terça-feira, 31 de janeiro de 2012

ALAGOINHAS - ESTAÇÃO FERROVIÁRIA SÃO FRANCISCO RECEBERÁ RECURSOS PARA OBRAS DE RESTAURAÇÃO

Foto : Amilton André - ASCOM
A convite do Gerente de Relações Institucionais da Ferrovia Centro Atlântica - FCA, Paulo Viola, o prefeito Paulo Cezar, acompanhado do presidente da Fundação Iraci Gama- FIGAM, José Francisco dos Reis, da Coordenadora do Centro de Documentação e Memória do Município, Iraci Gama e da Secretária de Infraestrutura, Sônia Fontes, esteve reunido na tarde de 30/01/2012, na sede do Instituto de Preservação Artística e Cultural da Bahia- IPAC, com o Diretor de Patrimônio, Paulo Canuto, e com representantes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano- SEDUR e do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes – DNIT, para discutir a aplicação de recursos referentes a uma indenização que a empresa terá de pagar ao Governo Federal por ter realizado a devolução do prédio da Estação Ferroviária São Francisco de forma indevida.
Pelo documento de arrendamento da Estação, assinado em 1996, pela FCA, a empresa teria que devolver o patrimônio somente após 30 anos da cessão de uso e nas mesmas condições em que foi recebido. Mas em razão da devolução do imóvel, ocorrida em novembro de 2004, a FCA , em cobrança pela Agência Nacional de Transportes Terrestres-ANTT, será obrigada a pagar uma indenização que, segundo proposta da Ferrovia, irá contribuir com a as obras de recuperação e requalificação do patrimônio.
De acordo com Iraci Gama, a aplicação da verba indenizatória, ainda não calculada, será por meio da adequação do projeto executivo de restauração elaborado pela FIGAM, em parceria com a Prefeitura Municipal, quando foi lançado pelo IPAC,em 2009, edital de Apoio à Elaboração de Projetos de Preservação de Bens Móveis Tombados no Estado da Bahia.
“Na reunião ficou decidido que para execução do projeto, será firmado um convênio entre FCA e FIGAM, e a fiscalização do uso dos recursos ficará a cargo do IPAC e DNIT, que é hoje o órgão responsável pela Estação São Francisco”, informou.
Fonte: ASCOM - Assessoria de Comunicação

Veja também:
1. ALAGOINHAS - 3ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente – SEDEA por meio da Coordenação de Meio Ambiente vai realizar no dia 27 de fevereiro, às 8h, a Etapa Municipal da 3ª Conferência Estadual de Meio Ambiente. O evento será realizado no Auditório do Colégio Modelo, Luis Eduardo Magalhães e vai reunir poder público e sociedade civil organizada através de associações de bairros, escolas, universidades, sindicatos, ONGs, entre outros.
A Conferência tem como objetivo contribuir para a integração das políticas públicas de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, possibilitando a discussão de ações efetivas para a melhoria da qualidade do meio ambiente de Alagoinhas. Segundo a coordenadora de Meio Ambiente, Carol Lima Costa, o encontro municipal é parte integrante da 3ª Conferência Estadual de Meio Ambiente do Estado da Bahia, que acontecerá no mês de junho deste ano em Salvador e terá como tema: “Integração das Políticas de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. “A Etapa Municipal tem como proposta eleger os delegados e discutir os eixos temáticos”, afirmou a coordenadora.
Os eixos temáticos são os seguintes: preservação, conservação e uso dos recursos naturais; melhoria da gestão e do acesso aos recursos hídricos; ampliação da oferta de serviços de saneamento básico; prevenção e enfrentamento às causas e efeitos das mudanças climáticas, desertificação, seca, riscos e desastres ambientais; fortalecimento da educação ambiental e do exercício da cidadania como; elevar a capacidade institucional e estabelecer sistemas interativos de gestão e controle; incentivos a estudos e pesquisas voltadas às práticas de uso sustentável dos recursos naturais; discussões e perspectivas da Conferência Rio + 20, além do controle e sustentabilidade ambiental rural.
Fonte:
alagoinhas.ba.gov.br
2. ENCONTRO PEDAGÓGICO 2012

A Secretaria de Educação de Alagoinhas, SEDUC, dará inicio nesta quarta-feira, 01, às 8h, às atividades do Encontro Pedagógico 2012. Destinado aos educadores da Rede Municipal de Ensino, gestores e professores, a abertura do evento será realizada no Áster Hotel, e vai contar com as participações do Prefeito Paulo Cezar e do Secretário de Educação Caio Castro, além de apresentação cultural dos usuários da Associação de Pais de Alunos Especiais - APAE.
Com o objetivo de planejar o ano letivo 2012 e discutir a inserção do tema “Educação e Identidade: Caminhos para a Diversidade” na Rede Municipal de Ensino, o Encontro será realizado até o dia 03 de fevereiro, das 8h às 17h. No primeiro dia serão realizadas uma série de conferências ministradas pelos educadores Me. Marcio Augusto Santos Dórea, Me.Tereza Cristina Merhy Leal e Me. Claudia Pinto Santos, que discutirão os temas: “Educação e Identidade: Caminhos para a Diversidade”, “Eu, escola e Comunidade re-significando nossos valores” e “A Diversidade como instrumento de valorização da vida e promoção da paz”... Veja matéria na íntegra,
clicando aqui).

Nenhum comentário:

Postar um comentário