sexta-feira, 13 de abril de 2012

O METRÔ DE SALVADOR E A MOCHILA

Sérgio São Bernardo

A Ministra do Planejamento Miriam Belchior em visita recente à Bahia, falou que é possível que o Metrô de Salvador não funcione este ano.

Ao visitar a Via Expressa Dois de Julho com o Governador Jaques Wagner, uma obra que valeu pela celeridade, a Ministra afirmou que os RS 40 milhões solicitados pela Prefeitura estariam atrelados à segunda etapa que vai perpassar a Avenida Paralela, o que fará com que só tenhamos Metrô em 2014. As justificativas são tecnicamente razoáveis, mas apenas tecnicamente, pois o que se vê é a impossibilidade de resolvermos um histórico e injusto serviço público dos transportes urbanos na Cidade.
Enquanto isso...
O Relatório Geral do Sistema de Informações da Mobilidade Urbana da ANTP nos informa que 66,9% das viagens realizadas em 2009 em Salvador são feitas a pé e de ônibus. Estes são os grandes modais de transporte de Salvador. Tenho insistido na tese de que é necessário gostar de Salvador – e das pessoas que moram nela – para saber administrá-la bem. Todas as propostas colocadas na mesa do Governador ou do Prefeito, ligadas á solução da mobilidade urbana, estão subordinadas aos interesses dos seus idealizadores e não aos interesses da maioria dos moradores da cidade. Alguns intelectuais, políticos e gestores estão comprometidos com estes interesses, além disso, a solução do transporte coletivo tem sido objeto de negociações politico eleitorais.
Enquanto isso... A Mochila... Leia mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário