PARÓQUIA S. FRANCISCO - ALAGOINHAS

Igreja S. Francisco de Assis - Alagoinhas - Bahia

Frei Virgínio de Civitanova (Frei Dário Romitti)

Com a divisão da Paróquia de Santo Antônio em Alagoinhas, foi criada a 25 de abril de 1968, a Paróquia São Francisco de Assis, ficando como responsáveis da mesma, os Frades Capuchinhos, sendo nomeado Frei Virgínio de Civitanova (Frei Dário Romitti) como primeiro Vigário, seguido por Franco Zitti (Frei Félix de Cingoli), Frei Tiago de Assis Batista (1972-1975) e, depois, por Frei Everaldino Pires de Oliveira (24 de março de 1975). 
Frei Tiago de Assis Batista

Frei Everaldino Pires de Oliveira

Após 19 anos de criação da Paróquia, Frei Carlos Inácio de Souza assume como pároco , aos 8 de março de 1987, permanecendo até janeiro de 1991. Com a transferência de Frei Carlos Inácio para Itabuna, assume a Paróquia na condição de pároco o Frei José Jorge Rocha até 23 de julho de 1992, deixando a coordenação da Paróquia com o Frei Edimilson Pereira dos Santos, como administrador, que fica até o dia primeiro de dezembro de 1995, quando assume o Frei Orlando Santos Oliveira até o ano 2000.
Frei Orlando Santos Oliveira
No decorrer desses anos, foram construídas várias capelas nas diversas comunidades da Paróquia, inclusive a restauração do telhado da igreja São Francisco e a construção do Lar Franciscano e da Casa da Fraternidade, a reforma da Igreja Matriz de Araçá, entre tantas outras realizações.
Frei Anilson Cardoso Vasconcelos

Em janeiro do ano 2000, o Frei Anilson Cardoso Vasconcelos, foi nomeado Pároco dessa paróquia; deu continuidade ao trabalho dos párocos que aqui passaram. Em sua passagem como administrador da paróquia, pintou toda parte externa da Igreja São Francisco; reparou a instalação elétrica; reformou a capela Sauípe, o telhado da capela de Quizambú; forro da Capela Santo Antônio em Alagoinhas Velha. No ano 2002, construiu o primeiro andar da antiga Casa da Fraternidade - que hoje tem como nome Centro de Formação Catequética São Francisco de Assis. De alagoinhas, frei Anilson foi transferido para o convento de São Judas Tadeu em Aracaju – Sergipe.
Depois de Frei Anilson, a Paróquia teve como administradores paroquiais: Frei Liomar, Frei Manoel e Frei Sebastião.
A paróquia São Francisco perdeu uma parte de seu território com a criação da Paróquia de Araçás. Mesmo assim, ainda possui muitas  comunidades na área urbana e na zona rural. Algumas já estão com uma boa caminhada, enquanto outras ainda estão em fase inicial.