sábado, 28 de dezembro de 2013

Genoino, preso em casa no Distrito Federal, quer passar o Ano Novo em São Paulo

Localização de Genoino em Brasília está sob sigilo (Renato Ribeiro Silva/Futura Press)
 
Ele está em prisão domiciliar, em Brasília, enquanto o STF não determina onde deverá cumprir sua pena.
O ex-deputado e ex-presidente do PT José Genoino pretende passar o Ano Novo com a família em São Paulo. A defesa de Genoino afirmou nesta quinta-feira que vai entrar nesta tarde com um pedido no Supremo Tribunal Federal (STF) para que ele passe a cumprir prisão domiciliar provisória na sua casa no Butantã, na capital paulista. Ele está preso desde o dia 15 de novembro, após condenação no processo do mensalão pelo crime de corrupção ativa.
No dia 21 de novembro, o presidente do STF, Joaquim Barbosa, concedeu autorização provisória para que Genoino cumpra prisão domiciliar até que a Corte dê a palavra final sobre se a Penitenciária da Papuda, no Distrito Federal, oferece condições para que ele possa fazer tratamento de saúde mesmo encarcerado. Desde então, ele está, segundo seu advogado Luiz Fernando Pacheco, na casa da filha em Brasília. No meio do ano, o ex-presidente do PT passou por uma cirurgia cardíaca.
Luiz Fernando Pacheco argumentou que foi o próprio Genoino quem manifestou interesse em voltar a São Paulo, para a casa onde reside há trinta anos. A Vara de Execuções Penais informou que a localização de Genoino está sob sigilo.
"É um pedido particular. Ele está há muito tempo incomodado com essa indecisão sobre onde vai ficar", afirmou o advogado de Genoino. Segundo Pacheco, a intenção do seu cliente é ficar em casa, em São Paulo, até uma palavra final do STF. Se for mantida a prisão domiciliar, o ex-presidente do PT continuaria na capital paulista. Caso o Supremo rejeite o pedido, ele gostaria de voltar a cumprir pena na Penitenciária da Papuda.
Domiciliar – Independentemente do pedido de transferência provisória para São Paulo, a decisão de Joaquim Barbosa sobre a concessão de prisão domiciliar definitiva deve ficar para depois das festas de fim de ano. Barbosa consultou as Varas de Execuções Penais em Brasília e São Paulo para saber se haveria condições de o ex-presidente do PT cumprir pena em presídios em uma das duas cidades.
Em Brasília, a Vara de Execuções indicou que há condições para recepcionar presos com problemas de saúde. Em decisão comunicada na última sexta-feira, o juiz substituto Bruno Ribeiro mandou ofícios para a Secretaria de Saúde e para a Subsecretaria do Sistema Penitenciário solicitando "que continuem enviando esforços no sentido de prestar aos sentenciados em cumprimento de pena no Distrito Federal a assistência à saúde e, em caso de necessidade, a pronta transferência para a rede hospitalar de referência, sem prejuízo da estrita observância das recomendações clínicas de cada caso".

Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Jornal oficial da Santa Sé em português na Internet

Conjugar comunicação e comunhão: com este espírito, nesta terça-feira, 17, o jornal oficial da Santa Sé, “L’Osservatore Romano”, coloca no ar o seu novo site, totalmente diferente. O http://www.osservatoreromano.va traz um maior número de notícias, mais fotos e um aspecto gráfico mais moderno, mas a grande novidade é que a partir de agora, todo o conteúdo do jornal escrito está disponível na rede.

Ao lado da edição cotidiana em italiano, o site mostra por inteiro as edições semanais em francês, inglês, italiano, espanhol e português, além do mensal em polonês.

A partir deste dia, aniversário do Papa Francisco, os leitores dos países mais distantes, aonde o jornal chega com dificuldade e com altos custos, poderão acessar tempestivamente às informações sobre o Papa e a Santa Sé.

Tudo será gratuito, visível em smartphones e tablets, sem necessidade de cadastro. Quem quiser, verá as páginas no mesmo instante em que são impressas pela Tipografia Vaticana. Emfim, outro aspecto novo é a conexão com o mundo das redes sociais. As páginas podem ser relançadas através de Twitter e Facebook, o que multiplica a oportunidade de compartilha e debate.

A reforma foi feita em colaboração com o Pontifício Conselho das Comunicações Sociais e com o Escritório Internet da Santa Sé.
Local: Cidade do Vaticano
Fonte: Rádio Vaticano


Fonte: http://www.catolicanet.com.br

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Dilma Rousseff torra dinheiro para pegar carona na atrasada transposição do São Francisco

Efeitos especiais – É no mínimo covarde a forma como o governo de Dilma Rousseff lida com as questões prioritárias para o País. O projeto de transposição das águas do Rio São Francisco começou há anos, com um sem fim de promessas do messiânico e alcaguete Lula, mas muitas foram as paralisações absurdas, mesmo com a festa que o PT patrocinou em um dos canteiros de obra.

Como se sabe, entra e sai ano o Nordeste sofre com a estiagem, sem que o governo tome com antecedência alguma medida capaz de minimizar o calvário que açoita a dignidade dos brasileiros que vivem nessa região do País. Quando resolve agir, o governo está sempre atrasado, pois qualquer benefício é insuficiente para reparar os danos causados à população local, em especial a mais pobre.

Dando sequência à sua campanha antecipada, o que é uma afronta à Justiça Eleitoral, Dilma abriu os cofres para garantir a veiculação de uma campanha publicitária que trata da transposição das águias do Velho Chico. Com direito a efeitos especiais e infográficos que apontam os locais que serão beneficiados pela obra, o Ministério da Integração Nacional anuncia as maravilhas do projeto, mas não deixa claro quando as promessas sairão de cena para dar lugar à distribuição de água em uma das mais áridas regiões brasileiras.

Essa campanha publicitária é mais um acinte do paralisado governo de Dilma Rousseff, que deu continuidade ao loteamento da Esplanada dos Ministérios acreditando que as necessidades mais prementes dos brasileiros pudessem ser tratadas por velhacos da política nacional. A seca que afeta o Nordeste há décadas não pode ser transformada em ferramenta eleitoral, o que tem ocorrido com frequência.

Os brasileiros precisam reagir a mais um abuso do Palácio do Planalto, que não se incomoda com a gastança desenfreada do suado dinheiro do contribuinte. O Brasil está paralisado e enfrentando uma série crise econômica, sem que as autoridades tenham encontrado solução para tal, mas Dilma prefere cortar todos os quadrantes do território verde-louro para despejar sobre os incautos eleitores uma enxurrada de mentiras.

Nos últimos meses, o máximo que a presidente conseguiu fazer foi anunciar obras, privatizar diversos setores da economia e entregar máquinas às prefeituras. Não fosse esse trinômio que tem funcionado como muleta, o País estaria mais atolado na crise. A grande questão é que não há no País uma oposição capaz de desmentir Dilma e a súcia que a acompanha.

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Os obstáculos na caminhada de Aécio

Pré-candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves (Evaristo Sa/AFP)
Enquanto se consolida como o nome tucano para disputar a Presidência em 2014, o senador mineiro se depara com desafios que terão de ser superados se o partido não quiser passar mais quatro anos na oposição

Gabriel Castro, de Brasília
A campanha eleitoral de 2014 só deve tomar corpo a partir de março. Mas, desde já, os candidato começaram a mapear os obstáculos que encontrarão no ano que vem. No caso do senador Aécio Neves (PSDB-MG), que deverá ser o adversário tucano de Dilma Rousseff, algumas dificuldades já são claras. Para construir uma candidatura sólida, será preciso amarrar os palanques estaduais, assegurar a unidade interna do partido e tentar minar a ampla base de apoio de Dilma – já que é pouco provável que o PSDB consiga causar alguma defecção no bloco dominante.

Durante algum tempo, a falta de unidade interna foi apontada como o principal problema para a consolidação da candidatura de Aécio: a ala paulista do partido, especialmente o grupo ligado ao ex-governador José Serra, ofereceria resistência ao projeto do senador mineiro. Aos poucos, a oposição a Aécio foi se enfraquecendo: em maio, ele assumiu a presidência do partido. Mesmo o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o líder do partido na Câmara, o paulista Carlos Sampaio, afirmam que o momento é de Aécio. Na última semana, depois que Aécio lançou as bases programáticas de sua campanha eleitoral, Serra deu um sinal de que consente com a candidatura do mineiro – embora aliados afirmem que ele não tenha cedido definitivamente.

A prioridade de Aécio, agora, passa a ser a montagem de palanques (que não vai mal) e a atração de partidos aliados (que não vai bem).

Entrevista: Anastasia quer fórmula mineira no Planalto: 'Menos governo, mais administração'

O PSDB tem, por exemplo, o governador do Pará, Simão Jatene, e o prefeito de Manaus, Artur Virgílio, o que deve garantir bons palanques nos dois principais Estados da região Norte. No maior Estado do Nordeste, a Bahia, os tucanos terão o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), como cabo eleitoral – e esperam montar um palanque forte, com a presença do PMDB, na disputa pelo governo estadual. A legenda tem o governo do Paraná, com Beto Richa, e conversas bem-encaminhadas para fechar alianças com o PP no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. No Centro-Oeste e no Sudeste, a expectativa é manter a vantagem obtida pelo partido nas eleições de 2010, com José Serra.

Mas também há indefinições: em Minas Gerais, o partido ainda não decidiu quem será o candidato. O ex-ministro Pimenta da Veiga e o deputado federal Marcus Pestana são os nomes mais prováveis. Ambos têm desempenho ainda tímido nas pesquisas eleitorais em que o petista Fernando Pimentel e o peemedebista Clésio Andrade aparecem como os candidatos mais lembrados. No Rio de Janeiro, o tucano ainda não sabe quem será seu candidato. O PSDB é fraco no Estado, e o projeto de César Maia (DEM) não empolga Aécio. O tucano quer convencer o técnico de vôlei Bernardinho a disputar a sucessão de Sérgio Cabral (PMDB), mas a aposta é incerta. Em São Paulo, Aécio pode ter um clima não tão amigável. Geraldo Alckmin não deve ter uma eleição fácil na busca pelo sexto mandato consecutivo para o PSDB no Estado. E ainda não se sabe como José Serra vai se comportar durante a campanha. Parcerias - O tucano terá de formar uma coligação sólida, não só para garantir os palanques regionais, mas para assegurar um bom tempo de exposição na TV e no rádio durante o período de propaganda eleitoral gratuita. Hoje, ele tem como seguros apenas os apoios do DEM e do novo Solidariedade. O primeiro partido, esvaziado desde as eleições de 2010, tem 26 deputados. O segundo, por ser recém-criado, tem direito apenas ao tempo mínimo na propaganda eleitoral. No campo das alianças partidárias, a candidatura do governador pernambucano Eduardo Campos (PSB) tornou o cenário mais árido para Aécio: o PPS, que esteve com os tucanos em 2006 e 2010, já anunciou apoio ao candidato socialista.

Pelas contas do time de Aécio, a aliança atual renderia cerca de quatro minutos de exibição em cada programa eleitoral. A coligação da presidente Dilma Rousseff teria cerca de doze minutos, enquanto Eduardo Campos ficaria com pouco mais de dois minutos. Os tucanos querem assegurar ao menos cinco minutos na TV e no rádio – e estimam que sete seria o melhor cenário possível.

Mas a formação de alianças tem se mostrado uma tarefa árdua: o único partido com negociações abertas além do DEM e do Solidariedade é o PV. Fora isso, resta aos tucanos manter conversas com PTB, PR, PP e PDT para, ao menos, garantir a neutralidade dessas siglas. Desta forma, o tempo de TV das legendas seria distribuído entre os outros partidos, o que amenizaria o desequilíbrio de forças.

Firmadas as alianças, o mais provável é que o DEM pleiteie o posto de vice na chapa. E aí surgirá outro dilema para os tucanos: agradar os tucanos paulistas ou o aliado leal de quase duas décadas? Na primeira hipótese, o nome pode ser o do senador Aloysio Nunes Ferreira. Na segunda, pode ser o também senador José Agripino Maia (RN).

Agripino, aliás, já avisa: "Quando um partido com a história e a estrutura do DEM compõe uma aliança, é de se supor que isso pressuponha a participação na chapa", diz. Certo é que os tucanos querem que o vice seja de São Paulo ou do Nordeste, para facilitar a conquista de votos em áreas onde Aécio tem tereno a ganhar.

Oposição - Aécio Neves nunca fez parte da linha de frente da oposição: no Senado, foi criticado por se esquivar do confronto com o governo nos momentos mais agudos, como as crises que derrubaram ministros durante o governo Dilma. Nos últimos meses, o senador elevou o tom de seu discurso. Mas ainda precisa acertar o tom da campanha: não por acaso, o marqueteiro Renato Pereira deixou a equipe do tucano há poucos dias.

Parte das discordâncias diriam respeito à interação do tucano pelas redes sociais. O time do tucano criou uma ofensiva virtual, mas o próprio Aécio não interage diretamente com os internautas.

A aproximação – virtual e física – de Aécio com os eleitores é outro tema que precisará ser aprimorado no ano que vem. Especialmente nas regiões onde o senador é pouco conhecido. O tucano já começou a percorrer o país, mas tem se dedicado a encontros com lideranças políticas e do setor produtivo. O corpo a corpo ainda não está em pauta.

Enquanto isso, a presidente Dilma Rousseff elevou a quantidade de viagens e de eventos públicos já no início de 2013. A grande exposição da petista na televisão é uma desvantagem que Aécio ainda não combate com eficiência: para garantir espaço nos meios de comunicação, é preciso gerar fatos relevantes: uma declaração contundente, o anúncio de uma medida original ou uma atitude inusitada – são célebres as fotos de Fernando Henrique Cardoso em cima de um jegue, na campanha presidencial de 1994.

O presidente do PSDB mineiro, Marcus Pestana, diz que o mais importante é assegurar ao candidato uma exposição positiva no horário eleitoral e nos telejornais. O deputado federal, que também é um dos estrategistas de Aécio, relativiza o peso dos palanques regionais e dos comícios: "É evidente que a eleição presidencial se decide muito mais pela comunicação de massa, particularmente pela TV. Em 1989, o PRN só tinha um prefeito e o Collor virou presidente", diz. As urnas mostrarão se a estratégia é adequada.

O verdadeiro espirito natalino.

Esta semana, uma entrevista foi feita com o Padre Márcio, pároco de Barrocas-BA, (foto) afim de esclarecer o verdadeiro sentido do Natal. Segundo a explicação do vigário, o primeiro ponto a ser esclarecido é a confusão entre o significado do papai noel. Esta figura vem de longe, mais precisamente da Europa. São Nicolau que era um Bispo católico, proveniente de uma família muito abastada fez juz a sua herança... Ele pegou todo o dinheiro que tinha e comprou objetos e alimentos para doar aos pobres (essa epóca faz muito frio na Europa) como: Agasalhos, cobertores, panetones, pães e muitos outros. Então essa figura de São Nicolau quando chegou aos Estados Unidos da Ámerica, acabou sendo transformada no famoso Papai Noel, o que não tem nada a ver com o Natal que celebramos. O padre ainda comenta: "Nós sabemos que hoje em dia as pessoas estão focadas mais na figura do papai noel que foi uma figura inventada pelos Estados Unidos no plano do capitalismo, para vender produtos. A gente sabe que a palavra 'shopping' em inglês significa vender, comprar, compras".

De acordo ainda com o padre, a palavra Natal significa nascer ou nascimento. Então, basicamente nós celebramos o nascimento ou a vinda de Deus à terra em forma humana buscando ter proximidade com seus filhos. O vigário ainda nos esclareceu como ele passa aos fiéis a mensagem do Natal: "A primeira leitura que se faz na noite de Natal, no dia 24, do profeta Isaias diz assim: 'O povo que andava nas trevas viu uma grande luz'. Então o Natal é a Luz.. Jesus que diz 'Eu sou a luz, eu sou a vida.. Quem me segue não andará nas trevas'. Então a noite de Natal é a noite da esperança."

Além disso o padre deseja a todos: "Que o Natal não seja vivido apenas no dia 25 de Dezembro, mas que este clima de Natal possa se expandir para a família, para a sociedade, para as pessoas, que esse espírito seja vivido mais entre as pessoas, que esse espirito seja vivido durante toda a nossa vida."

Vimos então que o Natal não se resume apenas a um peru na mesa ou gastar uma fortuna fazendo festança, além de que para muitos a data é apenas um simbolo de dinheiro a mais no bolso. O natal é mais que algo superficial, é uma reunião que fazemos com nossa família para celebrar a vinda de Cristo à terra. Muitas pessoas se esquecem do verdadeiro espiríto natalino que deveriam realmente celebrar.

Nós, do jornal A nossa voz, desejamos a todos vocês um verdadeiro Feliz Natal. Desejamos nesse natal muita paz, alegria, fartura e principalmente responsabilidade. Sejam quem vocês são sem perder sua própria essência.. Desejamos também que vocês nunca se esqueçam do espiríto natalino e que o carreguem sempre consigo.
 
Mais uma vez, um Feliz Natal e boas festas!

Da Redação Por Jade Salles

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Governo da Bahia entra no Cauc, fica com 'nome sujo’ e não pode receber dinheiro federal

Wagner e secretário da Fazenda, Manoel Vitório - Foto: Secom
 
por Sandro Freitas
Um dos maiores problemas enfrentados pela prefeitura desde o ano passado agora terá de ser encarado pelo governo da Bahia, que está no Cadastro Único de Convenientes, o famoso Cauc. Para quem não está familiarizado com o termo, a tradução mais fácil é a de que o Estado está com o "nome sujo na praça" e não pode receber recursos do governo federal, por exemplo, via convênios ou verbas destinadas por emendas parlamentares. Documentos obtidos pelo Bahia Notícias revelam que o governo baiano tem pendências no Tesouro Nacional em relação a contribuições previdenciárias. No registro (ver aqui) é possível observar no quesito Tributos e Contribuições – Regularidade quanto a Contribuições Previdenciárias a presença da sigla AC, que significa A Comprovar. O mesmo acontece no Registro de Prestação de Contas de Recursos Federais (ver aqui). As informações foram acessadas nesta quarta-feira (18). Após receber a denúncias, o BN consultou os dados da Bahia no Tesouro Nacional, disponíveis a qualquer cidadão, e comprovou que o Estado está com o nome sujo.
No site do Tesouro Nacional consta uma explicação sobre a Regularidade Quanto a Contribuições Previdenciárias. “Conforme dados da Certidão Negativa de Débito, relativa às contribuições previdenciárias e às contribuições devidas, por lei, a terceiros, incluindo as inscrições em dívidas ativas do INSS”, explica o portal federal. Na consulta aparece o nome da Bahia com os dizeres: “Pedido com restrição”. Sendo assim, fica permitido apenas que o Executivo baiano receba recursos do governo federal através do PAC ou de do Regime Diferenciado de Contratação (RDC). No entanto, o mais utilizado é o convênio. O Estado já começou a sofrer com os problemas de ter o cadastro sujo, como acontece com consumidores inscritos no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) ou Serasa. Por causa do nome no Cauc, o governo foi impedido de receber um empréstimo de R$ 80 milhões do Banco Mundial, através do Prodetur. Além do governo, outras oito cidades baianas aparecem com bloqueios na Receita Federal.
O Bahia Notícias entrou em contato com a Secretaria Estadual da Fazenda e solicitou mais informações sobre as restrições, como valores ou possíveis problemas de documentação que tenham levado ao resultado no cadastro negativo, mas não obteve resposta da pasta. Em contato com o BN, o deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB) aproveitou a deixa para disparar contra o governo Jaques Wagner (PT). “Vejo os deputados lutando para conseguir recursos. Colocaram mais de R$ 600 milhões nas emendas, mas não adianta porque o governo não libera para quem está com o nome sujo. É um absurdo isso e termina prejudicando a Bahia e os baianos. O governo tem que zelar pelo bom nome da Bahia e facilitar que os recursos venham. Não adianta dizer que é do mesmo partido da presidente se não faz o dever de casa. Falta capacidade gerencial”, alfinetou o parlamentar, ao lembrar que o aliado – o prefeito ACM Neto (DEM) – decretou um contingenciamento em Salvador para tirar o Município do Cauc.

domingo, 22 de dezembro de 2013

O LIXO VERMELHO

Mandela e o mensalão, por Guilherme Fiuza - O Globo

A frase que resume os dez anos de reinado do oprimido no Brasil foi dita pelo deputado João Paulo Cunha (PT-SP), condenado no processo do mensalão: “Se o Mandela ficou 27 anos preso, eu suportarei também”.

Nelson Mandela tinha acabado de morrer, e já era contrabandeado pelo herói mensaleiro. Os oprimidos de gravata sugam o que podem, até a memória alheia.

Não se pode esquecer que, em sua propaganda eleitoral, Dilma Rousseff confiscou a identidade de Norma Bengell, usando uma foto da atriz na passeata de 1968 em sua apresentação biográfica. No dia seguinte ao brado de João Paulo Cunha, Dilma estava no Congresso do PT que apoiou os mensaleiros condenados.

A presidente repetiu, com a ajuda de Lula, o já famoso gesto do braço erguido com o punho cerrado — inaugurado por Dirceu e Genoíno na chegada à prisão. Não se sabe bem o que significa aquela mão fechada. Há quem diga que é um aviso de que não vão devolver o que roubaram.

Como pode a presidente da República participar de um comício em defesa de corruptos condenados e presos? Um comício onde um partido político censura a mais alta corte da Justiça, com pesados ataques ao seu presidente? Dilma pode. Assim como o mensaleiro João Paulo pode se comparar a Mandela e, em seguida, dizer “longe de mim me comparar a Mandela”.

Pode também distribuir centenas de exemplares de uma revista inocentando a si mesmo, e se declarar ofendido quando a imprensa pergunta quem pagou aquilo. Num país saudável, João Paulo Cunha viraria piada e Dilma Rousseff teria de prestar esclarecimentos no Congresso Nacional sobre seu gesto favorável a criminosos. Mas no Brasil a moral virou geleia.

sábado, 21 de dezembro de 2013

O materialismo do Papai Noel e a espiritualidade do Menino Jesus

Um dia, o Filho de Deus quis saber como andavam as crianças que outrora, quando andou entre nós,“as tocava e as abençoava” e que dissera:”deixai vir a mim as criancinhas porque delas é o Reino de Deus”(Lc 18, 15-16).

À semelhança dos mitos antigos, montou num raio celeste e chegou à Terra, umas semanas antes do Natal. Assumiu a forma de um gari que limpava as ruas. Assim podia ver melhor os passantes, as lojas todas iluminadas e cheias de objetos embrulhados para presentes e principalmente seus irmãos e irmãs menores que perambulavam por aí, mal vestidos e muitos com forme, pedindo esmolas. Entristeceu-se sobremaneira, porque verificou que quase ninguém seguira as palavras que deixou ditas:”quem receber qualquer uma destas crianças em meu nome é a mim que recebe”(Marcos 9,37).

E viu também que já ninguém falava do Menino Jesus que vinha, escondido, trazer na noite de Natal, presentes para todas as crianças. O seu lugar foi ocupado por um velhinho bonachão, vestido de vermelho com um saco às costas e com longas barbas que toda hora grita bobamente:”Oh, Oh, Oh…olhem o Papai Noel aqui”. Sim, pelas ruas e dentro das grandes lojas lá estava ele, abraçando crianças e tirando do saco presentes que os pais os haviam comprado e colocado lá dentro. Diz-se que veio de longe, da Finlândia, montado num trenó puxado por renas. As pessoas haviam esquecido de outro velhinho, este verdadeiramente bom: São Nicolau. De família rica, dava pelo Natal presentes às crianças pobres dizendo que era o Menino Jesus que lhes estava enviando. Disso tudo ninguem falava. Só se falava do Papai Noel, inventado há mais de cem anos.

Tão triste como ver crianças abandonadas nas ruas, foi perceber como elas eram enganadas, seduzidas pelas luzes e pelo brilho dos presentes, dos brinquedos e de mil outros objetos que os pais e as mães costumam comprar como presentes para serem distribuidos por ocasião da ceia do Natal.

Propagandas se gritam em voz alta, muitas enganosas, suscitando o desejo nas crianças que depois correm para os pais, suplicando-lhes para que comprem o que viram. O Menino Jesus travestido de gari, deu-se conta de que aquilo que os anjos cantaram de noite pelos campos de Belém”eis que vos anuncio uma alegria para todo o povo porque nasceu-vos hoje um Salvador…glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa-vontade”(Lucas 2, 10-14) não significava mais nada. O amor tinham sido substituído pelos objetos e a jovialidade de Deus que se fez criança, tinha desaparecido em nome do prazer de consumir.

Triste, tomou outro raio celeste e antes de voltar ao céu deixou escrita uma cartinha para as crianças. Foi encontrada debaixo da porta das casas e especialmente dos casebres dos morros da cidade, chamadas de favelas. Ai o Menino Jesus escreveu:

Meus queridos irmãozinhos e irmãzinhas,

Se vocês olhando o presépio e virem lá o Menino Jesus e se encherem de fé de que ele é o Filho de Deus Pai que se fez um menino, menino qual um de nós e que Ele é o Deus-irmão que está sempre conosco,

Se vocês conseguirem ver nos outros meninos e meninas, especialmente nos pobrezinhos, a presenca escondida do Menino Jesus nascendo dentro deles.

Se vocês fizerem renascer a criança escondida no seus pais e nas pessoas adultas para que surja nelas o amor, a ternura, o carinho, o cuidado e a amizade no lugar de muitos presentes.

Se vocês ao olharem para o presépio descobrirem Jesus pobremente vestido, quase nuzinho e lembrarem de tantas crianças igualmente pobres e mal vestidas e sofrerem no fundo do coração por esta situação desumana e se decidirem já agora, quando grandes, mudar estas coisas para que nunca mais haja crianças chorando de fome e de frio,

Se vocês repararem nos três reis magos com os presentes para o Menino Jesus e pensarem que até os reis, os grandes deste mundo e os sábios reconheceram a grandeza escondida desse pequeno Menino que choraminga em cima das palhinhas,

Se vocês, ao verem no presépio todos aqueles animais, como as ovelhas, o boi e a vaquinha pensarem que o universo inteiro é também iluminado pela Menino Jesus e que todos, galáxias, estrelas, sois, a Terra e outros seres da natureza e nós mesmos formamos a grande Casa de Deus,

Se vocês olharem para o alto e virem a astrela com sua cauda e recordarem que sempre há uma Estrela como a de Belém sobre vocês, iluminando-os e mostrando-lhes os melhores caminhos,

Se vocês aguçarem bem os ouvidos e escutarem a partir dos sentidos interiores, uma música celestial como aquela dos anjos nos campos de Belém que anunciavam paz na terra,

Então saibam que sou eu, o Menino Jesus, que está chegando de novo e renovando o Natal. Estarei sempre perto de vocês, caminhando com vocês, chorando com vocês e brincando com vocês até aquele dia em que chegaremos todos, humanidade e universo, à Casa do Pai e Mãe de infinita bondade para sermos juntos eternamente felizes como uma grande família reunida.

Belém, 25 de dezembro do ano 1.

Assinado: Menino Jesus

Alagoinhas-BA: Chuva forte causa transtornos na tarde desta sexta-feira 20 em diversos pontos da cidade


Menos de uma hora de chuva foi o tempo suficiente para provocar alguns transtornos na cidade de Alagoinhas, a nossa equipe primeiro visitou o Bairro Nossa senhora das Graças no Silva Jardim, onde podemos constatar que devido a forte chuva a rua ficou completamente alagada impedindo o acesso de veículos a até mesmo dificultando a passagem de transeuntes e moradores do local.

A água invadiu algumas residências e moradores indignados com a situação informaram que nada ainda foi feito no local para solucionar o problema. Já na Rua Irineu de Castro também no mesmo bairro podemos constatar a mesma situação, a rua também estava totalmente alagada e algumas residências também foram prejudicadas com a forte chuva.



O vereador Caio Ramos sensibilizado com a situação estava presente dando apoio aos moradores do local.



Em seguida fomos até o Largo do Barreiro ao lado da margem da linha, onde devido a forte ventania e a chuva que caiu na cidade uma arvore foi arrancada pela raiz, os galhos ainda atingiram uma parte da rede elétrica e da telefonia por pouco não acabou causando danos a um carro que estava estacionado em frente a uma residência.



Na Praça Barão do Rio Branco, o galho de uma arvore que fica na parte interna do SENAI partiu caindo sob o muro.



No 15 de Novembro, a torre de um provedor de internet acabou desabando próximo a estação São Francisco, moradores do local tomaram um susto no momento do ocorrido, parte do muro de uma casa abandonada foi atingido por um elemento da torre, mas ninguém saiu ferido.



Na central de abastecimento, mais um susto, um outdoor caiu atingindo parte do telhado de um restaurante, no momento em havia muitos clientes no estabelecimento, alguns saíram correndo e de acordo com informações houve feridos, os mesmos foram encaminhados até o hospital regional Dantas Bião.



Na Praça Graciliano de Freitas devido ao vento forte um toldo foi arremessado contra uma banca de revistas, causando danos materiais. Já bem próximo, uma parte do telhado da central de regulação foi arrancado, atingindo a fiação da rede elétrica que partiu e acabou caindo.



Uma viatura da Guarda Civil Municipal se fez presente no local para fazer o isolamento da área. Vale salientar que uma parte do telhado do sindicato dos comerciários de Alagoinhas também foi atingido.

Reportagem: Silvestre Santos / Imagens: José Carlos / Colaborou: Francisco Almeida / Karol Pimenta - Portal Alta Pressão, notícias de Alagoinhas em primeira mão.



Fonte: http://altapressaoonline.com/portal/noticia.php?id=7633

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

CNI projeta crescimento menor do PIB e inflação maior em 2014

 
A economia brasileira deverá crescer menos em 2014. Quem afirma é a Confederação Nacional da Indústria, que nesta quinta-feira (19) divulgou o seu Informe Conjuntural Anual, estudo com previsões sobre a economia. De acordo com o Informe, o Produto Interno Bruto brasileiro deve crescer 2,1% no próximo ano, menos do que o previsto para este ano (2,4%). As previsões da CNI desmentem as perspectivas do governo. O Ministério da Fazenda prevê crescimento de 2,5% do PIB em 2013, e o mercado, consultado semanalmente pelo Banco Central, estima que a economia crescerá ainda menos – 2,3%.

Segundo o estudo da CNI, a queda do ritmo de crescimento do PIB será provocada pela desaceleração dos investimentos, que devem subir 5% em 2014, contra 7,1% previstos para este ano. De acordo com a CNI, os investimentos crescerão menos no próximo ano por causa do aumento dos juros e do baixo nível de confiança dos empresários. De acordo com a entidade, as dificuldades estruturais em retomar um crescimento mais vigoroso permanecerão no próximo ano, com as distorções que encarecem os projetos de investimento e desestimulam as decisões empresariais. Entre os principais riscos para a economia brasileira, o estudo cita a inflação e o próprio calendário eleitoral, que desestimula a tomada de decisões. A entidade também prevê inflação maior em 2014. A CNI estima que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deverá fechar o próximo ano em 6%, acima da previsão de 5,7% para este ano. Segundo a CNI, o fim dos efeitos redutores sobre os preços dos serviços públicos, o dólar mais alto e a inércia dos preços dos serviços puxarão a inflação para cima.

Filha de Lula é acusada de receber recursos para a ONG e depois fechar a organização

 
A filha de Lula, Lurian, é acusada de receber recursos para a ONG “Rede 13″ e depois fechar a organização.
 
Fundada pela filha de Lula, Lurian, a ONG “Rede 13 Santa Catarina“, de Blumenau, recebeu mais de R$ 20 milhões, foi aberta em abril de 2003 e fechada em seguida, em agosto de 2003.
Lurian sorri na certeza da impunidade.
Usada apenas como fachada para pagar as contas de Lurian e… para comprar o seu magnífico apartamento em Florianópolis, o esquema operacional era coordenado por Eurides Mescolotto, que Presidente do BESC e ex-marido de Ideli Salvatti
Lurian dá gargalhadas diante da facilidade para enriquecer,
Em Florianópolis, é comentário em todas as rodas, de que Lurian, anda cercada por um aparato de 20 pessoas e 8 automóveis, e que comprou o seu apartamento “com dinheiro do Fome Zero”.

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Alagoinhas-BA: Frei José Luis é o novo pároco da Paróquia São Francisco


O Fr. José Luis Fraterno (OFM Cap), foi empossado neste domingo como pároco da Paróquia São Francisco de Assis, em Alagoinhas. A cerimônia foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Paulo Romeu e concelebrada pelo provincial dos Frades Capuchinhos, Fr. Liomar Pereira e demais frades da fraternidade de Alagoinhas. O Fr. Luciano também foi empossado como vigário e ecônomo.
Durante a homilia, Dom Paulo lembrou a importância dos serviços prestados pelos frades capuchinhos e a parceria com a diocese. “Somos muito gratos aos frades capuchinhos pelos serviços prestados nesta paróquia e em tantas outras comunidades de nossa diocese. Desejamos que o Fr. José Luis seja perseverante no seu pastoreio”, finalizou.
Participaram da missa centenas de fieis, religiosas e representantes das pastorais, comunidades, movimentos e serviços da Paróquia São Francisco de Assis. Ainda no domingo, Dom Paulo conferiu o sacramento da crisma para mais de 150 jovens da paróquia.
Foto: Pascom Irmão Sol Irmã Lua


Natal secularizado?

Pe. Cristóvão Dworak, CSsR - Redentorista – Diocese de Itabuna
O Natal é a maior, depois da Páscoa, festa religiosa dos cristãos. Mas, passaram–se os tempos, em que o Natal era unicamente a memória do Mistério da Encarnação, celebrada pelos católicos, ortodoxos e protestantes. Os processos da secularização atingiram também a Igreja com suas celebrações, festas, tradições e costumes.

Segundo alguns especialistas do comportamento do mercado, no calendário comercial, o Natal figura como um dos momentos mais fortes para aquecimento do comercio, seguido do Dia das Mães, do Dia dos Namorados e do Dia dos Pais. O crescente secularismo tende não tanto a extinguir o Natal, apesar de que haja tendências cada vez mais fortes para tirar a data do nascimento de Jesus como referência da marcação do tempo na cultura Ocidental, mas a mudar seu sentido, aproveitando-se da sua força simbólica. O São Nicolau foi trocado por papai Noel acompanhado de renas e duendes. O presépio, como provável invenção catequética de São Francisco de Assis, passou a fazer parte da ornamentação dos shoppings centers, onde desapareceu, quase por completo, a imagenzinha do Menino Jesus. Os cantos natalinos, que faziam parte integrante das celebrações natalinas e fortaleciam a fé dos cristãos reunidos nas igrejas, como testemunhava Santo Agostinho, hoje, viraram um belo acessório comercial cantado nas praças de alimentação, nos bancos, nas salas de concertos, etc. A ornamentação natalina, ajustada aos fins comerciais, tende a invadir os espaços celebrativos! Em muitos casos não há mais diferença entre uma igreja e um hall comercial.

Uma das canções natalinas brasileiras, composta por Ana Yara Campos diz: “Menino Jesus eu só queria lhe pedir que interrompesse todo mundo pra chamar sua atenção. Conte-nos de novo sua história pra que fique na memória o verdadeiro sentimento do Natal”.

Há, de fato, uma necessidade de reencontrar o verdadeiro sentido das festas natalinas. Não é o nosso objetivo aqui reclamar do mercado que instrumentalizou com maestria os sentimentos religiosos do Natal. Cabe, porém, aos cristãos, valorizar as tradições natalinas e reforçar mais ainda o verdadeiro significado do mistério do Natal, criando um clima de jubilosa contemplação do mistério do nascimento daquele, que se “fez carne” e veio para que nele todos tenham a vida em plenitude (Jo 1, 14; 10,10). E faremos isso valorizando as celebrações do Advento, e da Novena Natal em Família, que antecedem o Natal. Faremos isso preparando com esmero as belas liturgias deste tempo litúrgico, entoando os cantos natalinos e promovendo Oratórios do Natal. Faremos isso cuidando de uma decoração adequada, onde não faltará um belo presépio. Faremos isso quando acorreremos, como pastores e reis magos ao encontro com Aquele, sem o qual, tudo isso teria verdadeiro sentido.

Pe. Cristóvão Dworak, CSsR
Redentorista – Diocese de Itabuna

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

PT censura música no carnaval de Recife!



Veja vídeo
Letra:
 
Chega de trabalho, basta de tanto "lero-lero",
não vou mais encher minhas mãos de calo,
Vou viver da bolsa do "Fome Zero".
 
Minha mulher está muito feliz,
já pediu dispensa do trabalho.
Não quer mais ser uma faxineira
Pra Viver dessa bolsa brasileira.
 
Por isso, eu canto:
 "Obrigado Presidente!"
Por o senhor ter estendido a mão,
Distribuindo esmola via cartão,
Reeleição retribuido com uma sua.
Este é o país que vai pra frente
com essa massa ociosa e contente,
Vivendo na ociosidade, diz ainda que isso é brasilidade.
 
Por isso, eu canto:
 "Obrigado Presidente!"
Por o senhor ter estendido a mão,
Distribuindo esmola via cartão,
contrariando o nosso "Rei do Baião"
Chega de trabalho, basta de tanto "lero-lero",
não vou mais encher minhas mãos de calo,
Vou viver da bolsa do "Fome Zero".
 
Minha mulher está muito feliz,
 já pediu dispensa do trabalho.
Não quer mais ser uma faxineira
Pra Viver dessa bolsa brasileira.
 
Por isso, eu canto:
 "Obrigado Presidente!"
Por o senhor ter estendido a mão,
Distribuindo esmola via cartão,
 Reeleição retribuido com uma sua.
Este é o país que vai pra frente
com essa massa ociosa e contente,
Vivendo na ociosidade,
diz ainda que isso é brasilidade.
 
Por isso eu canto:
 "Obrigado Presidente!"
Por o senhor ter estendido a mão,
Distribuindo esmola via cartão,
contrariando o nosso "Rei do Baião"
 

O HERÓI DOS PTSICOPATAS.

Dez citações de Che Guevara que a esquerda prefere não falar. O único Che Guevara bom é um Che Guevara morto. Da próxima vez que seu filho chegar em casa em uma camiseta do Che Guevara, pergunte-lhe se ele sabe que o assassino realmente representava. Faça-o se sentar, fale com ele, tire as vendas da ignorância de seus olhos e mostre-lhe estas citações Guevara. Em seguida, queime a maldita camiseta.

1. “Louco de fúria, mancharei de vermelho meu rifle estraçalhando qualquer inimigo que caia em minha mãos! Com a morte de meus inimigos preparo meu ser para a sagrada luta, e juntar-me-ei ao proletariado triunfante com um berro bestial!”.
2. “O ódio cego contra o inimigo cria um impulso forte que quebra as fronteiras de naturais das limitações humanas, transformando o soldado em uma eficaz máquina de matar, seletiva e fria. Um povo sem ódio não pode triunfar contra o adversário".
3. “Para mandar homens para o pelotão de fuzilamento, não é necessário nenhuma prova judicial … Estes procedimentos são um detalhe arcaico burguês. Esta é uma revolução!”
4. “Um revolucionário deve se tornar uma fria máquina de matar motivado pelo puro ódio. Nós temos que criar a pedagogia do Paredão!” (O Paredão é uma referência para a parede onde os inimigos de Che eram mortos por seus pelotões de fuzilamento).
5. “Eu não sou o Cristo ou um filantropo, velha senhora, eu sou totalmente o contrário de um Cristo … eu luto pelas coisas em que acredito, com todas as armas à minha disposição e tento deixar o outro homem morto, de modo que eu não seja pregado numa cruz ou qualquer outro lugar“.
6. “Se qualquer pessoa tem qualquer coisa boa para dizer sobre o governo anterior, para mim é bom o suficiente matá-la.”
7. Che queria que o resultado da crise dos mísseis em Cuba fosse uma guerra atômica. “O que nós afirmamos é que devemos proceder ao longo do caminho da libertação, mesmo que isso custe milhões de vítimas atômicas”.
8. “Na verdade, se o próprio Cristo estivesse no meu caminho eu, como Nietzsche, não hesitaria em esmagá-lo como um verme.”
9. “Deixe-me dizer, correndo o risco de parecer ridículo, que o verdadeiro revolucionário é guiado por grandes sentimentos de amor.”
10. “É muito triste não ter amigos, mas é ainda mais triste não ter inimigos.”

Tenha cuidado para não perder as nossas 10 razões porque você deve jogar fora a sua camiseta do Che Guevara.

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Agenda gay e do aborto foram derrotadas no Parlamento Europeu


MADRI, 12 Dez. 13 /  (ACI/EWTN Noticias)
O "Relatório Estrela", como se conhecia a "Proposta de Resolução sobre Saúde Sexual e Reprodutiva e Direitos Afins", que tentava impor a agenda gay e do aborto na Europa, foi rejeitada pela segunda vez pelo Parlamento Europeu no dia 10 de dezembro. Os defensores da vida e da família celebraram o fato como um triunfo dos valores não negociáveis.
O documento rejeitado pelos parlamentares europeus promovia na Europa a distribuição obrigatória de preservativos para crianças, o aborto livre e gratuito para as adolescentes, a livre eleição do sexo e a identidade sexual da infância e a educação sexual com perspectiva ideológica de gênero.
O Plenário da Câmara do Parlamento Europeu, ao rejeitar o "Relatório Estrela", que recebe o nome da parlamentar socialista Edite Estrela, promotora do projeto, foi rejeitado assinalando que "a formulação e a posta em prática de políticas sobre direitos de saúde sexual e reprodutiva e sobre a educação sexual nas escolas são uma competência dos Estados membros".
Esta resolução foi adotada por 334 votos a favor e 327 contra. Houve 35 abstenções.
O parlamentar europeu Jaime Mayor Oreja, que liderou a rejeição do "Relatório Estrela" assegurou que "vamos somando vitórias passo a passo, não se pode ir de zero ao infinito. Já há um novo relatório, inclusive a famosa expositora Estrela disse que evidentemente ela retirava o nome desta proposição".
"Isso significa que eles se sentem, como é lógico, derrotados", indicou.
Com esta derrota, os promotores do aborto não poderão impô-lo como um "direito" na Europa.
As organizações HazteOír e CitizenGo lançaram alertas recolhendo assinaturas, e conseguiram que milhares de cidadãos europeus se mobilizem para com êxito deter o "Relatório Estrela".

Rádio Vaticano: mostra fotográfica sobre a pobreza

Sensibilizar a opinião pública sobre o tema da pobreza e das suas causas. Este é o objetivo da mostra fotográfica “Why poverty?”, que pode ser visitada na sede da Rádio Vaticano até o próximo sábado e que foi apresentada nesta quarta-feira. A ilustrar esta iniciativa foram o Padre Federico Lombardi, Diretor da Rádio Vaticano e Claudio Cappon, vice-Presidente da EBU, a Associação que reúne as emissoras do serviço público rádio-televisivo da parte da Europa Mediterrânea.

As fotografias, são mais de 30 acompanhadas de legendas a partir de textos de vários Pontífices, têm como pano de fundo países profundamente diferentes. Mudam os lugares, as características físicas das pessoas, mas não os olhares marcados pela pobreza e pela fome. As imagens são retratos de uma alarmante realidade, exacerbada hoje também pela crise, que não deveria nos deixar indiferentes.

São imagens intensas e eloquentes: a expressão triste de crianças desnutridas, uma cama improvisada e preparada com cuidado ao lado de um trilho de trem, um carrinho carregado com sucata de outros, o olhar resignado de uma mulher que olha para um prato vazio, um carrinho usado como um armário por um sem-teto para guardar roupas e cobertores, o dedo de uma criança com fome que indica à mãe uma sacola cheia de comida. São fotografias que desafiam o coração de cada homem recordando os confins além dos quais a pobreza se torna uma trágica proibição à vida.

A exposição é portanto “um convite à reflexão e a um exame de consciência coletivo, a realizar um exercício de espiritualidade acompanhados pelas legendas tiradas de textos dos Pontífices. Eis o que nos disse Padre Federico Lombardi:

“Fotografias verdadeiramente originais e preciosas. E, a propósito, é óbvio para nós ressaltar como uma temática desse tipo seja não só - infelizmente sempre - de grande atualidade, mas também atual para o compromisso da Igreja, dos Papas que falaram continuamente da pobreza, da fome. E, portanto, também na perspectiva deste Pontificado, que fala tanto dos pobres, da solidariedade para com os pobres, do combate à pobreza sentimos que iniciamos algo que devemos continuar”.
Local: Cidade do Vaticano
Fonte: Rádio Vaticano

 
http://www.catolicanet.com.br

domingo, 15 de dezembro de 2013

Secretaria da Saúde de Alagoinhas recebe prêmio nacional Carlos Chagas

 
O secretário de Saúde de Alagoinhas Reginaldo Paiva Barros foi contemplado com o prêmio Dr. Carlos Chagas, do Instituto Premium Brasil, em decorrência dos serviços prestados à frente da Secretaria da Saúde (SESAU).
O prêmio é uma homenagem aos 50 melhores secretários municipais da pasta em todo o território nacional, e foi entregue durante o 8º Congresso Nacional de Secretários Municipais de Saúde, que aconteceu de 08 a 11 de dezembro na Costa do Sauípe, no Litoral Norte baiano. Esse certificado é fruto do trabalho sério que a gestão do prefeito Paulo Cezar vem realizando no município de Alagoinhas. Reafirmo trabalho sério, porque estamos ampliando nosso atendimento e buscando novas formas de atendimento, principalmente para a população que tem apenas o Sistema Único de Saúde (SUS) como forma de atendimento.
É uma premiação que consagra desde o mais modesto servidor em saúde da secretaria, até a administração”, assegurou o secretário. 8º Congresso Nacional de Secretários Municipais de Saúde inclui palestras, fórum de idéias e debates.
De acordo com os organizadores, o prêmio é destinado a gestores públicos que são destaque em nível nacional e um reconhecimento pela gestão desenvolvida à frente das secretarias de saúde dos municípios. Os critérios analisados para a escolha dos 50 melhores secretários foram: análise da secretaria municipal de saúde pelo Sistema Único de Saúde; análise das medidas tomadas para a proteção da saúde da população; avaliação dos recursos operacionais e humanos; projetos e obras municipais na área da saúde; análise dos recursos e o destaque da saúde pública pelos meios de comunicação. A pesquisa também usou fontes associadas à saúde brasileira em nível municipal e estadual e os principais meios de comunicação relacionados à saúde pública municipal. Este prêmio é o reconhecimento de todas as ações praticadas pelo secretário municipal no decorrer no ano de 2013 e que resultaram em melhorias para a população do município.

(Redação / Secom / Foto Amilton André)

Cachoeira: o grande escândalo ainda não punido

 
EM DESTAQUE UM DOS MAIORES ESCÂNDALOS DE CORRUPÇÃO ACOBERTADO PELO GOVERNO!

A CPMI do Cachoeira, totalmente dominada pelo governo, impôs limites à atuação da oposição. Com sua maioria esmagadora e obediente, o governo proibiu qualquer iniciativa que avançasse além dos limites do Estado de Goiás. Não foi permitido investigar a empresa Delta de Fernando Cavendish, porque o governo desabaria em escombros sobre ela e as laranjas, constituidas como receptadoras de valores roubados dos cofres publicos da União, alguns estados, especialmente o Rio de Janeiro e municipios.
 
 Afirmei diversas vezes durante os trabalhos da comissão parlamentar que a Delta era matriz de um sofisticado esquema de corrupção que envolvia agentes publicos e privados. Não conseguimos aprovar relatório oficial competente, mas nossa assessoria técnica produziu paralamente e apresentou, farto material de prova e indicios indesmentíveis que mostraram o caminho percorrido pelos corruptos e corruptores para o desvio do dinheiro público em monumental escândalo de corrupção ainda não totalmente revelado e punido.
 
A Revista Veja mais uma vez presta serviço ao Brasil, provocando as autoridades judiciárias a levar até as ultimas consequências as providencias necessárias para a responsabilização civil e criminal dos principais envolvidos e quem sabe possibilitar ressarcimento aos cofres públicos pelo menos de parte dos rescursos roubados do povo brasileiro. Esse é sem díuvida, um dos maiores escândalos dos ultimos anos, vergonhosamente acobertado pelo governo do PT e ainda não desvendado inteiramente.

sábado, 14 de dezembro de 2013

Como estudar o YouCat?

 
Ensinar é transmitir conhecimentos. O estudo religioso, aliado às ações presentes, gera resultados que podem influenciar o futuro. O livro Como estudar o YouCat? mostra aos jovens católicos que o estudo religioso é a melhor forma de compreender a fé. O autor propõe um convite para que essa aproximação com Deus ocorra tanto na vida pessoal, familiar e eclesial como na Igreja e na evangelização.
 
Guilherme Pontes, criador do Projeto Catecismo Jovem, é conhecido nacionalmente por divulgar, por meio das redes sociais, o YouCat e as experiências brasileiras de estudo desse catecismo. Nesta obra, ele apresenta sugestões práticas e compartilha experiências surpreendentes de estudo do YouCat, como a Comunidade de Vida (YouCat School da Comunidade Canção Nova), o Programa Jovens Conectados (exibido na Rádio Litoral FM), entre outros.

Partindo da premissa de que esse estudo, além do conhecimento, possibilita uma nova geração de pessoas formadoras de opinião sobre assuntos da fé cristã, esta obra, cujo prefácio foi escrito pelo Pe. Carlos Sávio da Costa Ribeiro, Assessor Nacional da Comissão de Juventude da CNBB, será uma excelente ferramenta para auxiliar os jovens católicos, coordenadores de grupos religiosos, no trabalho de evangelização.

O livro, dividido em seis capítulos e com linguagem simples, trata da compreensão da fé e da aproximação com Deus, pelo ângulo educacional, pois, de acordo com Guilherme Pontes, “quem sabe mais ensina e quem sabe menos aprende”. Seu objetivo é mostrar que a Igreja é rica em experiências com jovens que evangelizam, levando a Palavra de Deus adiante. Visa também instruir os jovens que estão em comunhão com a Igreja a atender ao chamado de Deus e do Papa Francisco e, assim, a evangelizar por meio das redes sociais, utilizando uma linguagem mais despojada.

Sobre o autor:

Guilherme Pontes, graduando em Filosofia e coordenador de juventude, atua na elaboração de políticas públicas para a juventude.
É membro do Movimento Emaús da Arquidiocese de Florianópolis, Santa Catarina, onde auxilia nos trabalhos do Setor Juventude Arquidiocesano. Faz parte também da Coordenação Arquidiocesana da Pastoral da Comunicação. Trabalha especialmente com Comunicação e Juventude e participa de diversos eventos pelo Brasil, como palestrante convidado.
Criou o “Projeto Catecismo Jovem”, conhecido nacionalmente por divulgar, por meio das redes sociais, o YouCat e as experiências brasileiras de estudo desse catecismo. Hoje, atua na coordenação do Projeto, com uma equipe de jovens de todo o Brasil.
Fonte: http://www.catolicanet.com.br

Serviço:
Título: Como estudar o YOUCAT?
Autor: Guilherme Pontes
Formato: 14 x 21 cm
Páginas: 88
Preço: R$ 9,90

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

“Lula, guerreiro, defenda os companheiros”

Lula e Dilma participam de Congresso do PT em BrasíliaAndré Coelho / O Globo
Com Lula e Dilma, Congresso do PT se transforma em ato de apoio a mensaleiros condenados

BRASÍLIA – Com as presenças da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o 5º Congresso do partido, aberto na noite desta quinta-feira, foi transformado em um ato de apoio aos petistas condenados no julgamento do mensalão. Com Lula e Dilma no palco, a plateia gritou em coro: "Dirceu, guerreiro do povo brasileiro", "Genoino, guerreiro do povo brasileiro", e "Delúbio guerreiro, do povo brasileiro". Lula começou seu discurso afirmando que não falaria de mensalão, mas depois de apelos da militância se referiu ao caso como "a maior campanha de difamação":

- Eles tinham medo do Lula, agora têm que enfrentar a Dilma e o Lula, agora têm que enfrentar um partido que na maior campanha de difamação faz um PED (Processo de Eleição Direta) e coloca mais de 400 mil militante para votar - disse Lula, citando as eleições internas do PT, que elegeu novos dirigentes no mês passado.

O ex-presidente também comparou o caso do helicóptero de um parlamentar pego com cocaína à repercussão do emprego de Dirceu.

- Nosso partido tem sido vítima das suas virtudes e não só de seus defeitos. Somos criticados pelas coisas boas que fazemos, não só pelos erros. Se for comparar o emprego do Zé Dirceu no hotel com a quantidade de cocaína no helicóptero, pelo menos houve uma desproporcionalidade na divulgação do assunto - disse Lula, em referência à cocaína encontrada no helicóptero que pertence à família do senador Zezé Perrella (PDT-MG).

Antes de falar, a plateia havia gritado, em coro:

- Lula, guerreiro, defenda os companheiros.
 
Leia Também:
  • PT faz Congresso com o partido rachado entre principais correntes
  • Aécio: ‘Se alguém do PSDB tiver feito algo errado, que vá para a cadeia também’
  • Cassado título de cidadão honorário de Pizzolato
  • Campanha para Evangelização 2013:
    Coleta de domingo, 15, será ápice


    A Campanha para a Evangelização 2013 (CE), cujo slogan é “Evangeli.Já”, terá seu ponto alto na coleta realizada nas missas e celebrações do próximo domingo, 15 de dezembro.

    Criada em 1998 pela CNBB, a CE completa 15 anos em 2013. Desde a sua implantação, vem buscando mobilizar os católicos a assumir a responsabilidade de participar na sustentação das atividades pastorais da Igreja no Brasil. “É uma forma de mostrar que todos nós somos chamados a colaborar, de forma concreta, para que tenhamos recursos em nossos projetos de evangelização”, explica o assessor nacional da campanha, Padre Luiz Carlos Dias.

    O Presidente da Comissão Episcopal da Campanha para a Evangelização, Dom Murilo Ramos Krieger, explica o significado do tema escolhido para a CE 2013 "Eu vos anuncio uma grande alegria!" (Lc 2,10). “Queremos que a Campanha seja marcada pela alegria - alegria que nasce do dom que o Pai nos faz de Seu Filho Jesus no Natal; alegria pelo privilégio de termos sido chamados para ser evangelizadores”, disse.

    Diante da necessidade da evangelização, a Conferência dos Bispos criou uma campanha própria para sustentar as atividades pastorais de evangelização no país. “Descobrimos, então, que nosso povo, quando motivado, alegra-se por poder participar do processo evangelizador. Tanto isso é verdade que, pouco a pouco, tem crescido o resultado final da Campanha. Melhor resultado significa a possibilidade de abrir sempre mais o leque evangelizador”, comenta Dom Murilo.
    A distribuição dos recursos será feita da seguinte forma: 45% permanecem na própria diocese; 20% são encaminhados para os Regionais da CNBB; e os demais 35% para a CNBB nacional. As doações, em caráter individual, também podem ser feitas pelo site: www.evangelija.com.

    terça-feira, 10 de dezembro de 2013

    Foro de São Paulo impõe a Dilma que Petrobras, em queda na Bolsa, contrate 35 engenheiros venezuelanos

     
    Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
    Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

    Balaio de gato da esquerda com narcoterroristas na América Latina, o Foro de São Paulo dará sua contribuição para alimentar a crise na Petrobrás – cujas ações despencam na Bolsa. Por ordem do FSP, a “estatal” brasileira deve contratar 35 engenheiros venezuelanos. Tratado em sigilo no Palácio do Planalto pela turma de Marco Aurélio Garcia com a Presidenta Dilma Rousseff, o assunto vazou ontem entre investidores da Petrobras. E suspeita-se que os "venezuelanos", na verdade, sejam "cubanos"...
     
    Curiosamente, a contratação de engenheiros venezuelanos é cogitada no momento em que a Petrobras coloca na pauta de sua Assembleia Geral Extraordinária, no próximo dia 16, a detonação de uma fracassada parceria com a Venezuela. A AGE da empresa vai aprovar a incorporação da Refinaria Abreu e Lima S.A (RNEST) pela Petrobras, com a sua consequente extinção, sem aumento do capital social da “estatal de economia mista”. A refinaria pernambucana foi um projeto alardeado pelo ex-presidente Lula da Silva, em sociedade com a PDVSA do falecido Hugo Chávez, que nunca colocou um centavo no negócio fracassado.
    Ainda não se sabe a posição pública da engenheira Maria das Graças Foster, presidente da Petrobrás, sobre a polêmica intenção de importar profissionais venezuelanos egressos da PDVSA, a estatal de petróleo da Venezuela. O objetivo do Foro de São Paulo é ter membros de sua confiança em postos estratégicos do governo brasileiro. O escancarado aparelhamento da máquina estatal é uma velha tática Capimunista. Trata-se de um movimento parecido com recente contratação de médicos cubanos. Só vai soar estranho usar o falso argumento de que “os estrangeiros vão atuar em áreas que os engenheiros daqui preferem não trabalhar”... Continuar lendo
     
    Fonte: http://www.alertatotal.net