CAPUCHINHOS EM ALAGOINHAS - BA


Após muitas considerações e consultas chegam em Alagoinhas, aos 8 de dezembro de 1939, o custódio provincial da Bahia e Sergipe, Frei Pedro de Crispiero, acompanhado de Frei Boaventura de Elcito e de Frei Estevão de Recanati, com a finalidade de encontrar um lugar para a construção do convento e seminário.Percorreram vários pontos. No dia 9 de dezembro, encontraram o sítio de D. Adélia Valverde Bastos, situado à Rua 24 de outubro( atual Lauro de Freitas) e decidem por este local.Aos 26 de dezembro de 1939, já era passada a escritura do terreno, liberando-o para o início da construção.
Em fevereiro de 1940 é enviado para Alagoinhas, o Frei Gregório de S. Marino que dá início aos alicerces, passando em seguida, aos cuidados de Frei Estevão de Recanti.
Aos 26 de janeiro de 1941, era inaugurados o convento e seminário, passando a residir os quatro religiosos: Frei Inocêncio, Frei Pedro de Cispiero, Frei Germano de Colli e Frei Isaías de Civitanova e mais 20 seminaristas.

No dia 16 de junho de 1954, devido ao afastamento do Vigário, Cônego Afonso Godinho, dos trabalhos paroquiais, é nomeado, pelo Cardeal da Silva, Frei Fidelis de Itabaiana, como Vigário substituto da Paróquia de Alagoinhas, tendo como colaboradores, os confrades: Frei Isidoro de Loreto, Frei Benjamim de Villagrande, Frei Caetano de Altamira, Frei Silvério de Cingoli e Frei Apolônio de Barra de São Pedro.
Em novembro deste mesmo ano, a responsabilidade da paróquia passa para o Padre João Rosalvo Pimentel. E aos 2 de maio de 1955, por determinação do Senhor Cardeal Dom Augusto Ávaro da Silva da Silva, a Paróquia passa novamente a ser assumida pelos religiosos capuchinhos, tendo como encarregado da freguesia, Frei Fidelis de Itabaiana.
Entre muitas atividades espirituais, realizadas pelos frades Capuchinhos, nesta cidade, podemos destacar ainda as seguintes construções:
  • Lançamento da primeira pedra da nova Capela Nossa Senhora de Fátima, no dia 13 de maio de 1956, tendo como encarregado da construção  Frei Caetano.
  •  Lançamento da primeira pedra da nova Igreja Matriz, no dia 20 de abril de 1958 e fase inicial da Capela Nossa Senhora de Fátima, sendo vigário, Frei Leão de Marotta (Frei Leão Ricci) - (nesse mesmo ano, Frei Caetano foi nomeado Bispo de Ilhéus.




  • Aquisição de uma casa à Rua Teresópolis, nº 584, onde funcionaria a residência  do bispo da futura Diocese de Alagoinhas, sendo responsável Frei Virgínio de Civitanova (Frei Dário Romitti).





  • Conclusão dos trabalhos da nova igreja matriz, em 31 de junho de 1965.


  • Reforma das capelas de Aramari e Riacho da guia.



  • À frente destes trabalhos mencionados, tivemos como Vigário da Paróquia Santo Antônio, os seguintes Frades:
    Frei Fidelis de Itabaiana  - 16/06/1954
    Frei Leão de Marotta  (Frei Leão Ricci) - 12/03/1957
    Frei Lourenço de Conquista - 23/03/1963
    Frei Germano de Colli  (Frei Germano Citeroni) - 02/02/1964
    Frei Virginio Civitanova (Frei Dário Romitti) -  02/02/1966.

    Fotos: Frei Fidélis (à direita) e Frei Leão (à esquerda).