quinta-feira, 13 de setembro de 2012

"MENSALÃO TUCANO" E O VERDADEIRO MENSALÃO

Ministros do STF julgando o mensalão: "o chamado mensalão mineiro abrange denúncia de crime, mas o mensalão propriamente dito, além de crime, foi um atentado contra a democracia, de gravidade só comparável à de um golpe de Estado"  - (Foto: Nelson Jr. / STF)

Post do Leitor: o chamado “mensalão tucano” encerra, sim, acusação de crime — mas o mensalão propriamente dito é muito mais grave, pois constituiu um atentado à República e à democracia

Ruy Jorge Caldas Pereira
O apodo “mensalão mineiro” ou “mensalão tucano” não passa de uma criação petista visando a equiparar situações distintas, embora  ambas passíveis de sanção penal.

Embora as acusações abranjam, em ambos os casos, desvio de dinheiro público, são elas diferentes. No mal apelidado mensalão mineiro trata-se, verdadeiramente, de crime eleitoral – nem por eleitoral menos crime.

Já o mensalão de verdade – o que está sendo julgado no STF – foi algo muito mais grave, pois, além do desvio de dinheiro público – comum a ambos – o que houve foi um grave atentado à democracia, com a compra apoio político de parlamentares e de partidos inteiros, numa tentativa de perpetuação do PT no poder.

No caso do deputado Eduardo Azeredo [na ocasião dos fatos, 1998, candidato à reeleição como governador de Minas], não houve nenhuma referência a qualquer tentativa de compra de apoio político ao governo, em nenhuma casa parlamentar. (Leia na íntegra - AQUI) .

Nenhum comentário:

Postar um comentário