terça-feira, 19 de abril de 2011

CPT APONTA AUMENTO DE CONFLITOS NO CAMPO EM 2010.

Um relatório de 181 páginas intitulado Relatório dos Conflitos no Campo Brasil 2010, lançado pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) relata em o aumento dos conflitos em 2010.
Segundo esse documento, em 2010, houve 638 ocorrências de conflitos por causa de terra, contra 528 no ano anterior; foram registrados 204 casos de trabalho escravo, em 2010.
“Os dados mais alarmantes são em relação aos conflitos pela água. Foram 87 em 2010, o dobro em relação a 2009, que registrou 45 conflitos” – afirma o relatório.
Segundo o presidente da Comissão Pastoral da Terra, Dom Ladislau Biernaski, “falta muito trabalho até a Reforma Agrária realmente acontecer no Brasil” e completou: “Queremos dizer que na terra ainda não existe paz porque esta terra ainda não é bem repartida e a Reforma Agrária ainda não saiu do papel”.
Depoimento de Dom Tomás Balduíno - conselheiro permanente da CPT:
A CPT trabalha para levantar os caídos e para colocar em evidência os conflitos que o Governo tenta esconder”. Segundo ele, há dois inimigos da divulgação desses dados para a sociedade: “O Estado e o Poder Econômico.

(Foto acima: Dom Tomás Balduíno - conselheiro permanente da CPT)
Veja matéria completa: http://www.cnbb.org.br/site/comissoes-episcopais/caridade-justica-e-paz/6352-relatorio-da-cpt-aponta-aumento-de-conflitos-no-campo-em-2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário