Páginas

Páginas

terça-feira, 5 de outubro de 2010

FREI FIDÉLIS , HOMEM EMPREENDEDOR.

Frei Fidélis de Itabaiana (Itabaiana - SE, 23/04/1918 - Salvador, 18/09/2010).


No dia 18 de setembro de 2010, Frei Fidélis de Itabaiana (Pedro Alves de Oliveira), da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, faleceu em Salvador e no dia 19, foi celebrada a missa de corpo presente na Igreja de são Francisco de Assis em Alagoinhas – Bahia. Seu corpo foi sepultado no Cemitério da Calu, nessa cidade.
Frei Fidélis faleceu aos 92 anos de idade e 68 de ministério sacerdotal. Maior parte de sua vida foi dedicada a Alagoinhas. Muito conhecido e querido na cidade e região. Sergipano de nascimento, natural de Itabaiana – SE, e cidadão alagoinhense pela gratidão de seu povo.
Ordenado em 1942, desde a juventude, Frei Fidélis atuou como pároco, distinguindo-se pelo seu espírito inovador. Na pastoral, dedicou-se, com ardoroso empenho, na formação religiosa da juventude através da Cruzada Eucarística e da Pia União das Filhas de Maria, além de outras de educar.
Com alegria, ele viu em sua idade madura e na velhice os frutos de seu trabalho, principalmente em Alagoinhas, com tantas pessoas engajadas na paróquia, nas pastorais, nos movimentos, as quais receberam, na infância e juventude, sólida formação religiosa.
Frei Fidélis sabia congregar na Cruzada eucarística e na Pia União das filhas de Maria crianças e jovens oriundas das famílias de mais destaque na sociedade, como as de origem mais humildes e dos bairros mais pobres. A organização, a disciplina e o bom gosto chamavam a atenção de todos. Seu zelo apostólico foi sempre sem par.
Muitas crianças e adolescentes da Cruzada Eucarística, mais tarde, ingressaram na Política e se tornaram vereadores, prefeito, vice-prefeito, deputado estadual. Outros conseguiram lugar de destaque no mundo empresarial ou como profissionais liberais bem sucedidos.
Também, Frei Fidélis se destacou na preocupação pela formação profissional de seus paroquianos, fundando a União das Voluntárias de Alagoinhas, com sede própria e oferecendo diversos cursos profissionalizantes. Muitas jovens e tantos jovens ingressaram no mercado de trabalho ou se mantiveram como autônomos, graças ao que aprenderam nos cursos ministrados na “escola de Frei Fidélis” - como chamavam. Nosso querido frei foi o pioneiro da Promoção Humana de Alagoinhas ou da Cáritas Diocesana de Alagoinhas.
Muitos foram “os desafios vencidos com fé”, na sua missão. A esse religioso faz jus o seu nome: Fidélis (fidelis – do latim = fiel). Obrigado Frei! Requiescat in pace – Amen.
Tiago de Assis Batista

Nenhum comentário:

Postar um comentário