quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

ALAGOINHAS É CAMPEÃ EM POLÍTICOS INFIÉIS

Por David Mendes
O município de Alagoinhas, no Recôncavo baiano, é o campeão no número de políticos que ocupam cargos eletivos e respondem a processos na Justiça Eleitoral por infidelidade partidária. Dos 13 membros que compõem os poderes Executivo e Legislativo municipal, sete correm o risco de perder o mandato por terem mudado de partido sem justificativa. Entre eles estão o prefeito Paulo Cesar Simões (ex-PSDB), que abandonou as asas tucanas e foi abrigar-se no PDT, partido do presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Marcelo Nilo, e ainda o seu vice, Marco Antunes Cardoso, que pediu desligamento do PTN em setembro último e está sem partido. Dos 11 vereadores da Câmara, cinco poderão ceder a cadeira aos seus suplentes. Entre os edis infiéis estão José Edésio, que saiu do PSDB e foi para o PDT, mesmo partido do alcaide; José de Oliveira, ex-PTN, agora no PPS; Miguel Silva, que deixou der ser petista e passou a ser pedetista; Raimunda de Souza, que desfilou-se do PRB e foi para a sigla de Paulo César; e Jorge dos Santos, que debandou do PP e aterrissou no PSB. Uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) diz que o político que pede desfiliação sem declarar “motivo justo” pode perder seu cargo eletivo e, quando a legenda não formular o pedido, o MPE ou quem tenha interesse jurídico pode fazer o requerimento. O próprio procurador no estado, Sidney Madruga, já havia acionado o gestor por entender que ele descumpriu a lei, com vistas somente às eleições de 2012. O autor da denúncia contra os vereadores foi o suplente de Edésio, Jorge Barreto Campos (PSDB)... (Veja matéria na íntegra, clicando aqui).
Leia também:
1. Alagoinhas: 5 vereadores correm risco de perder mandato
Cinco vereadores do município de Alagoinhas correm o risco de perder o mandato por infidelidade partidária por terem mudado de partido sem justificativa, dias antes do limite para a disputa eleitoral de 2012. Contra o vereador José Edésio, que saiu do PSDB rumo ao PDT, já tramita uma ação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA). Os outros infieis José de Oliveira (ex-PTN, agora PPS), Miguel Silva (ex PT, agora PDT), Raimunda de Souza (ex-PRB, agora PDT) e Jorge dos Santos (ex-PP, agora PSB) estão na mira da Procuradoria Regional Eleitoral (PRE-BA). O suplente de Edésio, Jorge Barreto Campos (PSDB), foi o autor da denúncia contra os demais edis... (Veja matéria na íntegra, clicando aqui).
2. Alagoinhas: Oposicionistas subirão no mesmo palanque em 2012
O presidente da Câmara de Vereadores de Alagoinhas, Gustavo Carmo (PMDB), é o nome escolhido pelos partidos que fazem oposição ao atual prefeito, Paulo César Simões Silva (PDT), e ao governador Jaques Wagner (PT), para disputar as eleições municipais do ano que vem. Um encontro na noite desta sexta-feira (16), na cidade do Recôncavo baiano, reuniu as principais lideranças oposicionistas no estado para bater o martelo em torno do nome do peemedebista. Participaram do evento, o deputado federal e presidente do PMDB baiano, Lúcio Vieira Lima, o dirigente estadual do DEM, José Carlos Aleluia, os deputados federais Arthur Maia (PMDB), ACM Neto (DEM) e Antônio Imbassahy (PSDB), o deputado estadual Paulo Azi (DEM) e o ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (DEM). Este é o segundo nome definido com futuro postulante pelas legendas oposicionistas baianas. O primeiro foi em novembro último, quando o deputado Luizinho Sobral (PTN) foi lançado pré-candidato a prefeito de Irecê... (Veja matéria na íntegra, clicando aqui).
2. Alagoinhas: Recuperação de mini-canteiro é divulgada com alarde por prefeitura
Por José Marques
A foto de um anúncio da prefeitura de Alagoinhas (nordeste baiano) sobre a recuperação de uma praça, postada na página do Facebook do vereador Radiovaldo Santos (PT), deu o que falar aos moradores da cidade. Publicada nesta segunda-feira (28), até o fim desta quarta (29) já contava com 55 curtidores e 95 comentários. A placa, que divulga o programa “A Praça é Nossa!”, da administração de Paulo Cezar (PDT), alardeia sobre a requalificação da “Praça Paraíba”. No entanto, o logradouro não passa de um canteiro, localizado em uma bifurcação de vias. Além de um pé de amêndoa e um banco, mal cabe no “larguinho” a divulgação feita pelo município. “Quando publiquei a foto da placa não imaginei tamanha repercussão”, espantou-se Radiovaldo, em sua página da rede social. “Acho que o pessoal do governo entrou em ‘parafuso’ com essa coisa de ‘reforma de praça’, que até os canteiros não estão escapando”, brincou... (Veja matéria na íntegra,

Nenhum comentário:

Postar um comentário