quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Protestos no Brasil acentuaram a desilusão da geração Lula, diz jornal francês Le Monde

Paulo A. Paranaguá
Enviado especial a São Paulo e Rio de Janeiro - 04/09/2013
Os protestos sociais de junho mostraram a desafeição da juventude brasileira em relação ao Partido dos Trabalhadores (PT, esquerda, situação), o partido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 67, e da atual chefe do Estado, Dilma Rousseff, 65. Mas a geração de esquerda que combateu a ditadura (1964-1985) também está se distanciando.

"O PT não me representa mais", conta Maria Regina Pilla, 67, que trabalhava no gabinete do prefeito de Porto Alegre, do PT, na época do Fórum Social Mundial. Para ela e para muitos o chamado escândalo do "mensalão", revelado em 2005 e julgado em 2012, foi "um choque". "O mensalão tirou do PT suas bandeiras mais preciosas, que são a honestidade e a integridade", ela diz.

"O PT deveria ter feito seu mea culpa: não votamos no PT para que ele fizesse a mesma coisa que os outros partidos", reforça Cynara Menezes, 46, repórter na revista semanal "Carta Capital" e blogueira. "Depois de substituir o Partido Comunista como força central da esquerda, Lula transformou o PT em cabide de empregos públicos", se indigna o cineasta Nelson Pereira dos Santos, 84... Leia na íntegra

Nenhum comentário:

Postar um comentário