quinta-feira, 15 de setembro de 2016

MORRE, AOS 72 ANOS, FREI FRANCISCO CARLONI (FREI CHICO)

Frei Francisco Carloni | Fonte: Divulgação



15/09/2016

Frei Francisco Carloni, que enfrentava complicações de saúde, faleceu por volta das 23h30 desta quarta-feira (14), no Convento Nossa Senhora da Piedade, em Salvador-BA.

Às 10h de hoje (15), será celebrada a missa de corpo presente no Santuário da Piedade, em Salvador, e sepultamento acontecerá na cidade de Esplanda-BA - como era o desejo de Frei Francisco, onde atuou por muitos anos - às 15h, onde também será celebrada uma missa.

Trajetória

Frei Francisco Carloni nasceu em 18 de março de 1944, em Montecarotto, Itália. Filho de Giovanni Carloni e Pevieri Maria, iniciou sua jornada religiosa por volta dos 13 anos de idade, em 1957, quando ingressou no Seminário de IESI - I. Pietro Mortire, foi seu mestre o Frei Emílio Santin.

Seu Postulado foi em Cingoli - Itália. Após o postulado ingressou no Noviciado - onde pulsa o coração da Ordem, formando jovens frades pela oração, trabalho, estudo e austeridade - em Camerino, no ano de 1962 (recebendo o nome religioso de Frei Colombo de Montecarroto). Sua profissão pérpetua deu-se em 1966, em Ancona - Itália. Sendo ordenado Diácono em 1970, em Loreto (AN) e Presbítero em 1973, pelo Bispo Monsenhor Carlo.
Montecarotto - Itália
Igrejinha dos Capuchinhos em Camerino (MC), Itália
No Brasil

Chegou no Brasil no ano de 1973, ainda Neo-Sacerdote, instalando-se primeiro na cidade de Vitória da Conquista-BA, onde permaneceu até 1981, ali exerceceu o ministério de Pároco. No mesmo ano, em Salvador, no bairro de Valéria, exerceu a função de Superior do Convento e Diretor dos Postulantes, ficando ali até 1985.

Saindo de Valéria, seguiu para a cidade de Esplanada, onde desenvolveu grande trabalho social e religioso junto ao povo necessitado. Em Esplanada, permaneceu até o ano de 1997, durante esse tempo desenvolveu muitos trabalhos no Convento Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, como: secretário, vigário da fraternidade, reponsável pela formação inicial, vice-mestre, pároco e vigário paroquial. Dentre suas atribiuções de serviço, encontram-se ainda a Coordenação do Serviço de Justiça Paz e Ecologia e o exercício de II Definidor da Província da Bahia e Sergipe.

Entre 1997 e 1999, morou no Convento Santa Rita de Cássia, em Itabuna, onde desenvolveu o serviço de vice-mestre, diretor e superior dos formandos. Em 2000, retorna para a cidade de Esplanada, onde permanece até 2003, exercendo o ministério de pároco. No ano de 2004, deslocou-se para a cidade de Eunápolis, no Sul da Bahia, atuando eficazmente na Pastoral da Terra - em 2005, retornando à Esplanada, atua também nessa mesma pastoral - e como pregador de retiros. Em 2007, morando em Salvador, agora na Fraternidade Frei Urbano, desenvolveu a função de Guardião, Capelão da Pupilera e confessor no Santuário da Piedade. Depois foi transferido para o Convento da Piedade - Enfermaria Provincial, onde passou seus últimos anos.

Seu trabalho missionário nas terras baianas é lembrado com amor por aqueles que o conheceram e viram sua luta em favor dos pobres e dos que clamam por justiça. Costumava dizer que: "todos são filhos de Deus, porém alguns são maus filhos, mas ainda assim podem ser recuperados".

Ainda neste ano, quando os Frades Capuchinhos da Bahia e Sergipe foram homenageados por sua presença na Bahia, na Assembleia Legislativa do Estado, Frei Chico (como era conhecido), foi lembrado... como um homem "que durante muitos anos deu apoio a movimentos populares no interior da Bahia como na cidade de Esplanada'. Desde que veio para o Brasil, se apropriou do povo brasileiro, sendo um verdadeiro brasileiro de coração e poucas vezes retornou a seu país de origem.

De sua vida e exemplo de santidade, fica a grata e feliz lembrança de sua trajetória.


Por Frei Elton Caires Santos (Cúria Provincial)


Nenhum comentário:

Postar um comentário