sexta-feira, 22 de abril de 2011

COMUNIDADE DA PRAÇA SANTA ISABEL - ALAGOINHAS / BAHIA

Paróquia N. S. de Fátima - Igreja Martriz - Alagoinhas -Bahia


Podemos datar o início da Comunidade da Praça Santa Isabel com o lançamento da primeira pedra de sua capela dedicada a Nossa Senhora de Fátima no dia 13 de maio de 1956. Na época alagoinhas possuía somente uma paróquia – a de Santo Antônio.
O pároco de então era o capuchinho Frei Fidélis de Itabaiana (foto ao lado), tendo como cooperadores os freis do convento São Francisco de Alagoinhas. A ideia da construção da igreja da Praça foi de Frei Caetano de Altamira.
Toda a obra foi realizada em mutirão. Todo o material foi doado pela comunidade alagoinhense. Várias procissões foram organizadas, nas quais as pessoas traziam tijolos, telhas e outros materiais na cabeça, nos ombros, em carrinho de mão ou em lombo de animais. Muitos leilões foram realizados e as prendas eram também trazidas em procissão. Era uma verdadeira ação comunitária. Já se passaram 55 anos, mas as pessoas mais antigas do bairro, da cidade, e mesmo as que se mudaram de Alagoinhas, ainda se lembram daqueles eventos cheios de animação e piedade.
O Frei Caetano criou ali uma instituição beneficente denominada Rosário da Caridade. Essa instituição marcou o início da Promoção Humana da Paróquia de Santo Antônio.
Com a criação da Diocese de Alagoinhas, Dom José Cornelis, seu primeiro bispo, trouxe as Irmãs da Congregação das Religiosas Missionárias de Nossa Senhora das Dores. Foram elas, com a ajuda dos padres alemães que atuavam na paróquia –
Pe. Casimiro Spielmann (foto), Pe. Geraldo Brandstetter e Pe. Luís Jungbauer – do belga Pe. Freddy Goven e, por um tempo, do brasileiro Pe. Tiago de Assis Batista, que elas acompanharam e incentivaram o crescimento da comunidade que veio a se tornar paróquia – Paróquia Nossa Senhora de Fátima.
Não podemos deixar de recordar alguns nomes de religiosas que passaram Por essa comunidade. As pioneiras foram Ir. Tereza, Ir. Isabel e Ir. Maria da Glória. Depois, vieram Ir. Juliana, Ir. Martins, Ir. Carmélia e outras. Esses nomes são guardados com carinho no coração das pessoas da Comunidade da Praça e de outras comunidades onde elas atuaram. Foram essas irmãs que lançaram a semente da Comunidade de Senhor do Bonfim do Thompson Flores, sob a liderança de Irmã Isabel.
Graças à atuação evangelizadora dessas religiosas na comunidade, que Dom Paulo Romeu Dantas Bastos, com seu presbitério, achou que já era tempo de transformar a Comunidade a Praça Santa Isabel em paróquia.
No dia 28 de dezembro de 2003, é Criada a paróquia Nossa Senhora de Fátima e aquela capela construída em mutirão pela comunidade, torna-se igreja Matriz.
O Pe. João Primo de Carvalho e nomeado e toma posse como administrador Paroquial. Uma das primeiras realizações do Pe. João Primo foi a criação da Cáritas Paroquial e um incentivo à Pastoral Carcerária.

Pe. João Primo tendo sido chamado a exercer outra missão na Diocese, Pe. Carlos Alberto (Betinho) assume como novo administrador paroquial, tocando para frente a ações evangelizadores do antecessor e trazendo animação para toda a Paróquia.

(Fotos: Embaixo à esquerda, Pe. Betinho; à direita, Pe. João Primo).

terça-feira, 19 de abril de 2011

CPT APONTA AUMENTO DE CONFLITOS NO CAMPO EM 2010.

Um relatório de 181 páginas intitulado Relatório dos Conflitos no Campo Brasil 2010, lançado pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) relata em o aumento dos conflitos em 2010.
Segundo esse documento, em 2010, houve 638 ocorrências de conflitos por causa de terra, contra 528 no ano anterior; foram registrados 204 casos de trabalho escravo, em 2010.
“Os dados mais alarmantes são em relação aos conflitos pela água. Foram 87 em 2010, o dobro em relação a 2009, que registrou 45 conflitos” – afirma o relatório.
Segundo o presidente da Comissão Pastoral da Terra, Dom Ladislau Biernaski, “falta muito trabalho até a Reforma Agrária realmente acontecer no Brasil” e completou: “Queremos dizer que na terra ainda não existe paz porque esta terra ainda não é bem repartida e a Reforma Agrária ainda não saiu do papel”.
Depoimento de Dom Tomás Balduíno - conselheiro permanente da CPT:
A CPT trabalha para levantar os caídos e para colocar em evidência os conflitos que o Governo tenta esconder”. Segundo ele, há dois inimigos da divulgação desses dados para a sociedade: “O Estado e o Poder Econômico.

(Foto acima: Dom Tomás Balduíno - conselheiro permanente da CPT)
Veja matéria completa: http://www.cnbb.org.br/site/comissoes-episcopais/caridade-justica-e-paz/6352-relatorio-da-cpt-aponta-aumento-de-conflitos-no-campo-em-2010

sábado, 16 de abril de 2011

DIOCESE DE ALAGOINHAS ENVOLVE SOCIEDADE NO TEMA DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE








A Diocese de Alagoinhas, comprometida com o tema da Campanha da Fraternidade deste ano – Fraternidade e Vida no Planeta - vem colocando o tema em discussão com a sociedade, buscando realizar neste ano uma ação concreta em Alagoinhas. Um primeiro passo foi a organização de uma sessão solene sobre o tema da Campanha na Câmara dos Vereadores; depois, o grupo coordenador pensou em organizar um Simpósio Ecológico, envolvendo instituições oficiais, ONGs, escolas e pessoas físicas da área do meio-ambiente. Dois simpósios foram planejados. O primeiro realizou-se no dia 15 de abril, no auditório da Biblioteca Municipal Maria Feijó, tendo como convidados: SAAE, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Conselho Municipal de Meio Ambiente, Comitê de Bacias, UNEB, UNIRB, CETEPA, Escola Técnica El Shadai, Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Vereadores. Compareceu a maioria dos representantes das entidades convidadas. Usaram da palavra representantes da UNEB, da Secretaria de Meio-Ambiente, do CETEPA, do Conselho de Conservação do Meio-Ambiente, do Comitê de Bacias e outras pessoa da plateia. Visível a preocupação de cada um com a situação do meio-ambiente em Alagoinhas e região. Foram levantados os problemas das lagoas, rios, matas ciliares, expansão do plantio de eucaliptos, situação dos esgotos, problema do lixo, aterro sanitário ineficiente, entidades poluidoras e outras. Cada entidade disse o que tem feito ou estão se fazendo e os projetos para solucionar o problema e as dificuldades burocráticas encontradas. Em todos os oradores viam-se a preocupação e a paixão pela causa do meio-ambiente. Um segundo simpósio está marcado para o dia 29 de abril, no mesmo local, às 19h30. Entidades convidadas: UAMA, UARA, FADES, CORAL, Grupo De Olhos N’Água, DIREC, SEDUC, Faculdade SS Sacramento, Faculdade Santo Antônio, UNOPAR e as entidades convidadas que faltaram ao simpósio anterior.


JÁ NOTIFICADOS 31 CASOS DE DENGUE EM ALAGOINHAS

Conforme matéria publicada no Portal Oficial da Prefeitura de Alagoinhas pela Assessoria de Comunicação (ASCOM) O Centro de Referência de Assistência Social – CRAS de Nova Brasília, em parceria com a Secretaria de Saúde – SESAU, promoveu no dia 14 de abril de 2011, uma palestra sobre o combate ao foco do mosquito da dengue. Segundo a SESAU, o Aedes Aegypti, causador da dengue, “vem se proliferando com rapidez no município de Alagoinhas”. Durante a palestra, as supervisoras de endemias da Vigilância em Saúde – VISAU, Jane Meire Oliveira e Maria de Lourdes Freitas Discorreram sobre o que é a doença, transmissão, tratamento, medidas para evitar a reprodução do mosquito, cuidados e a importância da participação da população no combate. Segundo informou a coordenadora Jane de Oliveira, “mesmo trabalhando ostensivamente no combate à doença”, 31 casos de dengue no município já notificados, sendo 25 positivos e seis descartados. “Os casos positivos são provenientes de quatro bairros: Jardim Petrolar, com 20 casos; Centro, com dois casos; Silva Jardim, também com dois e Pirinel, com um caso” - disse.

Veja o que o Poder Público Municipal vem fazendo pelo meio ambiente.

Clique aqui: 1. PREFEITURA PROMOVE AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE BACIA DO RIO CATU

terça-feira, 12 de abril de 2011

MULHERES PRESAS SOFREM OUTRAS AGRESSÕES, COMO O ABUSO SEXUAL

A Pastoral Carcerária Nacional (CNBB) recebeu denúncia de maus tratos de policiais contra detentas em presídios. “As agressões físicas e sexuais ocorreram, principalmente, dentro da Penitenciária Feminina de Santana, em São Paulo, e foram encaminhadas ao Grupo Especial de Controle Externo da Atividade Policial do Ministério Público paulista”. Um dos relatos feitos em janeiro de 2011, afirma que uma presa foi agredida por policiais com golpes nas pernas, nos ouvidos e no abdome. Até gás de pimenta foi usado para torturar uma detenta, sem contar outros tipos de torturas, incluindo abusos sexuais. Não é só em São Paulo que isso acontece. A Pastoral Carcerária de Serrinha (Bahia) constatou casos de tortura e maus tratos contra presos no Conjunto Penal da cidade - conforme relatório do dia 20 de março. O Conjunto é administrado por uma entidade privada, mas a direção da unidade, no entanto, é comandada por servidores do governo do estado. >(Conf.: http://oglobo.globo.com/pais/mat/2011/04/10/mulheres-presas-sofrem-outras-agressoes-como-abuso-sexual-924201489.asp)

domingo, 10 de abril de 2011

BENTO XVI CONSTERNADO COM O CRIME EM ESCOLA DO RIO DE JANEIRO

PAPA ENVIA MENSAGEM AO POVO DO RIO DE JANEIRO E SE DIZ CONSTERNADO COM ATENTADO CONTRA CRIANÇAS


O papa Bento XVI enviou um telegrama, na manhã do dia 8 de abril, ao arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, no qual se diz "profundamente consternado pelo dramático atentado realizado contra crianças indefesas", no bairro de Realengo (RJ). O telegrama foi enviado por meio do secretário de Estado, o cardeal Tarcisio Bertone. Segundo o cardeal, o papa convida todos os cariocas, diante desta tragédia, a dizer não à violência que "constitui caminho sem futuro, procurando construir uma sociedade fundada sobre a justiça e o respeito pelas pessoas, sobretudo os mais fracos e indefesos", disse. No final da mensagem o papa concede a todo o povo brasileiro a sua Benção Apostólica. No mesmo telegrama, o núncio apostólico no Brasil, dom Lorenzo Baldisseri, diz estar unido à dor dos que perderam parentes e amigos e manda uma mensagem ao arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani. "Uno às palavras do cardeal Tarcisio Bertone, à minha fervente oração a Deus Todo poderoso e rico em misericórdia, nesta circunstância tão dolorosa na sua arquidiocese", disse dom Lorenzo.

Leia a íntegra da mensagem abaixo:


Excelência Reverendíssima Cumpro o dever de transmitir a Vossa Excelência, o telegrama de Sua Eminência o cardeal Tarcício Bertone, Secretário de Estado: Exmo Revmo Dom Orani João Tempesta Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro Profundamente consternado pelo dramático atentado realizado contra crianças indefesas em um colégio municipal no bairro do Realengo, o Sumo Pontífice deseja assegurar através de Vossa Excelência Revma sua solidariedade e conforto espiritual às famílias que perderam seus filhos e toda a comunidade escolar, com votos de pronta recuperação dos feridos. O Santo Padre convida todos os cariocas, diante desta tragédia, a dizer não à violência que constitui caminho sem futuro, procurando construir uma sociedade fundada sobre a justiça e o respeito pelas pessoas, sobretudo os mais fracos e indefesos. Em nome de Deus, para que a esperança não esmoreça nesta hora de prova e faça prevalecer o perdão e o amor sobre o ódio e a vingança, Sua Santidade Papa Bento XVI concede-lhes uma confortadora bênção apostólica. Cardeal Tarcísio Bertone Secretário de Estado de Sua Santidade Uno às palavras do Cardeal, minha fervente oração a Deus Todo poderoso e rico em misericórdia, nesta circunstância tão dolorosa na sua Arquidiocese. Aproveito o ensejo para expressar meus sentimentos de alta estima. Dom Lorenzo Baldisseri Núncio Apostólico.