domingo, 23 de março de 2014

Alagoinhas-Ba: Mercado de Carnes dentro dos padrões

Dia 30 de março. Essa é a data que a população de Alagoinhas vai poder contar com um dos mercados de carnes mais modernos e amplos da região. Após o período de construção e adaptação, o Mercado de Carnes, que fica localizado na Central de Abastecimento, cumpre todas as normas exigidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), através da Portaria 304.

Foto / Amilton André - SECOM
 São 142 espaços, totalmente reformados. Pisos, cobertura, rede elétrica e hidráulica, iluminação e ventilação são os itens estruturais que dão uma “nova” cara ao mercado. Mas, sem dúvida, o item que merece destaque é a higiene, que será mantida no local. Todos os boxes possuem pias e deverão contar com balcões frigoríficos. Os marchantes (comerciante de carnes) deverão atender também aos quesitos sanitários, tecnológicos e de distribuição.
Além disso, é fundamental a utilização de roupas adaptadas na comercialização de carne bovina, bubalina e suína, como aventais brancos, toucas e luvas. A fiscalização desses itens será feita pela Secretária da Saúde (SESAU), através da Vigilância Sanitária. Para toda essa adaptação, a Prefeitura fechou uma parceria com a Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) no qual estão sendo oferecidos financiamentos com as taxas mais baixas do mercado e com maior prazo de pagamento.
 
As obras do novo mercado foram realizadas em uma parceria das secretarias de Infraestrutura e Planejamento Urbano (SECIN) com a de Agricultura (SEMAG) e investimentos da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder).
Para o marchante Zé Carlos a mudança é positiva e vai beneficiar a todos, tanto os comerciantes quanto consumidores “Ainda estamos em fase de adaptação às novas regras, que foram muitas. Acredito que no segundo momento todos vão agradecer ao novo espaço, pois estaremos mais seguros, garantindo a qualidade dos nossos produtos e a saúde dos clientes”.

Fonte: SECOM - Secretaria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário