terça-feira, 27 de março de 2012

SEMANA DE HISTÓRIA MOVIMENTA CAMPUS DE ALAGOINHAS; INSCRIÇÕES ABERTAS

Foto: alagoinhasnoticias.com.br


Elizabete Monteiro
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação

Alagoinhas, os sertões, o litoral: histórias e sociabilidades. Esse é o tema da II Semana de História, que acontece entre os dias 21 e 25 de maio, no Campus II da UNEB.
A iniciativa é promovida pelo Departamento de Educação (DEDC) do campus, em parceira com o colegiado do curso de história.
As inscrições estão sendo realizadas gratuitamente por meio do site do evento.
Quem tiver interesse em enviar propostas para promoção de simpósios temáticos tem até o dia 31 deste mês para se inscrever. Já os pesquisadores que desejarem apresentar comunicação oral, devem solicitar participação após a definição dos temas, a partir do dia 2 de abril. Para realizar submissão de minicursos e oficinas o prazo vai até o dia 27 de abril. As demais modalidades de inscrição seguem abertas até a semana do evento.
“A expectativa é de que cerca de 400 pessoas, entre estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e especialistas da área, participem da programação”, frisa Iuri Ramos, professor e integrante da comissão organizadora do evento.
A programação reúne conferências, minicursos, mesas-redondas, oficinas, lançamento de livros e outras atividades culturais, com a participação de professores de diversas instituições do país, como Marcelo Mac Cord, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Marcelo Badaró, da Universidade Federal Fluminense (UFF), e Isabel Guillen, da Universidade Federal de Pernambuco (Ufpe).
A conferência de abertura será ministrada pelo professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba) Ubiratan Castro de Araújo, diretor da Fundação Pedro Calmon (FPC).
“Queremos trocar experiências com outras pessoas e aproveitar o momento para divulgar nossos trabalhos”, pontua a estudante Letícia Silva, que também integra a comissão organizadora da semana.
Informações: colegiado de história/Campus II – tel. (71) 3421-4986.
Fonte:
uneb.br
Leia também:

1. Biblioteca Municipal sela convênio com a Biblioteca Nacional
A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer – SECEL efetuou um convênio através da Biblioteca Maria Feijó com a Biblioteca Nacional. Foram investidos mais de R$ 13 mil, que colaboraram para a compra de cerca de 1.200 livros. A previsão é que os títulos cheguem à biblioteca ao final do mês de abril e logo após serão disponibilizados ao público.
Os livros adquiridos são desde obras infantis, passando por cultura, educação, pedagogia, política, história, religião, arte etc. Como os livros fazem parte do acervo público, será analisada a melhor forma de empréstimo. Atualmente a biblioteca possui mais de 15 mil unidades disponíveis para consulta, além das obras multimídias que estão em CD ou DVD.
Segundo o bibliotecário, Marcos Túlio Brito, o convênio entre a Biblioteca Nacional e as municipais faz parte de um processo de enriquecimento das bibliotecas. Para Marcos, essa foi à possibilidade do município adquirir títulos de diversas áreas. “Buscamos abranger todos os públicos. Desde a compra de livros infantis, de arte, cultura, religião, política, história. Agora vamos avaliar como serão feitos os empréstimos ao público, para que possamos conservar essas obras tão importantes”, afirmou.
Para se cadastrar na Biblioteca Municipal Maria Feijo é necessário ser maior de 18 anos, levar duas fotos 3x4, comprovante de residência e carteira de identidade. Caso a pessoa seja menor de idade, é indispensável a presença do responsável munido de documentos.
Fonte:
ASCOM - Assessoria de Comunicação
2. Homem tenta atravessar pista e é atropelado na estrada Alagoinhas - Araçás
Um Homem de prenome Edmilson deu com a mão para parar uma van de transporte alternativo que vinha sentido Alagoinhas - Araçás, neste mesmo momento atravessou a pista e sem prestar atenção foi colhido por um fiat uno cor prata licença de Alagoinhas, que vinha no mesmo sentido. Edmilson foi arremessado a alguns metros na pista e teve fratura exposta no tornozelo, também suspeita de traumatismo craniano. O uno ainda colidiu no fundo da van (Splite cor Prata licença de Alagoinhas). Os ocupantes dos dois veículos não sofreram ferimentos. De acordo com informações Edmilson tinha acabado de receber alta do Hospital Regional Dantas Bião, para tratar de uma picada de cobra. Socorrido pela equipe do SAMU, teve que retornar ao hospital.
O acidente ocorreu por volta das 14hs nesta segunda (26.
Fonte:
aragaonoticias.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário