segunda-feira, 10 de outubro de 2011

IRMÃS FRANCISCANAS IMACULATINAS : 60 ANOS EM ALAGOINHAS

Neste ano de 2011, as Irmãs Franciscanas Imaculatinas estão comemorando 60 anos de sua chegada Alagoinhas. De origem Italianas, chegaram a esta cidade em 1951, a convite do Frei Egídio de Elcito, na época, Custódio Provincial dos Capuchinhos da Bahia e Sergipe.

Aqui instaladas, Frei Egídio ofereceu às religiosas a direção de uma obra social: um orfanato com uma escola com o objetivo de dar amparo às meninas órfãs e pobres. As pessoas mais idosas de Alagoinhas conheceram e lembram com carinho das Irmãs Bernardete (italiana), Terezinha (brasileira de Jaguaquara – BA) e Anunciata (sergipana).

A Ir. Terezinha ficou muito conhecida em Alagoinhas, devido às suas caminhadas pelas ruas da cidade, acompanhadas por duas órfãzinhas, pedindo ajuda de casa em casa para a manutenção do Orfanato São Francisco.

Depois, duas modestas salas da casa primitiva, ao lada da portaria, foram adaptadas para salas de aula para alunos e alunas particulares, cujos pais podiam pagar. Mesmo assim, as irmãs ainda ofereciam bolsas para alunos pobres que queriam estudar.

Foram professoras dessa Época: Professora Valquíria Reis e Suas irmãs Terezinha e Celeste Reis. Os alunos e alunas eram do primeiro ao quinto ano primário e admissão ao ginásio.

A congregação foi crescendo, desenvolvendo-se, começou a receber postulantes, abriu noviciado.

As circunstâncias da época não deram condições de as irmãs continuarem com o orfanato. Fechou-o. Mas continuaram com o Colégio São Francisco que foi aberto para os cursos Fundamental e de Magistério. Este funcionou de 1967 até 1968 e o Fundamental, até 1990. Nessa época, a casa primitiva já havia sido demolida e, no local, foi construído um edifício em condições de abrigar os referidos cursos.

Em 1990, as Irmãs Imaculatinas fecharam o colégio e alugaram o prédio ao Governo Municipal e depois ao Governo do Estado.
Em 1999, as Irmãs, após resgatarem o imóvel, reformaram sua estrutura física e reabriram, em 22 de fevereiro, o Colégio São Francisco (CSF). E, neste mês de outubro de 2011, comemoram os 60 anos de sua chegada a Alagoinhas e fundação do CSF. (Veja mais, clicando aqui).

Saiba mais: Quem são as Irmãs Franciscanas Imaculatinas?






Nenhum comentário:

Postar um comentário