segunda-feira, 7 de novembro de 2011

TCU IDENTIFICA 500 CONTRATOS SEM FISCALIZAÇÃO NO MINISTÉRIO DO TRABALHO

Foto: brasilemfoco

Um relatório aprovado pelo plenário do Tribunal de Contas da União (TCU) em 19 de outubro diz que “a situação é crítica” no Ministério do Trabalho: mais de 500 relatórios de prestação de contas apresentados por ONGs e outras entidades que receberam verbas públicas estão engavetados no ministério, sem fiscalização. Metade deles corre o risco de completar cinco anos no fundo dos armários. “Reiteradas auditorias apontaram irregularidades. Esta Corte não pode ser tolerante com a situação”, critica o ministro Weder de Oliveira, do TCU. A falta de fiscalização facilita o trabalho dos fraudadores. Como o Globo revelou ontem, só em Sergipe a Policia Federal abriu 20 inquéritos para apurar desvios de verbas cometidos por ONGs. O ministro Carlos Lupi negou envolvimento com as irregularidades e disse que vai lutar para não ter o mesmo destino de outros cinco ministros exonerados após denúncias de irregularidades. “Vou nesta luta até o fim. Morro, mas não jogo a toalha”, disse. Mas até parlamentares do PDT cobram investigações... (Veja materia na íntegra, clicando aqui).

Veja também:


As principais irregularidades identificadas em 2011 foram sobrepreço, superfaturamento e projeto básico deficiente. Após julgado, o relatório será enviado ao Congresso Nacional e as informações irão subsidiar discussões da distribuição…

Brasília – O Tribunal de Contas da União (TCU) informou irá julgar, na manhã de terça-feira (8), o relatório da fiscalização de 230 obras financiadas com dinheiro público analisadas pelo órgão em 2011.

Caso aprovadas no julgamento, as correções propostas pelos auditores no Fiscobras 2011 podem gerar uma economia de até R$ 2,6 bilhões aos cofres públicos.

O Fiscobras é um plano de fiscalização anual que verifica a execução de obras financiadas total ou parcialmente por recursos da União... (Veja materia na íntegra, clicando aqui).


Brasil ocupa 14° entre países que pagam suborno, diz ONG

Lucas Marchesini - do Contas Abertas

O Brasil está em 14° no Índice de Pagadores de Suborno de 2011 (tradução livre de Bribe Payers Index), que contou com 28 países e é realizado pela ONG Transparência Internacional (TI). A pontuação brasileira foi de 7.7. O ranking é elaborado a partir de questionários aplicados a mais de 3.000 executivos de empresas de todo o mundo. A nota máxima, 10, quer dizer que, para os entrevistados, as companhias do país nunca se envolveram em pagamento de propina quando estão em negociações no exterior. Tanto a posição quanto a nota brasileira melhoraram em relação ao último índice datado de 2008. Naquela edição, o Brasil ficou em 17° entre 22 países, com 7.4 pontos... (Veja materia na íntegra, clicando aqui).


Dilma pede e Marta desiste de concorrer à prefeitura de São Paulo

A senadora Marta Suplicy (PT) desistiu da pré-candidatura à prefeitura de São Paulo após ser pressionada por Lula e Dilma. A saída de Marta da disputa foi acertada com a presidente em conversa reservada na última segunda-feira, 31.

Meirelles se filia ao PSD de olho na prefeitura de São Paulo... O PT agora vai tentar evitar a realização de prévias para então confirmar a candidatura do ministro da Educação, Fernando Haddad, que foi lançado pelo ex-presidente Lula e tem apoio de Dilma e da cúpula do partido... (Veja materia na íntegra, clicando aqui).

Nenhum comentário:

Postar um comentário