O Regional Nordeste 3 da CNBB realizou de 11 a 14 de novembro no Centro de Treinamento de Líderes, em Salvador, a 51º Assembleia Regional de Pastoral. Bispos, padres, religiosos, leigos coordenadores de movimentos e referenciais da Pastoral Juvenil participaram do evento que reuniu representantes das 25 dioceses que compõe o Regional. No encontro, foi realizada a avaliação anual e assumidas decisões que devem nortear os trabalhos pastorais das dioceses da Bahia e Sergipe.
O tema central:“Pastoral Juvenil – Identidade e Horizontes”, foi motivado pela Campanha da Fraternidade de 2013 e pela Jornada Mundial da Juventude, realizada no Rio de Janeiro com a presença do Papa Francisco e milhões de jovens do mundo inteiro. A Assembleia contou com a assessoria de Dom Eduardo Pinheiro, SDB, Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, que apresentou aos participantes uma visão panorâmica da realidade dos jovens no Brasil e no mundo, intercalando com os pronunciamentos do papa Francisco sobre o assunto.
No encontro os participantes discutiram o tema da CF 2013: Fraternidade e Tráfico Humano, como também celebraram o Centenário das dioceses de Caetité, Barra e Ilhéus, criadas pelo Papa São Pio X em 1913.
Ao final da assembleia, os bispos emitiram uma nota pública sobre a questão indígena no Sul da Bahia onde “apelam para a sensibilidade do Ministério da Justiça a fim de que reverta o quadro dramático e tome as providências devidas para a regularização das terras no sul da Bahia, com a urgência que o caso requer.” (Leia na integra a nota clicando aqui).
Nenhum comentário:
Postar um comentário