Posted on 31 Maio, 2016 by Robson Cordeiro
Acompanhados do Bispo, os padres participaram de uma formação realizada no Centro de Espiritualidade Santa Tereza, em Serrinha, durante os dias 30 e 31. No foco da formação estava o estudo dos processos matrimoniais a partir da Carta Apostólica Mitis Iudex Dominus Iesus e Mitis et Misericors Iesus, sobre a reforma do processo canônico para as causas de declaração de nulidade do matrimônio no código de direito canônico e código dos cânones das Igrejas Orientais.
Dom Ottorino disse que esta formação acontece constantemente, visando aprofundar o conhecimento dos padres em diversas áreas. “Com este documento lançado pelo Papa Francisco, sentimentos a necessidade do aprofundamento para que os padres possam ajudar melhor os leigos em cada paróquia”, disse o bispo.
Na Diocese de Serrinha existe a Câmara Auxiliar Permanente para Processos de Nulidade Matrimonial. É coordenada pelo Pe. Laudimar e funciona na Cúria Diocesana, ao lado da Catedral, de terça à sexta-feira, das 8h às 12h30. No caso dos leigos interessados em pleitear um processo de nulidade, deve primeiro procurar o padre da paróquia e em seguida, sob sua orientação, direcionar para o responsável diocesano que irá analisar e dar um parecer.
A formação foi ministrada pelo mestre, doutorando e estudante do direito civil, Pe. Pedro dos Santos Reis, da Diocese de Estância, em Sergipe. “Após o lançamento este documento, por falta de conhecimento, muita gente acabou interpretando de forma equivocada as palavras do Papa Francisco”, esclareceu o padre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário