sábado, 10 de março de 2012

SAÚDE: UM DIREITO DE TODOS

- E aí, doutor, vamos operar aqui no corredor mesmo?
Charge: insoonia.com

A saúde é um direito de todos. É nesta perspectiva que a Campanha da Fraternidade 2012 traz uma importante e desafiadora reflexão para a nossa sociedade: a realidade da saúde pública no Brasil. Com o tema “Fraternidade e Saúde Pública” e o lema “Que a saúde se difunda sobre a terra”, a campanha deste ano, nos faz a grande provocação de sermos sujeitos de transformação da realidade da saúde em nosso país, tendo como referência o método ver, julgar e agir, estimulando o senso crítico das pessoas, conscientizando da importância de seus atos e quebrando as amarras do silêncio, mobilizando não apenas para uma reflexão do problema, mas, sobretudo para uma ação libertadora, como foi o exemplo de Jesus Cristo em seu tempo.
É preciso levar este importante debate da saúde para todos os espaços, comunidades, escolas, sindicatos, associações e outros.
A saúde é um direito do cidadão garantido na Constituição Federal, mas, infelizmente, o direito a uma saúde de qualidade não está acessível a todos. No que pese os avanços obtidos nesta área nos últimos anos no Brasil, como a redução da mortalidade infantil, a erradicação de doenças infectoparasitárias, o tratamento da AIDS.
Temos outro grande desafio que é qualificar e melhorar o funcionamento deste grande patrimônio do povo brasileiro que é o Sistema Único de Saúde (SUS). Sem dúvida, o SUS é uma das maiores políticas públicas realizadas em nosso país, um dos melhores sistemas de saúde do mundo, mas é preciso combater os males que implicam na precariedade do sistema com a participação ativa da sociedade, atuando como um agente fiscalizador, cobrando e exigindo mais investimentos e qualidade nos serviços públicos de saúde. Nas nossas igrejas serão realizadas atividades para discutir e chamar a atenção da comunidade para as três dimensões do SUS – universalidade, integralidade e equidade.
Só passaremos a ser um país justo quando a riqueza produzida for investida de fato na qualidade de vida da população, só assim daremos passos definitivos para garantir o direito à saúde. Defender a saúde é defender a vida!
Yulo Oiticica
(Para ler a matéria na íntegra, clique
aqui).

Nenhum comentário:

Postar um comentário