domingo, 6 de novembro de 2011

SALVADOR: PELOURINHO TAMBÉM TEM SUA CRACOLÂNDIA

Graciliano Rocha - de Salvador



Franzino, o menino W., 12, tem um hematoma no supercílio e os lábios inflamados. As pontas dos dedos estão queimadas pelo isqueiro e o cachimbo de crack.
O garoto conta que fugiu da casa onde morava com os pais e seis irmãos em São Cristóvão, na periferia de Salvador, depois de ser jurado de morte por um traficante.
W. e dezenas de outros adolescentes que perambulam pelo Pelourinho são a versão século 21 dos "Capitães da Areia", como eram conhecidos os meninos de rua retratados por Jorge Amado no romance de 1937. A diferença é que os personagens trocaram a capoeira pelo crack.
Viciados fumam crack próximo ao largo do Pelourinho, em Salvador
Para bancar o vício, mendigam ou vendem fitinhas do Senhor do Bonfim aos turistas. É comum os meninos de rua pedirem aos visitantes que comprem leite e alimentos enlatados nas mercearias do bairro. Depois, os produtos são trocados por pedra...
Declarado patrimônio da humanidade, o Pelourinho se tornou uma ilha cercada de pequenas cracolândias...(Veja materia na íntegra, clicando aqui).

Veja também:

Oposição pede demissão do ministro do Trabalho e deve acionar MP

Diogo alcântare - direto de Brasília - 06 de novembro de 2011



A oposição defende a saída do ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi (PDT), devido a irregularidades apontadas em reportagem da revista Veja, publicada no sábado. Na segunda-feira, o PSDB fará uma análise jurídica e política do caso e deve pedir abertura de inquérito ao Ministério Público
"Essa tem sido a rotina. A presidente adota a postura de advogada de defesa dos investigados, certamente em função de manter o apoio partidário e, ao final, o ministro acaba sucumbindo porque acaba não resistindo às denúncias e às pressões", disse o senador...(Veja materia na íntegra, clicando aqui).

Wagner e Dirceu em Salvador

No encontro estadual do PT, realizado ontem, no Marazul Hotel, notando a demora para que o governador Jaques Wagner e o ex-ministro José Dirceu chegassem ao evento, um jornalista aproximou-se de um conhecido deputado petista e perguntou na tampa: – Será que eles (Wagner e Dirceu) vêm juntos?
- Ah, nãaaaaaaaaaaao!, respondeu o parlamentar e abriu na gargalhada. Horas depois, quando Wagner chegou ao encontro, Dirceu já estava na mesa. Mas ao invés de buscar distanciar-se dele, o governador não só o citou em seu discurso, como ainda prometeu prestigiar o lançamento de seu livro, “Tempos de Planície" ...
(Veja materia na íntegra, clicando aqui).



Dilma prefere Garibaldi Alves para presidir o Senado



Cláudio Humberto


O ministro da Previdência, Garibaldi Alves, que a presidente Dilma avalia como um dos seus melhores acertos na composição do governo, poderá ser premiado, contraditoriamente, com sua saída do cargo para disputar a presidência do Senado a partir de 2012, em substituição ao senador José Sarney. É praxe no Senado o partido de maior bancada indicar o futuro presidente, e mais uma vez o PMDB fará a escolha... (Veja materia na íntegra, clicando aqui).




Nenhum comentário:

Postar um comentário