quinta-feira, 10 de novembro de 2011

NEM TUDO QUE BALANÇA CAI, MAS LUPI VAI CAIR

FRASE DO DIA



Eu duvido [que ela me tire], pela confiança que ela me tem. Eu acho pouco provável!
Carlos Lupi, ministro do Trabalho, sobre Dilma Rousseff.



Charge de Chico Caruso

Fonte:
drrobson.blogspot.com





LUPI DIZ QUE SÓ SAI DO MINISTÉRIO "ABATIDO À BALA"

Imagem: Humor político

Carlos ‘Só saio a Bala’ Lupi dá explicações na Câmara


Carlos Lupi cumpre nesta quinta (10) um compromisso comum a todos os ministros que, como ele, viram-se encalacrados em denúncias de corrupção...
Lupi fizera, em entrevista, uma declaração que passara a impressão de que o cargo de ministro do Trabalho é vitalício.

“Para me tirar do ministério, só abatido à bala, e tem que ser uma bala bem pesada, porque eu sou grande.”

Gleisi cuidou de recodar a Lupi o óbvio: a presidente da República continua sendo Dilma Rousseff. É ela quem manuseia a caneta que nomeia e demite ministros.
Dilma não parece afeita à ideia de engolir desaforos. Wagner Rossi, ex-ministro da Agricultura, considerava-se “firme como uma rocha.” Caiu.

Orlando Silva, ex-titular do Esporte, achava que o apoio do PCdoB fazia dele um ser “indestrutível”. Depencou. (Veja materia na íntegra, clicando aqui).

terça-feira, 8 de novembro de 2011

HUMOR POLÍTICO

Carlos Lupi, a Bola da Vez
Por Amarildo
Imagem: Humor Político

Dilma comemora 100 dias sem queda de ministro, mas a revista VEJA já vai derrubar mais um deles por estes dias.

O CRACK CHEGA AO INTERIOR DA BAHIA

Flagrante de uso e tráfico de crack, nesta segunda-feira, atrás do Mercado de S. Miguel, na capital
Foto:Lúcio Távora/Ag. A Tarde



Pesquisa comprova que o crack assola cidades baianas

A facilidade de acesso e o baixo custo fizeram com que o crack chegasse a cidades de pequeno porte e a áreas rurais do País. É o que aponta uma pesquisa divulgada nesta segunda-fdeira, 7, pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). Na Bahia, entre as localidades pesquisadas, em 67,5% foram relatados problemas relacionados à circulação da droga. (Veja materia na íntegra, clicando aqui).




O deputado federal ACM Neto (DEM) foi o único baiano a receber, na noite de ontem, o Prêmio Congresso em Foco, que há cinco anos elege os melhores parlamentares numa seleção feita por jornalistas em Brasília e pelo voto popular através da internet. Neto foi o oitavo numa lista de 25 deputados premiados. Ele obteve o voto de 4.143 internautas. O primeiro foi o deputado Chico Alencar (Psol-RJ), com mais de 7,2 mil votos. Já o senador mais bem posicionado foi Cristovam Buarque (PDT-DF), com quase 9,7 mil cliques. O prêmio é uma iniciativa do site Congresso em Foco, especialista na cobertura diária dos bastidores do planalto central... (Veja materia na íntegra,
clicando aqui).




Além de administrar a crise política que vive na pasta que comanda, o ministro Carlos Lupi precisa resolver outro problema: a abertura de uma empresa com o nome dele em Camaçari. A “Carlos Roberto Lupi” foi registrada no dia 2 de abril deste ano com o mesmo Cadastro de Pessoa Física (CPF) do ministro numa casa sem número de uma rua na periferia de Camaçari. Na rua, ninguém conhece a empresa, aberta para atuar no ramo de comércio de bebidas e locadora de vídeos..(Veja materia na íntegra, clicando aqui).

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

ALAGOINHAS: NOVO COMANDANTE DO 4º BATALHÃO

Deixa o cargo o Tenente Coronel Gildeon Fontes de Araújo e assume o Tenente Coronel Eduardo Luis Costa Ferreira. O cerimonial militar foi realizado no Centro de Cultura e contou com a participação de autoridades civis e militares, a exemplo do Tenente Coronel, Hélio Alves Gondim, comandante do Regional Leste, entre outros militares, representantes da sociedade civil organizada, autoridades políticas e a população que tiveram a oportunidade de presenciar um ritual militar.
O 4º Batalhão da Polícia militar de Alagoinhas é responsável pelas cidades de Catu, Inhambupe, Sátiro Dias, Irará, Pedrão, Aramari, Ouriçangas, Pataíba e Água Fria e vem oferecendo um trabalho de policiamento ostensivo voltado para a prevenção e combate à violência, promovendo a segurança e a ordem pública nessas localidades.
Segundo o novo comandante, a vinda dele para Alagoinhas representa uma implementação maior na área operacional, particularmente no Combate às drogas e trafico de armas, minimizando e reprimindo o narcotráfico em Alagoinhas... (Veja materia na íntegra, clicando aqui).
Fonte: ACOM - Assesoria de Comunicação


Veja também:


WAGNER ADMITE QUE É INCAPAZ DE CONTROLAR ATOS DE CORRPÇÃO NO GOVERNO
SALVADOR - O governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), admitiu nesta segunda-feira, 7, em Salvador, que o Poder Executivo não tem capacidade para controlar possíveis atos de corrupção em governos... As pessoas acham que tudo é patrimônio, então, toda vez que tem dinheiro há a possibilidade de ter corrupção', afirma. 'O Brasil, assim como a Bahia, é muito grande. É difícil para que um gestor consiga saber se cada convênio de R$ 500 mil, de R$ 1 milhão, se cada estrada, se cada hospital vai ser bem feito ou não. É difícil para um secretário ou um ministro saber se, lá na ponta, uma quadra de esportes está sendo feita correta ou incorretamente', acrescentou.
De acordo com Wagner, a melhor saída para se evitar o desvio de recursos públicos é a população e a imprensa controlarem o destino das verbas.
'Por exemplo, se localmente alguém sabe que tem um convênio de R$ 1 milhão para construir uma escola, se isso é tornado público, e a construção não acontece ou se a construção não justifica o preço vinculado, não tem ninguém melhor para reclamar do que o próprio interessado'...
(Leia a matéria na íntegra, clicando aqui).

Aécio critica reação do governo a casos de corrupção


O senador e ex-governador de Minas Gerais, Aécio Neves, fez hoje muitas críticas ao governo petista da presidente Dilma Rousseff e de seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, e destacou a série de denúncias de corrupção que envolvem ministros e funcionários de alto escalão. “Para usar uma expressão da presidente, o malfeito para este governo só é malfeito quando vira escândalo. Até lá, é bem-feito”, disse Aécio, na chegada ao seminário organizado pelo PSDB, no Rio de Janeiro. “O governo age reativamente”, criticou...
(Veja materia na íntegra, clicando aqui).

Comissão de Ética abre processo para apurar denúncias contra Carlos Lupi

A Comissão de Ética Pública decidiu, nesta segunda-feira, abrir processo contra o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, para apurar as denúncias de irregularidades nos convênios da pasta com organizações não-governamentais (ONG). A conselheira Marília Muricy será a relatora do processo e agora vai pedir explicações ao ministro. “Foram instaurados dois processos. Um contra o ministro Lupi, com relação às publicações deste fim de semana, e outro contra Marcus Vinicius Neder, ex-auditor da Receita Federal que, segundo a revista “Época”, teria logo em seguida partido para o exercício profissional da advocacia junto à Receita”, disse o presidente da Comissão de Ética, Sepúlveda Pertence. (O Globo) ... (Veja materia na íntegra, clicando aqui).

Deputados do PDT querem investigação no Ministério do Trabalho

O deputado Miro Teixeira (PDT-RJ) promete ingressar amanhã na Justiça para pedir investigações oficiais junto ao Ministério do Trabalho. A pasta é comandada por Carlos Lupi, que também é do PDT. A intenção de Teixeira é que as suspeita de irregularidades em convênios no ministério sejam alvo de um inquérito da Polícia Federal. O deputado fala que isso tem que acontecer, mesmo se for atrapalhar a situação política de Lupi. “não sei se é ruim ou bom para o ministro, sei que é necessário. O PDT é um partido com muita história e todos estão perplexos com isso tudo que está acontecendo”, afirmou. Segundo Teixeira, o pedido a ser enviado ao Ministério Publico Federal nesta terça já está pronto e deve ser assinado também pelo deputado Reguffe (DF). (Folha)... (Veja materia na íntegra, clicando aqui).




TCU IDENTIFICA 500 CONTRATOS SEM FISCALIZAÇÃO NO MINISTÉRIO DO TRABALHO

Foto: brasilemfoco

Um relatório aprovado pelo plenário do Tribunal de Contas da União (TCU) em 19 de outubro diz que “a situação é crítica” no Ministério do Trabalho: mais de 500 relatórios de prestação de contas apresentados por ONGs e outras entidades que receberam verbas públicas estão engavetados no ministério, sem fiscalização. Metade deles corre o risco de completar cinco anos no fundo dos armários. “Reiteradas auditorias apontaram irregularidades. Esta Corte não pode ser tolerante com a situação”, critica o ministro Weder de Oliveira, do TCU. A falta de fiscalização facilita o trabalho dos fraudadores. Como o Globo revelou ontem, só em Sergipe a Policia Federal abriu 20 inquéritos para apurar desvios de verbas cometidos por ONGs. O ministro Carlos Lupi negou envolvimento com as irregularidades e disse que vai lutar para não ter o mesmo destino de outros cinco ministros exonerados após denúncias de irregularidades. “Vou nesta luta até o fim. Morro, mas não jogo a toalha”, disse. Mas até parlamentares do PDT cobram investigações... (Veja materia na íntegra, clicando aqui).

Veja também:


As principais irregularidades identificadas em 2011 foram sobrepreço, superfaturamento e projeto básico deficiente. Após julgado, o relatório será enviado ao Congresso Nacional e as informações irão subsidiar discussões da distribuição…

Brasília – O Tribunal de Contas da União (TCU) informou irá julgar, na manhã de terça-feira (8), o relatório da fiscalização de 230 obras financiadas com dinheiro público analisadas pelo órgão em 2011.

Caso aprovadas no julgamento, as correções propostas pelos auditores no Fiscobras 2011 podem gerar uma economia de até R$ 2,6 bilhões aos cofres públicos.

O Fiscobras é um plano de fiscalização anual que verifica a execução de obras financiadas total ou parcialmente por recursos da União... (Veja materia na íntegra, clicando aqui).


Brasil ocupa 14° entre países que pagam suborno, diz ONG

Lucas Marchesini - do Contas Abertas

O Brasil está em 14° no Índice de Pagadores de Suborno de 2011 (tradução livre de Bribe Payers Index), que contou com 28 países e é realizado pela ONG Transparência Internacional (TI). A pontuação brasileira foi de 7.7. O ranking é elaborado a partir de questionários aplicados a mais de 3.000 executivos de empresas de todo o mundo. A nota máxima, 10, quer dizer que, para os entrevistados, as companhias do país nunca se envolveram em pagamento de propina quando estão em negociações no exterior. Tanto a posição quanto a nota brasileira melhoraram em relação ao último índice datado de 2008. Naquela edição, o Brasil ficou em 17° entre 22 países, com 7.4 pontos... (Veja materia na íntegra, clicando aqui).


Dilma pede e Marta desiste de concorrer à prefeitura de São Paulo

A senadora Marta Suplicy (PT) desistiu da pré-candidatura à prefeitura de São Paulo após ser pressionada por Lula e Dilma. A saída de Marta da disputa foi acertada com a presidente em conversa reservada na última segunda-feira, 31.

Meirelles se filia ao PSD de olho na prefeitura de São Paulo... O PT agora vai tentar evitar a realização de prévias para então confirmar a candidatura do ministro da Educação, Fernando Haddad, que foi lançado pelo ex-presidente Lula e tem apoio de Dilma e da cúpula do partido... (Veja materia na íntegra, clicando aqui).

domingo, 6 de novembro de 2011

SALVADOR: PELOURINHO TAMBÉM TEM SUA CRACOLÂNDIA

Graciliano Rocha - de Salvador



Franzino, o menino W., 12, tem um hematoma no supercílio e os lábios inflamados. As pontas dos dedos estão queimadas pelo isqueiro e o cachimbo de crack.
O garoto conta que fugiu da casa onde morava com os pais e seis irmãos em São Cristóvão, na periferia de Salvador, depois de ser jurado de morte por um traficante.
W. e dezenas de outros adolescentes que perambulam pelo Pelourinho são a versão século 21 dos "Capitães da Areia", como eram conhecidos os meninos de rua retratados por Jorge Amado no romance de 1937. A diferença é que os personagens trocaram a capoeira pelo crack.
Viciados fumam crack próximo ao largo do Pelourinho, em Salvador
Para bancar o vício, mendigam ou vendem fitinhas do Senhor do Bonfim aos turistas. É comum os meninos de rua pedirem aos visitantes que comprem leite e alimentos enlatados nas mercearias do bairro. Depois, os produtos são trocados por pedra...
Declarado patrimônio da humanidade, o Pelourinho se tornou uma ilha cercada de pequenas cracolândias...(Veja materia na íntegra, clicando aqui).

Veja também:

Oposição pede demissão do ministro do Trabalho e deve acionar MP

Diogo alcântare - direto de Brasília - 06 de novembro de 2011



A oposição defende a saída do ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi (PDT), devido a irregularidades apontadas em reportagem da revista Veja, publicada no sábado. Na segunda-feira, o PSDB fará uma análise jurídica e política do caso e deve pedir abertura de inquérito ao Ministério Público
"Essa tem sido a rotina. A presidente adota a postura de advogada de defesa dos investigados, certamente em função de manter o apoio partidário e, ao final, o ministro acaba sucumbindo porque acaba não resistindo às denúncias e às pressões", disse o senador...(Veja materia na íntegra, clicando aqui).

Wagner e Dirceu em Salvador

No encontro estadual do PT, realizado ontem, no Marazul Hotel, notando a demora para que o governador Jaques Wagner e o ex-ministro José Dirceu chegassem ao evento, um jornalista aproximou-se de um conhecido deputado petista e perguntou na tampa: – Será que eles (Wagner e Dirceu) vêm juntos?
- Ah, nãaaaaaaaaaaao!, respondeu o parlamentar e abriu na gargalhada. Horas depois, quando Wagner chegou ao encontro, Dirceu já estava na mesa. Mas ao invés de buscar distanciar-se dele, o governador não só o citou em seu discurso, como ainda prometeu prestigiar o lançamento de seu livro, “Tempos de Planície" ...
(Veja materia na íntegra, clicando aqui).



Dilma prefere Garibaldi Alves para presidir o Senado



Cláudio Humberto


O ministro da Previdência, Garibaldi Alves, que a presidente Dilma avalia como um dos seus melhores acertos na composição do governo, poderá ser premiado, contraditoriamente, com sua saída do cargo para disputar a presidência do Senado a partir de 2012, em substituição ao senador José Sarney. É praxe no Senado o partido de maior bancada indicar o futuro presidente, e mais uma vez o PMDB fará a escolha... (Veja materia na íntegra, clicando aqui).