Na próxima semana, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve visitar algumas cidades do Nordeste. A expectativa dos petistas é que, depois de passar a primeira parte da campanha gravando mensagens e tirando fotos, Lula consiga transferir votos com seu apoio pessoal aos candidatos do partido. Se Lula tiver sucesso nesta empreitada, será um reforço e tanto para o PT. Os números mostram que a sigla pode acumular derrotas amargas para rivais, mas também para aliados, numa região considerada estratégica para o projeto nacional petista.
Nos 14 maiores colégios eleitorais do Nordeste, aqueles em que há possibilidade de segundo turno, o PT tem três prefeitos – em Recife, Fortaleza e Vitória da Conquista – e dois vices – em Aracaju e Olinda. De acordo com as pesquisas divulgadas até aqui, o PT pode sair das eleições com apenas um prefeito e um vice nesses 14 municípios. Será uma queda e tanto tendo em vista a importância da região...
Em Aracaju, a chapa formada pelo prefeito Valadares Filho (PSB) e pela vice Conceição Vieira (PT) tem 30% das intenções de voto, segundo o Ibope. João Alves Filho (DEM) tem 54% das intenções e pode levar no primeiro turno...
Na outra capital em que comanda o Executivo, o Recife, o PT segue sofrendo com o baque de seu racha interno. Com o apoio do governador Eduardo Campos (PSB), Geraldo Júlio (PSB) disparou nas pesquisas e já tem sete pontos porcentuais de vantagem contra o senador Humberto Costa (PT)...
Na capital baiana, o deputado federal ACM Neto (DEM) tem se mantido constante na primeira colocação nas pesquisas e pode ser eleito no primeiro turno. O petista Pelegrino (16%) é considerado um candidato pouco conhecido dos soteropolitanos e aposta na presença de Lula para subir.
Em Natal, Teresina e João Pessoa, os candidatos do PT estão em terceiro lugar, segundo as últimas pesquisas.
Em São Luís, o petista na disputa é só o quarto colocado.
Nas cidades do interior que completam a lista dos 14 maiores colégios eleitorais do Nordeste, o PT também tem problemas.
Em Feira de Santana (BA), José Ronaldo (DEM) liderava com 76% das intenções de voto em 13 de agosto, enquanto o petista Zé Neto tinha apenas 8%.
Em Campina Grande (PB), Alexandre Almeida (PT) tinha só 1% dos votos em pesquisa de 18 de agosto... (Leia a matéria na íntegra - AQUI).
Nota: A foto de capa não é do original.
Nenhum comentário:
Postar um comentário