, o mesmo foi encaminhado ao IML de Alagoinhas. A polícia esta investigando o caso.

Pivô do mais novo escândalo de corrupção, Lula adotou a mudez e foge da imprensa a todo instante


Pela tangente – Histriônico, Luiz Inácio da Silva é figura fácil em qualquer evento de proporção média para cima. Na noite de quinta-feira (29), Lula foi homenageado no Rio de Janeiro com um jantar durante o lançamento do calendário 2013 da Pirelli, evento que contou com a participação da atriz Sophia Loren.

Envolvido no escândalo que eclodiu com a Operação Porto Seguro e colocou no centro do furacão Rosemary Nóvoa de Noronha, sua mais que próxima assessora, Lula deixou o evento antes mesmo de ser servido o jantar, como forma de fugir dos jornalistas.

A fuga de Lula continuará por mais alguns dias, até que baixe a poeira do escândalo que teve o escritório da Presidência em São Paulo como centro de operações. O ex-metalúrgico viaja na próxima sexta-feira (7) para Paris, depois segue para Berlim, Doha e Barcelona.

Na cidade espanhola, Lula receberá um prêmio do governo catalão, que por certo desconhece os escândalos de corrupção dos quais Lula foi protagonista. É por causa dessas absurdas homenagens que o ex-presidente continua acreditando poder cometer todas as ilicitudes, sem ser incomodado. O Brasil precisa dar um basta nessa brincadeira de Lula e do PT.

Fonte: ucho.info/

Alarmados com o estado emocional de Rose, três advogados já recusaram o convite para assumir a defesa da amiga de Lula


Convocado por Lula, Márcio Thomaz Bastos é o coordenador da operação montada às pressas para impedir que o ex-presidente sofra perdas e danos irreparáveis em consequência do escândalo da vez.

Cumpre ao ex-ministro da Justiça evitar que os irmãos larápios Paulo e Rubens Vieira falem o que não devem ─ e, sobretudo, impedir que Rosemary Noronha conte tudo o que sabe.

A nota divulgada por Rose, por exemplo, foi concebida pelo doutor que transformou o Ministério da Justiça em departamento jurídico dos mensaleiros e tentou, durante sete anos, livrar da cadeia a quadrilha de estimação do governo. Fracassou, informa o desfecho do processo julgado pelo Supremo Tribunal Federal. E pode naufragar outra vez nesta primavera.

Três advogados já recusaram o convite para assumir oficialmente a defesa da ex-chefe de gabinete do escritório da Presidência da República em São Paulo. Preferiram ficar fora do caso depois de informados sobre o estado emocional da amiga íntima de Lula. A temperatura da mais perigosa caixa-preta do Brasil está próxima do ponto de combustão. Não há jurista capaz de controlar incêndios decorrentes desse tipo de explosão.

Irada com escândalos, Dilma desliga telefone na cara de Cabral por marcha sobre royalties do petróleo


Exclusivo - Talvez pressionada emocionalmente pela ação da Polícia Federal que compromete ela, Lula e Dirceu com um esquema mafioso no terceiro escalão do governo e apavorada com os processos judiciais que tomará de investidores da Petrobras e Eletrobras, a Presidenta Dilma Rousseff cometeu ontem à noite um de seus mais comprometedores erros políticos, capazes de lhe tirar a sustentabilidade no meio do mandato.

Irada com as 200 mil pessoas que tomaram o Centro do Rio de Janeiro para a megapasseata “Veta, Dilma: contra a injustiça, em defesa do Rio”, Dilma saiu do sério e praticamente rompeu com Sérgio Cabral Filho. Depois de brigar com Cabralzinho, sentindo-se traída pela manifestação que desgasta a imagem dela por causa dos bilhões de reais dos royalties do petróleo, Dilma desligou o telefone na cara do governador e o deixou falando sozinho.

O descontrole emocional de Dilma, que estava demorando a se manifestar publicamente, pode gerar problemas para ela com a base aliada do PMDB. O maior partido de sustentação tem tudo para abandonar o Titanic do PT, sob sério risco de afundar com a Operação Porto Seguro. Dilma devia saber que governos, muitas vezes, são derrubados por bobagens de gestão política – e não pelas grandes denúncias de corrupção, que por aqui costumam sempre acabar em pizza.

Dilma se descontrolou ao ver, pela televisão, cerca de 200 mil pessoas participarando da passeata contra as novas regras de distribuição dos royalties. Mas, se Dilma não vetar a nova Lei dos Royalties, quem vai ficar descontrolada é a economia do Rio de Janeiro. O desastroso projeto pode tirar R$ 2.079 bilhões do estado apenas em 2013. Pelo telefonema dado a Cabral, tudo indica que Dilma deixará o RJ se ferrar. Junto com o Espírito Santo. Tudo para satisfazer uma suposta maioria da base aliada.

Cabral não pode brigar com Dilma. Nem ela com ele. A quebra da relação pode ter consequências muito ruins para Dilma. Se um perder a proteção política do outro, ambos podem sair destruídos da História. Dilma ainda tem dois anos para completar o mandato, com previsão de estouro de muitos escândalos, quase certo rompimento com o PT e crise econômica para botar mais fogo nos problemas políticos. A boa popularidade de agora pode se transformar em impopularidade, de uma hora para outra.

Três elementos são presos durante Mega Operação da Policia Civil e Militar em Pojuca


A Policia Civil em uma mega operação com a Policia Militar na manhã da última quarta-feira (28) no bairro INOCOP prenderam dois elementos acusados de tráfico de drogas na cidade de Pojuca.

Elson Santos Pinto, 21 anos, vulgo "Sinho ou Manhoso", residente na rua 17 de Abril no bairro Vitoria, com ele a policia encontrou 5 cartelas de munições calibre 38, 50 gramas de cocaína e certa quantidade de maconha, alem de uma moto CG 150 azul placa JPV 4617 e três celulares. Juntamente com Sinho estava Jéferson Gebert de Jesus Santos, 23 anos, vulgo "Gel ou Rato Branco", residente na 1ª travessa Conselheiro Saraiva, ele estava com uma moto CG preta.

De acordo com o delegado Dr. Geovane Paranhos, os dois já tem diversas passagens. O terceiro elemento Ivan da Anunciação Santos, 32 anos, também foi conduzido a DP com varias peças de motocicletas, sobre ele a policia está investigando o caso.

A dupla foi autuada em flagrante por tráfico de drogas e porte ilegal de munições, eles estão custodiados na delegacia de Pojuca a disposição da justiça.

Assista as duas reportagens exclusivas da TV Alta Pressão:
1.http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded


2.http://www.youtube.com/watch?v=axiuVmWR4Bc&feature=player_embedded

Reportagem: Silvestre Santos / Imagens: Ricardo Almeida - Portal Alta Pressão

"O poder de Rosemary"



"O poder de Rosemary", por Rogério Gentile.
Folha de São Paulo.
Na sexta passada, a PF indiciou, por suspeita de corrupção e tráfico de influência, a assessora Rosemary Noronha. Ex-secretária do PT, foi nomeada no governo Lula para o cargo de chefe de gabinete do escritório da Presidência em SP e rodou o mundo a serviço do Planalto, viajando com o então presidente para 23 países.

Acumulou tanto poder que conseguiu, inclusive, emplacar diretores em agências reguladoras mesmo quando havia resistência no Congresso. Em situação incomum, o Senado aprovou um nome indicado por Rose que vetara quatro meses antes.

Há anos especula-se nos corredores do governo sobre a origem do seu poder, zum-zum-zum que cresceu agora com a ação da PF. Em editorial, o jornal "O Estado de S. Paulo" disse que sua influência "derivava diretamente de sua intimidade com Lula".

Diante da gravidade das acusações da PF, Lula deveria dar explicações sobre sua antiga assessora. Ela tem qualificações para o cargo que ocupava? Quais eram suas atribuições nas viagens e por que ganhou passaporte diplomático? E como conseguiu dobrar o Senado?

Dilma, que a deixou no cargo até sábado, também deveria prestar esclarecimentos. Se a função de Rose era tão importante, por qual razão a presidente simplesmente extinguiu o seu cargo após as revelações da PF?

Sem explicações convincentes, resta uma questão: Lula misturou sua vida privada com a pública... Leia a matéria na íntegra

Postado por Blog do Beto

E-MAILS REVELAM INFLUÊNCIA DE ROSE SOBRE LULA


A prudência preenche um formulário, marca hora e toma chá de cadeira na antessala. A intimidade sobe pelo elevador privativo, entra sem bater e sussurra no ouvidinho. Muito chegada a Lula, Rosemary Noronha, a Rose, esqueceu de maneirar. Acabou virando estrela da Operação Porto Seguro. E arrastou para dentro do inquérito duas consoantes que deveriam ser imaculadas: ‘PR’.

PR era como Rose se referia ao presidente da República nos e-mails que trocava com os irmãos Paulo e Rubens Vieira, dois expoentes do grupo que traficava interesses privados na administração pública. Colecionadas pela Polícia Federal no curso da investigação, as mensagens eletrônicas revelam como a chefe de gabinete do escritório da Presidência em São Paulo usava a influência que exercia sobre Lula para cavar nomeações para cargos graúdos... Continuar lendo


Leia também:
1. Manual de complôs do PT não previa Rosemary
No caso do mensalão a explicação de Lula evoluiu da traição companheira para a tentativa de golpe da oposição e o excesso de preconceito da mídia de direita. O PT não fez nada além do que todos os partidos sempre fizeram nesse país. No caso da máfia dos pareceres, Lula ainda não se explicou. Natural. Não há no manual de crises do PT nenhum complô que se encaixe no novo escândalo....

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Nenhum crédito ao PT


Com o PT em transparente crise , eis que aparecem os amigos de sempre na mídia para enaltecer o partido e pintar um PT que só existiu na cartilha. Dizer, como afirmou Eugênio Bucci em seu artigo "O inferno astral da estrela branca" - (Estadão - A2 - 29/11)) que o PT foi o principal construtor do Estado de Direito por ter ajudado na derrubada da ditadura é de uma imprecisão histórica a que ele não tem direito .

A verdade é que em 1985 o PT votou contra Tancredo Neves , se recusou a assinar a Constituinte de 88, em 93 o PT recusou o convite do presidente Itamar Franco para participar de um governo de união nacional ;em 94 Itamar e seu ministro FHC lançam o Plano Real e o PT recusou-se a votar afirmando ser um plano eleitoreiro.

O PT foi contra a privatização da Vale do Rio Doce, da Embraer, das empresas telefônicas e hoje se sabe que é porque esperava que sob um governo petista tais empresas se transformassem em cabide de emprego de militantes como hoje acontece com a Petrobrás ...aliás, em declínio crescente.

Fico preocupada quando vejo um jornalista e professor do calibre de Eugenio Bucci sofrer lapsos de memória deste tipo, e por outro lado , em tom lacrimejante lembrar a lenda de que quem costurou a primeira bandeira do PT foi dona Marisa Letícia...esquecendo que esta mesma senhora plantou flores nos jardins do Palácio do Alvorada formando o desenho da estrela branca com fundo vermelho, não atinando ela com o fato de que a residência onde morava pertencia e sempre pertencerá ao Estado Brasileiro e nunca ao PT.

*Texto por Mara Montezuma Assaf, por e-mail, via Grupo Resistência Democrática.

 Postado por BLOG DO MARIO FORTES.

PT-bomba atômica

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Explode um escândalo de um lado.  Aparece a presidente para afastar o meliante do cargo. 
Mais um escândalo... e, de novo, surge a presidente para "salvar o país".
Surge outra safadeza petista... e vem a  presidente, que pertence ao PT, para mostrar que é uma pessoa decente.
Outro!  Outro?!  Lá vem ela de novo para afastar mais bandidos. Mas quanto bandido!  Quanto escândalo em um único partido!  Justamente naquele que surgiu para acabar com essa mixórdia!
Enquanto isso,aqui  está o brasileiro se esquecendo que a atual presidente, que afasta tantos bandidos, pertence ao mesmo partido que eles.  Quanta  tapeação!
Esse PT mais parece uma bomba atômica! 
FORA PT!

Lula, com medo de uma CPI da Rosemary, se aproxima da oposição e pede “voto de confiança”


Em cima de um palanque Lula é um animal político, mas quando está acuado é capaz de atos inacreditáveis. Desaparecido desde a deflagração da Operação Porto Seguro, que atingiu a sua mais que protegida Rosemary Nóvoa de Noronha, então chefe de gabinete do escritório da Presidência em São Paulo, Lula entrou em desespero com a possibilidade de a oposição criar, no Congresso, uma CPI para investigar o mais novo escândalo de corrupção da era petista.

Temendo pelo pior, Lula, creiam, está telefonando a líderes da oposição e pedindo um “voto de confiança”, como antecipou o jornalista Claudio Humberto. Esse ato desespero é porque cresce a possibilidade de criação da CPI da Rosemary, o que reduziria Lula a pó... Continuar lendo

Fonte; ucho.info
Boi na linha – Sem motivo algum, Rosemary Nóvoa de Noronha foi detentora, durante os dois governos de Luiz Inácio da Silva, de um passaporte diplomático, o que no Itamaraty é chamado de “super passaporte”, pois dá ao titular privilégios enormes ao ingressar em outros países, não precisando se submeter às checagens impostas aos reles mortais. Acompanhante de Lula em pelo menos trinta viagens oficiais ao exterior, Rosemary era recebida pelas autoridades estrangeiras como integrante da comitiva oficial e tratada como diplomata por causa do “super passaporte”, que no Brasil foi banalizado ao extremo na era petista...

2.  Governo cria comissões para investigar escândalo de corrupção e quer abafar Operação Porto Seguro
... Ora, se a Polícia Federal já investigou, indiciando e prendendo os culpados, o que mais há para ser investigado. O que o Palácio do Planalto busca com as recentes demissões é colocar uma pedra sobre o caso, que se tiver a investigação aprofundada provocará uma hecatombe no Partido dos Trabalhadores....

PT reclama da atuação da imprensa no julgamento do mensalão, mas quer a militância contra o STF


Cara de pau – Não se trata de novidade para os brasileiros de bem e que gozam de ativa massa cinzenta, mas há na cúpula do PT uma dicotomia irritante. Depois de afirmar que não sabia do Mensalão do PT, de pedir desculpas ao povo pelo maior escândalo de corrupção da história e alegar que fora traído, Luiz Inácio da Silva resolveu adotar o discurso de que tudo não passou de um golpe arquitetado pelos partidos da oposição, por setores da imprensa e pelo Judiciário.

E a fala de Lula tornou-se uma espécie de mantra entre os mensaleiros, em especial os petistas. José Dirceu, o segundo comandante do Mensalão do PT, pois o primeiro foi Lula, disse ter sido injustiçado e condenado sem provas. E colocou a culpa por sua condenação em segmentos da imprensa, que em sua opinião só pode noticiar aquilo que favorece o PT e seus integrantes... Continuar lendo.  

Fonte: ucho.info

A Polícia Federal realmente blindou Lula


Confirmado: a Polícia Federal realmente blindou Lula, para não haver divulgação dos 122 telefonemas entre o ex-presidente e Rosemary Noronha. Carlos Newton.

É verdadeira a informação divulgada pela jornalista Vera Magalhães, da Folha de S. Paulo, dando conta de que estão excluídas da investigação da Operação Porto Seguro as 122 ligações telefônicas entre a ex-chefe de gabinete da Presidência em São Paulo, Rosemary Nóvoa Noronha, e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Entre os integrantes da própria Polícia Federal, o assunto é tratado com ironia e revolta. As ligações telefônicas feitas e recebidas por Rose foram realmente investigadas, mas como o ex-presidente Lula surgiu como um dos interlocutores dela, a direção da Polícia Federal, que é subordinada ao ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, resolveu colocar um pedra sobre o assunto, concentrando as investigações apenas nas trocas de e-mails, deixando Lula de fora, porque ele não usa computador. ###

Prefeitura libera ampliação da Latapack-Ball na inauguração da fábrica, em Alagoinhas


A segunda unidade da Latapack- Ball, em solo baiano, foi inaugurada na manhã dessa quinta-feira, 29, em Alagoinhas, contando com a presença do prefeito Paulo Cezar e diretores do grupo brasileiro PIN e da norte-americana Ball Corporation - a joint venture (união de empresas) responsável pela unidade fabril.

Além da inauguração oficial , a fábrica já vem produzindo desde março deste ano. O prefeito Paulo Cézar aproveitou a ocasião para entregar o documento de licença para ampliação da fábrica, com investimento de R$ 140 milhões e a criação de 30 novos postos de trabalho, entregando o documento aos diretores da indústria.

Após a visita às instalações da fábrica, os convidados para a inauguração dirigiram-se à sala de treinamento, onde foi realizada a solenidade. O prefeito Paulo Cesar fez um discurso vibrante relatando sua busca incessante por novos investimentos em Alagoinhas, como a Latapack-Ball, a ampliação da Schincariol (agora, Brasil Kirin), Indústria São Miguel e o Grupo Petrópolis, favorecendo-os com isenção de impostos.

No final, Paulo Cezar não perdeu a oportunidade para solicitar dos diretores da Latapack participação nos projetos de revitalização urbana e socioambiental da cidade. “Seria muito importante que a Latapack também apadrinhasse uma grande praça na cidade para que nossos cidadãos tenham mais um bom lugar de lazer”, instigou o prefeito forçando os diretores da fábrica a trocar olhares e sorrir, deixando no ar a possibilidade de que Alagoinhas, no futuro, tenha mais um novo lugar de lazer.

O sócio da Participações Industriais do Nordeste S.A. (PIN) Pedro Mariani exaltou a parceria com o Grupo Ball; depois foi a vez do CEO, presidente da Ball Corporation John Hayes discursar, em inglês, falando da importância da nova unidade e o quanto está satisfeito com as projeções para o futuro. Seguiu o presidente da Latapack Brasil Coliins John Gills, que informou ser o Nordeste um mercado promissor e que a escolha por Alagoinhas foi estratégica, já que a unidade está perto de um pólo de bebidas, geograficamente bem localizada, com a melhor água do Brasil e um povo hospitaleiro. Logo após, foi servido um coquetel.

Histórico da Latapack-Ball... Continuar lendo
(Veja a matéria na íntegra - AQUI)
Fonte: ASCOM - Prefeitura de Alagoinhas - BA

Pastoral da Criança de Alagoinhas realiza assembleia diocesana


Acontece entre os dias 30/11 e 02/12 a assembleia anual diocesana da Pastoral da Criança. A assembleia reúne todos os coordenadores paroquiais, além dos assessores e coordenação diocesana. O tema da assembleia é "Líderes, Romeiros no campo e na cidade anunciando a boa nova de Jesus Cristo a serviço do reino".

Segundo José Inaldo, coordenador, o evento tem como objetivo avaliar a caminhada de 2012 e planejar as atividades para o próximo ano. Durante a assembleia os líderes e quem trabalham na zona rural serão homenageados.

PasCom Diocesana

É 13, 13, 13... - Não! São 13 réus que irão para a cadeia


STF conclui definição das penas para os 25 condenados do mensalão;
13 réus irão para a prisão

STF (Supremo Tribunal Federal) concluiu nesta quarta-feira (28) a definição das penas para os 25 réus condenados no processo do mensalão e 13 deles irão para a prisão, incluindo o ex-ministro José Dirceu. Penas superiores a oito anos devem ser cumpridas em regime fechado.

Entre quatro e oito anos, as penas são cumpridas em regime semiaberto e o condenado volta para dormir na prisão. Quando forem inferiores a quatro anos, podem ser substituídas por penas alternativas, como pagamento de salário mínimo e perda de direito político. A fase para fixação das punições consumiu dez sessões da Corte. Dos 37 réus da ação penal, 12 acabaram absolvidos.

As penas ainda podem ser revistas pelos ministros até o final do julgamento, que deve ocorrer na semana que vem.

REGIME FECHADO
José Dirceu
Ex-ministro da Casa Civil no governo Lula, José Dirceu foi condenado a dez anos e dez meses de prisão pelos crimes de corrupção ativa e formação de quadrilha. Ele terá ainda de pagar multa de R$ 676 mil. Dirceu começará a cumprir a pena em regime fechado, mas poderá pedir a progressão de regime após 1/6 da pena, ou 1 ano e 9 meses. "Os motivos que o conduziram [Dirceu] a praticar o crime de corrupção ativa são extremamente graves. O crime foi praticado porque o governo federal não tinha a maioria na Câmara dos Deputados e o fez por meio da compra dos votos, por meio da compra dos líderes [dos partidos]", afirmou Joaquim Barbosa à época da fixação da pena.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Consep reflete sobre diminuição de católicos no Brasil


Encerra-se nesta quarta-feira, 28, o último encontro de 2012 dos membros do Conselho Episcopal Pastoral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). No início dos trabalhos, dia 27, os bispos voltaram ao tema da diminuição do número de católicos no país, conforme os dados do último Censo publicados no chamado mapa das religiões no Brasil.

Padre Thierry Linard de Guertechin, presidente do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento, Ibrades, fez uma ampla reflexão de sua análise dos números considerando o ambiente religioso do Brasil e a prática da Igreja Católica. “O verdadeiro desafio é constituído pela mentalidade secularizada que cria uma nova imagem de homem e de mulher, não imagem e semelhança de Deus, mas do poder e do mercado” - destacou Padre Thierry.

No debate, Dom Francisco Biasin, bispo de Barra do Piraí/Volta Redonda (RJ) e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso, considerou que a discussão sobre esse tema é de grande importância na preparação para a próxima Assembleia Geral que vai tratar da paróquia como comunidade de comunidades.

Dom Jacinto Bergman, bispo de Pelotas (RS) e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequético também lembrou que faz parte desse âmbito de reflexão a constatação de uma “mudança de época” já aprofundada no Documento de Aparecida e nas Diretrizes Gerais.

Dom João Carlos Petrini, bispo de Camaçari (BA) e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Vida e Família, afirmou que os números do Censo chamam a atenção para se colocar em prática um trabalho de manter sinais públicos que ajudem no despertar o sentido de pertença dos católicos nominais.

Dom Pedro Brito, arcebispo de Palmas (TO) e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, lembrou que o enfraquecimento da missão e da atuação dos sacerdotes como referência intelectual e moral também comprometem a atuação da Igreja e nisso está também o desafio para transformação com acento na missão.

Dom Armando Bucciol, bispo de Livramento de Nossa Senhora (BA) e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia, destacou a qualidade do testemunho e da atuação de bispos, padres e lideranças leigas de alto nível.

O Padre Deusmar Jesus da Silva, assessor da Comissão para os Ministérios Ordenados, insistiu a respeito da necessidade de pesquisas que ajudem a orientar o planejamento de pastoral com especial atenção para pesquisas em nível paroquial. É preciso conhecer mais a realidade da comunidade local.

O Consep, diante do desafio dessa reflexão, decidiu que a presidência CNBB vai enviar aos bispos de todo o Brasil um texto como o título “Reflexões Pastorais do Consep sobre o Mapa das Religiões” de modo que se possa colaborar com o aprofundamento em torno desse tema.

Nesta quarta-feira, 28, o Presidente da CNBB, Cardeal Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida (SP); o vice-presidente da Conferência; Dom José Belisário, arcebispo de São Luís (MA) e o Secretário-Geral, Dom Leonardo Steiner, bispo auxiliar de Brasília (DF), concedem entrevista coletiva à imprensa.


Local:Brasília (DF)

Nota da CNBB sobre a seca no Nordeste

Imagem Google

“Somos afligidos de todos os lados, mas não vencidos pela angústia; postos em apuros, mas não desesperançados” (2Cor 4,8)


Nós, bispos do Conselho Episcopal Pastoral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, reunidos em Brasília-DF, nos dias 27 e 28 de novembro de 2012, vimos manifestar nossa solidariedade aos irmãos e irmãs que sofrem com a seca no Nordeste. Esta situação, que se prolonga de forma desalentadora, exige a soma de esforços e de iniciativas de todos: governo, Igrejas, empresários, sociedade civil organizada - para garantir às famílias a superação de tamanha adversidade.

Os recursos liberados pelo governo e o auxílio das Cáritas Diocesanas e de outras entidades são, sem dúvida, imprescindíveis para o socorro imediato dos afetados por tão longa estiagem, considerada a pior nos últimos 30 anos. Estas iniciativas têm contribuído para diminuir a fome, a mortalidade infantil e o êxodo. Sendo, porém, a seca uma realidade do semiárido brasileiro, é urgente tomar medidas eficazes que possibilitem a convivência com este fenômeno. Considerem-se, para esse fim, o desenvolvimento de políticas públicas específicas para a região e o aproveitamento das potencialidades das populações locais. Preocupa-nos o risco de colapso hídrico urbano devido à falta de planejamento adequado do enfrentamento da seca.

Especialistas na área vêm nos mostrando que há meios mais baratos e de maior alcance social do que os megaprojetos, como a transposição dos recursos hídricos do Rio São Francisco, construção de grandes açudes, dentre outros.

No meio rural, as cisternas para a captação de água de chuva, iniciativa da Igreja Católica, mostraram-se eficientes no enfrentamento da seca. É importante ampliar essa iniciativa e também investir na construção de cisternas “calçadão” para a produção de hortaliças. Já a aplicação dos recursos financeiros e técnicos necessita ser ampliada e universalizada, levando-se em conta o protagonismo das populações locais e de suas organizações, no campo e na cidade. Torna-se necessário o controle para que os recursos sejam otimizados e cheguem realmente aos mais necessitados. Um planejamento adequado pode garantir soluções permanentes e duradouras que assegurem as condições de vida digna para todos.

A fé e a esperança, distintivos de nossos irmãos nordestinos, animem seus corações nesta hora de sofrimento e de dor. “Esperando contra toda esperança” (Rm 4,18), confiem-se ao Deus da vida e por seu Filho clamem: “Fica conosco, Senhor, porque ao redor de nós as sombras vão se tornando mais densas, e tu és a Luz; em nossos corações se insinua a desesperança, e tu os fazes arder com a certeza da Páscoa” (DAp 554).

Que o Divino Espírito Santo e Maria iluminem e inspirem a todos na esperança e na construção do bem.

Brasília, 28 de novembro de 2012.

Cardeal Raymundo Damasceno Assis
Arcebispo de Aparecida
Presidente da CNBB

Dom José Belisário da Silva
Vice-Presidente da CNBB

Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB

Alagoinhas – BA: Alunos com necessidades especiais comemoram o dia internacional


Apresentações de coral, balé, grupo de hip hop, percussão e de dança. Esses foram alguns das manifestações apresentadas por jovens alunos que fazem parte da Escola Comunitária Nova Esperança em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, nessa quarta-feira, 28. A escola mantém um convênio com a Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) e organizou as atividades no Tênis Clube.

A Escola Comunitária Nova Esperança, do Bairro de Santa Terezinha, pratica a educação inclusiva para alunos com deficiências visuais e auditivas, deficiência intelectual e outras com transtorno de aprendizagem e interatividade. Os projetos da escola destinam-se às pessoas com ou/sem deficiência, para desenvolver suas habilidades e potencialidades, resgate da autoestima, autonomia e empoderamento de suas famílias.

Presente à comemoração, Josiel Andrade, do Conselho Estatal de Pessoa com Deficiência. Ele informou que foi aprovado o passe livre para pessoas com necessidades especiais nas viagens intermunicipais de ônibus.

Álvaro Dias, um oposicionista de fato, aproveita cochilo do governo e aprova convite para ouvir um dos investigados

Senador Álvaro Dias (PSDB-PR)

Por Gabriela Guerreiro, na Folha:
A oposição conseguiu furar o bloqueio do governo e aprovou nesta quarta-feira (28) convite para Rubens Vieira, diretor afastado da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), prestar depoimento na Comissão de Infraestrutura do Senado sobre Operação Porto Seguro, da Polícia Federal. Senadores governistas haviam fechado acordo com parte da oposição para não chamar servidores do governo a depor sobre o esquema de corrupção, mas o PSDB diz que não endossou o acordo firmado com parlamentares da ala “independente” da Casa.

Como o PSDB preside a comissão, o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) aproveitou o início da reunião para aprovar o requerimento. No momento da aprovação, havia apenas Dias, a presidente da comissão, senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), e o senador Wilder Morais (DEM-GO). Minutos depois da aprovação do convite, senadores governistas chegaram à sala da comissão. “Em um rápido cochilo do governo conseguimos aprovar pelo menos um requerimento importante. É um convite, mas ficará mal ele não comparecer”, afirmou Dias...(Continuar lendo).


Fonte: veja.abril.com.br

Número 2 da Secretaria de Portos negociou com quadrilha liberação de obra de R$ 2 bilhões


Ministro Leonidas Christino (PSB) - na foto com Lula
(Pares cum paribus facile congregantur)

Na VEJA.com:
O secretário executivo da Secretaria de Portos da Presidência (SEP), Mário Lima Júnior, negociou com a quadrilha acusada de vender pareceres técnicos a liberação de um projeto de 2 bihões de reais de interesse do grupo investigado na Operação Porto Seguro, da Polícia Federal. Número 2 da pasta chefiada pelo ministro Leônidas Cristino (PSB-CE), ele se reuniu com o ex-diretor da Agência Nacional de Águas (ANA) Paulo Vieira, apontado pela PF como chefe da quadrilha, para tratar da construção de um porto privativo na Ilha de Bagres, em Santos, a ser explorado por empresa ligada ao ex-senador Gilberto Miranda. E marcou encontro com o ex-parlamentar, em São Paulo, em viagem bancada com dinheiro público... (Continuar lendo).

(Com Estadão Conteúdo)
Por Reinaldo Azevedo 
 

A Latapack inaugura indústria no próximo dia 29, em Alagoinhas


A Latapack - indústria fornecedora de lata de alumínio para empresas de bebidas – inaugura, oficialmente, no próximo dia 29, a unidade da cidade de Alagoinhas. O evento terá inicio as 10h com pronunciamento dos diretores Pedro Mariani, John Hayes e Colin Gillis (Latapack), do prefeito Paulo Cezar e do governador da Bahia Jaques Wagner. Logo após haverá visitação a warehouse (armazém) e um coquetel. A indústria já vem fornecendo seus produtos a Brasil Kirin (Schincariol), na mesma região. Para o prefeito Paulo Cezar “a consolidação da Latapack em Alagoinhas, mostra o empenho dessa administração em desenvolver o parque industrial, fomentando o emprego e renda, investida dentro do município”.

Com investimento em torno de R$ 200 milhões, a indústria gera cerca de 500 empregos diretos, além de outra centena de empregos indiretos. Possui moderna tecnologia, tendo recebido o selo de “Empresa Cidadã” devido ao rígido programa de atendimento às normas de segurança e proteção ambiental.

São desenvolvidas três linhas de produção de latinhas: a lata padrão, de 350 ml; o latão com 473 ml e a lata sleek com 270 ml. Cada linha terá capacidade de produzir cerca de 30 latas por segundo. A previsão de produção da indústria é de um bilhão de latinhas por ano.

A chegada da indústria fornecedora de lata de alumínio em Alagoinhas foi notícia em uma das mais respeitadas revistas eletrônicas de economia, a Bloomberg Businessweek. A matéria fala sobre a implantação da indústria em um dos municípios que mais crescem economicamente não só no estado, mas em todo país. “O reconhecimento nacional e, agora internacional, sobre o desenvolvimento de Alagoinhas nos dá força para continuarmos a política de auto-estima e de valorização de nossos munícipes”, disse o prefeito Paulo Cezar.

Fonte: ASCOM - Assessoria de Comunicação

Governo Lula/Dilma leva o Brasil ao penúltimo lugar na educação

Imagem: Humor político

Penúltimo lugar na educação

Brasil ficou em penúltimo lugar em um ranking global de educação que comparou 40 países levando em conta notas de testes e qualidade de professores, dentre outros fatores. A pesquisa foi encomendada à consultoria britânica Economist Intelligence Unit (EIU) pela Pearson, empresa que fabrica sistemas de aprendizado e vende seus produtos a vários países.

Os resultados foram estruturados a partir de notas de testes efetuados por estudantes dos países entre 2006 e 2010. Também foi considerada pela pesquisa a quantidade de alunos que ingressam na universidade e foram empregados.

Conhecidas como superpotências da educação, a Finlândia e a Coreia do Sul dominam as duas primeiras colocações do ranking e, na sequência, figuram Hong Kong, Japão e Cingapura. Alemanha (15), Estados Unidos (17) e França (25) estão em grupo intermediário e México (38), Brasil (39), e Indonésia (40) integram as posições mais baixas. Entre os sul-americanos, Chile (33), Argentina (35) e Colômbia (36) estão em melhor colocação que o Brasil.

O ranking é baseado em testes efetuados em áreas como matemática, ciências e habilidades linguísticas a cada três ou quatro anos e, por isso, apresenta um cenário com atraso estatístico frente à realidade atual.

Ao analisar os sistemas educacionais bem-sucedidos, o estudo concluiu que investimentos são importantes, mas não tanto quanto manter uma verdadeira “cultura” nacional de aprendizado, que valoriza professores, escolas e a educação como um todo. O relatório destaca ainda a importância de empregar professores de alta qualidade, a necessidade de encontrar maneiras de recrutá-los e o pagamento de bons salários.

O Ministério da Educação (MEC) informou desconhecer a pesquisa realizada pela consultoria britânica Economist Intelligence Unit (EIU).

Alagoinhas: Consultores visitam prefeito e mostram interesse na instalação de novas indústrias



Jorge Menezes e Guido Scardua, da Consultoria Associados, com sede em Salvador, visitaram na manhã de hoje, 26, o prefeito Paulo Cezar no Gabinete da Prefeitura para apresentar o interesse de duas indústrias – uma na área química (detergente) e outra na indústria alimentícia (máquina de café para sachê) – de se instalarem na cidade de Alagoinhas. “Estamos representado essas empresas porque ouvimos de seus diretores que tudo cresce em lugar fértil”, disse Jorge Menezes referindo-se ao atual período de desenvolvimento econômico do município.

O prefeito assegurou que as portas da cidade estão abertas para empreendimentos que tragam mais emprego e renda. “Alagoinhas é uma das cidades baianas que mais crescem porque estamos fazendo nossa parte através dos incentivos fiscais”, comentou Paulo Cezar.

De acordo com os dois consultores, a fábrica de detergente deverá trazer mais 100 empregos diretos para o município. Ambos garantiram que o aval do prefeito é muito importante e o próximo passo é definir os locais para a instalação das empresas.

MARCHA CONTRA OS CORRUPTOS


Como sabemos, o Brasil está em mãos de uma grande maioria de governantes corruptos, que não tem o mínimo de responsabilidade ou preocupação para com quem os elegeu. Não há um dia que passe sem lermos notícias sobre a atuação desses indignos representantes no desGoverno Federal e no Congresso Nacional, confirmando a intenção de perverter todos os princípios morais da população, bem como a de, num futuro próximo, mantê-la sobre rígido controle ditatorial e totalitário, quebrando a hegemonia entre os 3 Poderes da República.

Políticos envolvidos em falcatruas e condenados no julgamento do mensalão convocam militantes, sindicatos e facções como MST e outras para manifestações de repúdio ao STF em defesa pela Impunidade e Corrupção uma verdadeira afronta ao brasileiro honesto e cumpridor de seus deveres.

Não podemos tolerar qualquer apologia ao crime e à corrupção.

No Dia da Justiça, venha defender a sua pátria pela liberdade, ordem e progresso.

Data: 08/12 -Dia da Justiça

Postado por Blog do Beto

Alagoinhas: Jovens com necessidades especiais são homenageados pela SEDUC e Escola Comunitária


SEDUC e a Escola Comunitária homenageiam jovens com necessidades especiais

Dentro da prática pedagógica de educação inclusiva, a Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) participa amanhã, 28, do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência promovido pela Escola Comunitária Nova Esperança, no Tênis Clube de Alagoinhas, das 8h às 11h30.

O evento contará com a presença de um representante do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência e Secretaria de Justiça e Direitos Humanos. A Escola Comunitária Nova Esperança, conveniada à rede municipal, é uma das unidades que praticam a educação inclusiva, dando oportunidade para que pessoas com necessidades especiais recebam o mesmo tratamento de aprendizagem das demais.

Além de jovens com deficiência visual, a escola comunitária também insere no ambiente escolar jovens com deficiência intelectual e outras com transtorno de aprendizagem e interatividade. A SEDUC dá apoio técnico à Escola Comunitária Nova Esperança, como às demais que praticam a educação inclusiva. O Centro Educacional Murilo Coelho Cavalcante foi agraciado, recentemente, com duas máquinas Perkins, para leitura em Braille.

Fonte: ASCOM - Assessoria de Comunicação

Irmã é presa suspeita de exigir R$ 50 milhões de deputado federal na Bahia

Foto reprodução Tv Bahia

Polícia investiga coleta ilegal de dados pessoais sofrida por João Bacelar (foto). Irmã e companheiro são investigados por montar dossiês contra parlamentar

O deputado federal pelo PR da Bahia, João Carlos Bacelar, sofreu tentativa de extorsão de R$ 50 milhões da irmã, de 32 anos, e de seu cunhado, 38 anos, segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) divulgadas nesta terça-feira (27).

O casal foi preso em seu apartamento no bairro nobre da Graça, em Salvador, pela equipe do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP), que cumpriu mandados de prisão preventiva.

A investigação foi iniciada há oito meses, depois que o deputado procurou a polícia desconfiado de que informações sobre a vida pessoal e parlamentar pudessem estar sendo repassadas para a imprensa. "Fizeram dossiês, distribuindo para a imprensa esses materiais, para que fossem divulgados matérias contra o deputado, para tentar prejudicar o seu mandato parlamentar", disse o delegado Oscar Vieira, responsável pelo caso.

As investigações apontam que o companheiro da irmã instalou um programa no computador do deputado que transmitia mensagens recebidas e enviadas diretamente para o dele. "Eu não preciso extorquir, eu nunca extorqui ninguém. Tudo o que é meu eu adquiri com o meu suor. Não tinha programa pirata instalado, nunca existiu isso", disse André Dumet, o companheiro suspeito, no momento da prisão.

Dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos também na casa dos pais do deputado e de um irmão do suspeito, que é policial federal. No entanto, não há indicativo de participação de outras pessoas no crime. Três inquéritos foram instaurados pela polícia: um de interceptação de e-mails, outro de estelionato, porque a irmã fez uma operação ilegal de uma conta da empresa da família para o companheiro, no valor de R$ 580 mil; e o terceiro de extorsão, já que a irmã e o companheiro chegaram a exigir R$ 50 milhões do deputado para não passar informações para a imprensa. Se condenados, os dois podem pegar pena de reclusão de 10 a 19 anos.

Procurado, o advogado de João Carlos Bacelar, Gilberto Vieira, afirmou que o deputado espera que as investigações prossigam para que o caso seja esclarecido. Afirmou ainda que o deputado não ficou surpreso com o envolvimento da irmã no crime, com quem há dois anos disputa a herança da família na Justiça.

Bahia é estado com mais municípios com risco de epidemia de dengue


 O município com a maior taxa de infestação no país foi Itabuna, que apresentou 18,4% dos imóveis com larvas do mosquito
Carmen Vasconcelos
carman.vasconcelos@redebahia.com.br
Ao todo 21 municípios baianos têm risco de epidemia de dengue, de acordo com o Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (Liraa). Segundo levantamento divulgado ontem pelo Ministério da Saúde, a Bahia é o estado da federação com mais municípios nessa situação. Este ano, o Liraa foi realizado em 1.239 municípios brasileiros.

O município com a maior taxa de infestação no país foi Itabuna, que apresentou 18,4% dos imóveis com larvas do mosquito. Cafarnaum, com 12,1% é o quarto. São classificados como de risco os municípios que apresentam larvas do mosquito em mais de 3,9% dos imóveis pesquisados. Veja ao lado todos os municípios baianos nessas condições. É considerado estado de alerta quando a infestação está entre 1% e 3,9%. É o caso de Salvador, que apresentou índice de infestação de 2,1%.

De acordo com o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, as cidades baianas reunirem condições favoráveis à proliferação do vetor durante todo o ano, como o clima quente, a presença dos quatro sorotipos do vírus e a reserva de água em locais impróprios, motivado sobretudo pela seca. “Estamos diante de uma epidemia urbana e, por isso mesmo, pedimos a população que reúna esforços para que consigamos conter a proliferação do mosquito e, consequentemente, da doença”, disse Padilha, reforçando o mote da campanha desse ano, cujo o slogan é “Dengue é fácil combater, só não pode esquecer”.

“O estado, infelizmente, apresenta uma situação que favorece o risco de epidemia, afinal os quatro sorotipos da doença estão presentes”, pontua a coordenadora do Grupo de Trabalho do Programa Estadual de Combate à Dengue, Elisabeth França, ressaltando que a população já enfrentou, em vários momentos, as infecções causadas por um ou outro sorotipo, fato que sensibiliza ainda mais o organismo, favorecendo o aparecimento do tipo hemorrágico. “Temos, ainda, problemas estruturais graves, como municípios densamente povoados e problemas históricos de abastecimento de água e coleta de lixo”, explica.

Associado a esses fatores, a representante do estado destaca uma dificuldade na mudança da cultura das populações que acham que a doença está distante. “Já encontramos foco da doença nos locais mais inusitados, desde em copo para dentadura, geladeira, bromélias”, diz a coordenadora.

Ministro atua para blindar Rosemary no Congresso


Cardozo na blindagem


Rosemary Noronha já tem muito a agradecer a José Eduardo Cardozo. Embora não tenha atendido o seu telefonema na manhã do dia da operação Porto Seguro, é ele quem está cuidando da blindagem dela no Senado. Cardozo passou o dia em contato com parlamentares da base aliada.

A ordem é: não admitir a convocação de Rose e, se possível, dos irmãos Rubens e Paulo Vieira . Como se sabe, a primeira batalha foi ganha.

O segundo capítulo da guerra será amanhã, na sessão da CCJ. E Cardozo continua na luta. Por isso, está conversando com seus pares e lembrando que o potencial ofensivo de um eventual depoimento de Rose no Congresso é incalculável... (Leia na íntegra)

Por Lauro Jardim

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Palácio do Planalto teme que, no Senado, Rosemary Noronha revele o que sabe e mais um pouco


Soltando a voz – Há um discurso contraditório no Palácio do Planalto, cujos integrantes nos últimos passaram a falar em transparência com extrema facilidade. Um acordo no Senado, comandado por palacianos, impediu a aprovação de convites para que os indiciados na Operação Porto Seguro fossem à Casa legislativa para explicar o que levou a Polícia Federal a entrar em ação.

Com esse acordo com os chamados senadores independentes, ficam longe do Senado a ex-chefe de gabinete do escritório da Presidência em São Paulo, Rosemary Nóvoa de Noronha, os irmãos Paulo e Rubens Vieira, além do ex-advogado-geral adjunto da União, José Weber Holanda.

De acordo com informações, devem ir ao Senado, para algumas explicações, o ministro da Justiça, José Eduardo Martins Cardozo, que falará sobre a operação policial, e Luís Inácio Adams, advogado-geral da União, que tentará explicar o envolvimento do órgão no escândalo. Ora, Cardozo e Adams pouco sabem do que ocorria antes da deflagração da Operação Porto Seguro e por isso não ajudarão a esclarecer os fatos.

O grande medo do Palácio do Planalto é que Rosemary Noronha fale o que sabe, pois ela já mandou um recado a Lula, que chamava docemente de “tio”, de que não aceitará o mesmo tratamento que foi dispensado a José Dirceu por ocasião do escândalo do Mensalão do PT. Em outras palavras, Rosemary não cairá sozinha.

Fora isso, o conteúdo das 122 conversas entre Lula e Rosemary, gravadas pela PF, é bombástico e serve de enredo para aqueles filmes que envolvem poder, corrupção, sexo, traição e outros ingredientes mais. Tanto é verdade, que desde a operação policial Lula saiu completamente de cena.

Fonte: ucho.info