segunda-feira, 27 de agosto de 2012

ALAGOINHAS: O QUE É QUE A NOSSA TERRA TEM?


Em pouco menos de três anos, Alagoinhas vem alcançando um desenvolvimento que em todos nós, filhos e filhas dessa cidade, têm provocado salutares reflexões. Mesmo vivendo em um momento um tanto delicado como é o período eleitoral, que impõe limites ao exercício da informação (tudo isso em nome da velha e boa democracia), não pudemos nos furtar a de...signar algumas pontuais e necessárias reflexões. Não desejamos nesse espaço virtual nos posicionar contra ou favor de nenhum ator político de Alagoinhas, muito embora a leitura e mais aprofundada compreensão dos fatos apontará para o bom caminho do discernimento, que certamente nos leva ao entendimento de tudo que nos envolve e cerca.

E como diria o cômico personagem de ficção, Odorico Paraguaçu, tão bem encarnado pelo saudoso Paulo Gracindo, “deixando os entrantes e indo logo para os finalmente”, vamos tentar responder à pergunta que está na epigrafe de nosso texto: Alagoinhas, o que é que essa nossa terra tem? E nesse sentido podemos asseverar que temos uma das melhores águas do planeta, reconhecida que é mundialmente; temos também a nossa presença geográfica, “cortada” por uma das maiores BRs, que é a 101, falicitadora do transporte interestadual; pontecializa-se em solo alagoinhense a presença da argila, que nos vocaciona a sermos um grande pólo ceramista do Agreste e Litoral Norte baiano e temos por fim, um povo profundamente acolhedor (essa é sem dúvida uma das nossas melhores qualidades), que proporciona bem-estar a todos que à nossa cidade chega e finca raízes.

Mas para que efetivamente aconteça o tal do progresso, há que existir a necessária ação humana, onde almas nobres que são prospectoras do desenvolvimento possam num trabalho articulado, colaborar para o crescimento da nossa cidade, oportunizando que nossos munícipes cada vez mais por aqui que fiquem, não precisando, portanto, afastar-se da terra onde nasceram.

Não adianta isenção de impostos, promovido pelo governo do estado, se a administração pública do nosso município não enveredasse pelo mesmo caminho (como já aconteceu em governos anteriores), dificultando sobremaneira a entrada de novos investimentos. Não iríamos a lugar algum se quem tem “a caneta na mão”, ficasse aguardando o progresso chegar sentado na poltrona do seu gabinete. O desenvolvimento de uma cidade acontece quando os seus gestores sabem fazer/agir para que o que é vocacionalidade se transforme em uma ação positiva para a construção de uma nova realidade, condutora que é do tão desejado crescimento sócio-econômico.

Parabéns para essa nova Alagoinhas, portadora de uma nova mentalidade que certamente nos levará cada vez mais ao progresso e ao bem-estar de nossa gente.

Fonte: Facebook de Marcus Aragão Reis Aragão

Nenhum comentário:

Postar um comentário