terça-feira, 12 de março de 2013

CAIXÃO DE CHÁVEZ ESTAVA VAZIO NO CORTEJO FÚNEBRE


CHAVISTAS USARAM A BOA FÉ DAS PESSOAS PARA FAZER MARKETING POLÍTICO-ELEITORAL.

O jornal ABC da Espanha continua sendo o único veículo de mídia internacional que faz jornalismo e não se limita a veicular apenas os press-releases do governo usurpador do poder na Venezuela.

Vejam o que reporta Emili J. Blasco em matéria que está no site do jornal ABC:

Durante mais de sete horas, durante o largo cortejo fúnebre de quata-feira, os venezuelanos que encheram as ruas de Caracas choraram ante um féretro em que não ia o corpo de Hugo Chávez. É a versão de vários militares conhecedores do dispositivo de traslado, que asseguram que o cadáver do presidente venezuelano foi transportado de Cuba ao Forte Tiuna, complexo de Defesa onde se encontra a Academia Militar. A "mudança" ocorreu no sótão dessa instituição. quando chegou ali o falso féretro ao término da procissão. Foi o único momento em que as câmaras de televisão o perderam de vista.

A versão desses militares, comunicada ao jornal ABC, com a condição de anonimato, confirma além disso a informação adiantada por esse diário de que Chávez morreu em Cuba e não em Caracas, como isiste o Governo venezuelano. O engano do cortejo fúnebre supõe uma nova montagem do Governo, somando-se à longa lista de mentiras com que o chavismo tem preenchido nos últimos meses a vida de seu líder. Na realidade, o objetivo não era tanto enganar o povo, como sua utilização política. "Queriam mostrar um banho de multidões com claro interesse político, permitindo que as pessoas pudessem até tocar o caixão, o falso, sem por em risco a integridade física do verdadeiro; não iam permitir que esse, pelo que foi, caisse, quando parte de sua estrutura interna é de vidro', indica uma das pessoas próxima às circunstâncias do traslado.

De fato, segundo destacam essas fonte, após realizar-se a troca no sótão da Academia Militar, a segurança ao redor do ataúde passou a ser estrita, sem que se permitisse a ninguém aproximar-se de maneira como ocorrera durante a marcha fúnebre. A partir daí tudo passou a ser solene, sem a desordem populista vista no cortejo pela cidade.Estava também o critério da conservação do cadáver. Submetê-lo a sete horas ao calor de Caracas, quando tinha que ser exposto ao público durante vários dias antes de seu sepultamento, não era aconselhável... Continuar lendo

Nenhum comentário:

Postar um comentário