segunda-feira, 23 de maio de 2016

Militares exigem Justiça

“Eu não sei se cabe a esses militares gostarem ou não gostarem. Ela, Dilma, é a chefa (sic) suprema das Forças Armadas. Indicou o ministro e acabou. Não se discute. Estou cagando e andando para esses caras. Os militares, no meu governo, tiveram que me aguentar e viviam me enchendo o saco, pedindo migalhas de reajuste. Pediam uma coisa, eu enrolava e nunca dava o que eles pediam. Depois dava uma esmola qualquer e não me sacaneavam mais. Não tenho medo deles. Nunca tive. Ele, Celso Amorim vai dar um jeito naquele troço (Ministério da Defesa)…” 

– Do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em agosto de 2011, diante da reação negativa dos militares à escolha de Celso Amorim para comandar o Ministério da Defesa.

Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

Não será a qualidade da gestão do governo provisório de Michel Temer - sujeito que odeia deselegância, incompetência e traição - que lançará as bases para o Brasil mudar. Tal missão será viável se for bem sucedida a pressão da opinião pública para que não terminem em pizza os processos judiciais das operações Lava Jato, Acrônimo e Zelotes. Esta esperança vem sendo manifestada, com a costumeira discrição, no meio militar - que o regime nazicomunopetralha falhou no plano de cooptar para um projeto autoritário bolivariano.

Já deu para perceber de onde virão pressões legítimas cobrando que o judiciário cumpra seu dever de combater a impunidade no Brasil. Lideranças conscientes, fora e dentro dos quartéis, sabem muito bem que a operação de limpeza não pode se limitar à mera "demonização do PT". A depuração tem de atingir, sem rigores seletivos, todos aqueles que foram parceiros de negócios dos petistas no gigantesco assalto que leva o Brasil à bancarrota. É preciso que se faça justiça, e não apenas promova algum tipo de "jagunçagem" judicial.

Evidente que o chefão petista Luiz Inácio Lula da Silva é um dos alvos preferenciais. Lula terá de explicar a impressionante evolução patrimonial de sua família, nos anos em que o PT ocupou, aparelhou e saqueou o poder federal. $talinácio terá de imensas dificuldades de justificar ao Ministério Público como poderia ter o equivalente a R$ 53 milhões acumulados em contas na Suíça - conforme o relatório 18.340 do COAF enviado à CPI do BNDES - que vazou na imprensa. A varredura nas contas e aplicações financeiras de 103 pessoas e 188 empresas revelou uma movimentação atípica de quase meio bilhão de reais.

Uma pizza nas investigações será um prato inaceitável. O Brasil vai mudar se o judiciário cumprir seu papel. Este é o recado que a cúpula militar tem dado ativa e reservadamente. O aviso é: golpes contra o judiciário ou contra a democracia não serão tolerados. As legiões exigem o mesmo que os brasileiros: Justiça!

A Lava Jato começa nesta segunda-feira sua 29a operação, a "Repescagem", cujo alvo é o PP...

Releia o artigo de domingo: 

Temer, corte juros, impostos e a gastança


Nenhum comentário:

Postar um comentário