sábado, 12 de maio de 2012

EU AMO A INTERNET E DETESTO ESTUDAR. GOSTO DE CONSTRUIR UM MUNDO NOVO NO FACEBOOK

"Ao escutar o novo, o velho rejuvenesce. Ao ouvir o velho, o novo amadurece".

Agenita T. S. Ameno*
Curtir, comentar, compartilhar... É só começar! Quem frequenta, sabe. As redes sociais viciam.
Críticas ferozes, principalmente contra os jovens assíduos da web, proliferam nas rodas sociais. Até por instinto percebemos que eles “passam horas lustrando a própria imagem”; “muitos não sobrevivem sem o olhar e o comentário dos outros”; “parecem um exército de ‘Carlitos’ virtuais"; “são iludidos, tem mil amigos, sendo 990 zumbis, uma dezena de conhecidos e desta dezena, apenas cinco realmente chegados e fiéis”.
Até aqui não vejo muita diferença entre a vida nas redes e no mundo real. Quem não depende de atenção, quem não é vaidoso, quem desconhece o valor do ombro de um “único Zé”, e mesmo sabendo disso, quem não deseja ter “amigos à beça”? Duvidar da inteligência e da capacidade de discernimento dos milhões de jovens que dominam as redes e ferramentas da internet é um erro grave de pais e educadores.
O modo de operar dos jovens no Facebook, por exemplo, foi minha grande descoberta. Um momento de iluminação.
Bastava eu postar um recado para meus filhos e todos liam, todos discutiam, todos participavam! E eles não me rejeitaram, não me mandaram “procurar minha turma”. Ao contrario, fui acolhida de forma tão delicada, gentil e desarmada que até me envergonhei... Quando, na idade deles, eu daria permissão aos meus pais de participarem dos meus grupinhos de amigos? Nunca!
Os jovens nas redes virtuais fazem coisas que nós, “sábios adultos”, demoramos muito e talvez nunca aprendemos a fazer. Eles curtem, comentam, compartilham. E tudo publicamente, de forma enxuta e transparente... (Continue lendo - AQUI).
________________

* Agenita Terezinha Souza Ameno

- Cientista Social, UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais, 1986
- Analista Judiciário na Justiça Federal Seção Minas Gerais - Fundadora do NEPS
- Núcleo de Estudos e Pesquisas Sociais - Autora dos livros "Crítica à tolice feminina" Ed. Record, 2001 e "A função social dos Amantes (3a edição) Ed.Autêntica, 1999 Casada, cinco filhos, nasceu em Coronel Fabriciano e vive em Belo Horizonte, MG
Fonte: http://www.agenitaameno.slg.br
/

Nenhum comentário:

Postar um comentário