quarta-feira, 16 de novembro de 2016

A Estupidez Política da Declaração de Michel Temer

Paulo Eneas
A declaração dada pelo presidente Michel Temer no programa Roda Viva a respeito da prisão de Lula é de uma estupidez política inominável e indigna de quem ocupa o cargo de chefe de estado e de governo do país. A declaração serve apenas para corroborar a impressão que temos tido há algum tempo de que a suposta habilidade política do presidente não passa de um blefe e de uma afetação. Michel Temer deveria vir a público e pedir desculpas a nação e reconhecer que disse uma tolice.

Sua afirmação significa na prática a rendição, por parte do chefe de estado, às chantagens e ameaças ilegais que vem sendo feitas pela escória das milícias petistas, que acredita que seu decadente e covarde líder é alguém que se encontra acima da lei. Fosse Michel Temer dotado de um pouco mais de inteligência política, bastaria a ele dizer que a eventual prisão de Lula é uma decisão do poder judiciário, não cabendo ao chefe do poder executivo emitir opinião a respeito.Uma resposta protocolar e correta que não daria margem a qualquer especulação.

Se excluirmos a hipótese de falta de habilidade política por parte do presidente, a declaração permitirá então que se abra um leque de especulações a respeito das reais intenções do presidente de cumprir com a palavra empenhada quando assumiu o cargo logo após o impeachment. Isso traria um ambiente de mais insegurança jurídico-institucional, além da já existente por conta do ativismo judiciário, e de mais incertezas na esfera da economia. Por ora e para o bem do país, e até evidência em contrário, queremos acreditar que Michel Temer apenas carece de habilidade política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário