quinta-feira, 26 de junho de 2014

Barrocas-BA: São João conforme a tradição

São João danado de bom na Casa do Sertão!
 
Celso Coelho e esposa
Há quem afirme que a cada ano parte das tradições juninas perde espaço; os arraias, as quadrilhas e até as fogueiras já não teriam o mesmo destaque de outrora.
 
Mas em Barrocas, o São João é dos ‘bão’. Vale lembrar que as comemorações começam em frente à Igreja Matriz durante a  novena em preparação da festa do Padroeiro e seguem até o São Pedro com festividades na sede e nos povoados. Mas em se tratando de preservar costumes, a Casa do Sertão se destaca.

Na noite de terça-feira, o senhor Celso Coelho e família receberam convidados na Casa do Sertão que estava enfeitada a rigor; além das comidas típicas, bolos, amendoim, sem faltar os licores;  crianças soltando fogos, casais dançando o tradicional Forró Pé de Serra e teve até dança de quadrilha muita animada.Tudo ao redor de uma bela fogueira.
Celso fez questão de dizer que o milho que estava sendo assado na fogueira foi colhido na pequena propriedade, pois além de ter sido plantado na dada certa, brotou e cresceu num solo fértil.

Celso Coelho
“A cada ano tá crescendo o arraiá da Casa do Sertão, nosso sonho de resgatar a cultura e costumes continua e, nos últimos anos, também no São João, mostramos um pouco de como essa festa acontecia nos tempos dos nossos pais, quando eles plantavam o milho já pensando na fogueira. Aqui só tocamos o forró tradicional e toda as comidas típicas foram cozinhadas no fogão a lenha”, disse Celso.
Os convidados puderam ainda participar de uma quadrilha; mesmo sem ensaio, todos os casais souberam realizar os passos, tudo com muita descontração; até as crianças que soltavam fogos em volta da fogueira, entraram na folia.







@ Nossa Voz
http://www.jornalanossavoz.com.br/2014/06/sao-joao-danado-de-bom-na-casa-do-sertao.html

















Nenhum comentário:

Postar um comentário