Um relatório de 181 páginas intitulado Relatório dos Conflitos no Campo Brasil 2010, lançado pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) relata em o aumento dos conflitos em 2010.
Segundo esse documento, em 2010, houve 638 ocorrências de conflitos por causa de terra, contra 528 no ano anterior; foram registrados 204 casos de trabalho escravo, em 2010.
“Os dados mais alarmantes são em relação aos conflitos pela água. Foram 87 em 2010, o dobro em relação a 2009, que registrou 45 conflitos” – afirma o relatório.
Segundo o presidente da Comissão Pastoral da Terra, Dom Ladislau Biernaski, “falta muito trabalho até a Reforma Agrária realmente acontecer no Brasil” e completou: “Queremos dizer que na terra ainda não existe paz porque esta terra ainda não é bem repartida e a Reforma Agrária ainda não saiu do papel”.
Depoimento de Dom Tomás Balduíno - conselheiro permanente da CPT:
“A CPT trabalha para levantar os caídos e para colocar em evidência os conflitos que o Governo tenta esconder”. Segundo ele, há dois inimigos da divulgação desses dados para a sociedade: “O Estado e o Poder Econômico.
(Foto acima: Dom Tomás Balduíno - conselheiro permanente da CPT)
Veja matéria completa: http://www.cnbb.org.br/site/comissoes-episcopais/caridade-justica-e-paz/6352-relatorio-da-cpt-aponta-aumento-de-conflitos-no-campo-em-2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário