Páginas

Páginas

sábado, 26 de outubro de 2013

Investidores farão pressão para que Petrobras cancele publicidade milionária com “jeitinho eleitoreiro”

Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

Investidores nacionais e internacionais da Petrobras ameaçam encher as caixas de e-mail dos 10 conselheiros de administração da estatal de economia mista, exigindo que seja cancelado o edital, lançado ontem, para um contrato de publicidade de R$ 330 milhões. Os revoltados minoritários desconfiam e criticam que tal contrato seja mais uma forma de desperdiçar o dinheiro da empresa para fins eleitoreiros ou para encobrir até algum tipo de “mensalão”.

O negócio selecionaria três agências para produzir materiais de divulgação e comunicação institucional relacionados ao pré-sal, destacando os benefícios da exploração para o País. No edital, a Petrobras alega que o objetivo da ação publicitária é "trazer fatos que atestem a capacidade da Petrobras em explorar o pré-sal e de gerar benefícios mútuos entre empresa, País e sociedade".

O irado e-mail dos investidores aos conselheiros da Petrobras tem o seguinte teor: “Por favor, pedir para que o Conselho rejeite o contrato abaixo e que mande a conta para o Ministério de Minas & Energia. Tal publicidade trata-se de pura propaganda governamental e não contribui em nada para permitir que a Petrobras aumente suas receitas com maiores vendas. Pelo fato dos produtos da Petrobras ser uma commodity pura, não é possível estabelecer diferenciação de marca através de gastos em publicidade/marketing para que isso tenha efeito positivo na receita da empresa. Pelo contrário, por se tratar de uma empresa que trabalha em uma indústria de commodity, seu objetivo principal deveria ser a busca para ser o “low cost producer”, ou seja, o produtor com os menores custos”.

Os revoltados investidores aprofundam na crítica, com um argumento jurídico: “A aprovação desse contrato vai contra os deveres e responsabilidades dos Conselheiros e Diretores que deveriam ter os interesses da Petrobras em primeiro lugar, além do Art. 2 (Lei 6.404/1976) onde diz que sociedades de economia mista, que são sociedades anônimas, devem perseguir, obrigatoriamente, o lucro. Em tempo: sabe-se lá se não tem outro “mensalão” aí no meio!?”.

Qualquer agência regularizada e com a documentação exigida pode participar da seleção da Petrobras. Basta pagar a inscrição de apenas R$ 450 reais. A forma de seleção será escolha técnica, aliada ao preço apresentado pelas agências concorrentes. Os três vencedores serão definidos dia 25 de novembro, ganhando contratos de um ano - renováveis até o limite de cinco anos.

A maioria dos conselheiros não deve dar bola para o protesto dos investidores, pois são inteiramente alinhados com o acionista majoritário (o governo e a União, coisas que se confundem no Brasil das coisas erradas. Mas o protesto dos acionistas minoritários fica assinalado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário