sexta-feira, 25 de outubro de 2013

PT avança nas privatizações ao autorizar aumento da participação estrangeira no BB

Quem te viu – Líder do PSDB na Câmara dos Deputados, Carlos Sampaio (SP) afirmou que ao elevar a participação estrangeira no Banco do Brasil de 20% para 30%, conforme autoriza decreto presidencial publicado nesta sexta-feira no Diário Oficial da União, o PT subiu ainda mais na escala das privatizações.
 
“O mesmo PT que, na oposição, tinha um discurso raivoso contra as privatizações e fazia campanhas eleitorais combatendo-as, hoje, no governo, está cada vez mais abraçado a elas”, declarou o tucano.
Sampaio ressalta que, como todas as ações do Banco do Brasil têm direito a voto, isso significa que 30% do controle da instituição estarão nas mãos do capital estrangeiro. O parlamentar lembra que no leilão do Campo de Libra, realizado na última segunda-feira (21), as empresas estrangeiras ficaram com 60% do consórcio e a Petrobras com os 40% restantes. “Além de privatizar, o PT privatiza para capitais e grupos estrangeiros o que, para os militantes mais históricos do partido, deve ser uma ousadia e tanto”, afirmou.

A lista das privatizações realizadas pelo PT inclui ainda os aeroportos, rodovias, ferrovias e portos. “Hoje, até os projetos das privatizações são privatizados”, afirma o líder, referindo-se à EBP (Estruturadora Brasileira de Projetos), empresa controlada por bancos que faz os estudos e define modelos das privatizações que o governo resolve proceder.

“Se por um lado a adesão às privatizações é positiva para o país, à medida que o governo finalmente reconhece que a iniciativa privada deve ser parceira, por outro, deve representar uma enorme decepção para quem votou no PT e hoje, ao ver essa mudança de postura, pode se sentir enganado”, afirmou.

Xenofobia
De acordo com Carlos Sampaio, “ao dizer que é preciso acabar com a xenofobia, como afirmou ontem e reiterou hoje, ao se referir à participação dos estrangeiros no campo de Libra, a presidente Dilma Rousseff deve estar falando para dentro, mandando recado ao próprio PT”.

Fonte: ucho.info

Nenhum comentário:

Postar um comentário