domingo, 22 de setembro de 2013

Pensamento do Papa está por cima de ideologias de esquerda ou direita, dizem peritos

 
MADRI, 20 Set. 13  (ACI/Europa Press)
Peritos consideram que o pensamento do Papa Francisco está por cima do fato de ser de esquerda ou de direita, coincidem em que a entrevista concedida a Civiltà Cattolica pode ajudar a conhecer melhor o Pontífice, a ver o seu tom "fresco" e "espontâneo", e advertem que não pode ser valorizada como uma encíclica, nem se vê nela descontinuidade com os seus predecessores.

Em declarações a Europa Press, o titular de Direito Eclesiástico do Estado da Universidade Complutense Rafael Palomino considera que os conceitos de "esquerda e direita pouco ajudam a situar o pensamento" de Francisco.

Assim, precisa que a gravidade dos problemas que ele teve que enfrentar o levou a atuar dessa forma "autoritária" que diz, mas adverte que o autoritarismo pode dar-se na "esquerda, na direita e no centro".

Em relação as suas palavras sobre o "matrimônio" homossexual, o aborto e a anticoncepção, Palomino acredita que o Papa está convidando a "falar de forma positiva" e a "não insistir no negativo", mas não está dizendo que "o que antes estava mal, agora está bem", mas está dizendo que a Igreja é mãe e, como tal, "gosta dos seus filhos mesmo que cometam erros".

Sobre o governo da Igreja, aponta que se pode esperar "colegialidade, consulta e reflexão" antes de tomar decisões; "sinceridade e abertura" na hora de dar explicações; assim como "uma luta aberta contra a hipocrisia e a mentira". O que não se pode esperar, conforme precisou, é que o Papa mude os Dez Mandamentos nem que venda o Vaticano para combater a pobreza.

Por outro lado, nas palavras do Pontífice sobre a mulher, Palomino vê "uma nova proposta" afastada do "feminismo tradicional que entende os sexos na leitura da luta de classes". Em qualquer caso, considera que o importante de sua mensagem neste sentido é o convite tanto a homens como a mulheres de descobrir o que podem fazer "fora dos muros de uma igreja"... Ler na íntegra

Nenhum comentário:

Postar um comentário