domingo, 15 de setembro de 2013

Campanha de Vacinação Anti-rábica inicia nesta segunda-feira,16, em Alagoinhas


A Prefeitura de Alagoinhas, por intermédio da Secretaria da Saúde (SESAU), inicia nesta segunda-feira, 16, em todo o município, a Campanha de Vacinação Anti-rábica que tem por objetivo vacinar cães e gatos contra a raiva.

A campanha segue até 04 de outubro de 2013, com o Dia “D” de Mobilização Estadual programado para 21 de setembro, quando a campanha será intensificada com instalação de vários pontos de vacinação distribuídos em toda a cidade. A SESAU explica que a vacina é indicada para animais a partir dos três meses de idade, não tem contra indicação, é gratuita e estará disponível na sede da Vigilância Epidemiológica (VISAU), além nas Unidades Básicas de Saúde representadas pelos agentes comunitários de Saúde, responsáveis pela administração da vacina. Os proprietários dos animais deverão procurar o agente da sua localidade para buscar o ponto mais próximo de vacinação já que não serão aplicadas nas unidades e saúde.

A campanha também inclui a zona rural. A meta é vacinar 80% da população animal que representa uma média de 27 mil animais, entre cães e gatos. A raiva é uma doença transmitida pelos animais ao homem e a possibilidade de óbito é elevada, chegando a 100% nos animais e nos seres humanos que desenvolvem sintomas da doença. De acordo com informações da Secretaria de Vigilância em Saúde/SVS do Ministério da Saúde, a doença ainda não foi erradicada no Brasil.

(Redação / Secom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário