DIOCESE DE ALAGOINHAS - BAHIA

HISTÓRICO
Tiago de Assis Batista

A Diocese de Alagoinhas foi criada em 28 de Outubro de 1974, pela Bula "Qui Summi" do Papa Paulo VI, desmembrada da Arquidiocese de São Salvador da Bahia e instalada em 2 de fevereiro de 1974, tornando-se mais uma das dioceses que compõem a Província Eclesiástica de São Salvador. Seu primeiro Bispo: Dom José Floriberto Cornelis, OSB, Arcebispo (1974-1986). Nascida pouco depois do Concílio Vaticano II. Dom Cornelis, teve participação nele - o que muito veio influir na orientação da nova Diocese. A construção do Centro Diocesano e a realização da Assembléia Diocesana anual refletem as inspirações deste Concílio. Além disso, pode-se acrescentar mais iniciativas tais como: A abertura da Escola de Catequese; o amplo leque de pastorais que foram iniciadas ou encaminhadas; o incentivo ao apostolado e a responsabilidade dos leigos e leigas; o boletim diocesano mensal "Caminhar Juntos"; a Comissão Diocesana Justiça e Paz.

Outro marco conciliar forte é o apoio dado ao trabalho das Irmãs inseridas no meio do povo pelos Bispos da Diocese até esta data. Hoje, mais da metade dos municípios da Diocese está sendo beneficiada pela presença permanente das religiosas, incentivando e apoiando as Comunidades para a MISSÃO. Nos anos de 1978 e 1979, a implantação da Comunidade ecumênica de TAIZÉ na periferia de Alagoinhas foi mais uma riqueza para a Diocese. Basta citar o aprofundamento espiritual proporcionado pela vida de oração e pelo TESTEMUNHO DOS MONGES. Neste sentido, não se pode esquecer o bem que a ESCOLA DA FÉ fez e vem fazendo na formação de lideranças não só na Diocese de Alagoinhas, como também em outras; além dos trabalhos desenvolvidos no bairro de Santa Teresinha e da Boa Esperança. Merece ainda um destaque a chegada recente das IRMÃS CONTEMPLATIVAS DO BOM PASTOR que ocupam a antiga Casa Paroquial de Santo Antônio.

Atualmente a Diocese é administrada pelo Bispo Dom Paulo Romeu Dantas Bastos, que sucedeu, em 2002, o hoje Bispo Emérito da Diocese, Dom Jaime Mota de Farias. Dom Paulo é o terceiro Bispo da Diocese de Alagoinhas, desde sua fundação.

Bispos de Alagoinhas - Bahia


Dom Paulo Romeu Dantas Bastos ( 2002/04/24 - atual)
Bispo Jaime Mota de Farias - Emérito (1986/11/07 - 2002/04/24 )






Arcebispo José Floriberto Cornelis, O.S.B. (11/02/1975 - 11/07/1986) – falecido.