domingo, 19 de agosto de 2012

A cidade de Alagoinhas ganha nova paróquia


Na manhã de domingo, dia 19 de agosto, a comunidade de São José do Petrolar foi elevada canonicamente à categoria de paróquia. Durante a missa presidida pelo bispo diocesano Dom Paulo Romeu Dantas Bastos e concelebrada pelos sacerdotes presentes do clero diocesano e regular, foi lido o decreto de criação da nova paróquia. No mesmo ato, foi empossado seu primeiro pároco, o Pe. Rafael Martins de Miranda.

Na homilia, Dom Paulo destacou o sentido da criação de uma nova paróquia: Proporcionar melhor formação, mais conhecimento e maior evangelização, tornando a comunidade um testemunho de serviço - paróquia servidora; lembrou a trabalho e o empenho religioso dos Padres Capuchinhos, na pessoa de Frei Everaldino, na criação e formação da Comunidade de São José do Petrolar, juntamente com as lideranças e fiéis que dela fazem parte.

No final, Pe. Rafael (foto), pároco recém-empossado, dirigiu a palavra a seus paroquianos, afirmando que a criação de uma paróquia é “sinal de predileção de Deus para com seu povo” , e que deve ser um sinal de vida, comunhão e de solidariedade; destacou que os protagonistas de uma comunidade paroquial são padre e povo. Concluiu agradecendo a Dom Paulo por tê-lo acolhido na diocese e confiado-lhe a direção da paróquia, e a Frei Everaldino por tudo que fez em prol da comunidade, ora transformada em paróquia.

Parte do território da nova paróquia foi desmembrado da Paróquia São Francisco de Assis e parte da Paróquia Santo Antônio da Catedral.

Compõem a Paróquia São José do Petrolar as seguintes comunidades: Cruzeiro dos Montes, Jardim Petrolar, Pinto Aguiar, Narandiba, Portões, Pedra, Tucum, Camboatá, Espinho e Olho d’Água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário