quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Encontro da Pascom elabora projeto inicial de comunicação do Regional Nordeste 3

O 2º Encontro da Regional Nordeste 3 da Pastoral da Comunicação (Pascom) promoveu em seu último dia, na manhã deste domingo (21), o início da elaboração do Projeto de Comunicação do Regional. Com intuito de apresentar um significativo avanço nos trabalhos pastorais na área da comunicação aliada à espiritualidade os mais de 40 participantes analisaram pontos a nível nacional que possam ser adaptados à realidade da Bahia e Sergipe, representadas por suas (Arqui)Dioceses.

Com o tema “A comunicação da Igreja no Brasil à luz do diretório de comunicação na cultura da era digital”, o evento tem o objetivo de articular, animar e motivar a Pastoral nas dioceses do Regional, tendo presente a cultura gerada pelas novas tecnologias. Durante a atividade, todos foram convidados a se reunirem em grupos unificados por suas regiões de trabalho para estruturar as equipes de apoio. A equipe será formada pelo bispo referencial da comunicação, pelo coordenador e um assessor de comunicação do regional, um coordenador e um suplente de cada região pastoral. O grupo possui a função de reunir-se duas vezes por ano de forma presencial para refletir, programar e avaliar a articulação da comunicação da Igreja no Regional.

Outro ponto analisado está voltado para quatro encontros no ano por meio de videoconferência para avaliar, promover e articular ações pastorais. Além de destacar nas reuniões, tanto presenciais quanto virtuais, o Dia Mundial das Comunicações, a implantação do Diretório de Comunicação, os mutirões regionais e diocesanos, entre outras atividades. Entre as pistas de ações, foi proposta a organização de cursos de comunicação e mídias digitais para os catequistas, a fim de que os conteúdos catequéticos se adéqüem à linguagem e à cultura dos catequizandos. A valorização de produções culturais dos meios de comunicação que despertam na sociedade os valores humanos, cristãos e éticos também fará parte dos mecanismos de ações, entre outras realidades aprovadas pelos participantes.

O encontro foi iniciado na noite da última sexta-feira (21) e aconteceu na Organização Fraternal São José, próximo ao Santuário da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres, no Bonfim, em Salvador. Com o tema “A comunicação da Igreja no Brasil à luz do Diretório de Comunicação na cultura da era digital”, o evento tem o objetivo de articular, animar e motivar a Pastoral nas dioceses do Regional, tendo presente a cultura gerada pelas novas tecnologias. O Diretório de Comunicação é um documento da CNBB para a Igreja do Brasil e tem como objetivo motivá-la a atualizar e aprofundar os conhecimentos e referências sobre a natureza e a importância da comunicação para a vida da comunidade eclesial nos processos de evangelização e no diálogo com a sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário