Páginas

Páginas

domingo, 31 de julho de 2011

NOVAS DENÚNCIAS DE CORRUPÇÃO ATINGEM O PMDB E PP

Novas denúncias de corrupção, envolvendo os ministérios das Cidades e da Agricultura, voltaram a agitar a base aliada do governo neste fim de semana.

Segundo reportagem da revista Isto É, no ano eleitoral de 2010 o Ministério das Cidades liberou pagamentos irregulares em favor de três grandes empreiteiras, que doaram mais de R$ 15 milhões ao PP, partido que comanda a pasta. Em entrevista à revista Veja, Oscar Jucá Neto, irmão do líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), denunciou aparelhamento idêntico no Ministério da Agricultura em favor do PMDB e do PTB.......No caso do Ministério da Agricultura, Oscar Jucá Neto denunciou a existência de um consórcio entre PMDB e PTB para arrecadar dinheiro espúrio, tendo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) como posto avançado de tramoias. "Ali só tem bandido", afirmou à Veja o irmão do líder do governo no Senado.

Veja matéria completa, clicando aqui

sábado, 30 de julho de 2011

O “PAC” QUE FUNCIONA

O “PAC” que funciona: Programa de aceleração da corrupção.

O sistema de vale-tudo nas relações entre a burocracia do Executivo, parlamentares e as empresas que conhecem o caminho das pedras para fazer negócios com a área federal engendrou no governo Lula um outro “PAC”, mais bem-sucedido do que o original. Seria o Programa de Aceleração da Corrupção...
Veja matéria completa aqui

PASTORAL DA PESSOA IDOSA


A Pastoral da Pessoa Idosa foi assumida pela falecida Doutora Zilda Arns (foto). Ao passar para outros a coordenação da Pastoral da Criança, abraçou com vigor de jovem e com experiência de veterana, a causa das pessoas idosas... Sábia e experimentada com a importância de cunhar um nome emblemático para a nova pastoral que estava surgindo, a Doutora preferiu chamar “pastoral da pessoa idosa”... Chegar à velhice é um privilégio, uma conquista, uma vitória pessoal e uma graça para a família e para a sociedade...Para que isto aconteça, a Pastoral da Pessoa Idosa se propõe realizar um trabalho de apoio, de organização, e de clima favorável à acolhida e valorização das pessoas idosas. Veja mátéria completa

quarta-feira, 27 de julho de 2011

WAGNER ACUSADO DE TRANSFERÊNCIA ILEGAL DE RECURSOS PÚBLICOS

Oposição comemora processo contra Wagner

O comando regional do DEM e do PSDB comemoram o andamento do processo movido pela coligação A Bahia Merece Mais contra o governador Jaques Wagner (PT). O petista é acusado de ter feito transferência ilegal de recursos públicos, por meio de convênios, nos três meses anteriores ao pleito do ano passado. Segundo informações da coluna Tempo Presente, do jornal A Tarde, as ações estavam paradas no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) desde que os advogados governistas entraram com um recurso para questionar quem seria o juiz competente para o caso. Em junho, o corregedor Josevando Andrade foi habilitado e a partir do dia 19 de agosto começará a ouvir as testemunhas. Os democratas pedem a cassação e a inelegibilidade de Wagner e do seu vice, Otto Alencar.

Fonte: bahianoticias.com.br/noticias

segunda-feira, 25 de julho de 2011

ALAGOINHAS – BAHIA: PASSADO E PRESENTE


Marco Antunes, 60 anos, advogado, vice-prefeito de Alagoinhas


Marco Antunes fala com emoção do passado e do presente de Alagoinhas .


ALAGOINHAS DO PASSADO



Suas praças, banda de música, os trens, casas comerciais, cinema, alto-falante, pessoas, laranjais.



Para alguns bons e pacientes amigos, não passo de um saudosista, pois, toda vez que conversamos ou discutimos alagoinhas, eu lhes falo com extremo entusiasmo de Alagoinhas da minha infância e juventude. Lembro-me da cidade alegre e progressista em que vivi; da Praça Ruy Barbosa aos domingos, quando por ali passavam as nossas bandas de música Ceciliana e euterpe disputando os aplausos e encantando todos que as escutavam, conduzidas por seus maestros e diretores e as apoteoses as retretas nos coretos daquela então bela praça; lembro-me do apogeu da estrada de ferro, do grande entroncamento ferroviário; do intenso e alegre movimento nas estações de São Francisco e Alagoinhas, durante as chegadas e partidas dos trens Pirulito, Estrela do Norte e do luxuoso Marta Rocha; as laranjas, as frutas da época e os mingaus, as iguarias oferecidas aos gritos aos passageiros e aos que esperavam ou se conduziam às estações. Tudo isso num entusiasmo típico de uma alegre festa.

Lembro-me da praça J.J. Seabra com seu belo jardim, sempre florido e bem cuidado, da “Pharmácia Central” com seu farmacêutico, seu Antônio, de Vavá e Machado da farmácia São José, de Hostílio Chagas da Loja 28 de Maio, de Dudu Carvalho da loja de ferragens, de Agnaldo e Pedrinho, nossos barbeiros, de Pedro Godinho; lembro-me da velha e desaparecida Igreja Matriz, do serviço de alto-falantes “A Voz da Liberdade”, da sirene das oficinas da Leste, dos grandes trapiches e curtumes que exportavam fumo e peles para o sul do País, para América e Europa.

Lembro-me do Cine Popular de Benigno Martins, nosso único cinema, dos dramas e peças teatrais apresentadas no Salão Cid bastos pelo grane ator Marcel Boiron; de Tonico Martins, um prefeito querido pelo povo, de Pedro Dórea, médico zeloso; da boa mestra professora Noquinha (Ana de Oliveira Campos); dos nossos times Gato Preto, Agulha e Grêmio; dos grandes tabuleiros e laranjais.

Como não sentir saudades, como não sentir na alma e no coração o toque sutil da melancolia? Mas são apenas lembranças, divagações, saudades...

ALAGOINHAS ESTAGNADA


Curtumes e trapiches fechados, trens desativados, laranjais sem espaço.

Esse tempo passou, e nos surpreendeu um período de estagnação econômica e uma retração no progresso. Os curtumes fecharam, os trapiches encerraram suas atividades, o entroncamento ferroviário perdeu a força, a Petrobrás diminuiu seu ritmo, os laranjais perderam seu espaço, o comércio se ressentiu e Alagoinhas perdeu a posição privilegiada de um dos principais municípios de nosso estado, transformando-se um município economicamente estacionado.

ALAGOINHAS E SEU NOVO TEMPO

Porém isso não perdurou por muito tempo, pois, a despeito de toda a dificuldade, permaneceu o espírito corajoso, determinado, altivo e laborioso de seu povo que, lutando lado de suas lideranças políticas e empresariais, reconquistou espaços perdidos, abriu novos caminhos e descobriu novas vocações econômicas. Surgiu a fábrica de postes Cavam nos anos 70, logo depois, aqui se instalou o Curtume Brasil-Espanha, chegaram a grande fábrica de cerveja, as fábricas de calçados e cerâmica, a Natural Gurt, a noiva fábrica de refrigerantes, ora em instalação, e outros grupos de menor porte, contudo, gerando emprego, renda e progresso. Chegaram as faculdades, atraindo um sem número de estudantes de toda a região.

Alagoinhas retomou seu lugar de destaque na geografia econômica do estado e voltou a ser a importante capital regional. O comércio tornou-se vibrante, criativo, moderno. São várias as emissoras de rádio, os novos comunicadores que interagem com a comunidade, são os jornais – a exemplo do prestigioso Gazeta dos Municípios. É a alagoinhas que valoriza seu passado, vive com responsabilidade o presente e constrói o seu futuro. Como natural em toda cidade que cresce, surgem as dificuldades, os problemas, os desafios, mas o povo continua disposto a enfrentá-los, a vencê-los.

CONCLUINDO

Essa é a Alagoinhas do nosso bem-querer, do nosso amor, da nossa vida. Ao escrever estas linhas o fiz com a preocupação e o cuidado de quem é bastante limitado nas lides literárias ou tem pouca intimidade com as letras... , mas creio que valeu a intenção e o esforço de um filho que ama sua terra. Termino pedindo desculpas pela forma atabalhoada com que coloquei o meu pensamento, mas brotou da alma e do coração, com vontade de escrever muito mais.
No entanto, deixo este final por conta da nossa poetisa maior, Maria Feijó, que assim canta em um de seus muitos poemas em homenagem à sua terra: “ Alagoinhas minha Ilha de sonho, festa de sol. Berço de luz, canto de paz. Amo-te, onde quer que esteja”. Parabéns, Alagoinhas. Felicidade para todo o seu povo.
Fonte: GAZETA.

domingo, 24 de julho de 2011

ALAGOINHAS: MONITORAMENTO ELETRÔNICO





Segundo foi publicado na Rede Dia , Alagoinhas terá monitoramento eletrônico 24 horas por dia.


Agentes da Secretaria de Segurança Pública do Estado – SSP estiveram em reunião com o prefeito Paulo Cezar na tarde da última terça-feira, 19, para apresentar os primeiros resultados da avaliação realizada na cidade com a finalidade de mapear os pontos onde serão implantadas as câmaras de segurança do Projeto Olhos de Águia. O projeto busca o monitoramento eletrônico das principais vias da cidade 24 horas por dia, através de câmeras de vigilância.

Segundo os agentes da SSP que vêm trabalhando na questão em conjunto com o Batalhão da Polícia Militar de Alagoinhas, todos os bairros foram mapeados e também já foram definidos os pontos de instalação das câmaras.
Fonte: Rede Dia – Alagoinhas

sábado, 23 de julho de 2011

O BRASIL SEM CORRUPÇÃO - QUE SERIA?


O senador Pedro Simon (PMDB/RS), (foto) em discurso pronunciado no Senado Federal em 12/07/2011, entre outas ideias, faz a seguinte reflexão:


“A Presidenta deve imaginar, como eu, como será o Brasil sem corrupção. E a corrupção nada mais é do que o fruto da relação promíscua entre o corruptor e o corrupto, concebida e nascida nos gabinetes do poder”.

“O Brasil sem corrupção não teria os 14 milhões de jovens, adultos e idosos que ainda vivem na escuridão e no analfabetismo. O equivalente a mais de quatro vezes a população do Uruguai. É o correspondente a todos os gaúchos, mais toda a população do Distrito Federal ainda sem combinar tão poucas letras para soletrar uma única palavra”!

“O Brasil sem corrupção não teria o calvário dos hospitais públicos, onde faltam os mais básicos dos equipamentos e dos materiais cirúrgicos para curetar a dor. Não teria a volta das doenças e das epidemias que imaginávamos apenas nos prontuários de outros idos tempos”.


“O Brasil sem corrupção não teria a fome que, apesar dos reconhecidos avanços alcançados através de programas tipo o Bolsa-Família e na concepção atual de que um país rico é “um país sem pobreza”, ainda é o Herodes dos nossos tempos, na poética, mas triste, constatação do “morrer de fome, um pouco a cada dia”.


“O Brasil sem corrupção não teria tanta “emboscada antes dos vinte”, na insegurança das grandes cidades, onde, ao sair para o trabalho, não se sabe se a despedida é um tchau ou um adeus definitivo”.


“O Brasil sem corrupção deixaria de ser tão-somente essa síntese do projeto do Criador e se transformaria, de fato, em uma das mais prósperas nações do universo, sem as nossas imensas disparidades de distribuição pessoais, regimentais, regionais, da renda no nosso País”.


“É este o País que se coloca agora no horizonte da nossa estrada. Uma estrada sem os desvios da corrupção. É esse o papel mais que relevante da Presidenta Dilma Rousseff, neste seu momento histórico: com o “cajado” de sua caneta, debelar a corrupção, e apenas nomear gente sobre a qual não paire qualquer dúvida sobre os desvios de conduta. Gente na qual a própria sociedade investiu, através das escolas, das universidades, para que adquirisse conhecimento relativo a todos os segmentos da Administração Pública”.

Veja texto Integral do pronunciamento



Veja também:



1. Pedro Simon pede a Dilma o adiamento do trem-bala.




O parlamentar destacou que inicialmente o gasto previsto era de R$ 19 bilhões e seria totalmente bancado pela iniciativa privada. “Agora, já se fala em R$ 50 bilhões e é cogitada a participação do BNDES, com a estatização total dos custos”, acrescentou, lembrando que em outros países o trem-bala acabou ‘estatizado’... Veja na íntegra.




2. O que o governo fez nestes primeiros seis meses de governo?



Onde estão as grandes promessas de campanha? A Reforma Fiscal e Ttributária, por exemplo? E a Reforma Política? - pergunta o senador Álvaro Dias (PSDB/PR)

Em matéria de infraestrutura - e foram tantos os discursos da tribuna do Senado Federal, sobre a precariedade da infraestrutura no País - da mesma forma, os grandes gargalos logísticos permanecem.


A única ação concreta que houve do Governo foi a do trem-bala. E o que ocorreu com ele? Um rotundo fiasco com o desinteresse dos empresários em participar do leilão.

O que ocorreu de fato nesse período foi a eclosão de uma sucessão de escândalos. Escândalos estes que começaram na Casa Civil, passaram pelo Ministério dos Transportes e retornaram há quase cinco anos atrás, quando, lá em São Paulo, uma mala com R$1,7 milhão apareceu em um hotel para pagar um dossiê criminoso. Os aloprados ressucitaram nesses primeiros seis meses de Governo.

Esse é o cenário. O Governo não tem o que comemorar. Nesses duzentos dias, gerenciou uma herança; viveu imerso em crises internas, brigas entre aliados, disputas entre supostos parceiros por fatias na Esplanada e total desarticulação de seu núcleo decisório.


Apesar da inação e da falta de resultados concretos, foi programado um coquetel de Dilma com representantes dos Partidos aliados para comemorar o fim do semestre. O que comemoram? É a pergunta que fazemos. Há motivo para essa comemoração?

Veja matéria completa






quinta-feira, 21 de julho de 2011

ALAGOINHAS: PLANTIO DE EUCALIPTO PREJUDICA AGRICULTURA FAMILIAR

No dia 18 de julho, a comunidade rural de Alagoinhas, formada por produtores, representantes de associações rurais, sindicatos, foi solicitar o apoio do Governo Municipal no sentido de reduzir o plantio da monocultura do eucalipto que vem ocupando grande área do município de Alagoinhas e "que está trazendo sérios problemas ambientais e sociais, com a expulsão dos agricultores para a zona urbana".

O encontro ocorreu após uma marcha que percorreu todo o centro da cidade contra a monocultura do Eucalipto no município e o fortalecimento da agricultura familiar.

Segundo um assessor do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Alagoinhas, "o cultivo desordenado de eucalipto tem trazido desequilíbrio ambiental e socioeconômico para as comunidades rurais". O movimento está pedindo o apoio do Prefeito para barrar a plantação desta cultura no município.

O assessor informou que, além da Bahia Pulp/COPENER, "mais de 10 empresas estão plantando eucalipto sem o monitoramento e controle, excedendo o limite de áreas cultivadas prevista pela Lei Orgânica Municipal que determina apenas 10% de área plantada de eucalipto no município". Hoje só a COOPENER tem 17% de área plantada, número superior aos limites determinados pela Lei".
O Prefeito Paulo Cezar disse que, desde que assumiu a gestão, medidas vem sendo tomadas junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente – SEDEA, para o ordenamento e fiscalização do plantio de eucalipto no Município.
Veja mais

terça-feira, 19 de julho de 2011

PRESSIONADA PELA IMPRENSA, DILMA CONTRARIA GUPO DE LULA

Foto: Google



Dilma contraria grupo de Lula, reitera saída de Pagot e pede ''limpeza'' total


(Por Tânia Monteiro e Leonencio Nossa / BRASÍLIA e Júlio Castro / FLORIANÓPOLIS,
estadao.com.br)


A ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, foi encarregada ontem pela presidente Dilma Rousseff de anunciar que o diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antonio Pagot, atualmente em férias, não retornará mais ao cargo...
Veja mais


Leia Também:



Deputado piauiense usou R$ 9.455,70 para colocar silicone nos seios da mulher


O deputado estadual Robert Rios (PCdoB) é acusado de usar R$ 9.455,70 da Assembleia Legislativa do Piauí para pagar implantes de silicone para os seios de sua esposa, em 2009. De acordo com um relatório do Tribunal de Contas do Estado, não há “justificativa legal” para a despesa, “mormente quando se trata de procedimento cirúrgico eletivo e de natureza estética, que não objetivou salvar a vida da esposa do referido parlamentar”... Veja matéria completa






domingo, 17 de julho de 2011

QUEM É O DONO DO DINHEIRO PÚBLICO?

(Foto do Google)

Em mais um caso de corrupção na administração pública, a Polícia Federal prendeu, na quinta-feira passada (14/07), 19 pessoas acusadas de fraudar licitações e superfaturar equipamentos em seis cidades do estado do Rio de Janeiro.

A palavra é... dinheiro. Dinheiro público.

"É dinheiro que o governo, que o estado, tem para gastar com o povo", define um homem.

"É o dinheiro que a gente paga para o governo fazer serviço para a gente na cidade", arrisca uma mulher.

E de onde vem esse dinheiro?

"Automaticamente do povo", diz outro homem.

"Do nosso bolso", acrescenta mais um.

Em mais um caso de corrupção na administração pública, a Polícia Federal prendeu, na quinta-feira passada, 19 pessoas acusadas de fraudar licitações e superfaturar equipamentos em seis cidades do estado do Rio de Janeiro. Um golpe de R$ 100 milhões.

Um empresário envolvido no esquema justificou assim a jogada: "Tem que ser um negócio bom para todo mundo, até porque é um dinheiro público, não tem dono".
"Eu acho que tem dono sim. Eu acho que o dinheiro público tem que ser empregado em saúde e educação, principalmente", diz uma mulher.

"O dono é a própria sociedade. Cada cidadão brasileiro é dono desse recurso. Os governantes têm a responsabilidade de administrar, espera-se, de maneira honesta e eficiente esse recurso", avalia o professor de finanças José Cézar Castanhar, da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O empresário que disse que dinheiro público não tem dono está entre os presos.
Fonte: fantastico.globo.com/Jornalismo


Veja também:


1. Dilma chama Tiririca para um ministério...

Confira aqui.

sábado, 16 de julho de 2011

INTERNACIONAZAÇÃO DA AMAZÔNIA

O ex-ministro da educação e atual senador CRISTÓVAM BUARQUE (foto), questionado sobre a internacionalização da amazônia, responde:


"De fato, como brasileiro eu simplesmente falaria contra a internacionalização da Amazônia. Por mais que nossos governos não tenham o devido cuidado com esse patrimônio, ele é nosso.
"Como humanista, sentindo o risco da degradação ambiental que sofre a Amazônia, posso imaginar a sua internacionalização, como também de tudo o mais que tem importância para a humanidade...Veja matéria completa, clicando aqui.

Veja Também:



1. "Fora Ladrão!","Fora Ladrão!"

Antonio Palocci, ilustre sanitarista e economista, confundindo esse curso superior com tráfego de influência junto ao PT, juntamente com familiares e amigos foram jantar no último final de semana em um conhecido restaurante chamado Empório Ravióli , no bairro de V. Olímpia (R. Fidencio Ramos, 15 - SP ).
Os demais comensais presentes começaram a reagir timidamente com a presença do espertalhão petista e, de mesa em mesa vieram nada elogiáveis apupos terminando em "Fora Ladrão!!","Fora Ladrão!!". O que ele fez? Levantou-se e partiu com seu séquito de amigos e familiares...
Veja matéria

2. A mesma minhoca, mesmo em buracos diferentes.

Vamos dar uma passeadinha na máquina corruptiva do tempo?
O Mensalão surgiu na casa do safado ...
Veja matéria

3. TCM acusa petista de desviar verbas públicas para fazer propaganda pessoal.

O prefeito de Camaçari, Luiz Caetano (PT), não tem limites quando o assunto é se promover à custa do dinheiro público. O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) decidiu, em maio último, punir o petista pela recorrência em diversas irregularidades na veiculação de publicidade da prefeitura...
Ver matéria completa.

O CATOLICISMO POPULAR



Visão de Dom José Cornelis sobre o catolicismo popular na Diocese de Alagoinhas (novembro de 1985).


Dom Cornelis, ao pedir afastamento da diocese de Alagoinhas, ao completar os 75 anos de idade, escreveu uma mensagem e enviou aos agentes de pastoral de sua diocese em forma de circular. Ele faz um olhar sobre o passado, analisa o presente e sugere ações pastorais dentro do espírito dos documentos de Medellin e Puebla.

Analisando o catolicismo popular ele escreve:

“Um jornal da Igreja escreveu recentemente: ‘As manifestações de piedade popular são muito variadas: o culto a Jesus sofredor e morto; a devoção ao Sagrado Coração de Jesus, a devoção a Maria Santíssima; o culto dos santos, sobretudo Santo Antônio e São Francisco; festas de padroeiros; romarias; promessas etc'.

A piedade popular apresenta aspectos positivos: senso do sagrado e da transcendência, desprendimento das coisas materiais, generosidade etc.

- A piedade popular apresenta também aspetos negativos: falta de senso de pertencer à Igreja (individualismo religioso), desvinculação entre Fé e Vida, falta de frequência à missa e aos sacramentos, exagerada valorização do culto dos santos, propensão para o sincretismo religioso, infiltração do espiritismo e outros.

- Não se trata de condenar a piedade popular e impedir suas expressões religiosas.
Mas, purificar com bom senso, amadurecer e dar profundidade a esta espiritualidade elementar.

- A redescoberta da Bíblia, após o Concílio Vaticano II (1962 - 1965), é importante porque a Bíblia ensina o povo a ligar Fé e vida, e a caminhar com esperança e amor pelas estradas da vida.


- Uma liturgia renovada e inteligível, não rotineira é também importante para a formação da piedade.

Pequenos grupos, populares ou não, procuram algo mais. Sejam individualmente, sejam em grupo. Querem encontros, retiros, reciclagens, respostas á inquietação”.

Veja mais.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

GOVERNADOR FAZ PROPAGANDA E ESQUECE A VIOLÊNCIA NO ESTADO

Estado comemora o avanço da economia baiana nos 200 anos da ACB.

Ao referir-se à comemoração dos 200 anos da Associação Comercial da Bahia (ACB), Jaques Wagner destaca a participação da ACB, a mais antiga instituição comercial do Brasil e das Américas, no processo de desenvolvimento da economia do estado... Segundo ele, as comemorações acontecem exatamente no momento em que a população festeja o crescimento da economia baiana e a ampliação do número de empregos na capital e no interior, além da consolidação do avanço do segmento empresarial em nível estadual...
Veja matéria completa


1. Deputado diz que governo não tem o que comemorar na segurança

Comentário: Espero que em outra oportunidade, o governador Governador esqueça a propaganda e caia na real e veja o que dizem os jornais a respeito da violência crescentes em nosso estado:
“Somente nos primeiros seis meses do ano, já foram assassinadas 2.273 pessoas em todo o estado. Isso representa 12,6 mortes por dia. Mantendo esse ritmo, é como se no final do ano cidades como Lajedão ou Dom Macedo Costa tivessem desaparecido do mapa, com a morte de todos os seus habitantes", afirmou deputado Bruno Reis (PRP).
Fonte: Jornal da Mídia


2. Capital baiana supera países em conflito em índice de homicídios.

Juan Torres e Victor Uchôa.

Se fosse um país, Salvador ocuparia o terceiro lugar mundial em homicídios. Com uma taxa de 60,1 mortes por cada 100 mil habitantes, segundo relatório de 2008 do Instituto Sangari, vinculado ao Ministério da Justiça - a capital baiana fica atrás apenas da África do Sul e de El Salvador, país da América Central. Veja matéria completa

Veja também:

TCM acusa petista de desviar verbas públicas para fazer propaganda pessoal.

O prefeito de Camaçari, Luiz Caetano (PT), não tem limites quando o assunto é se promover à custa do dinheiro público.... O prefeito chegou ao cúmulo de mandar fazer um vídeo chamado “Homenagem a Caetano”. Trata-se de filme com quase 7 minutos de duração, correspondendo sozinho a pouco mais de 20% do tempo total de gravações, em que o protago¬nista é, vejam só, o próprio prefeito, tendo como enredo sua trajetória de vida. Ademais, a produção do trabalho termina o filme com apoteótica imagem do prefeito estampada ao lado do inconfundível signo do PT...
Leia mais.

terça-feira, 12 de julho de 2011

CORRUPÇÃO, CORRUPÇÃO E MAIS CORRUPÇÃO NO GOVERNO

(Foto do Google)

Por excesso de corrupção, governo Dilma está envelhecendo antes do tempo

“Esta é uma administração envelhecida e desgastada em práticas, quadros e idéias”. Foi desta forma que o Líder do PSDB, Alvaro Dias, em discurso no Plenário do Senado nesta segunda-feira (11), sintetizou sua impressão a respeito dos primeiros seis meses de governo Dilma Rousseff.

“A sociedade brasileira está impressionada com o número excessivo de escândalos que ocorreram em seis meses de gestão da presidente Dilma Rousseff...."

O senador Alvaro Dias, que lembrou o caso Palocci, o escândalo dos aloprados e as recentes denúncias de corrupção no Ministério dos Transportes e no Dnit, exortou a presidente Dilma a modificar o atual modelo de distribuição de cargos nos diversos escalões da administração.

“Ou a presidente Dilma desmonta esse modelo promíscuo agora, ou ou terminará mal, muito mal, o seu mandato. Ou aproveita essa oportunidade para fazer uma assepsia, uma varredura, para limpar a sujeira que há nos escaninhos do atual governo, ou terminará certamente condenada pelas pessoas de bem neste País".

"Os seis meses da presidente Dilma no poder foram marcados, portanto, por episódios rumorosos estimulados por uma prática deletéria, com a reprovável utilização de recursos públicos”, afirmou o senador do PSDB do Paraná...Veja matéria completa, clicando aqui.


PREFEITURA DE SALVADOR: MALDADE COM O HOSPITAL IRMÃ DULCE

Prefeitura de Salvador deve R$ 20 milhões às Obras Sociais Irmã Dulce.



A dívida da prefeitura de Salvador com as Obras Sociais Irmã Dulce ultrapassa R$ 20 milhões, informou a assessoria de comunicação da entidade. Do total, mais de R$ 15 milhões são recursos do Ministério da Saúde não repassados pela administração municipal entre os meses de abril e junho deste ano para manutenção do plano operativo do Complexo de Roma, na Cidade Baixa... Por causa da falta de repasses, as Obras Sociais Irmã Dulce têm enfrentado dificuldades quanto ao pagamento de salários dos 3,8 mil profissionais e mais de 400 médicos, pagamento de fornecedores, falta de manutenção de equipamentos, além de não poder ampliar o atendimento....
Leia mais.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

ALAGOINHAS RECUPERA TERMINAL DE COLETIVOS

Prefeitura inicia os trabalhos de requalificação do Terminal de Coletivos em Alagoinhas.

Conforme prometido, as obras de requalificação do Terminal de Transportes Coletivos já foram iniciadas. O objetivo é promover a recuperação e melhoria do Terminal, por onde trafegam centenas de pessoas todos os dias, dando assim, continuidade ao trabalho de requalificação de todo o Centro da cidade...Veja mais

Veja Também:

Prefeito anuncia nova secretária de Saúde de Alagoinhas

O prefeito Paulo Cezar anunciou no dia 2 de julho, a nova secretária responsável pela pasta da Saúde, Jacia Santiago Pinto de Almeida...Veja matéri completa, clicando aqui

sábado, 9 de julho de 2011

MENSALÃO: DIRCEU, JOSÉ GENOPINO E DELÚBIO SOARES PODEM PEGAR 111 ANOS DE PRISÃO

Foto do Gogle



Procurador pede condenação de ex-ministro chefe da Casa Civil, José Dirceu, apontado como "chefe da quadrilha".


O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, espera que o Supremo Tribunal Federal (STF) julgue e condene até o início de 2012 os 36 réus do processo do mensalão... O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu que, segundo o procurador, comandou um esquema para "subornar" parlamentares em troca de apoio político e era o chefe da quadrilha. Se os argumentos de Gurgel forem aceitos, José Dirceu, o ex-deputado José Genoino e o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares poderão ser condenados a penas de até 111 anos de prisão...Lei toda a matéria, clicando aqui.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

MENSALÃO: PROCURADOR-GERAL PEDE CONDENAÇÃO DOS RÉUS

Foto do Gogle

Roberto Gurgel pede que STF condene 37 acusados, entre eles José Dirceu, Delúbio Soares, João Paulo Cunha e José Genoino e outros.


Mariângela Gallucci, de O Estado de S.Paulo.

BRASÍLIA - Um dia após ter sido indicado para um segundo mandato de procurador-geral da República, Roberto Gurgel pediu na quinta-feira, 7, ao Supremo Tribunal Federal (STF) que condene 37 dos 38 réus do processo do mensalão... O esquema do mensalão foi o principal escândalo do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) e envolveu autoridades poderosas da época, como o ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu.

Uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI)... descobriu que o PT coordenava um esquema que usava sobras de doações da campanha de 2002 para fazer repasses sistemáticos aos partidos da base e pagar as dívidas eleitorais. Foram esses repasses que o denunciante do escândalo, o então deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), batizou de "mensalão".

O julgamento está cercado de pressões políticas. O primeiro sinal concreto em prol da contestação do processo do mensalão foi dado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ao deixar o governo, ele disse que sua principal missão, a partir de janeiro de 2011, seria mostrar que o mensalão "é uma farsa". Em abril, o PT aprovou o retorno do ex-tesoureiro Delúbio Soares aos quadros do partido. Nessa trilha, lentamente, réus que aguardam o julgamento recuperam força política e voltam a ocupam posições de destaque... Leia a reportagem completa do Estadão.


ALAGOINHAS: NOVOS INVESTIMENTOS



Prefeito destaca novos investimentos que serão realizados em Alagoinhas.


O prefeito Paulo Cezar (foto) em um programa de rádio da cidade falou sobre as novas ações anunciadas no dia em Alagoinhas completou 158 anos de emancipação política.
Entre as obras anunciadas, estavam o inicio das obras de requalificação das Praças Castro Leal, 2 de Julho e Barreiro, as obras de recuperação estrutural do Estádio Municipal Antônio Carneiro, o Carneirão, o inicio das obras de recuperação e melhoria do Terminal de Transporte Coletivo e obras e serviços de pavimentação asfáltica das ruas do entorno da Praça Barão do Rio Branco até a Estação de São Francisco entre outras.
O prefeito também destacou as obras do Carneirão, que já foi licitada e que inicia os trabalhos na próxima semana; falou também da pavimentação, esgotamento sanitário, meio-fio, iluminação, recuperação das vias do bairro Mangalô... Veja reportagem completa, clicando aqui.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

ALAGOINHAS - POLICIAL MILITAR É MORTO EM ASSALTO

Local do crime


O policial militar Adilson da Silva Nascimento, 41, foi assassinado na tarde desta segunda-feira (4), por volta das 16h, na frente ao Banco do Nordeste do município de Alagoinhas. Cinco tiros efetuados por dois homens, ainda não identificados, atingiram cabeça, peito e braço da vítima.
Em nota, a Polícia Militar informa que o soldado estava de folga no momento do crime. Ele foi baleado durante um assalto nas proximidades do banco. Ele estava há 18anos no 4° Batalhão da Polícia Militar de Alagoinhas.
De acordo com ás informações do Bocão News, testemunhas relataram que os bandidos renderam uma funcionária de uma cooperativa de crédito, a Cicob, que estaria indo à agência depositar um malote quando teria sido abordada pelos assaltantes. Adilson, que passava no momento, tentou evitar o assalto e acabou sendo atingido. A dupla fugiu em uma moto Twister preta.
Há outras versões sobre o caso, mas, no entanto, as polícias civil e militar estão apurando para chegar as reais circuntâncias do crime. Os suspeitos ainda estão foragidos.
Fonte: ABahia News

Leia também:



1. Deputado diz que Wagner é complacente com violência.



"Hoje, a realidade da Bahia é a dos assaltos, dos roubos, da violência à luz do dia, da execução à luz do dia. E nenhuma ação está sendo feita. Pelo contrário: o governo da Bahia gasta mais em propaganda para anunciar mentiras, inverdades, obras fantasiosas e projetos que não saem do papel do que em segurança. Onde está o PT, o governador, que às vezes vem com factóide para desviar o foco do principal, que é a ineficiência e incompetência deste governo", disse ACM Neto. Leia na ítegra



2. Jornal argentino diz que Dilma recebeu “herança maldita” deixada por seu padrinho.



DA BBC BRASIL



A saída do segundo ministro de Dilma Rousseff por denúncias de corrupção em menos de um mês representa, segundo um artigo publicado nesta quinta-feira pelo jornal argentino "La Nación", uma "herança maldita" deixada à presidente pelo seu antecessor e padrinho político, Luiz Inácio Lula da Silva. Em uma analogia à "herança maldita" que Lula dizia ter recebido na economia do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o jornal aponta que os dois ministros derrubados por escândalos - Antonio Palocci, da Casa Civil, no mês passado, e Alfredo Nascimento, dos Transportes, na quarta-feira - eram ligados a Lula, de quem também haviam sido ministros... Leia Matéria completa, clicando aqui.



3. O desmonte da farsa intelectual que tentou apagar da história do Brasil o grande governo do presidente Fernando Henrique Cardoso está só no começo.




Já teve início o desmonte da farsa, mas o trabalho é longo!
O desmonte da farsa intelectual que tentou apagar da história do Brasil o grande governo do presidente Fernando Henrique Cardoso está só no começo.

Será um trabalho, infelizmente, um tanto lento porque a vigarice foi longe e contaminou todas as esferas do debate: a imprensa, o pensamento, as escolas... Leia matéria completa.

terça-feira, 5 de julho de 2011

MINISTRO TEM QUE EXPLICAR NO SENADO FRAUDES EM SUA PASTA




Oposição quer convocar ministro dos Transportes no Senado.


Senadores sérios tentarão convocar o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento (foto), para falar no Senado sobre as denúncias de fraudes em sua pasta; pedirão ainda que a Procuradoria-Geral da República investigue as acusações que levaram ao afastamento de toda a cúpula do ministério, à exceção do ministro Alfrdo Nascimento... Leia matéria completa, clicando
aqui.

Leia também:



1. "Dilma põe cabrito para tomar conta da horta".


O governo manifestou, por meio de nota, sua confiança no ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento. Segundo nota divulgada pela Secretaria de Imprensa da Presidência da República, na manhã desta segunda-feira, 4, o ministro é o responsável pelo processo de apuração das denúncias contra o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), de suspeita de corrupção, que culminou com o afastamento dos principais envolvidos. A presidente já conversou com o ministro sobre isso, de acordo com a nota...Lei a matéria complta, clicando aqui.



2. Senmador defende 'investigação profunda' no Ministério dos Transportes.


O senador Aécio Neves (PSDB-MG) defendeu nesta segunda-feira, 4, uma "investigação profunda" sobre as denúncias de corrupção no Ministério dos Transportes, que levaram ao afastamento de quatro dirigentes da pasta. "São muito graves as denúncias para ficar apenas no afastamento de algumas pessoas", afirmou o tucano durante o velório do ex-presidente Itamar Franco no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte. "Não basta afastar as pessoas. É preciso uma investigação profunda e há instrumentos para isso", completou, citando a Procuradoria da República...Leia matéria completa, clicando aqui.



3. Tribunal de Justiça -SP mantém condenação a Palocci por improbidade administrativa.



A 5ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo decidiu manter condenação por atos de improbidade administrativa contra o ex-ministro da Casa Civil Antonio Palocci (foto)... Ele é acusado de celebrar acordo para alienação ou permuta de bem público em desacordo com a Lei Complementar nº 670/97, que regulariza reformas, ampliações e construções residenciais no município... Leia matéria completa, clicando aqui.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

O TRANSBAIÃO





Eu queria tanto ver o trem “que inaugura um novo roteiro turístico e cultural na Bahia”. Partindo de São Felix, percorreu em diferentes etapas o percurso até estações além de Alagoinhas pela linha norte. Eu estava fora. Muita saudade das viagens de trem de Alagoinhas a Salvador pelo “Pirulito”, um trem suburbano que saía da Alagoinhas às 4h da manhã para Salvador e chegava de volta às 22h. Outro trem, que veio depois, foi o “Marta Rocha” que partia para o mesmo destino às 6h. Quanta alegria em minha alma de adolescente ao pegar o RC1 e NC1 (Rápido do Centro e Noturno do Centro, respectivamente) para ir visitar meus avós na Fazenda Fortuna, no município de Serrinha! Saltava na estação de Barrocas (Agenor de Freitas).
Acabaram com os trens de passageiros – um transporte seguro e barato. Interesses mesquinhos de empresários de transportes rodoviários, apoiados, como sempre, pelos políticos que não visam o bem comum, mas os próprios interesses.
Eu queria ter visto o trem - o “Transbaião”. Teria ficado muito emocionado ao ver uma locomotiva puxando uma composição de passageiros. Não me importaria que esse projeto fosse somente um “engana-trouxas” em ano véspera de campanha política; mais uma enganação para divulgar algo do tipo "vai ser" ou "vai ter".
Senhores políticos, queremos projetos de verdade que resgatem nossas ferrovias; que ofereçam transporte seguro e mais barato aos trabalhadores, aos pequenos comerciantes e a todos que precisam viajar. Não venham com esta farsa de “projeto cultural”, iludindo os eleitores. Não usem o nome do ilustre Rei do Baião para se promover, para aparecer. Apareçam com projetos reais, possíveis e factíveis. Não venham com esses projetos “engana trouxas”.
Mesmo assim, eu queria ter visto o trem!


Leia também:



1. TRANSBAIÃO – ME ENGANA QUE EU GOSTO!


E continua a saga dos trens turísticos no Brasil. Os engana-trouxa. Com exceção das associações sérias de preservação ferroviária, que têm seu estoque de locomotivas, carros e vagões para restaurar e usar alguns para passeios de fins de semana em linhas próprias (em alguns casos, utilizando linhas cargueiras), o resto acaba sendo enganação.
Na verdade, a enganação é mais para divulgar algo do tipo "vai ser" ou "vai ter".... Leia mais..


2. Lançamento Projeto Transbaião


29 anos depois, a Bahia vai ter um trem de passageiros percorrendo as (praticamente esquecidas) ferrovias baianas.. Leia mais.



3. Transbaião com roteiro turístico na Bahia.


No Transbaião, o trem que inaugura um novo roteiro turístico e cultural na Bahia. A locomotiva partiu da cidade de Simões Filho e fez uma viagem inaugural de 15 quilômetros, até Camaçari... Leia mais .


4. A Bahia a bordo do Transbaião - 100 anos de Luiz Gonzaga


O TRANSBAIÃO é um projeto cultural sem precedentes na história da Bahia. A idéia é resgatar o transporte ferroviário de passageiros, através de um trem que agrega cultura, gastronomia, diversão e lazer... Leia mais .



5. População e autoridades se rendem ao projeto Transbaião.


Um verdadeiro misto de emoção e surpresa. Dessa maneira a população e autoridades de Simões Filho e Camaçari reagiram nesta terça-feira (14), ao ver, após três décadas, um trem de passageiros dar a largada no estado... Leia mais.



6. Locomotiva Transbaião percorrerá 13 cidades do Recôncavo baiano.


Uma locomotiva arraigada de herança forrozeira do mestre Gonzagão, Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. É assim o TransBaião.Leia mais.



domingo, 3 de julho de 2011

ALAGOINHAS: 158 ANOS DE EMANCIPAÇÃO!

Alagoinhas - BA - Praça J.J. Seabra.


É verdade! Eu chegava adolescente a Alagoinhas, justamente quando ela completava 100 anos de emancipação. Cheguei de trem, vindo de Serrinha. Fiquei impressionado com o grande movimento de trens na estação de São Francisco. Trens chegavam à cidade e trens saiam; trens passavam em direção a Juazeiro ou Senhor do Bonfim; trens passavam em direção a Aracaju ou Propriá; trens iam e vinham, subiam e desciam. Mercadorias eram embarcadas e desembarcadas; passageiros embarcavam e desembarcavam. Pessoas vinham a passeio, a negócios, outras em busca de trabalho. Alagoinhas oferecia trabalho: Trapiches de fumo, curtumes, ferrovia (oficinas da Leste Brasileiro aqui e em Aramari).
Pequenos comerciantes do sertão e de outros lugares vinham comprar frutas (laranja, jacas, coco), farinha e outros produtos para revenderem em suas regiões; traziam peles, couros, galinhas, ovos, produtos de palha, de sisal, frutas como pinha e umbu.
Pessoas ganhavam dinheiro vendendo arroz doce, café, laranja, amendoim, bolos e outras guloseimas nas estações; havia os carregadores de malas, devidamente cadastrados na prefeitura e trazendo pendurada ao peito uma plaquinha de metal com a identificação numérica. Não havia taxi. Só na Praça J. J. Seabra havia um único: o de Zé Popular.
Eu ficava encantado ao ver tanto movimento de operários na cidade: eram ferroviários indo ou vindo das oficinas da Leste; eram curtumeiros com suas marmitas nas mãos indo ao trabalho nos curtumes São Paulo, Santa Rita, Santa Inês, Bonfim e outros.
Movimento de funcionários na estação de São Francisco, no depósito das locomotivas, no lenheiro: agente, telegrafistas, conferentes, guardachaves, truqueiros, manobreiros, vigias, maquinistas, foguista, guardafreios, chefe de trens.
Na época, Alagoinhas tinha menos de 30 mil habitantes, mas o movimento de trabalhadores, operários, era proporcionalmente muito maior que o de hoje.
A ferrovia quase parou, os trens de passageiros e de carga acabaram. Empresas de ônibus surgiram. Ainda há grande movimento de trabalhadores, mas a maioria trabalha onde? Em Camaçari e em outras cidades da Região Metropolitana de Salvador, em Catu, Pojuca, Mataripe, Candeias.
Algumas indústrias, ultimamente, têm chegado a Alagoinhas, mas de maneira ainda muito tímida. Empregam ainda muito pouca gente; trazem de fora seus funcionários qualificados.
Com a passagem da BR 101, a cidade vem se desenvolvendo, mas em ritmo ainda muito lento. O comércio emprega pessoa, mas ainda é muito pouco.
A agricultura ainda é aquela familiar, de subsistência. Há o plantio de pinho e de eucalipto; emprega algumas pessoas, mas há muita discussão em torno disso. E a “terra da laranja” onde ficou? Só na fama. Diminuiu muito o seu plantio; aquela laranja de umbigo famosa na região, quase desapareceu.
A educação. Há muitos estabelecimentos de ensino em Alagoinhas; várias universidades que atraem alunos de outros municípios. Mas onde está o mercado de trabalho para os variados cursos que são oferecios?

Muitas questões a serem levantadas a respeito do futuro de Alagoinhas. Interessam a todos nós cidadãos com mandato político ou não. Esperar só pelos políticos não dá. A consciência política do cidadão alagoinhense ainda é pequena. Precisa melhorar. Os políticos não correspondem às expectativas da população. Seus interesses (dos políticos) estão muito aquém dos interesses do bem comum.
Mesmo assim, amamos essa terra e queremos para ela dias muito melhores. Chegaremos lá!

sábado, 2 de julho de 2011

PEDÁGIOS CERCAM SALVADOR



ACM Neto diz que pedágios foram as obras do PT em Salvador.


O deputado ACM Neto disse ontem à noite (1º/07) em debate travado com o colega petista Nelson Pelegrino que o PT não tem crédito para governar Salvador. “A grande obra do PT na nossa cidade foi cercar Salvador por praças de pedágio. Hoje, para entrar e sair da nossa capital tem de pagar, e o pior é que as rodovias estaduais privatizadas seguem em péssima qualidade”, criticou.
Neto afirmou ainda que o governador Jaques Wagner não ajuda Salvador, como fizeram seus antecessores. Falando sobre a segurança pública citou como exemplo o abandono do Centro Histórico. “De 2006 para cá a violência na Bahia aumentou 70% e 50% em Salvador. O Centro Histórico está abandonado, com mais de 120 estabelecimentos fechados desde 2007. A Bahia é o 5º estado em número de homicídio que não foram desvendados”, enumerou o democrata.

“Nunca tivemos tantos casos de corrupção como no governo do PT. O PT é o partido da corrupção”, emendou o democrata. (Leia matéria completa, clicando aqui).