quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Prefeitura mantém replantio das árvores do Binário Central

 
O título da música “Uma andorinha só não faz verão”, de Jorge de Paula, resume bem o trabalho que vem sendo desempenhado pela Prefeitura em relação às obras do Binário Central, principalmente, no replantio das árvores. Na manhã dessa quarta-feira, 02, o prefeito Paulo Cezar acompanhado dos secretários de Infraestrutura e Planejamento Urbano (SECIN) Sônia Fontes, Serviços Públicos (SESEP) Harnoldo Azi e da diretora de Meio Ambiente (SEDEA) Joane Carneiro, participou do plantio de mais 15 mudas no local. Ao todo, serão mais de 230 árvores plantadas, sendo 131 nos passeios das duas novas avenidas (Binário) e nas praças do entorno delas (J.J Seabra, Ruy Barbosa e Mário Laerte). Assim como vem acontecendo nas obras de infraestrutura, o replantio das árvores é progressivo. Ou seja, à medida que os passeios e meio-fio são finalizados são replantadas as novas árvores.

Já as outras 100 unidades estão sendo distribuídas em diversos pontos da cidade, como as avenidas Joseph Wagner, Ayrton Senna e na rótula do Viaduto do Catu. Esse trabalho coletivo entre as secretarias envolvidas, (SEDEA) com a escolha e doação das árvores, (SESEP) limpeza e irrigação das mudas e (SECIN) plantio e obras de infraestrutura, tem dado agilidade e comprometimento as obras. “Umas das nossas preocupações com o Binário é exatamente com a questão ambiental.

A população pode ficar tranquila, pois as árvores que estão sendo retiradas, para cada uma serão replantadas outras três, atendendo aos critérios ambientais”, salientou o prefeito Paulo Cezar. O projeto ambiental do Binário tem como proposta a plantação de árvores com espaços de 10 metros, ou 20m, para aqueles espaços que possuam algum ponto residencial ou comercial. As mudas são de Ipês (roxo e amarelos) e Pau Ferro. Joane Carneiro explica que ficou definido com o Conselho Municipal de Meio Ambiente os locais da arborização. “Já estamos realizando o plantio de árvores por toda a cidade nas praças e grandes avenidas”.

Joane afirmou que após as obras do Binário será feito um trabalho educativo para que os moradores do entorno possam “adotar” as árvores e cuidar delas junto com a Prefeitura. Já a coordenadora da obra secretária Sônia Fontes disse que no projeto estava planejada uma reformulação ambiental das avenidas e que ela vem sendo cumprida de acordo com o cronograma. “Estamos fazendo tudo interligado. Retiramos a fiação, fizemos a remoção de algumas árvores, e, em paralelo, estamos construindo meio-fio, passeios e fazendo o plantio das árvores”.

(Redação / Secom / Foto Amilton André)

Nenhum comentário:

Postar um comentário