40 ANOS DE PARCERIA


Passau - Alemanha


OS 40 ANOS DE PARCERIA: PASSAU E ALAGOINHAS.


ÍNDICE




1.CHEGADA À ALEMANHA

2. VISITAS EM PASSAU

3. PASSEIO A SALZBURG - ÁUSTRIA

4. VISITA A NIEDERALTEICH

5. IDA A EICHENDORFF

6. EM ALTÖTTING

7. COMEMORAÇÃO DOS 50 ANOS DE SACERDÓCIO DE PE. CASIMIRO

8. VISITA A SHULE ST. SEVERIN

9. VISITANDO Pe. ROBERTO EM FRAUENAU

10. VISITANDO Pe. LUÍS EM TITTILING

11. VIAJANODO A MUNIQUE

12. TEMPO LIVRE

13. DESPEDIDA DE PASSAU E ASSINATURA DO TERMO DE CONTINUIDADE DA PARCERIA

14. VISITANDO Pe. JOSÉ GÖPPINGER EM SUA NOVA PARÓQUIA

15. VOLTANDO AO BRASIL.


OS 40 ANOS DE PARCERIA E SOLIDARIEDADE MISSIONÁRIA ENTRE PASSAU E ALAGOINHAS.


Os 40 anos de parceria e solidariedade missionária entre as dioceses de (Alemanha) e Alagoinhas foram comemorados em junho de 2009. A Diocese de Passau sugeriu que a comemoração da dos 40 anos fosse celebrada em duas etapas: Uma em Passau e outra em Alagoinhas convidou-nos para comemorarmos. A primeira aconteceu entre os dias 21 de junho e 2 de julho 2009 na Alemanha. Uma comitiva de 24 pessoas, composta pelo bispo diocesano Dom Paulo Romeu, sacerdotes (entre esses, o reitor do Seminário propedêutico) diácono, seminarista, religiosa e leigos. Entre os leigos havia jovens representando as paróquias onde os padres alemães trabalharam e mais três componentes que atuaram junto à primeira equipe de alemães chegados para Alagoinhas: O casal Aylton e Meire, e Tiago.
Dioceses de Passau.

A viagem foi financiada pela Diocese de Passau.



1.CHEGADA À ALEMANHA



Representantes da diocese de Passau
recebem a comitiva
brasileira em Frankfurt
Chegados ao aeroporto de Frankfurt, fomos recebidos pelos representantes da Diocese. Entre eles estava Josef Talhammer, que, como leigo, fez parte da primeira equipe de missionários alemães em Alagoinhas, juntamente com sua esposa Marlis. O nosso destino era a cidade de Passau na Baviera.

Pe. Casimiro e Pe. Luís à espera
dos brasileiros
Chegando a Passau, fomos conduzidos ao Spectrum Kirche – uma espécie de centro Diocesano. Lá os padres Casimiro Spielmann, Luiz Jungbauer e Geraldo Brandstetter – os pioneiros da missão - já nos esperava e nos receberam com fraternal alegria. Quanta saudade!
No refeitório do Spectrum Kirche, fomos recepcionados pelo senhor bispo diocesano Dom Wilhelm Schraml acompanhado de seus auxiliares.

Nos dias seguintes havia toda uma programação a ser cumprida pelos brasileiros visitantes. Logo o grupo foi divido em dois. O Pe. Bernardo Kraus – alemão que trabalha na Diocese de Alagoinhas e nos acompanhou – ficou liderando o grupo dos mais jovens e Dom Paulo Romeu ficou com os de mais idade. Cada grupo com uma programação diferente, mas em determinadas atividades juntavam-se.
Dom Paulo nem sempre pode estar com o grupo dos de mais idade por ter outros compromissos de caráter mais específicos a tratar seja com seu irmão no episcopado, seja com outras entidades locais que colaboram com a Diocese de Alagoinhas, com a imprensa, tratamento de saúde para Pe. Edvânio e outros assuntos.

Topo da Página

?

2. VISITAS EM PASSAU


Santuário Mariahilf
Passau
No dia seguinte à nossa chegada, visitamos a Catedral de Passau, a Cúria Diocesana e o Seminário e outras entidades da Diocese. À noite, participamos de um jantar em um restaurante ao lado de uma cervejaria e ficamos até tarde batendo papo com outros padres e leigos da Diocese de Passau que trabalharam aqui na Diocese de Alagoinhas.
Passau - vista da cidade

No outro dia, fomos recepcionados pelo Prefeito de Passau. Saindo da Prefeitura, participamos de uma romaria ao santuário mariano, conhecido como Mariahilf (Nossa Senhora da Ajuda – tradução em português). Este é o santuário Mariano mais antigo da Alemanha. Fica numa colina dentro da cidade, às margens do Rio Danúbio que corta a cidade. Umas escadarias de 310 degraus levam os peregrinos da margem do rio ao topo da colina. Foi um momento de espiritualidade dos jovens e nós adultos acompanhamos. Enquanto se subia, faziam-se paradas para leituras bíblicas, reflexão e cânticos religiosos. Leituras e cantos eram alternados em alemão e português.

Topo da Página



3. PASSEIO A SALZBURG - ÁUSTRIA


Andando na chuva em Salzburg - Áustria
Dia 24/06/09 – Após o café – que acontecia sempre às 8h30 – um ônibus já nos esperava para irmos a Salzburg, na Áustria. A fronteira Alemanha e Áustria está ali pertinho de Passau. Mas Salzburg está a 120 km de Passau. Salzburg é uma cidade muito antiga da Europa. Famosa por ser a terra natal musicista de Mozart.
Chegamos às 19h e não tivemos janta porque o pessoal de serviço já tinha ido embora. O senhor que nos acompanhava providenciou salame, lingüiça, queijo e pão; fomos para a adega (cantina) e lá improvisamos um lanche acompanhado de vinho ou cerveja. Na cantina não há funcionário. Os clientes pegam as bebidas e outros coisas e deixam o dinheiro num cestinho que fica em cima do balcão. Era dia de São João Batista. Ficamos até tarde comendo, bebendo e conversando, após termos improvisado uma decoração junina.

Topo da Página


4. VISITA A NIEDERALTEICH



Loja da Eins Welt
Escola Agrícola em Niederalteich



Dia 25/06/09 – Tivemos dois compromissos nesse dia. O primeiro, pela manhã, foi em Niederalteich – onde mora o casal Josef e Marlis Talhammer e onde ele é prefeito da cidade. O segundo, à tarde em Eichendorf (antiga paróquia de Pe. Bernardo, então vigário em Praia do Forte - Bahia).
Em Niederalteich, fomos recebidos pelo prefeito no salão nobre da Prefeitura; visitamos uma escola (universidade) de formação agrícola e assistimos a uma palestra sobre uma organização chamada Eins Welt (Um só Mundo) que dá assistência e solidariedade com os países do Terceiro Mundo e aos países em desenvolvimento.

 Além das autoridades, estava presente uma deputada federal filha da região e uma senhora peruana que mora a 32 anos na Alemanha. Esta senhora intermedia o comércio de produtos de comunidades pobres de vários países em via de desenvolvimento em todos os continentes e lança no mercado alemão. Almoçamos no refeitório da universidade.

Topo da Página



5. IDA A EICHENDORFF


À tarde, fomos à cidade de Eichendorff, antiga paróquia de Pe. Bernardo. Toda a comunidade estava representada e participou da missa celebrada por Dom Paulo. Após a missa, houve um jantar para todos, acompanhado de um concerto onde foram executadas músicas brasileiras e alemãs. Foi apresentado um vídeo narrando a caminhada dos Missionários (padres e leigos) da Diocese de Passau e na Diocese de Alagoinhas durante os 40 anos de parceria e solidariedade missionária entre as duas dioceses.
Finalizando, os jovens improvisaram um forró e os alemães caíram nele, todos desengonçados, mas se divertiram bastante. A turma teve que se virar para ensinar os passos do forró o do samba aos nossos anfitriões. Chegamos a Passau à uma hora da manhã.

Topo da Página


6. EM ALTÖTTING



Vista parcial do centro da cidade de
Altötting
Pe. Casimiro, sua irmã religiosa e
amigos brasileiros
visitando o túmulo de Anna
no cemitério de Altötting


Dia 26/06/09 – Pela manhã, fomos a Marktl, cidade natal do papa Bento XVI; visitamos a casa onde nasceu e a igreja onde ele foi batizado. Daí, fomos a Altötting, cidade natal de Pe. Casimiro e de sua irmã Anna Spielmann membros da primeira equipe de missionários que atuou em Alagoinhas. Fomos recepcionados pelo prefeito da cidade e autoridades. Seguiu-se a visita ao santuário de Nossa senhora de Altötting, santuário mariano mais antigo da Alemanha. Esta cidade é tida como o coração da Baviera.
Visitamos ainda a igreja dos padres capuchinhos onde se encontram os restos mortais de São Conrado de Parzham – OFMCap. Aí, dom Paulo celebrou a missa participada pela comunidade. A comunidade nos levou a um restaurante onde jantamos e depois foi apresentado o vídeo da caminhada dos 40 anos dos missionários da Diocese de Passau em Alagoinhas e em outras cidades da Diocese. Os jovens brasileiros fizeram uma apresentação de nossa música e dança populares. Chegamos de volta a Passau às 23 horas.

Dia 27/06/09 – Pela manhã, assistimos na Catedral a ordenação de cinco novos padres. Após a ordenação, foi servido um almoço no refeitório do Seminário Maior.
À tarde, Pe. Casemiro levou a mim, Aylton e Meire para Altötting. Fomos recebidos em sua casa.
Ele agora mora sozinho, após a morte de sua irmã Anna. Aylton havia levado um álbum com fotos das atividades desenvolvidas na Paróquia de Santo Antônio desde os primeiros tempos até a volta dos pioneiros à Alemanha. Vimos muitas fotos das pessoas que trabalhavam conosco. Todos nós jovens ainda. Lembramos histórias e fatos de cada um. Casimiro lembrou muito de Anna e nós igualmente. Mostrou fotos de seus pais e irmãos ainda pequenos em Altötting e narrou fatos ocorridos durante a Segunda Guerra Mundial. Fomos até o cemitério e visitamos a sepultura de Anna.
Depois Casimiro nos levou ao Hotel Planck onde jantamos juntos em companhia de Pe. Geraldo. Nós três visitantes passamos duas noites naquele hotel.


Topo da Página


7. COMEMORAÇÃO DOS 50 ANOS DE SACERDÓCIO DE PE. CASIMIRO




Dia 28/06/09 – Nesse dia, Pe. Casimiro era esperando em Unter neu Kirche, uma cidade que foi sua primeira paróquia antes de ir ao Brasil. Fomos com ele de Altötting até lá. A comunidade já o esperava em frente à prefeitura. Foi recebido pelo prefeito e, depois, em cortejo, dirigimo-nos igreja antiga onde ele celebrava e de lá para a nova igreja. onde ele celebrou a missa de seus 50 anos de sacerdócio. Após a missa, houve o almoço para toda a comunidade em mesas espalhadas pela pracinha e num amplo refeitório de uma escola aí situada. No final, fizeram-lhe uma homenagem. Conosco estiveram o padre Geraldo e um casal conhecido – Matias e Vilma. Ele alemão e ela de Alagoinhas. Moram na Alemanha, perto de Munique. Encontramos Catarina, uma moça alemã que trabalhou em Acajutiba e no Conde. Voltamos a Altötting e ficamos até o dia seguinte.


Topo da Página


8. VISITA A SHULE ST. SEVERIN

Recebndo visitantes com cânticos
Shule St. Severin :
Criança com deficiência em atividade escolar

Dia 29/06/09 - Casimiro levou-nos de volta a Passau. Com o senhor Carmelo e Pe. Jorge Dushl e os outros componentes do nosso grupo visitamos uma obra mantida pela Cáritas Diocesana de Passau em Grubweg, perto de Passau. É um colégio – Shule St. Severin - para crianças e jovens com deficiência, onde são usados os meios de reabilitação mais modernos. Fomos recebidos com uma apresentação de cantos pelos próprios alunos. Diretores e professores fizeram uma exposição de todos os trabalhos ali desenvolvidos e nos mostraram as oficinas e salas de aula. Às 17 horas, fomos à catedral para uma missa com os benfeitores alemães da Diocese de Alagoinhas. Dom Paulo presidiu a celebração na Capela Santo André, tendo como concelebrantes os padres Casimiro, Geraldo e outros alemães. Após a missa houve um jantar em companhia dos benfeitores, no refeitório do seminário maior. Mais uma vez foi passado o filme das atividades dos missionários de Passau na Diocese de Alagoinhas durante os 40 anos de parceria.

Topo da Página


9. VISITANDO Pe. ROBERTO EM FRAUENAU



Sendo recebidos por Pe. Roberto

Dia 30/06/09 - Cedo, fomos a Frauenau onde Pe. Roberto Roedig é pároco. Ele é um dos padres alemães que trabalharam na Diocese de Alagoinhas juntamente com os padres Jorge Dulshl e José Göppinger, após o retorno à Alemanha dos padres Casimiro, Geraldo e Luís. O padre Roberto aniversariava neste dia. O almoço foi em um restaurante. Pe. Casimiro nos acompanhava.

Topo da Página



10. VISITANDO Pe. LUÍS EM TITTILING


Pe. Luís com Dom Paulo
em seu apartamento
De Frauenau, fomos a Tittling, local onde Pe. Luís trabalhou depois de sua volta do Brasil. Atualmente, ele mora em um abrigo de idosos aí mesmo em Tittling, um local muito bonito, confortável e aconchegante. Foi uma alegria enorme esse encontro para todos nós, principalmente para mim, Aylton e Meire que acompanhamos de perto todo o seu trabalho social na Diocese de Alagoinhas. Muita coisa e muitas pessoas foram relembrada durante os momentos que passamos juntos. Pe. Luís nos apresentou um livro escrito por ele, contando sua vida e suas atividades missionárias no Brasil. Pena que não está ainda traduzido para o português. Logo que chegamos, visitamos uma importante fábrica de cristais da Alemanha, instalada em Tittling. Terminada a visita ao querido amigo Pe. Luís, voltamos a Passau.

Topo da Página


11. VIAJANODO A MUNIQUE




Dia 01/07/09 - Ás 7 horas da manhã, fomos de trem a Munique (München); visitamos a parte antiga da cidade, mercado popular, a catedral onde Bento XVI exerceu o seu episcopado antes de ser eleito papa, a Vila Olímpica e outros locais interessantes. Às 22 horas, já estávamos de volta ao Spectrum Kirche, local em Passau onde estávamos hospedados.

12. TEMPO LIVRE


Dia 02/07/09 – Tempo livre pela manhã. Com Aylton e Meire fomos ao Shopping de Passau, andamos pelas praças e jardins, e, ao ar livre, tomamos um chopinho; fazia sol e o dia estava lindo. Guilherme também estava conosco, mas tomou outro rumo. Dom Paulo, lá pelas 12 horas, apareceu com mais alguns do grupo. Voltamos para o Spectrum Kirche onde almoçamos. Mais tempo livre até as 17 horas.

Topo da Página



13. DESPEDIDA DE PASSAU E ASSINATURA DO TERMO DE CONTINUIDADE DA PARCERIA


Dom Guilherme e Dom Paulo
confirmando a parceria
Às 17 horas, na capela do Spectrum, celebrou-se a missa de despedida, com a participação de Dom Paulo, Dom Guilherme (Wilhelm), bispo de Passau, e outros padres presentes. Após a missa, foi a assinado um temo confirmando a parceria de solidariedade missionária entre as duas dioceses: Passau e Alagoinhas.
Logo após, em um dos salões do Spectrum, fizemos uma avaliação do encontro, onde muitos depoimentos individuais de ambos os lados foram apresentados, destacando os frutos colhidos dessa parceria Brasil e Alemanha durante os 40 anos transcorridos. No final, foi servido um lanche e, logo em seguida, a despedida coletiva e individuais num clima de alegria e fraternidade. Depois, silêncio, arrumação de malas para o retorno. Repouso. No dia seguinte, tínhamos que partir com destino a Schoellnach, cidade onde Pe. José Göppinger é pároco. De lá, seguiríamos para Frankfurt, onde no outro dia, pegaríamos o avião de volta ao Brasil.

Topo da Página


14. VISITANDO Pe. JOSÉ GÖPPINGER EM SUA NOVA PARÓQUIA



Casa paroquial de Schoellnach
Sshoellnach - Mulheres com tages típicos da região








Dia 03/07/09 – Pela manhã, deixamos Passau e seguimos para , onde Pe. José já nos esperava. Era festa na cidade; uma festa civil típica que acontece todos os anos nesta época do ano. Participamos dos festejos, assistimos os desfiles e, depois, fomos para uma espécie de clube da cidade. Muita comida e bebida eram servidas, música, dança, animação ao estilo e gosto da população local. Muitas pessoas adultas, jovens e crianças vestidas com trajes típicos regionais e locais. Enquanto tudo acontecia, sempre sobrava um espaço de tempo para relembrar, com Pe. José e com outras pessoas alemãs que estiveram trabalhando aqui no Brasil, amigos, amigas, fatos e situações agradáveis vividas em nossa terra. Quem teve disposição ficou na festa até o fim; nós outros, aproveitamos para tirar um cochilo na casa paroquial até a saída do ônibus que nos levou a Frankfurt nas primeiras horas da manhã.


Topo da Página


15. VOLTANDO AO BRASIL


Dia 04/07/09 – Do aeroporto de Frankfurt, levantamos vou em direção ao Brasil no avião da Condor. Viagem maravilhosa. À noitinha do mesmo dia, já estávamos de volta em Alagoinhas.

Aqui, ficamos aguardando a segunda etapa das comemorações dos 40 de parceria e solidariedade missionária entre Passau e Alagoinhas: A vinda o Bispo de Passau e sua comitiva em visita à nossa Diocese.
br>Topo da Página