sábado, 9 de outubro de 2010

LAR FRANCISCANO



Lar Franciscano Emma Barbetti - Alagoinhas - Bahia


O Lar Franciscano Emma Barbetti, em Alagoinhas – Bahia, é uma sociedade civil, de direito privado, sem fins lucrativos, de caráter beneficente e assistência social e de inspiração cristã. Sua finalidade é a promoção de ações assistenciais as Idosas em situação de carência e desamparo familiar e, de modo especial, a velhice pobre e desamparada do município de Alagoinhas – conforme consta em seu Estatuto.

Essa instituição foi fundada pelo sacerdote capuchinho Frei Leão Ricci (Frei Leão de Marotta), em 20 de setembro de 1971. Ele deu toda a assistência material, moral e espiritual até a morte. Daí para cá, o pároco, o superior do convento, ou outro padre da comunidade capuchinha, continuam dando apoio moral e assistência religiosa.

Frei Leão Ricci (*02/07/1914 - Marotta (Itália) + 24/10/1987 - Alagoinhas -Bahia - Brasil) - fundador do Lar Franciscano Emma Barbetti em Alagoinhas - Bahia


Tendo em vista a sua origem, o Lar Franciscano mantém uma estreita ligação com a Ordem Franciscana Secular (OFS), sendo que, conforme seu Estatuto, 50% dos membros da diretoria devem ser de membros da OFS da Fraternidade São Francisco de Assis de Alagoinhas.





Grupo de internas do Lar - no pátio.


Critérios para admissão de uma idosa ao Lar Franciscano: Primeiramente, que seja carente e/ou abandonada, preferencialmente do município de Alagoinhas. Mas cada caso deve ser avaliado individualmente, tendo-se presente a indigência e o abandono dos familiares. O internamento é comunicado ao Ministério Público e ao Conselho Municipal do Idoso. A entidade segue rigorosa e cuidadosamente as normas e exigências dos órgãos públicos que regulamentam essa matéria.

A casa tem capacidade para abrigar 34 internas, mas está-se fazendo uma ampliação que permitirá abrigar até 48 idosas.
O Lar Franciscano Emma Barbetti é administrado por uma Diretoria e pelo Conselho Fiscal, composta e eleita pela Assembléia Geral. Os membros da Diretoria e do Conselho Fiscal não são remunerados.



Idosas do Lar em recreação

O Lar não é uma instituição de caridade gratuita. É mantido pela contribuição das próprias internas (dentro das possibilidades de cada uma); pela modesta mensalidade de seus sócios; por doações de voluntários e de convênios com a Ação Social do Município.



Endereço: Lar Franciscano Emma Barbetti
Rua Lauro de Freitas, 48
48.005-195 – Alagoinhas – Bahia.
Tel.: (75) 3422-1444. E-mail: larfran@oi.com.br.

Um comentário:

  1. um lugar acolhedor e muito bem administrado! onde as institucionalizadas tem um atendimento adequado e são bem assistidas de forma responsável e humana.

    ResponderExcluir