domingo, 30 de junho de 2013

O medo da vaia esvazia a tribuna de honra do Maracanã: Lula refugiou-se na África e Dilma resolveu ficar escondida em casa


Direto ao Ponto
Por Augusto Nunes
Em silêncio sobre o caso Rose há 217 dias, faz 23 que Lula não abre a boca em público sobre as manifestações de rua que vêm ocorrendo em centenas de cidades desde 6 de junho.

E vai continuar fugindo do assunto enquanto puder. Nesta sexta-feira, depois de permanecer enfurnado algumas semanas no Instituto Lula, o maior dos governantes desde Tomé de Souza tratou de afastar-se de problemas novos ou antigos a jato. Jatinho, para ser mais preciso.

A bordo de um deles, cedido por um dos patrões do camelô de empreiteiros, caiu fora do país que perdeu a paciência com os vendedores de fumaça que arquitetaram a farsa do Brasil Maravilha.

Como informa a coluna do meu irmão Ricardo Setti, o palanque ambulante foi tapear plateias na África. Nos países explorados por ditadores companheiros, as balas que reprimem manifestações contra o governo não são de borracha.

Além de escondê-lo de perguntas sobre o caso de polícia em que se meteu ao lado da segunda dama Rosemary Noronha, e de poupá-lo de caçar explicações para a onda de descontentamento que varre o paraíso imaginário, a viagem livrou o foragido do dilema que atormentou a presidente Dilma Rousseff, o governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes: ir ou não ir ao Maracanã neste domingo.

Os três ases das urnas alegaram que, antes de anunciar o que fariam, precisavam saber o que pretendiam fazer os manifestantes que vão protestar nas ruas do Rio contra a afrontosa gastança do bando que surfa na Copa da Ladroagem.

Conversa fiada: o que aguça o pavor dos parceiros é a certeza de que nenhum escaparia da surra sonora aplicada por milhares de brasileiros que não embarcaram no conto da “pátria de chuteiras”.

Neste sábado, Dilma enfim revogou a bravata recitada no mesmo dia em que a multidão aglomerada no Mané Garrincha mostrou o que acha do seu desempenho.

Vai ver pela TV o jogo entre o Brasil e a Espanha. Foi aconselhada a ficar em casa pelas lembranças do vexame na abertura da Copa das Confederações, pelo clamor das ruas e pela pesquisa divulgada pelo Datafolha.

Como também aconselhou a chefe a manter distância da zona perigosa, pode-se deduzir que Sérgio Cabral vai torcer pela Seleção em companhia da família.

É provável que convide Eduardo Paes para dividir um sofá. A deserção dos que dias atrás enxergavam a oitava maravilha do mundo no estádio reformado por absurdos 1,2 bilhão de reais atesta que, se soubessem dos planos de Lula, todos teriam disputado a pontapés uma vaga no jatinho do palanque ambulante.

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, será vaiado sozinho. No Maracanã superlotado, estarão vazios os lugares reservados à presidente, ao governador e ao prefeito na tribuna de honra.

É mais uma prova contundente de que os governantes lulopetistas e seus comparsas só protagonizam demonstrações de bravura em combate quando lutam contra a lei, a ética e os cofres públicos.

Queda da aprovação de Dilma mostra que o recado das ruas foi para o governo corrupto do PT


Abismo político – A queda de 27 pontos percentuais, em três semanas, na aprovação do governo da presidente Dilma Rousseff mostra que a voz rouca das ruas tinha como alvo a administração incompetente e corrupta do Partido dos Trabalhadores, que ao longo de dez anos patrocinou a decrepitude do Estado. Enquanto manifestações pacíficas conquistavam diversas cidades brasileiras, o que mostra a insatisfação popular com o governo petista, a avaliação positiva da gestão Dilma caiu de 57% para 30%, de acordo com pesquisa Datafolha. No contraponto, subiu de 9% para 25% o contingente dos que consideram o governo ruim e péssimo.

“A pesquisa confirma que o recado das ruas foi para o governo do PT. Um governo marcado pela corrupção e pela incompetência na gestão da saúde, da educação, dos transportes… O povo acordou e percebeu que não é possível fazer o país avançar com o jeito petista de gerir a máquina pública. Não é com 40 ministérios, para acomodar aliados, que se governa um país, mas sim com propostas claras e conectadas com os anseios da sociedade”, afirmou Rubens Bueno, líder do PPS na Câmara dos Deputados.

Na opinião do parlamentar paranaense, o cidadão que aguardava meses para conseguir uma consulta num hospital público acordou e foi às ruas cobrar o governo. “Isso é muito positivo e nós, da oposição, deixamos de protestar sozinhos contra os desmandos do PT. Também estamos cientes da nossa responsabilidade nesse momento histórico, temos propostas, e estamos ouvindo a população”, afirmou Rubens Bueno. Reeleição ameaçada

O grande equívoco do PT se deu com o ex-presidente Lula, agora foragido da imprensa nacional, que em fevereiro passado começou a defender a reeleição de Dilma Rousseff. Longe de ser um querubim da política, Lula sabia o que estava fazendo e antecipou-se apostando no desgaste da companheira de partido, pois seu grande sonho é retornar ao Palácio do Planalto. Acreditando que Lula estava a apoiá-la e certa de que sua reeleição era favas contadas, Dilma deu as costas à sociedade e sua popularidade começou a despencar. Cercada por assessores ignaros em termos de análise de pesquisas de opinião, a presidente começou a enfrentar um calvário que cresceu diante da sua demora em responder às manifestações.

Preocupados inicialmente em conter uma crise que pode produzir estragos ainda maiores no PT, os palacianos têm se dedicado a propostas absurdas e que atropelam a democracia de forma acintosa. A realização do plebiscito é a mais absurda de todas as propostas, pois não apenas cria uma cortina de fumaça diante da crise que se instalou no Palácio do Planalto, mas pode se transformar em um cheque em branco nas mãos de um partido que luta para emplacar seu projeto totalitarista de poder.

A essa altura dos acontecimentos, a reeleição de Dilma tornou-se assunto segundo, até porque os petistas contrários à presidente operam nos bastidores com todo o estoque de sordidez. O que abre caminho para Lula tentar voltar à cena política fantasiado de salvador da pátria.

Postado por Blog do Beto

sábado, 29 de junho de 2013

Vaticano: Papa explica primado da Igreja de Roma

CTV
Francisco lembra centralidade do martírio de São Pedro e São Paulo e reza com os fiéis pelo Patriarca orotodoxo Bartolomeu I

Cidade do Vaticano, 29 jun 2013 (Ecclesia) – O Papa Francisco disse hoje no Vaticano que o primado da Igreja de Roma, entre as comunidades católicas, está ligado desde o início do Cristianismo ao martírio de São Pedro e São Paulo nessa cidade.

“A Igreja de Roma tornou-se, rapidamente, de forma espontânea, o ponto de referência para todas as Igrejas espalhadas pelo mundo, não pelo poder do Império, mas pela força do martírio, do testemunho dado a Cristo”, declarou, na recitação da oração do Angelus, que reuniu milhares de pessoas na Praça de São Pedro.

“No fundo, é sempre e só o amor de Cristo que gera a fé e que leva a Igreja em frente”, acrescentou.

O Papa aludiu à celebração da solenidade litúrgica dos apóstolos Pedro e Paulo, que remonta ao século III, a “festa da Igreja de Roma”, fundada sobre o seu martírio, e “uma grande festa para a Igreja universal, porque todo o Povo de Deus lhes deve o dom da fé”.

Sobre São Pedro, Francisco disse que foi “o primeiro a confessar que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus”, anúncio que Paulo levou ao mundo greco-romano.

“A providência quis que os dois chegassem aqui a Roma e derramassem aqui o sangue pela fé”, precisou.

Paulo, prosseguiu, passou de “inimigo dos cristãos” a anunciador da “Boa Notícia”, que “Jesus não estava morto, mas vivo”.

“Caros irmãos, que alegria acreditar num Deus que é todo amor, todo graça! Esta é a fé que Pedro e Paulo receberam de Cristo e transmitiram à Igreja”, acrescentou.

O Papa quis agradecer a presença de uma delegação do Patriarcado de Constantinopla (Igreja Ortodoxa) em Roma, lembrando que o mesmo tem como padroeiro Santo André, irmão do apóstolo Pedro, e convidou os presentes a rezarem com ele uma ave-maria pelo patriarca Bartolomeu I e a comunidade ortodoxa.

A oração estendeu-se depois aos 34 metropolitas de várias dioceses católicas, incluindo o novo patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, que esta manhã receberam no Vaticano o pálio, “símbolo de comunhão”.

Francisco saudou os peregrinos que acompanharam estes arcebispos, com uma mensagem particular para os fiéis da República Centro-Africana, “duramente provada”, que convidou a “caminhar com fé e esperança”.

“Boa festa a todos e bom almoço”, concluiu.

OC

Com medo de vaias, Dilma não vai ao Maracanã no domingo

Presidente Dilma é vaiada durante a abertura da Copa das Confederações (Ivan Pacheco )

Preocupada com acirramento dos ânimos e aconselhada por auxiliares, presidente entendeu que seria uma exposição desnecessária ir à final da Copa. Depois das manifestações que tomaram as ruas nas últimas semanas, a presidente Dilma Rousseff decidiu não comparecer, neste domingo, ao jogo entre Brasil e Espanha, na final da Copa das Confederações. A ideia inicial de Dilma era ir ao Maracanã, apesar de ter recebido muitas vaias, em Brasília, na abertura da competição, no estádio Nacional (Mané Garrincha).

MANIFESTAÇÕES POPULARES: O POVO TEM RAZÃO, diz o cônego Vidigal

Cônego Vidigal
O povo tem razão
Cônego Vidigal*
Diante das manifestações populares por todo o Brasil algumas medidas tomadas pelos governantes mostram claramente que o povo tem razão. Os jornais publicaram agora que o Governador de São Paulo cortou gastos de R$ 350 milhões, decidindo vender 4 mil carros e helicópteros e fundir autarquias. O senador Aécio Neves, pediu à presidente diminuísse o número de ministérios e que cortasse pela metade o número de cargos comissionados na União, hoje cerca de 22 mil!. Dilma também é cobrada a explicar os gastos astronômicos com suas viagens sobretudo no exterior. A repercussão na imprensa mundial está também ajudando e muito a que os políticos tomem consciência de suas responsabilidades na administração do dinheiro público. O Brasil é um dos países do mundo no qual os impostos são altíssimos e o povo não recebe em troca os serviços básicos a que tem direito. Tonitruante é a propaganda governamental de combate à pobreza no Brasil. No entanto, quem procura se eximir dos sofismas, percebe que o alvo não é atingido, exatamente porque o cerne da questão não é focalizado. O grande problema brasileiro é a desigualdade social. A tese defendida por cientistas sociais é a de que o Brasil não carece de recursos, mas estes é que não são direcionados sabiamente para erradicar o pauperismo que reina nesta nação. Daí ser inócua a luta para que haja bem-estar para todos os patrícios. Adite-se que, segundo os jornais, a Bolsa Família tem problemas em 90% de cidades auditadas! A desigualdade na distribuição da renda vem também do desestímulo para um trabalho eficiente e com renda suficiente para o sustento de uma família. Poucas são as oportunidades de inclusão econômica e social do que resulta que o cidadão que nasceu pobre, vai morrer na penúria. Donde a necessidade da promoção do investimento social dirigido à educação em todos os níveis, nutrição, saúde, habitação, abastecimento d’água potável e saneamento, assim como a projetos de desenvolvimento de infra-estrutura com uso intensivo de mão-de-obra, a fim de reduzir a pobreza. Triste a declaração de um antigo jogador de futebol de que uma Copa do Mundo não se faz com hospitais. O resultado está aí: gastos fabulosos com estádios que vão ficar às moscas em muitas cidades, inclusive em Brasília. É triste, além disto, o que se observa nas favelas das grandes Metrópoles brasileiras e na periferia das demais urbes e vilarejos. Por tudo isto, mecanismos financeiros inovadores de caráter multilateral são instrumentos essenciais para alcançar a erradicação da pobreza. O dispêndio não adequado dos gastos públicos, se dirigidos aos setores sociais, à infra-estrutura básica, sem dúvida, contribuem eficazmente para melhorar a situação dos que se acham mergulhados numa inditosa situação. O dispêndio não adequado dos gastos públicos, se dirigidos aos setores sociais, à infra-estrutura básica, sem dúvida, contribuem eficazmente para melhorar a situação dos que se acham mergulhados numa inditosa situação... Leia na íntegra  
 
__________
*Professor no Seminário de Mariana durante 40 anos.

Curso para bispos abordará teoria e prática da comunicação e evangelização na era digital, em Recife (PE)


Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB promove de 4 a 8 de novembro, em Recife (PE), o Curso de Comunicação para Bispos. O evento é uma iniciativa do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais em parceria com a Conferência do Brasil. As inscrições foram abertas na semana passada e já está confirmada a presença de 30 bispos. A Comissão espera para o Curso cerca de 80 participantes. O convite é aberto a todo o episcopado brasileiro que deseja refletir as práticas e os desafios da evangelização no contexto da cultura gerada pelas novas tecnologias. O curso tem presença confirmada de dom Claudio Maria Celli, presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais.

O tema central será “Comunicação e evangelização na era digital: uma abordagem teório-prática”. A assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, Ir. Élide Fogolari comenta que “as novas tecnologias vêm provocando uma cultura acelerada em toda a sociedade e também na Igreja. A temática do curso quer ajudar os bispos do Brasil a dar uma resposta de como comunicar e evangelizar na atualidade. Os temas das conferências estão relacionados sobre a cultura midiática e a evangelização”.

Proposta do curso

A novidade será a metodologia de trabalho composta por teoria e prática. Os bispos participarão no período da manhã de painéis voltado ao diálogo e revisão de teorias comunicacionais da era digital na cultura da evangelização. À tarde, os participantes terão a oportunidade, de através de laboratórios, praticar e conhecer as técnicas de produção em jornal, impresso e online, programas de rádio, internet e mídias sociais digitais. “Este é o segundo curso oferecido aos bispos e contará com uma parte prática. Nós percebemos que só ouvir e não estar em contato com os meios de comunicação deixa de provocar um maior entendimento. Desejamos que o episcopado possa entender como comunicar com a comunidade presente na Igreja através da cultura massiva e da cultura digital”, explica Ir. Élide.

Os painéis temáticos e as práticas laboratoriais contarão com assessoria de professores e especialistas da comunicação como padre Antonio Spadaro e os professores, Élson Faxina, Mozahir Salomão, entre outros. O assessor da RIIBRA da CNBB (Rede de Informática da Igreja no Brasil), padre Clóvis Andrade Melo coordenará um laboratório de internet e mídias sociais digitais onde os bispos poderão aprender a usar as redes como sites, blog, skype, twitter e facebook.

Informações: (61) 2103-8366 – comsocial@cnbb.org.br

Fonte: CNBB

Calor do asfalto ‘derrete’ Dilma e reabre 2014


Digamos que há três semanas Dilma Rousseff tinha fama de gerentona, 57% de popularidade, uma coligação gigantesca, uma reeleição garantida e um padrinho chamado Lula. A situação dela agora é a seguinte: precisa verificar, urgentemente, o que Lula vai fazer quando voltar de sua viagem à África. Ele pode ser a única coisa que lhe resta.

O Datafolha informa que a popularidade de Dilma desabou 27 pontos percentuais em três semanas –de uma altura de 57%, despencou para 30%. E pensar que em março ela colecionava 65%! O último presidente a viver a experiência de um mergulho tão radical foi Fernando Collor. Entre março e junho de 1990, a popularidade dele ruiu 35 pontos –de 71% para 36%.

No caso de Collor, a explicação estava na cara: o confisco da poupança. No caso de Dilma, não há explicações peremptórias. Há no máximo duas probabilidades: o asfalto e a inflação. Se as ruas ensinaram alguma coisa na última quinzena foi que a irritação e a cobrança já não admitem ficar trancadas no Facebook.

Quanto à economia, relatório divulgado nesta semana pelo BC rebaixou a previsão do PIB anual e e elevou a da inflação. E o eleitor, agora tomado de rigores insuspeitados até bem pouco, grita nas esquinas. De acordo com o Datafolha, caiu de 49% para 27% a avaliação positiva da gestão econômica de Dilma.

Assim, a não ser que ocorra o milagre da combinação de um PIBão com uma carestia mixuruca, a vida de Dilma dificilmente voltará a ser como antes. Hoje, se dependesse da vontade da maioria do PT, o candidato do partido à Presidência da República se chamaria Lula.

Antes do tsunami de protestos, a especulação sobre uma eventual derrota de Dilma em 2014 era um desafio à lógica. Era algo equivalente a uma previsão de que o Brasil, jogando no Maracanã, perderia para a seleção do Taiti um jogo em que o juiz seria o Felipão.

O despertar das ruas –na verdade um bocejo de gigante que levou a felicidade do petismo junto com o ar— teve um quê de punição antecipada. Mostrou a Dilma e Lula que a arrogância não é boa conselheira. E informou ao PT que o meio-fio não tem dono.

A elevação da temperatura das ruas produziu em Dilma uma espécie de meltdown –termo incorporado pelo economês na década de 90 para simbolizar a situação de uma economia que desanda e começa a derreter. Mal comparando, pode-se dizer que Dilma está derretendo. O que faz de 2014 uma janela de oportunidades.

Aécio Neves foi para o combate


Há tempos que se cobrava de Aécio Neves um pronunciamento amplo e profundo, de candidato para valer, capaz de mostrar-se como tal, abordando problemas e soluções nacionais de curto e de longo prazo. Apesar de haver assumido a presidência do PSDB e destacando-se como o futuro indicado pelos tucanos à presidência da República, o senador mantinha-se numa zona de cautela. Fazia críticas ao governo, duras e respeitosas, mas continuava devendo um plano de vôo para maiores alturas. Não deve mais. Seu discurso na tarde de terça-feira, em nome das oposições, preencheu com folga as expectativas de quantos aguardavam a presença, no ringue, de um contendor capaz de enfrentar Dilma Rousseff e a reeleição. Leia o artigo completo de Carlos Chagas.

Bplog do Beto

Cristovam Buarque pede saída de Mercadante



O senador Cristovam Buarque (PDT-MT) pediu nesta sexta-feira (28) a saída imediata de Aloizio Mercadante do cargo de ministro da Educação. Segundo ele, Mercadante tem agido informalmente como articulador político do governo Dilma nas discussões sobre a realização de um plebiscito sobre a reforma política. "Sinceramente, se ele é realmente útil na Casa Civil, junto à presidenta, ela deveria tê-lo por mais tempo. E, para isso, a gente tem que colocar alguém no Ministério da Educação", disse. "Eu sou da área, eu converso, as pessoas estão se ressentindo da falta de um ministro da Educação no Brasil", completou. Para ele, "não é bom" para a ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil) ter o seu papel exercido por outras pastas. "Eu acho que ele é capaz de qualquer ministério. Ele só não é capaz de todos os ministérios", afirmou Cristovam. "Quem é o ministro da Educação hoje?", questionou.

Aprovação de Dilma cai de 57% para 30%, diz Datafolha


A aprovação da presidente Dilma Rousseff despencou 27 pontos em três semanas, de acordo com pesquisa Datafolha finalizada nesta sexta-feira (28). Segundo o levantamento, 30% dos brasileiros consideram o governo bom ou ótimo. Antes da série de protestos ocorridos no país, a aprovação era de 57%, conforme o mesmo instituto. Em março, o índice era ainda mais alto (65%). A gestão Dilma foi avaliada como ruim ou péssima por 25% dos brasileiros. Antes, o percentual registrado era de 9%. A petista perdeu mais de 20 pontos em todas as regiões do país, recortes de idade, renda e escolaridade.

A última queda superior a esta foi contabilizada em 1990, quando a poupança dos brasileiros foi confiscada no governo do então presidente Fernando Collor de Mello. Na época, a queda foi de 35 pontos (71% para 36%) entre março e junho daquele ano.

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Que diabos está havendo com a Petrobras? roubo demais.....

 
Dívida impede Petrobras de importar, exportar e participar das rodadas do pré-sal

PUBLICIDADE ... FILIPE COUTINHO FERNANDA ODILLA DE BRASÍLIA
A Petrobras está impedida de importar, exportar e até participar das rodadas do pré-sal, por causa do cancelamento, por parte da Procuradoria da Fazenda Nacional, no dia 7 de junho, da certidão de débitos da empresa.

A medida foi causada por uma dívida de R$ 7,3 bilhões em valores atualizados junto à Receita.

Na manhã desta quinta-feira (13), a empresa apresentou ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) um pedido de suspensão da decisão do governo federal, por meio de medida cautelar. O tribunal não aceitou o pedido.

Sem a certidão de débitos, afirma a empresa, a Petrobras "fica impedida de proceder a importação de petróleo necessária ao abastecimento de combustível no mercado nacional, fica impedida de exportar sua produção, fica impossibilitada de participar em rodadas de licitação da ANP, inclusive relativa ao pré-sal, fica impossibilitada de fruir dos benefícios fiscais federais etc".

"De fato, sem tal certidão a requerente não poderá desenvolver regularmente suas atividades, o que causa sérios prejuízos não só a si própria mas a economia nacional como um todo", diz o pedido da Petrobras ao qual a Folha teve acesso.

O pedido de cautelar negado pelo STJ tinha 718 páginas.

DÍVIDA

A dívida que motivou o cancelamento da certidão da Petrobras está relacionada ao não recolhimento do Imposto de Renda Retido na Fonte sobre remessas para o exterior em pagamento de plataformas petrolíferas móveis, no período de 1999 a 2002. A empresa foi autuada em 2003 e, desde então, questiona na Justiça a cobrança da dívida.

No processo, os advogados da Petrobras citam que o valor da dívida é "vultuoso". Afirmam ainda que a empresa enfrenta "falta de disponibilidade de caixa", o que lhe levou a reduzir o próprio orçamento relativo aos investimentos do pré-sal e lhe forçou a caputar recursos no exterior para honrar o plano de investimentos.

Procurado pela Folha, o escritório do advogado Leo Krakowiak, responsável pelo pedido junto ao STJ, informou que não falaria sobre o caso.

O CAOS DA SAÚDE PÚBLICA.

Sem macas, a SAMU não faz atendimento em Alagoinhas










Nesta Quinta-feira (27), por volta das 10h30, a jovem Rosa de Jesus,  23 anos, passou mal em frente a um supermercado no centro da cidade, socorrida por populares que ligaram para o serviço de atendimento médico de urgência, o SAMU, foram surpreendidos quando a telefonista disse que não tinha viaturas disponíveis no momento por falta de macas.

Uma viatura da policia militar ao passar no local foi parada e prestou o socorro a jovem gestante de 23 anos.Ao chegar no Hospital Regional Dantas Bião setor de emergência, a mesma ficou aproximadamente 20 minutos esperando uma maca para ser atendida.


Ao conseguir esse artigo de luxo chamado "Maca" no hospital, Rosa de Jesus ficou no corredor da emergência esperando uma vaga para ser atendida. É um caos em nossa cidade e o sofrimento daqueles que precisam de no mínimo atendimento médico e uma saúde de qualidade.


Nossa equipe constatou também muita gente no interior do hospital aguardando ser chamada e pessoas que chegaram naquela unidade hospitalar às 7h e às 12h, ainda não havia sido atendidas.

Uma senhora, que se encontrava desde as 6h, desmaiou várias vezes e nada do médico chama. Ao entrar no consultório médico depois de muita pressão, o profissional de saúde disse ao seu esposo que a ficha da senhora não se encontrava ali; depois de algumas horas, a ficha apareceu no setor de REANIMAÇÃO do hospital. Essa é cara da saúde do país, sem macas, sem neurologista, sem organização, a verdadeira falta de compromisso do estado com o povo.

Reportagem: Léo Carioca / Fotos Ricardo Almeida Equipe Alta pressão -  Noticias em primeira mão.

http://www.altapressaoonline.com

Cáritas no enfrentamento ao tráfico de pessoas


 
A Cáritas Arquidiocesana de Manaus juntamente com a Rede Um Grito pela Vida, constituída pela Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), realizaram em junho no Estado do Amazonas o trabalho de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.

Municípios contemplados pelo trabalho foram: São Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel do Rio Negro e Barcelos. Temáticas de Prevenção e Sensibilização com foco na Exploração Sexual, Trabalho Escravo, Venda de Órgãos, Adoção Irregular e Casamento Servil. Outros temas acabaram sendo abordados como Gravidez na Adolescência, Alcoolismo e Uso das Drogas.

Esse mutirão envolvia visitas às Escolas Municipais e Estaduais, Igrejas Católicas e Conselhos Tutelares. A equipe, formada de 04 agentes, facilitavam as temáticas com objetivo de alertar estudantes, professores, líderes comunitários, religiosos, conselheiros tutelares e funcionários públicos sobre a violação de direitos da pessoa.

Com apoio da Arquidiocese de Manaus e Diocese de São Gabriel da Cachoeira o trabalho atingiu cerca de 2.000 pessoas. Esta é a primeira iniciativa de mutirão de formações sobre a temática. Multiplicadores foram informados para dar continuidade a prevenção da exploração sexual principalmente às crianças e adolescentes. Outro grupo está no município de Parintins, por conta do Festival Folclórico, para continuar o alerta sobre tráfico de pessoas.

Por Luiza Albertina, Assistente Social, e Thaieny Gama, comunicadora popular.

Marcelo Crivella quer lei que considere ‘protesto’ como ‘terrorismo’


Pegos de surpresa e tão distantes da realidade da sociedade brasileira que não conseguem intuir os reais motivos das manifestações que ocorrem em todo o país, depois do estopim aceso em São Paulo em manifestação contra o aumento da passagem do transporte urbano – e mais do que isso, a quebra de recente promessa de campanha de melhoria do sistema sem ônus aos usuários –, a classe política reagiu.

No melhor estilo “Ditadura da Maioria dos Políticos” o senador-bispo ou bispo-senador Marcelo Crivella, ligado à Igreja Universal do Reino de Deus, deve reapresentar um projeto de repressão, de sua autoria em parceria com Ana Amélia (PP-RS) e Walter Pinheiro (PT-BA), eleito pela bancada evangélica de seu estado.

O Projeto de Lei 728/2011 prevê que manifestações durante a Copa das Confederações – que está em andamento e deve ser retirada sua menção no texto a ser apresentado – e a Copa do Mundo a ser realizada em 2014 sejam tratados como atos de terrorismo e limita o direito dos trabalhadores à greve.

O Projeto

O projeto define crimes e infrações administrativas com vistas a incrementar a segurança das Copas a serem realizadas e prevê o incidente de celeridade processual e medidas cautelares específicas, bem como disciplinar o direito de greve no período que antecede e durante a realização dos eventos, entre outras providências.

As penas previstas variam entre 15 a 30 anos, e especifica que questões ideológicas sejam enquadradas em crimes de terrorismo.

Por tudo o que representa e por haver sido rejeitado em enquete feita pela Agência Senado, entre os dias 16 de abril e 1º de maio, quando e 67% das pessoas se colocaram contrários à proposta, é apenas mais um susto em nossa claudicante democracia. Crivella, sai desse Senado que não te pertence.

Oposição diz que plebiscito é para tirar foco das reivindicações nas ruas


Partidos da oposição passaram o dia discutindo a proposta do plebiscito. E prepararam um documento para defender que a consulta popular seja feita depois que o Congresso propuser as mudanças.
 
Partidos da oposição passaram o dia discutindo a proposta do plebiscito. E prepararam um documento para defender que a consulta popular seja feita depois que o Congresso propuser as mudanças.

Os dirigentes dos principais partidos de oposição dizem que o governo tem pressa em propor este tipo de consulta popular para desviar a atenção dos problemas reais do país.

“Acredito que é um diversionismo você ficar discutindo reforma política por plebiscito ou referendo. E se tiver que ser discutido, será pelo Congresso Nacional, que é competente para isso. Nós defenderemos o referendo. O que é importante e que o Brasil exige e quer discutir é o enfrentamento da corrupção, o enfrentamento dos problemas na área da saúde, da segurança, da mobilidade urbana. Porque foi isso que levou o povo à rua”, apontou o deputado Roberto Freire, PPS-SP, presidente do PPS.

Em nota conjunta, PSDB, PPS e DEM chamaram de tentativa golpista a proposta de realização de uma constituinte exclusiva para a reforma política. O governo já desistiu dessa ideia. A nota diz que as oposições são favoráveis à consulta popular. Mas não sob a forma de plebiscito, convocado e aplicado antes da reforma tramitar no Congresso. E sim de um referendo, convocado e aplicado depois da reforma política, que seria confirmada ou não pelo voto popular.

“Plebiscito tem custo, é caro. Não há tempo suficiente para um grande debate nacional. O congresso tem autoridade constitucional para elaborar novo modelo político e submeter a população nas eleições de 2014, sem custo nenhum, sem despesas nenhuma para um referendo”, disse o senador Álvaro Dias, PSDB-PR, vice-líder do partido no Senado.

O Palácio do Planalto informou que a presidente Dilma quer se reunir com a oposição na próxima segunda-feira. Os oposicionistas afirmam que o convite ainda não chegou, mas deixam claro que aceitarão o encontro e querem que a pauta seja mais ampla do que a reforma política.

“O público está se manifestando por melhores serviços públicos, contra a corrupção, contra o desperdício de dinheiro público na Copa. A pauta hoje do país não é a reforma política, não é o plebiscito da reforma política”, afirmou o senador Aloysio Nunes Ferreira, PSDB-SP líder do partido no Senado.

“Se o convite for feito, o convite será aceito. Não para discutir um único ponto. Para discutir as aflições da sociedade por inteiro. Essa pauta deve refletir a inteireza das preocupações que a sociedade está interpretando nos movimentos de protestos nas ruas”, declarou José Agripino, DEM–RN, presidente do partido.

quinta-feira, 27 de junho de 2013

O Papa pede não cair na tentação de ser cristãos sem Cristo


VATICANO, 27 Jun. 13 / 03:39 pm (ACI/EWTN Noticias)
 Em sua homilia da Missa que presidiu na capela da Casa Santa Marta, o Papa Francisco exortou a não cair na tentação de ser cristãos sem Cristo, não ser cristãos "líquidos" que fundamentam sua vida sobre a areia e não sobre a rocha que é Jesus, nem ser cristãos muito rígidos que esquecem a alegria.

Rígidos e tristes. Ou alegres, mas sem ter ideia do que é a alegria cristã. São duas "casas", de certa forma opostas, onde moram duas categorias de fiéis e onde, em ambos os casos, há um defeito grave: se fundamentam em um cristianismo feito de palavras e não se baseiam na "rocha" da Palavra de Cristo. O Papa Francisco fez esta descrição ao comentar o Evangelho de São Mateus, concretamente a conhecida passagem das casas construídas sobre areia ou rocha.

"Na história da Igreja sempre existiu duas classes de cristãos: aqueles que vivem somente de palavras e aqueles que vivem de ação e verdade. Sempre houve a tentação de viver o nosso cristianismo fora da rocha que é Cristo. O único que nos dá a liberdade para dizer ‘Pai’ a Deus é Cristo ou a rocha. É o único que nos sustenta nos momentos difíceis, não é mesmo? Como diz Jesus: ‘caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha’, ai está a segurança, quando são as palavras, as palavras voam, não servem. Mas é a tentação destes cristãos de palavras, de um cristianismo sem Jesus, um cristianismo sem Cristo. E isto aconteceu e acontece hoje na Igreja: ser cristãos sem Cristo".

O Papa analisou mais detalhadamente estes "cristãos de palavras", revelando suas características específicas. Existe um primeiro tipo –definido "agnóstico"– "que em vez de amar a rocha, amam as palavras bonitas" e portanto, vivem flutuando sobre a superfície da vida cristã. E depois está o outro tipo que Francisco chamou "pelagiano", que vive um estilo de vida sério e engomado. Cristãos, ironizou o Papa, que "olham o chão".

"E esta tentação existe hoje. Cristãos superficiais que acreditam em Deus, em Cristo, mas de modo muito ‘leviano’: não é Jesus Cristo que dá o fundamento. São os agnósticos modernos. A tentação do agnosticismo. Um cristianismo ‘líquido’. Por outra parte, estão os que acreditam que a vida cristã deve ser levada tão seriamente que terminam por confundir solidez, firmeza, com rigidez. São os rígidos! Estes pensam que para ser cristão é necessário estar de luto, sempre".

O Santo Padre disse logo que há muitos deste tipo de cristãos. Mas precisou que "não são cristãos, mas se disfarçam de cristãos". "Não sabem –insistiu– quem é o Senhor, não sabem o que é a rocha, não têm a liberdade dos cristãos. E, para dizer de modo simples, não têm alegria".

"Os primeiros têm certa ‘alegria’ superficial. Os outros vivem em um contínuo velório, mas não sabem o que é a alegria cristã. Não sabem gozar a vida que Jesus nos dá, porque não sabem falar com Jesus. Não se sentem acompanhados por Jesus, com essa firmeza que dá a presença de Jesus. E não só não têm alegria: não têm liberdade".

O Papa disse para concluir que "aqueles são escravos da superficialidade, desta vida leviana, e estes são escravos da rigidez, não são livres. O Espírito Santo não encontra lugar nas suas vidas. É o Espírito o que nos dá a liberdade! O Senhor nos convida hoje a construir nossa vida cristã sobre Ele, a rocha, que nos dá a liberdade, que nos envia o Espírito, que nos faz ir adiante com a alegria, em seu caminho, em suas propostas".

Lula incita esquerda a "ir para a rua" assumir comando das manifestações.


Surpreendido pelas manifestações que tomaram conta do país, o ex-presidente Luiz Inácio Lula tem reunido os movimentos sociais mais próximos do PT para tratar dos protestos. O tom de Lula impressionou os jovens de grupos como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a União da Juventude Socialista (UJS), o Levante Popular da Juventude e o Conselho Nacional da Juventude (Conjuve). Em vez de pedir conciliação para acalmar a crise no governo, Lula disse que o momento é de “ir para a rua”.

Convidados pelo ex-presidente, cerca de quinze lideranças participaram do encontro anteontem, na sede do Instituto Lula, no bairro do Ipiranga, em São Paulo. Estopim para a onda de protestos, o Movimento Passe Livre (MPL) não foi convidado. — Ele chamou os movimentos de que tem mais proximidade, queria ouvir, saber a impressão. Colocou que é hora de trabalhador e juventude irem para a rua para aprofundar as mudanças. Enfrentar a direita e empurrar o governo para a esquerda. Ele agiu muito mais como um líder de massa do que como governo. Não usou essas palavras, mas disse algo com “se a direita quer luta de massas, vamos fazer lutas de massas”— disse um líder de um dos movimentos sociais.

Da direção nacional da UJS, que conta majoritariamente com militantes do PCdoB, André Pereira Toranski confirmou o tom do encontro: — O (ex-)presidente queria entender essa onda de protestos e avaliou muito positivamente o que está acontecendo nas ruas.

Da reunião participaram jovens do movimento sindical, negro e de direitos dos homossexuais. Não foram convidados o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTS) e do MPL, esses recebidos pela presidente Dilma Rousseff. Lula tem passado os dias reunido com assessores em seu instituto, de onde faz telefonemas a governadores e líderes do partido.

 ( O Globo) Postado por O EDITOR
 
http://coturnonoturno.blogspot.com.br

RECUO DE DILMA.

José Eduardo Cardozo, ministro da Justiça

Recuo de Dilma é sinal alarmante de que o governo está perdido.

Blog de Ricardo Setti
Não tenham dúvidas, amigas e amigos do blog: é alarmante constatar que o governo da presidente Dilma, neste momento crucial da vida brasileira, com milhões de cidadãos protestando nas ruas, está perdido, está no mato sem cachorro.

Nenhum chefe de Estado que se preze faz uma solene proposta em rede nacional de TV — no caso, a de uma constituinte para realizar uma reforma política, a ser convocada por plebiscito, ideia esdrúxula sobre cuja forma de execução ninguém tinha a menor ideia e que foi duramente combatida por diversos setores — para, 24 horas depois, por vias indiretas e com seu governo mostrando visível desconforto, recuar e dizer que não é bem assim.

Segundo lembra o site de VEJA, “desde que foi alardeada pela presidente, pegando de surpresa governadores e prefeitos que aguardavam o início de uma reunião em Brasília, a ideia da Constituinte foi bombardeada por juristas, políticos da base parlamentar do governo e da oposição, e, reservadamente, considerada inviável por integrantes do Supremo Tribunal Federal. Pelo menos quatro magistrados do STF procuraram líderes do governo e da oposição para alertar sobre os riscos da proposta. Um dos ministros mais engajados enfatizou que o anúncio da chefe do Executivo era um ‘golpe contra a democracia’”.

Dilma, que obviamente não preparou devidamente, até por falta de tempo, a grande reunião com governadores e prefeitos, como acentuei em post anterior, no fim das contas fez os governadores e prefeitos de palhaços, por mais que, hoje, constrangidíssimo, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, tenha tentado justificar a proposta da presidente:

– A presidente da República falou em processo constituinte específico; ela não defendeu uma tese. Há várias maneiras de fazer um processo constituinte específico. Uma delas seria a convocação de uma Assembleia Constituinte, como muitos defendem. A outra forma seria, através de um plebiscito, colocar questões que balizassem o processo constituinte específico feito pelo Congresso. A presidente falou genericamente.

Em protesto manifestantes percorrem ruas do centro de Alagoinhas e Prefeito assina termo de compromisso




 
 
Mais de 200  manifestantes percorreram as principais ruas do centro de Alagoinhas, em apoio ao movimento que já tomou conta de todo o Brasil. As reivindicações são semelhantes a de outros movimentos no pais, onde todos exigem, melhorias na saúde, educação e transporte. A manifestação terminou em frente a prefeitura, onde um representante entrou no gabinete do prefeito Paulo Cezar, entregou um termo de compromisso, o mesmo foi assinado pelo prefeito na presença de alguns secretários de governo. No termo o prefeito se compromete a melhorar a saúde no município e congelar a tarifa de ônibus coletivo, dentre outros.
(Informações Aragão Notícias / Fotos Carlos Alberto)



Paulo Azi presta homenagem a Alagoinhas


O deputado Paulo Azi, presidente do Democratas da Bahia, presta homenagem ao povo de Alagoinhas pelos 160 anos de emancipação política do município, a ser completados no dia 2 de julho, dia da Independência da Bahia. Filho da terra, Azi destaca o ciclo de desenvolvimento que a cidade vem vivenciando com a implantação de grandes e pequenas empresas, que têm movimentado a economia do município, ampliado a geração de emprego, renda e a qualidade de vida da população. O democrata, que fará constar nos anais da Assembleia Legislativa moção de congratulação pelo aniversário da cidade, parabenizou ainda o prefeito Paulo Cezar (PDT) pelos resultados alcançados em sua gestão e pela aprovação que vem recebendo da população, pontuada em 82% na última pesquisa ralizada.
 
(Informações Aragão Notícias / Samuelita Santana)

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Protestos podem acelerar julgamento de recursos do mensalão, diz Barbosa

Presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa, concede entrevista coletiva em Brasília (Fellipe Sampaio/SCO/STF)

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) ressaltou que povo nas ruas pede resposta rápida dos magistrados

Laryssa Borges, de Brasília
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, disse nesta terça-feira que a onda de manifestações pode acelerar o julgamento dos embargos de declaração apresentados pelos 25 réus condenados no julgamento do mensalão. O magistrado fez questão de ressaltar que ele próprio já deu uma “resposta rápida” à sociedade ao garantir que os recursos dos condenados serão julgados no mês de agosto. “Se os movimentos persistirem, eu acredito que vai interferir no sentido de termos uma resposta rápida. E essa resposta eu já dei há algum tempo”, afirmou o ministro em entrevista coletiva concedida no Conselho Nacional de Justiça na noite desta terça-feira. Joaquim Barbosa se reuniu nesta terça-feira com a presidente Dilma Rousseff para apresentar suas considerações sobre propostas de reforma política. “Temos, sim, que trazer o povo para a discussão e não continuarmos com essa tradição de conchavos de cúpula”, disse o ministro.

As ponderações do magistrado ocorrem um dia após a presidente ter ido a público pedir um plebiscito seguido de uma Constituinte, para a realização de uma reforma política no país. O objetivo era dar uma resposta à onda de protestos que tomou as ruas do país nas últimas semanas, mas representou uma iniciativa lastimável rechaçada por juristas ouvidas pelo site de VEJA. Nesta terça-feira, Dilma recuou e desistiu da constituinte em reunião com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinícius Furtado, em Brasília.

Voto avulso - Em relação ao processo eleitoral, Barbosa avalia que o ponto mais importantes a ser discutido é o lançamento de candidaturas avulsas, independentemente de partidos políticos. “Já que a nossa democracia peca pela falta de identificação entre eleito e eleitor, por que não permitir que o povo escolha diretamente em quem votar? Por que uma intermediação por partidos políticos desgastados, totalmente sem credibilidade? Existem algumas democracias que permitem o voto avulso, com sucesso", disse o presidente do STF. Para ele, o cenário político demonstra “marcas profundas de esgotamento”.

À presidente Dilma Rousseff, Joaquim Barbosa defendeu a adoção de uma espécie recall de políticos, em alusão ao termo usado no comércio para repor produtos que apresentam defeitos, com a possibilidade de o mandato do político ser revogado se não agradar o eleitor, e condenou a posse de senadores suplentes. “[Nomear suplentes] É uma excrescência injustificável. Temos percentual muito elevado de senadores que não foram eleitos. Pessoas que, de alguma forma, ingressaram na chapa da pessoa que era o candidato mais forte, e passado algum tempo, substituíram os titulares”, relatou.

Embora tenha evitado se pronunciar especificamente sobre a convocação de uma constituinte específica para a reforma política, o ministro Joaquim Barbosa disse verificar que “o Brasil está cansado de reformas de cúpula”. “Todos os momentos cruciais da nossa história tiveram soluções de cúpula. Além disso, tivemos alguns espasmos, crises constitucionais também resolvidas em cúpula”, completou ele.

Eleições – Apesar de aparecer como o preferido dos manifestantes paulistanos para suceder Dilma Rousseff em 2014, conforme pesquisa realizada pelo instituto Datafolha entre os manifestantes que tomaram as ruas da capital paulista na última semana, o ministro também disse que não ter a “menor vontade” de se lançar candidato a presidente da República.

O LADRÃO CONTINUA LIVRE


Este é um Gulfstream GIII, dos mais modernos aviões executivos do mundo.
E sabem de quem ele é!?
Do filho do PAI DO MENSALÃO, aquele que tem um irmão lambari que vendia informações do governo, e o filho era um vigilante no Jardim Botânico em SP, hoje eles tem este brinquedinho para curtir a vida, enquanto o brasileiro trabalha adoidado para sustentá-los...Enquanto os Brasileiros se iludem com os Bolsas da vida, esse é o brinquedinho do filho do todo poderoso, é o avião do Sr. Lulinha, em uma passagem pelo Caribe, brinquedinho de US$50.000.000,00 (cinquenta milhões de dólares),
quem tem "sorte nos negócios" não precisa de empurrão.
Compartilhem, vamos acordar Brasil,
pois senão em pouco tempo
estaremos vivendo como a Venezuela...


Por quê a Receita Federal não apura as declaracões do dono do avião e do seu pai também? A receita federal esta subordinada ao ministro da fazenda e este à Presidenta...



Gastos de Rose são classificados como ‘reservados’

Para Presidência, divulgação de despesas com cartão corporativo põe em risco segurança

SÃO PAULO — A Presidência da República classificou como “reservados” os gastos da ex-chefe do escritório do governo em São Paulo Rosemary Noronha com o cartão corporativo. Com isso, só será possível saber como a servidora usou o cartão daqui a cinco anos, conforme previsto na legislação. A classificação foi feita sob a justificativa de que as informações “colocariam em risco a segurança da presidente e vice-presidente da República, e respectivos cônjuges e filhos”.

Há seis meses, O GLOBO solicita acesso ao extrato de gastos da ex-servidora e cobra a divulgação nos moldes em que a Controladoria-Geral da União (CGU) já divulga despesas de servidores, por meio do Portal da Transparência. No entanto, a Presidência se recusou a apresentar os dados, em todas as instâncias de recurso.

O pedido foi feito via Lei de Acesso à Informação, citada na última sexta-feira pela presidente Dilma Rousseff como “poderoso instrumento do cidadão para fiscalizar o uso correto do dinheiro público”, e forma de combate à corrupção “com transparência e rigor”.

Afastada do cargo, Rosemary foi denunciada no ano passado pelo Ministério Público por falsidade ideológica, tráfico de influência, corrupção passiva e formação de quadrilha.

O pedido de informação foi feito pelo GLOBO em 9 de janeiro deste ano, quando os dados ainda não tinham sido classificados. O governo respondeu com planilha informando gastos de R$ 66.062,41 com o cartão da servidora entre 2003 e 2011, em diferentes grupos de despesa. Mas não quis informar em que estabelecimentos foram realizados os gastos, como fora solicitado.

Em resposta a um primeiro recurso, o secretário de Gestão, Controle e Normas da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Sylvio de Andrade, alegou que “despesas contidas nas faturas estavam contempladas na planilha anteriormente enviada", ignorando o pedido de informações sobre onde ocorreram os gastos.

O segundo recurso foi negado pela chefe da Secretaria de Comunicação, Helena Chagas, que não identificou elementos para “revisão da resposta”. A resposta do terceiro recurso, apresentado à CGU, foi adiada duas vezes pela “complexidade da matéria”, e apresentada ontem, quatro meses depois. No período, a informação foi considerada “reservada”.

O ministro da CGU, Jorge Hage, não reconheceu o recurso, e disse que não cabe ao órgão discutir o mérito da classificação, mas à Comissão Mista de Reavaliação de Informação. Perguntado sobre de que forma a divulgação dos dados põe em risco a segurança da presidente e do vice, o governo informou que o mesmo procedimento foi adotado para “todos os cartões da Presidência”.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pais/gastos-de-rose-sao-classificados-como-reservados-8813840#ixzz2XLrZqNxN
© 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.