quarta-feira, 6 de março de 2013

Pe. Lombardi: Nenhuma pressa para o Conclave, mas preparação adequada

Cidade do Vaticano (RV) - O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, concedeu mais uma coletiva aos jornalistas no início da tarde desta quarta-feira.

O jesuíta ressaltou que às 9h30 locais, teve início a 4ª Congregação geral com a oração da Hora Média. Estavam presentes 153 cardeais, entre eleitores e não-eleitores. Os purpurados fizeram o juramento, pois chegaram nesta terça-feira e estavam presentes esta manhã, quatro novos cardeais: Lehmann, Naguib, Tong Hong e Wetter. Desses cardeais três são eleitores Lehmann, Naguib e Tong Hong. O Cardeal Wetter não é eleitor. Agora, são 113 os cardeais eleitores. Faltavam, esta manhã, o Cardeal Nycz, de Varsóvia, que chegará a Roma nesta quarta-feira, e o cardeal vietnamita, que chegará amanhã, quinta-feira.

Pe. Lombardi frisou que se tudo proceder conforme o esperado, até quinta-feira os cardeais eleitores estarão em Roma. Segundo o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, o Decano do Colégio Cardinalício, Cardeal Angelo Sodano, parabenizou o Cardeal Kasper que completou 80 anos, nesta terça-feira, e participará do Conclave. Estão excluídos do Conclave os cardeais que alcançaram esta idade antes do início da Sé Vacante.

O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé ressaltou que na manhã desta quarta-feira foram feitos 18 pronunciamentos de diferentes partes do mundo. Com os 18 pronunciamentos de hoje chegou-se a um total de 51 cardeais que se expressaram nesses dias.

"Um dos grandes temas foi o da Igreja no mundo de hoje e as exigências da nova evangelização. Outro tema foi relacionado à Santa Sé, os dicastérios e a relação com os episcopados. Outro tema ainda foi o das expectativas e o perfil do futuro pontífice, resultantes das expectativas do mundo e das necessidades de bom governo da Igreja", frisou Pe. Lombardi... Continuar lendo

Nenhum comentário:

Postar um comentário