quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Wojtyla e Anna-Teresa Tymieniecka, uma amizade de mais de 30 anos e “sem nada de malicioso”, afirma o ex-secretário Dziwisz

Vaticano: “Não é de admirar: o papa era amigo de muitas pessoas”. Vicariato: “Cada escrito foi levado em conta no processo de canonização”.

IGREJA E RELIGIÃO

A redação da BBC resolveu “perturbar” João Paulo II onze anos depois da sua morte e quase dois desde a sua canonização. A rede britânica fez barulho em torno da correspondência intercambiada entre o papa e a filósofa norte-americana de origem polonesa Anna-Teresa Tymieniecka.

Wojtyla sempre manteve correspondência com velhos e novos amigos, incluindo mulheres. Uma delas foi a psiquiatra Wanda Poltawska, de Cracóvia, a quem o Santo Padre estava ligado por uma amizade tão profunda que ambos se chamavam de irmão e irmã, como ela revelou no livro “Diário de uma amizade”, publicado após a morte de São João Paulo II.

O jornalista Edward Stourton, da BBC, examinou a correspondência entre o papa e Anna-Teresa Tymieniecka na Biblioteca Nacional da Polônia – que adquiriu o material por uma grande soma de dinheiro. A emissora britânica pretende produzir um documentário chamado “As cartas secretas do papa João Paulo II” (como se elas fossem mesmo secretas).

O material examinado demonstra uma amizade que durou cerca de 30 anos e uma proximidade especial entre o papa e a filósofa, que foi definida pelo próprio papa como “um dom de Deus”.

As primeiras cartas datam de 1973, quando Wojtyla já era arcebispo de Cracóvia. São mais “formais”. Ao longo dos anos (a última é de 2005, poucos meses antes da morte do papa), tornaram-se mais confidenciais. “Minha querida Teresa, você fala de estar separados, mas eu não sei como encontrar resposta para estas palavras”, lê-se, por exemplo, em uma das cartas.

Em outra, de 1978, ano de sua eleição ao trono de Pedro, ele escreve: “Estou escrevendo após o evento, para que a correspondência entre nós possa continuar. Prometo que me lembrarei de tudo nesta nova etapa da minha jornada”. Antes, em uma carta de 1976, Wojtyla tinha escrito: “Já no ano passado eu estava procurando uma resposta para essas palavras ‘eu te pertenço’, e, finalmente, antes de deixar a Polônia, encontrei a maneira: um escapulário”, como sinal da “dimensão em que te aceito e te sinto em todos os lugares e em todo tipo de situação, quando estás perto e quando estás longe”.

São frases que, se mal interpretadas, podem dar lugar a malícia e ambiguidade. A própria BBC teve de estabelecer em seu site que “não há nenhum sinal de que o papa tenha quebrado o seu voto de castidade” e que a amizade consistia mais num “vínculo platônico”. Stourton fez sua interpretação: “Eu diria que eles eram mais do que amigos, mas menos do que amantes”, sugerindo que a mulher abrigava “sentimentos intensos” pelo seu correspondente, enquanto o papa teria tentado dar uma direção de amizade à sua relação.

Nada disso era novidade para o Vaticano, como contou à agência ANSA o relator da causa de beatificação de São João Paulo II, o padre Daniel Ols. O Vicariato de Roma declarou a ZENIT: “Tudo o que é exigido pelo direito canônico foi cuidadosamente seguido. Neste caso, no início do processo de beatificação e canonização de São João Paulo II, todas as pessoas em posse de escritos atribuídos ao Servo de Deus foram convidadas, por meio de um edito e de várias publicações, a transmitir tais escritos ao tribunal competente caso ainda não constassem na postulação, e todos os escritos entregues foram examinados durante o processo”.

O cardeal Stanislaw Dziwisz, que durante 40 anos esteve ao lado de Karol Wojtyla como colaborador fiel e, depois, foi seu secretário particular durante todo o longo pontificado de João Paulo II, declarou em uma carta divulgada ontem: “Qualquer um que tenha vivido ao lado de João Paulo II sabe muito bem que não espaço algum para qualquer interpretação maliciosa. Ele era livre e transparente e não tinha nenhum complexo, pois era um homem puríssimo, capaz de respeitar cada pessoa e cada situação da vida. Esta é a única chave de leitura com a qual interpretar toda a sua vida exemplar e santa”.

Greg Burke, vice-diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, declarou aos jornalistas que “não é de admirar que o papa João Paulo II tenha mantido estreitas amizades com várias pessoas, tanto homens quanto mulheres. Ninguém pode se dizer chocado com esta notícia”.

Karol Wojtyla conheceu Tymieniecka quase por acaso, em 1973, quando ela procurou o então cardeal de Cracóvia por conta de um livro de filosofia que ele tinha escrito. Foi assim que começou uma intensa correspondência. Tymieniecka, que tinha se casado em solo norte-americano depois de sofrer a ocupação nazista, decidiu viajar dos Estados Unidos à Polônia para discutir a revisão de um dos textos escritos por Wojtyla. Ao longo dos anos, houve vários outros encontros: às vezes particulares, às vezes na presença do cardeal Dziwisz. Diversas fotografias retratam os dois esquiando nas montanhas durante uma das tão amadas viagens do Santo Padre, ou em Roma e nos corredores do Vaticano, conversando tranquilamente. Sem nada para esconder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário