segunda-feira, 4 de julho de 2011

O TRANSBAIÃO





Eu queria tanto ver o trem “que inaugura um novo roteiro turístico e cultural na Bahia”. Partindo de São Felix, percorreu em diferentes etapas o percurso até estações além de Alagoinhas pela linha norte. Eu estava fora. Muita saudade das viagens de trem de Alagoinhas a Salvador pelo “Pirulito”, um trem suburbano que saía da Alagoinhas às 4h da manhã para Salvador e chegava de volta às 22h. Outro trem, que veio depois, foi o “Marta Rocha” que partia para o mesmo destino às 6h. Quanta alegria em minha alma de adolescente ao pegar o RC1 e NC1 (Rápido do Centro e Noturno do Centro, respectivamente) para ir visitar meus avós na Fazenda Fortuna, no município de Serrinha! Saltava na estação de Barrocas (Agenor de Freitas).
Acabaram com os trens de passageiros – um transporte seguro e barato. Interesses mesquinhos de empresários de transportes rodoviários, apoiados, como sempre, pelos políticos que não visam o bem comum, mas os próprios interesses.
Eu queria ter visto o trem - o “Transbaião”. Teria ficado muito emocionado ao ver uma locomotiva puxando uma composição de passageiros. Não me importaria que esse projeto fosse somente um “engana-trouxas” em ano véspera de campanha política; mais uma enganação para divulgar algo do tipo "vai ser" ou "vai ter".
Senhores políticos, queremos projetos de verdade que resgatem nossas ferrovias; que ofereçam transporte seguro e mais barato aos trabalhadores, aos pequenos comerciantes e a todos que precisam viajar. Não venham com esta farsa de “projeto cultural”, iludindo os eleitores. Não usem o nome do ilustre Rei do Baião para se promover, para aparecer. Apareçam com projetos reais, possíveis e factíveis. Não venham com esses projetos “engana trouxas”.
Mesmo assim, eu queria ter visto o trem!


Leia também:



1. TRANSBAIÃO – ME ENGANA QUE EU GOSTO!


E continua a saga dos trens turísticos no Brasil. Os engana-trouxa. Com exceção das associações sérias de preservação ferroviária, que têm seu estoque de locomotivas, carros e vagões para restaurar e usar alguns para passeios de fins de semana em linhas próprias (em alguns casos, utilizando linhas cargueiras), o resto acaba sendo enganação.
Na verdade, a enganação é mais para divulgar algo do tipo "vai ser" ou "vai ter".... Leia mais..


2. Lançamento Projeto Transbaião


29 anos depois, a Bahia vai ter um trem de passageiros percorrendo as (praticamente esquecidas) ferrovias baianas.. Leia mais.



3. Transbaião com roteiro turístico na Bahia.


No Transbaião, o trem que inaugura um novo roteiro turístico e cultural na Bahia. A locomotiva partiu da cidade de Simões Filho e fez uma viagem inaugural de 15 quilômetros, até Camaçari... Leia mais .


4. A Bahia a bordo do Transbaião - 100 anos de Luiz Gonzaga


O TRANSBAIÃO é um projeto cultural sem precedentes na história da Bahia. A idéia é resgatar o transporte ferroviário de passageiros, através de um trem que agrega cultura, gastronomia, diversão e lazer... Leia mais .



5. População e autoridades se rendem ao projeto Transbaião.


Um verdadeiro misto de emoção e surpresa. Dessa maneira a população e autoridades de Simões Filho e Camaçari reagiram nesta terça-feira (14), ao ver, após três décadas, um trem de passageiros dar a largada no estado... Leia mais.



6. Locomotiva Transbaião percorrerá 13 cidades do Recôncavo baiano.


Uma locomotiva arraigada de herança forrozeira do mestre Gonzagão, Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. É assim o TransBaião.Leia mais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário