segunda-feira, 30 de abril de 2012

'O PT DEU UM TIRO NO PÉ AO APOSTAR QUE A CPI VAI OFUSCAR O MENSALÃO'

Por que existe a percepção de que as CPIs acabam em pizza?
LUCAS DE ABREU MAIA - O Estado de S.Paulo
Diz-se que toda Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) acaba em pizza. Mas o cientista político da Universidade de São Paulo (USP), José Álvaro Moisés, especialista em Congresso, discorda. Um estudo coordenado por ele e publicado, no ano passado, no livro O Papel do Congresso Nacional no Presidencialismo de Coalizão, aponta que, entre 1999 e 2010, 86% das CPIs instaladas no Senado e na Câmara encaminharam relatórios ao Ministério Público e 56% à Polícia Federal. Ele explica que, às vezes, há confusão sobre o papel das comissões: "A CPI não pode punir ou processar. Ela pode fazer inquéritos e pedir o indiciamento".
Para Moisés, no entanto, a CPI do Cachoeira - instalada nesta semana no Congresso para investigar as relações de políticos com o contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira - é "eminentemente política", uma vez que já existem investigações conduzidas pela PF e pelo MP.
Ele diz ainda que o PT "deu um tiro no pé" ao apostar que a CPI pode ofuscar o julgamento do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF), previsto para ocorrer ainda no primeiro semestre deste ano.
Por que existe a percepção de que as CPIs acabam em pizza? ... (Continue lendo - aqui).

Nenhum comentário:

Postar um comentário